Engenharia Biomédica

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
What? nunca me informei sobre transferências no geral muito bem porque também nunca o fiz, mas transferências dentro da própria faculdade é sempre mais fácil do que de faculdade para faculdade! Pelo menos na que ando sempre observei isso!

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Boas!!
Ora bem , é o seguinte... Estou no 12º ano e bastante indeciso entre Bioengenharia e Engenharia Biomédica (Sou do Porto). A situação perfeita era entrar em Bioengenharia na FEUP (pois tem a opção de especialização em Engenharia Biomédica) mas não tenho média (espero ter perto de 17). Assim restam-me 3 Opções:
- Entrar em Bioengenharia na UTAD e no final do 2º ano, se for dos melhores alunos, por transferência direta ir para a FEUP e fazer o resto do curso lá. (no entanto tenho receio pela instituição de ensino, dado que a UTAD (sejamos realistas) é das piores universidades portuguesas e pela média ser extremamente baixa (11,3))
- Fazer a licenciatura em Engenharia Biomédica no ISEP ou UA e posterior mestrado na FEUP (medo que a licenciatura no ISEP, por ser politecnico, me feche portas e de que a realização do mestrado possa não ocorrer) .
- Entrar em Engenharia Biomédica no ISEP ou UA e logo no 1º ano pedir transferencia para Bioengenharia na FEUP (não sei se é possivel).

É notório que quero muito a FEUP, não só porque é perto de casa mas também porque é das instituições com mais prestigio na área das engenharias.
Estou perante este dilema e, por isso, pedia que me aconselhassem sobre qual a melhor opção.
Olá :) Com média de 17, se fizeres o que já disseram antes e escolheres fazer o 1º ano de Eng. Química na FEUP, tens boas hipóteses de entrar para Bioengenharia por transferência.

Matrícula
16 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Para quem pensa ir para Engenharia Biomédica, quão importante é a Química de 12º Ano?

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Alguém consegue falar sobre a empregabilidade deste curso? 😊

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Alguém consegue falar sobre a empregabilidade deste curso? 😊
Olá, já experimentaste verificar neste site: InfoCursos. No Minho é de por volta de 5%, o que é bastante bom. Este curso não conheço bem, pois é lecionado no pólo de Braga e eu andei em Guimarães. Eu diria que nos grandes centros urbanos de Porto e Lisboa, não deves ter problemas de emprego nesta área. Também costuma ter médias altas, o que também é um ponto a favor, mais do que isto não sei, porque é um curso que nunca conheci ninguém que o frequentasse. Um conselho, desde que tires uma boa engenharia numa boa universidade, como Porto, Lisboa ou Minho, não tens problema de emprego, mais semana menos semana depois de terminares o curso consegues, com relativa facilidade emprego. Isto desde que não tenhas andado a passear os livros no superior. Sei também que podem trabalhar noutras áreas diferentes da sua formação, pois têm uma boa ginástica mental, para apesar de não ter bases numa determinada área, apenas com uns meses de aprendizagem podem trabalhar em ramos diferentes da biomédica, e muitas vezes com grande sucesso.

Última edição:

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Olá, já experimentaste verificar neste site: InfoCursos. No Minho é de por volta de 5%, o que é bastante bom. Este curso não conheço bem, pois é lecionado no pólo de Braga e eu andei em Guimarães. Eu diria que nos grandes centros urbanos de Porto e Lisboa, não deves ter problemas de emprego nesta área. Também costuma ter médias altas, o que também é um ponto a favor, mais do que isto não sei, porque é um curso que nunca conheci ninguém que o frequentasse. Um conselho, desde que tires uma boa engenharia numa boa universidade, como Porto, Lisboa ou Minho, não tens problema de emprego, mais semana menos semana depois de terminares o curso consegues, com relativa facilidade emprego. Isto desde que não tenhas andado a passear os livros no superior. Sei também que podem trabalhar noutras áreas diferentes da sua formação, pois têm uma boa ginástica mental, para apesar de não ter bases numa determinada área, apenas com uns meses de aprendizagem podem trabalhar em ramos diferentes da biomédica, e muitas vezes com grande sucesso.
Muito obrigado pela resposta. Então a empregabilidade, em termos estatísticos, está na média daquilo que são as engenharias?

• Like
Reactions: António Gomes

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Muito obrigado pela resposta. Então a empregabilidade, em termos estatísticos, está na média daquilo que são as engenharias?
Sim, se tirares em Lisboa e Porto, não tens problemas de emprego. Mecânica, eletrotécnica e informática, também não tens desemprego. Em biomédica, não sei, porque não conheço bem, mas não deves ter problemas de emprego também, como te disse devido à sua formação de base boa, podes trabalhar em indústrias diferentes da biomédica, isso acontece muitas vezes.

Não te guies tanto pelo desemprego, mas se gostas de matemática, física e química e sempre sonhaste em ser engenheiro, gostas de perceber como funcionam as máquinas, tens curiosidade em que materiais são feitos os objetos e como são produzidos, então sim, escolhe esta área. Consulta os planos de estudo, e tenta verificar o que realmente faz um engenheiro biomédico, onde trabalha, se trabalha num hospital, ou num ambiente fabril ou de escritório, pois isso conta muito, pois trabalhar num hospital ou numa fábrica ou num escritório é muito diferente, ou seres diretor comercial e estares sempre em viagem. Tenta ver o que realmente faz um eng.º biomédico e verifica se isso te realiza profissionalmente. Sei que também serve para seguir investigação, o que pode ser do teu agrado também.

Johnny B.

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2018
Bom dia. Este ano acabei o 12 e planeio candidatar me no próximo ano a engenharia biomédica e estive a ver algumas universidades onde existe esse mesmo curso. Queria perguntar-vos qual é a faculdade em termos de ensino e de prestígio internacional acaba por se destacar das outras no que diz respeito a este mestrado. A Nova de Lisboa ou o IST?

D

Deleted member 27718

Guest
Bom dia. Este ano acabei o 12 e planeio candidatar me no próximo ano a engenharia biomédica e estive a ver algumas universidades onde existe esse mesmo curso. Queria perguntar-vos qual é a faculdade em termos de ensino e de prestígio internacional acaba por se destacar das outras no que diz respeito a este mestrado. A Nova de Lisboa ou o IST?
Não sei, quanto à Biomédica, mas tanto uma como outra acho que são boas. Dá aí uma vista de olhos :D
NOVA: Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica
IST: FenixEdu™

Editado por um moderador:

Matiilderocha14

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2018
Olá, gostava de saber como é a empregabilidade em engenharia biomédica, queria ter uma noção mais abrangente.

Sofia Almeidaa

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2018
Boa tarde,

Estou a pensar entrar em Engenharia Biomédica no ISEP. Gostaria de obter mais informações acerca deste curso, assim como se é possível licenciar-me no ISEP e posteriormente fazer o mestrado na FEUP, dada a reduzida opção de mestrados no ISEP.
Já agora, alguém tem previsões quanto às oscilações das médias de engenharia este ano? (uma vez que as médias dos exames nacionais às disciplinas específicas baixaram significativamente)
Obrigada.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Boa tarde,

Estou a pensar entrar em Engenharia Biomédica no ISEP. Gostaria de obter mais informações acerca deste curso, assim como se é possível licenciar-me no ISEP e posteriormente fazer o mestrado na FEUP, dada a reduzida opção de mestrados no ISEP.
Já agora, alguém tem previsões quanto às oscilações das médias de engenharia este ano? (uma vez que as médias dos exames nacionais às disciplinas específicas baixaram significativamente)
Obrigada.
Esse curso abriu no isep há 2 anos, em electro muita gente faz mestrado na feup porque são cursos com planos de estudo similares, agora em biomédica é diferente, neste momento provavelmente o pessoal nao tem muita informação sobre esse curso. Em biomedica provavelmente terias de concorrer a um mestrado que queiras e fazer exames (maybe)

anavarela321

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2017
Olá! Eu estou a pensar candidatar-me a engenharia biomédica apesar de ainda não ser 100% certo! E, por outro lado, só entraria na 2 fase nas universidades que tenho em mente! No entanto, estou precisamente em dúvida relativamente à escolha da universidade! As minhas opções resumem-se à FCUL e à FCT UNL sendo que já obtive um ótimo feedback de ambas e estou ciente do prestígio e plano de estudo das duas! Ainda assim, a localização da FCT UNL é aquilo que se apresenta como uma grande desvantagem para mim dado que os locais próximos da universidade possíveis de residência são extremamente caros devido à zona em que esta se localiza e o facto da FCUL se encontrar no centro da cidade facilitaria não só nos transportes bem como na procura de casa dado que já encontrei uma a um preço acessível! Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a esta indecisão e ainda se não estaria a ir pelo caminho correto caso acabasse por escolher então a FCUL!

raquel.gonçalves

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2018
Olá! Eu estou indecisa entre escolher engenharia biomédica no Minho ou em Aveiro. Eu gostava de especializar em algo tipo medicina regenerativa. Será que alguém me pode ajudar?

Catarina Lei

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2018
Olá a todos, fiz o meu primeiro ano num curso, mas agora estou a pensar mudar para outro porque não gostei muito do curso onde estava.
Estou a pensar pedir transferência para engenharia biomédica no entanto tenho algumas dúvidas entre escolher a Universidade de Aveiro ou o ISEP.
Se me poderem dar algum feedback relativamente ao curso nas duas faculdades agradecia imenso.

maria_ines_

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2018
Olá 😌
Estou a pensar em seguir Engenharia Biomédica ou Engenharia Química, ambos no Isep.

Gostaria de saber a opinião de quem frequenta/frequentou um destes cursos, como são os planos de estudos no Isep, as saídas profissionais, empregabilidade, o que gostam mais/menos no curso, e também se o Isep é uma boa faculdade no que diz respeito a estas engenharias.

Obrigada !

Ana Marta Dias

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2017
Olá! Eu vou-me candidatar a Bioengenharia na FEUP como 1.ª opção. Tenho 18.63 de entrada, o que, tendo em conta a diminuição de vagas, não dá uma entrada “direta”. Como tal, como é que é o curso de Engenharia Biomédica na UM, na FCTUC e na UA? Onde é que é mais forte e temos mais contacto com o mundo do trabalho?

Matrícula
16 Junho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá, pessoal. Sabem-me dizer outras engenharias similares a Engenharia Biomédica? Para o caso de não conseguir entrar este ano e transferir para o ano que vem..