Engenharia Biomédica

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigada.

Que tipo que programas terei de usar sem ser exel, o word e o PowerPoint?
Irás usar vários programas para programar comuns a muitas engenharias. O @davis e o @cyrilico podem ajudar-te mais com isso :p
Deve variar conforme as engenharias, o programa mais pesado que usei acho que deve ter sido o de CAD, para desenho técnico, não sei se biomédica tem isso. De resto são programas leves, nada que necessite de um computador especial.

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boa noite!

Candidatei-me a engenharia biomédica no IST e de momento pretendo comprar um PC para usar ao longo do curso. Será que me podiam dizer se tanto o Windows como o Mac são adequados para este curso?

Desde já agradeço a vossa atenção!
Olá. Entre Mac e Win, eu escolhia um pc com SO win, pois para correr programas de CAD/CAE como Solidworks o mac não corre diretamente pelo que pesquisei na internet. Além disso, os documentos word, ppt, excel, access, não são totalmente compatíveis com o pages do mac, e vais ter muitos colegas de curso e de grupo com documentos office, eu optava por win, mas é apenas o que eu fazia.

Muito obrigada.

Que tipo que programas terei de usar sem ser exel, o word e o PowerPoint?
Pelo plano de estudos tens muita mecânica computacional, matemática computacional e modelação geométrica no último ano, vais fazer muito cálculo numérico com matlab e algum CAD com o solidworks e a biblioteca de dinâmica de fluidos, logo um computador com gráfica dedicada é fundamental, não deve ser integrada na motherboard, em memória RAM e processador, médio já chega perfeitamente para fazer os 5 anos de curso. Existe no mercado muito boa oferta para o teu caso e a preços muito acessíveis.

Boa sorte para os próximos 5 anos.

Última edição:

Cata

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2017
Olá, engenharia Biomédica na universidade do Minho é em que campus?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boa noite.
Tendo em conta o plano de estudos do curso, que computadores portáteis me recomendam que estejam entre 700-850 euros?
Olá Margarida. Para o orçamento que tens, já consegues comprar uma máquina que chega perfeitamente para os 5 anos de curso, deixo duas referências das marcas que eu confio mais no mercado, Asus A541UV-76A92PB1 e Lenovo IdeaPad 310-15IKB-575, coloca no google estes termos e escolhe a loja que revende estes modelos e que dê melhor preço e confiança, consegues ambos na casa dos 700€.

Olá, engenharia Biomédica na universidade do Minho é em que campus?
Olá. Todas as engenharias são lecionadas em Guimarães, exceto, eng.º informática, biológica e biomédica que são lecionadas no campus de Gualtar em Braga. Além disso, existem outros 3 que são lecionados em Guimarães, Geografia, Design e Marketing da Moda e Arquitetura. Se tiveres mais questões que te possa ajudar basta perguntar.

Droggy

Membro Dux
Matrícula
20 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Boa noite.
Tendo em conta o plano de estudos do curso, que computadores portáteis me recomendam que estejam entre 700-850 euros?
Olá Margarida. Para o orçamento que tens, já consegues comprar uma máquina que chega perfeitamente para os 5 anos de curso, deixo duas referências das marcas que eu confio mais no mercado, Asus A541UV-76A92PB1 e Lenovo IdeaPad 310-15IKB-575, coloca no google estes termos e escolhe a loja que revende estes modelos e que dê melhor preço e confiança, consegues ambos na casa dos 700€.

Olá. Todas as engenharias são lecionadas em Guimarães, exceto, eng.º informática, biológica e biomédica que são lecionadas no campus de Gualtar em Braga. Além disso, existem outros 3 que são lecionados em Guimarães, Geografia, Design e Marketing da Moda e Arquitetura. Se tiveres mais questões que te possa ajudar basta perguntar.
Não conheço as especificidades do curso mas entre esses dois e pelo preço que têm acho o Clevo N850HN na Inphtech muito melhor. Fica a 723,60€ com um cupão de 10% (que se arranja na boa). O processador apesar de ser i5 (vs os i7 dos outros dois) não significa por si nada. O i5 é melhor se vires na userbenchmark. Ram tem 8 GB o que chega perfeitamente. A gráfica tb é melhor (GT 940MX).
E consegue ser mais barato que os dois :)

Beatriz Dias

Membro Veterano
Matrícula
29 Dezembro 2015
Curso
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica
Instituição
FCTUC
Para o orçamento que tens, já consegues comprar uma máquina que chega perfeitamente para os 5 anos de curso, deixo duas referências das marcas que eu confio mais no mercado, Asus A541UV-76A92PB1 e Lenovo IdeaPad 310-15IKB-575, coloca no google estes termos e escolhe a loja que revende estes modelos e que dê melhor preço e confiança, consegues ambos na casa dos 700€.
Não conheço as especificidades do curso mas entre esses dois e pelo preço que têm acho o Clevo N850HN na Inphtech muito melhor. Fica a 723,60€ com um cupão de 10% (que se arranja na boa). O processador apesar de ser i5 (vs os i7 dos outros dois) não significa por si nada. O i5 é melhor se vires na userbenchmark. Ram tem 8 GB o que chega perfeitamente. A gráfica tb é melhor (GT 940MX).
E consegue ser mais barato que os dois
Olá! Também estou a considerar comprar um computador que dê para usar durante o curso. Acham que o Portátil Acer Swift 3 SF314-51 é uma boa escolha?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá! Também estou a considerar comprar um computador que dê para usar durante o curso. Acham que o Portátil Acer Swift 3 SF314-51 é uma boa escolha?
Olá Beatriz. O portátil é apelativo pois tem uma imagem bonita, pesa pouco e é de 14'', é facilmente transportável. Para documentos office chega perfeitamente, agora para correr desenho por computador ou cálculo numérico pode não ser ideal, pois para o preço consegues melhores características, consulta o plano de estudos de biomédica onde te vais candidatar e vê se tens essas disciplinas que te falei, desenho ou mecânicas ou matemáticas computacionais. Ele corre estes programas, mas pode não ser o mais rápido.

Agora, é ideal para uma jovem estudante de 18 anos, é fácil de transportar e é muito apelativo ao olhar. Espero ter ajudado e boa sorte para o teu curso.

Beatriz Dias

Membro Veterano
Matrícula
29 Dezembro 2015
Curso
Instituição
FCTUC
Olá Beatriz. O portátil é apelativo pois tem uma imagem bonita, pesa pouco e é de 14'', é facilmente transportável. Para documentos office chega perfeitamente, agora para correr desenho por computador ou cálculo numérico pode não ser ideal, pois para o preço consegues melhores características, consulta o plano de estudos de biomédica onde te vais candidatar e vê se tens essas disciplinas que te falei, desenho ou mecânicas ou matemáticas computacionais. Ele corre estes programas, mas pode não ser o mais rápido.

Agora, é ideal para uma jovem estudante de 18 anos, é fácil de transportar e é muito apelativo ao olhar. Espero ter ajudado e boa sorte para o teu curso.
Pelo que analisei do plano de estudos, sei que vou precisar de utilizar MatLab para Métodos Computacionais para Biomedicina. De resto, não consigo ter noção do que vou utilizar. Acho que as cadeiras que vão exigir mais em termos da capacidade do computador serão talvez Computadores e Programação, Integração de Sistemas, Modelos Computacionais de Processos Fisiológicos, Métodos Computacionais para Biomedicina e afins, mas não sei se se enquadram nas disciplinas que referiste ._.

• Like
Reactions: António Gomes

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Pelo que analisei do plano de estudos, sei que vou precisar de utilizar MatLab para Métodos Computacionais para Biomedicina. De resto, não consigo ter noção do que vou utilizar. Acho que as cadeiras que vão exigir mais em termos da capacidade do computador serão talvez Computadores e Programação, Integração de Sistemas, Modelos Computacionais de Processos Fisiológicos, Métodos Computacionais para Biomedicina e afins, mas não sei se se enquadram nas disciplinas que referiste ._.
Beatriz, tens de ser tu a escolher se preferes um computador como o acer, pequeno logo bastante transportável, atrativo visualmente e leve ou se preferes um computador, mais 'normal' ou seja, melhor um pouco em características mas pior no aspeto visual e na logística. Ele corre os programas todos, agora pode não ser tão rápido como poderia ser com outros.

Para uma jovem estudante que vai entrar para o superior, o acer é muito apelativo sem dúvida, e talvez seja essa a tua escolha. Compra o computador, e depois, trabalha muito no teu curso porque as notas serão boas na mesma, com o acer ou com outra marca qualquer do mercado, o mais importante é o teu método de trabalho. E claro, o portátil depende muito do 'tratamento' e da estima que o seu 'dono' lhe der ao longo dos anos. Mais uma vez, boa sorte para os próximos tempos.

Beatriz Dias

Membro Veterano
Matrícula
29 Dezembro 2015
Curso
Instituição
FCTUC
Beatriz, tens de ser tu a escolher se preferes um computador como o acer, pequeno logo bastante transportável, atrativo visualmente e leve ou se preferes um computador, mais 'normal' ou seja, melhor um pouco em características mas pior no aspeto visual e na logística. Ele corre os programas todos, agora pode não ser tão rápido como poderia ser com outros.
Claro que sim, a escolha terá de ser minha! Na verdade nem pensei muito na parte estética, estava apenas com receio que determinados programas necessários ao curso não fossem possíveis de utilizar em determinado computador. Isso seria uma grande chatice :/
trabalha muito no teu curso porque as notas serão boas na mesma, com o acer ou com outra marca qualquer do mercado, o mais importante é o teu método de trabalho. E claro, o portátil depende muito do 'tratamento' e da estima que o seu 'dono' lhe der ao longo dos anos. Mais uma vez, boa sorte para os próximos tempos.
É o que vou fazer, boa sorte também para ti e obrigada pela ajuda ^~^

• Like

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Para quem está neste curso (Eng Biomédica), qual acham que são as disciplinas opcionais do 12º ano mais indicadas e que poderão dar mais bases para o curso? Acham que Física de 12º ano é essencial?
Gostava de ouvir opiniões de quem frequenta (ou pretende frequentar) este curso. :blush:

D

Deleted member 32933

Guest
o que acham destes computador?
Asus A541UV-76C92PB1
ou
Asus F541UJ-77C92PB1
o que acham em geral?
acham que têm bom desempenho? o que acham relativamente à bateria?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
o que acham destes computador?
Asus A541UV-76C92PB1
ou
Asus F541UJ-77C92PB1
o que acham em geral?
acham que têm bom desempenho? o que acham relativamente à bateria?
Olá. Eu tenho um pc de outro fabricante mas com as mesmas características e é rápido, ficas bem servida com qualquer um deles, chega para fazer os 5 anos de curso, tens de estimar o pc, ou seja, não podes instalar todos os programas que vês, tens de ter cuidado com os vírus, evitar quedas ou danos do género e tentar não viciar a bateria, retirando da tomada. A Asus é das marcas mais reputadas do mercado. Mesmo no desenho por computador e na engenharia por computador chega para trabalhares nesses ambientes. A bateria pode durar desde 40 min a 1 hora, se tiveres programas 'pesados' a 3 a 4 horas na internet ou office.

Para quem está neste curso (Eng Biomédica), qual acham que são as disciplinas opcionais do 12º ano mais indicadas e que poderão dar mais bases para o curso? Acham que Física de 12º ano é essencial?
Gostava de ouvir opiniões de quem frequenta (ou pretende frequentar) este curso. :blush:
Apesar de não andar em biomédica, mas conheço pessoas do curso, não é fundamental ter conhecimentos de física do 12.º ano, basta ter motivação para aprender e acompanhar a matéria e fazes sem qualquer problema, mas claro, depende da instituição e do docente da disciplina e do seu método de ensinar. Onde é mais preciso é em eng.ª mecânica, civil, ou áreas relacionadas com essas porque há muito cálculo e todas as disciplinas são relacionadas com a aplicação da física aos fluidos, estruturas, resistência dos materiais. Na minha opinião, não tens de te preocupar.

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Apesar de não andar em biomédica, mas conheço pessoas do curso, não é fundamental ter conhecimentos de física do 12.º ano, basta ter motivação para aprender e acompanhar a matéria e fazes sem qualquer problema, mas claro, depende da instituição e do docente da disciplina e do seu método de ensinar. Onde é mais preciso é em eng.ª mecânica, civil, ou áreas relacionadas com essas porque há muito cálculo e todas as disciplinas são relacionadas com a aplicação da física aos fluidos, estruturas, resistência dos materiais. Na minha opinião, não tens de te preocupar.
Achas mesmo? :confused2: É que eu estive a ver por curiosidade o programa de Física 12o e o plano de estudos de Eng. Biomédica e há algumas cadeiras (3 ou 4 que eu vi) que envolvem conteúdos que são lecionados em Física no 12o...

• Like
Reactions: RMoon99

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Achas mesmo? :confused2: É que eu estive a ver por curiosidade o programa de Física 12o e o plano de estudos de Eng. Biomédica e há algumas cadeiras (3 ou 4 que eu vi) que envolvem conteúdos que são lecionados em Física no 12o...
Se tiveres Física do 12.º ano, podes ter algumas bases para algumas disciplinas do primeiros anos, mas não é impeditivo de conseguir fazer as disciplinas de física no superior se não tiveres no 12.º ano. Eu tive física do 12.º ano, mas tive colegas que não tiveram, e fizeram as disciplinas sem problema, alguns até com melhor aproveitamento do que os que tiveram no 12.º.

A física do 12.º ano é aplicada em cálculo, resistência dos materiais, mecânicas dos materiais, estruturas, se fosse mecânica ou civil, seria uma mais-valia, mas se não tiveres, consegues acompanhar sem problemas, se não deixares acumular matéria. Em suma, se tiveres física do 12.º melhor, agora, se não tiveres e te esforçares fazes na mesma, varia muito de pessoa para pessoa e de método de estudo e trabalho que tenhas. Além disso, os tipos de exercícios no superior são diferentes, é tudo dado muito mais rápido do que no secundário. Eu não tive química do 12.º ano, e fiz as disciplinas de química e de química dos materiais na primeira matrícula à disciplina. Às vezes depende do docente, do seu nível de exigência, da instituição em si.

Um ponto fundamental, é que grande parte do que aprendes na universidade é sozinho, com exemplos das sebentas, trabalhos e manuais de outras pessoas, agora que acabei o curso, muitas coisas que aprendi e aprendo para o meu trabalho é sozinho, pois não chega o que levas dos 5 anos de curso, mas é assim em todos os cursos e em todas as áreas de ensino.

• Like
Reactions: O2000

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Se tiveres Física do 12.º ano, podes ter algumas bases para algumas disciplinas do primeiros anos, mas não é impeditivo de conseguir fazer as disciplinas de física no superior se não tiveres no 12.º ano. Eu tive física do 12.º ano, mas tive colegas que não tiveram, e fizeram as disciplinas sem problema, alguns até com melhor aproveitamento do que os que tiveram no 12.º.

A física do 12.º ano é aplicada em cálculo, resistência dos materiais, mecânicas dos materiais, estruturas, se fosse mecânica ou civil, seria uma mais-valia, mas se não tiveres, consegues acompanhar sem problemas, se não deixares acumular matéria. Em suma, se tiveres física do 12.º melhor, agora, se não tiveres e te esforçares fazes na mesma, varia muito de pessoa para pessoa e de método de estudo e trabalho que tenhas. Além disso, os tipos de exercícios no superior são diferentes, é tudo dado muito mais rápido do que no secundário. Eu não tive química do 12.º ano, e fiz as disciplinas de química e de química dos materiais na primeira matrícula à disciplina. Às vezes depende do docente, do seu nível de exigência, da instituição em si.

Um ponto fundamental, é que grande parte do que aprendes na universidade é sozinho, com exemplos das sebentas, trabalhos e manuais de outras pessoas, agora que acabei o curso, muitas coisas que aprendi e aprendo para o meu trabalho é sozinho, pois não chega o que levas dos 5 anos de curso, mas é assim em todos os cursos e em todas as áreas de ensino.
Desde já obrigado. Mas, à partida, será uma mais valia já trazer esses conhecimentos do 12o? Ou o que aprendi no 10o e 11o só por si é suficiente?
Porque no fundo, depois quando chegar à universidade há coisas que eu não terei de estudar tão profundamente se já tiver as noções do que é dado no 12o, e efectivamente há algumas cadeiras que incidem em algumas das coisas que se dá em Física 12o. E de outra forma se calhar exige mais esforço. E provavelmente o tempo disponível para estudar na universidade será menos pois terei mais disciplinas do que as que tenho agora no secundário... :confused:

• Like

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Desde já obrigado. Mas, à partida, será uma mais valia já trazer esses conhecimentos do 12o? Ou o que aprendi no 10o e 11o só por si é suficiente?
Porque no fundo, depois quando chegar à universidade há coisas que eu não terei de estudar tão profundamente se já tiver as noções do que é dado no 12o, e efectivamente há algumas cadeiras que incidem em algumas das coisas que se dá em Física 12o. E de outra forma se calhar exige mais esforço. E provavelmente o tempo disponível para estudar na universidade será menos pois terei mais disciplinas do que as que tenho agora no secundário... :confused:
Se te sentes mais seguro, escolhe física do 12.º ano. Assim, já tens mais algumas bases, pelo menos nos primeiros anos. O que te queria passar é que se tiveres motivação, independentemente da 'bagagem' que levas do secundário, se trabalhares bem e com método também atinges os teus objetivos. Se tiveres motivação e traçares bem os teus objetivos, nada é impossível, trabalhar no local x, acabar com a média y, trabalhar no país z, seguir para doutoramento... Podes fazer no futuro o que tu mais gostares.

Até porque no superior o método de ensino e a forma de explicar a matéria é diferente do secundário, como disse atrás, muito mais acelerado no superior, até o tipo de exercícios são diferentes. Posto isto, escolhe física.

• Like
Reactions: O2000