Engenharia Biomédica

Nuno54

Membro
Matrícula
16 Março 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Olá, pessoal. Sabem-me dizer outras engenharias similares a Engenharia Biomédica? Para o caso de não conseguir entrar este ano e transferir para o ano que vem..
Talvez engenharia física, dado que o curso tem muita física no 1º ano (no isep, biomédica pertence ao departamento de fisica).

Última edição:
  • Like
Reactions: Margarida Basso

BeatrizMendes

Membro
Matrícula
16 Julho 2017
Olá! Eu vou-me candidatar a Bioengenharia na FEUP como 1.ª opção. Tenho 18.63 de entrada, o que, tendo em conta a diminuição de vagas, não dá uma entrada “direta”. Como tal, como é que é o curso de Engenharia Biomédica na UM, na FCTUC e na UA? Onde é que é mais forte e temos mais contacto com o mundo do trabalho?
Ola ola! So consigo falar mais concretamente da FCTUC porque foi onde andei este ano, precisamente em engenharia biomedica. Em termos de cadeiras é uma das universidades com mais cadeiras de biologia e não só fisica e matematica, o que para quem gosta é uma mais valia. Ao longo do ano o nucleo de estudantes realiza varias atividades desde ir a hospitais ate palestras com antigos alunos ou até mesmo empresas, o que te facilita quanto ao contacto com o mundo de trabalho. Tambem te são apresentados estagios de verão. Sei que a UM tem muito prestigio no curso de engenharia biomedica, no entanto não sei pormenores. Qualquer duvida da FCTUC diz, quanto ao resto nao sei bem ahah.

• Like
Reactions: Mariana_dm_

martitinha09

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2018
Boa noite, eu estou interessada no curso de Engenharia Biomédica. Estou a pensar candidatar-me à FEUP, porque eu vivo no Porto. Mas tenho medo de não ficar colocada nesta universidade, pelo facto de a minha média estar mesmo no limite em relação à média dos candidatos ao curso no ano passado. Por isso, como segunda opção estou a considerar candidatar-me à Universidade do Minho. Mas estou em dúvida entre candidatar-me a esta última ou ao ISEP ou mesmo à UAveiro (pois eu preferia ficar no norte).
Já falei com alguns amigos meus que estão neste curso, o que acabou por não me ajudar, pois eles só conhecem a sua universidade. Como tal, não me conseguem indicar qual das três a melhor? Será que alguém é capaz de me ajudar?

patricialf

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2018
Olá! Eu estou a frequentar o curso, na FCT da Universidade Nova de Lisboa. Estou a gostar mas se quiseres mais informações, preciso de perceber melhor o que queres saber... ;)
Olá! Um dos cursos que estou a pensar seguir é Engenharia Biomédica e, sinceramente, estou a pensar na Nova (também porque não tenho média para o técnico. Podes dizer-me se o curso se foca muito na tecnologia? Porque pelo que me disseram o curso é mais voltado para a construção de próteses e assim, e isso desanimou-me. Também estou um pouco com o pé atrás em candidatar-me à FCT da Universidade Nova, por causa da localização.

Obrigada!

Posso dizer-te que, dependendo da faculdade que estás a considerar, a coisa pode mudar ligeiramente, mas na FCT o nosso plano de estudos é muito vasto: Matemática e Física são cruciais, como em qualquer curso de Engenharia, mas também temos cadeiras em Quimica, Biologia, Eletrotecnia, Informatica, Biomédica, Medicina, entre outras... O biomédico é muito versátil na sua formação assim como nas saidas profissionais... A maioria tenta a área hospitalar mas também podes ser inserido na industria de farmaceutica, cosméticos, entre outros. Se quiseres investigação também é possivel. Para teres uma noção melhor, os nossos docentes biomédicos (com os quais ja tive contacto, outros nao sei) trabalham em áreas como neurociencia, imagiologia, engenharia de tecidos (muito diferentes) no entanto ha muito mais que podes fazer!
Se isto é mesmo algo que gostas, acho que vale a pena investir porque a biomédica é algo recente e o mercado não está saturado! Não tenho conhecimento de pessoas a sair do curso que estejam desempregadas durante muito tempo, como ouvimos tantas vezes noutras areas (ainda bem) mas tambem temos de ter a mente aberta para outras possibilidades ao nosso dispor!
Qualquer duvida extra, estas a vontade
Olá, mais uma vez, ahaha!

Eu gostava de depois tirar neurociência (ainda não sei se mestrado ou doutoramento) ligado à investigação. Sabes algo mais especifico sobre a área de emprego desse docente que trabalha no ramo?

Obrigada novamente!

Marianals6

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2018
Olá, vou começar agora no 12° ano de Ciências e Tecnologias, e queria muito tirar Engenharia Biomédica no Técnico, não sei se consigo entrar porque as médias têm sido cada vez mais altas e é um curso cada vez mais procurado. Mas escrevo aqui porque quero ouvir a voz da experiência.
Será que alguém me pode dar uma opinião acerca do curso em geral, mas também das possibilidades de ter futuro um futuro na área, e da empregabilidade atualmente? É claro que estou informada acerca das saídas, e que já pesquisei bastante sobre todos estes pontos, no entanto, falar com alguém que está a experienciar ou já experenciou esta aventura é sempre diferente, enriquecedor, e por vezes um abre-olhos, não me quero de todo sentir iludida. e o que tenho em mente é trabalhar em laboratório, como num artigo que vi há uns dias, sobre um engenheiro Biomédico que me deixou ainda mais com o ‘bichinho atrás da orelha’ e cheia de motivação, mas gostava de saber se isto realmente é possível, ou se o mercado de trabalho está a ficar saturado de pessoas com estas expectativas. Resumindo, gostava de perceber até que ponto é que neste momento, o curso está a deixar os alunos realizados.
Obrigada, e boa sorte no regresso às aulas! 😚

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Olá! Um dos cursos que estou a pensar seguir é Engenharia Biomédica e, sinceramente, estou a pensar na Nova (também porque não tenho média para o técnico. Podes dizer-me se o curso se foca muito na tecnologia? Porque pelo que me disseram o curso é mais voltado para a construção de próteses e assim, e isso desanimou-me. Também estou um pouco com o pé atrás em candidatar-me à FCT da Universidade Nova, por causa da localização.

Obrigada!

Olá, mais uma vez, ahaha!

Eu gostava de depois tirar neurociência (ainda não sei se mestrado ou doutoramento) ligado à investigação. Sabes algo mais especifico sobre a área de emprego desse docente que trabalha no ramo?

Obrigada novamente!
Olá Patrícia!

Vamos então por partes:

"Podes dizer-me se o curso se foca muito na tecnologia? Porque pelo que me disseram o curso é mais voltado para a construção de próteses"
Tratando-se de um curso de engenharia e, ainda por cima, voltado para a saúde, sim! Tem bastante foco em tecnologia, inovação e encontrar soluções para problemas atuais na área da saúde.
Quanto à parte de "voltado para a construção de próteses", isso é conversa pré-fabricada para descrever Engenharia Biomédica... A verdade é que um curso assim é tão vasto que não é possível encontrares duas pessoas a fazerem exatamente o mesmo, em diferentes locais de trabalho. Não é "só construção de próteses".
Então... O que é? Como disse antes, tem como base fundamental encontrar soluções para problemas atuais na área da saúde. O que o curso te dá são as ferramentas básicas para ires à procura dessas soluções. Aprendes Eletrónica, caso venhas a desenvolver protótipos para novas máquinas (exemplo: um detetor de cancro através de contacto cutâneo). Aprendes Programação, caso venhas a desenvolver softwares inovadores (imagina, melhorar o sistema interno de um hospital). Aprendes Anatomia, porque... Bem... é um bocado óbvio aqui, né? Aprendes Químicas, Bioquímica e um pouco de Biologia, caso venhas a desenvolver fármacos, por exemplo. Ou simplesmente para entender como acontecem mutações do DNA que podem originar cancros e tantas (tantas) outras doenças. E claro... aprendes outras coisas mais específicas e mais dificeis de te explicar, mas que, mais tarde, começam a fazer sentido.
Então... É mais voltado para a construção de próteses? Não. É voltado para tudo e para nada, porque o que fazes do teu futuro és tu que o ditas, o curso só te dá algumas (e vour reforçar... algumas) ferramentas que te podem vir a dar jeito na área.

"Também estou um pouco com o pé atrás em candidatar-me à FCT da Universidade Nova, por causa da localização."
Não querendo dar mil razões para escolheres a FCT, porque isso é uma decisão que te aconselho a tomares por ti mesma e com os teus próprios argumentos, o que te posso dizer é que, depois de entrar, a localização da faculdade acaba por ser um fator mais que secundário.
Lisboa é de facto bastante apelativa e tem imenso charme. Se a FCT estivesse lá localizada, provavelmente passaríamos a ter o dobro dos estudantes (que já não são assim tão poucos, tendo em conta os padrões portugueses).
Portanto, a FCT não tem o bónus da localização. Mas que bónus tem?
  • Um enorme campus com tanto espaço verde que, quando te apetece arrancar cabelos por causa dos estudos, tem efetivamente zonas feitas a pensar no bem-estar dos estudantes
  • Um ambiente estudantil como não há explicação. Há toda uma fraternização dos estudantes em torno da faculdade, que nos tornamos apegados àquela que passa a ser a nossa 2ª casa. (Também não há muito mais para onde ir)
  • Um corpo docente que, na sua maioria, é preocupada com o estudante. (Claro que há sempre aves raras)
  • E todo um conjunto de características que não te consigo explicar porque são sentidas e não descritas.
Em 4 anos que já estou na FCT e a caminhar para o último, posso dizer-te que até me posso arrepender do curso que tirei, até posso ter tido os dramas típicos de estudante com estudos e/ou professores, até pode ter acontecido o inimaginável, mas nunca... nunca me arrependerei da instituição que escolhi porque, para mim, já não é uma escola... É uma casa.
É lamechas, reconheço! Mas só desejo a todos vocês prestes a entrar nesse mundo assustador do Ensino Superior que consigam sentir pelas vossas faculdades o carinho que sinto pela minha, que já me ensinou tanto, além do que está escrito nos livros e powerpoints.

"Sabes algo mais especifico sobre a área de emprego desse docente que trabalha no ramo?"
Não estou muito por dentro da investigação que ela faz, para te ser sincera, nem de qualquer outro professor, até agora. Como estou a começar o meu ano de tese, agora é que vou estar mais atenta a isso. No entanto, a professora é bastante disponível pelo que posso encaminhar quaisquer dúvidas e/ou curiosidades que tenhas.

Última edição:

patricialf

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2018
Olá Patrícia!

Vamos então por partes:

"Podes dizer-me se o curso se foca muito na tecnologia? Porque pelo que me disseram o curso é mais voltado para a construção de próteses"
Tratando-se de um curso de engenharia e, ainda por cima, voltado para a saúde, sim! Tem bastante foco em tecnologia, inovação e encontrar soluções para problemas atuais na área da saúde.
Quanto à parte de "voltado para a construção de próteses", isso é conversa pré-fabricada para descrever Engenharia Biomédica... A verdade é que um curso assim é tão vasto que não é possível encontrares duas pessoas a fazerem exatamente o mesmo, em diferentes locais de trabalho. Não é "só construção de próteses".
Então... O que é? Como disse antes, tem como base fundamental encontrar soluções para problemas atuais na área da saúde. O que o curso te dá são as ferramentas básicas para ires à procura dessas soluções. Aprendes Eletrónica, caso venhas a desenvolver protótipos para novas máquinas (exemplo: um detetor de cancro através de contacto cutâneo). Aprendes Programação, caso venhas a desenvolver softwares inovadores (imagina, melhorar o sistema interno de um hospital). Aprendes Anatomia, porque... Bem... é um bocado óbvio aqui, né? Aprendes Químicas, Bioquímica e um pouco de Biologia, caso venhas a desenvolver fármacos, por exemplo. Ou simplesmente para entender como acontecem mutações do DNA que podem originar cancros e tantas (tantas) outras doenças. E claro... aprendes outras coisas mais específicas e mais dificeis de te explicar, mas que, mais tarde, começam a fazer sentido.
Então... É mais voltado para a construção de próteses? Não. É voltado para tudo e para nada, porque o que fazes do teu futuro és tu que o ditas, o curso só te dá algumas (e vour reforçar... algumas) ferramentas que te podem vir a dar jeito na área.

"Também estou um pouco com o pé atrás em candidatar-me à FCT da Universidade Nova, por causa da localização."
Não querendo dar mil razões para escolheres a FCT, porque isso é uma decisão que te aconselho a tomares por ti mesma e com os teus próprios argumentos, o que te posso dizer é que, depois de entrar, a localização da faculdade acaba por ser um fator mais que secundário.
Lisboa é de facto bastante apelativa e tem imenso charme. Se a FCT estivesse lá localizada, provavelmente passaríamos a ter o dobro dos estudantes (que já não são assim tão poucos, tendo em conta os padrões portugueses).
Portanto, a FCT não tem o bónus da localização. Mas que bónus tem?
  • Um enorme campus com tanto espaço verde que, quando te apetece arrancar cabelos por causa dos estudos, tem efetivamente zonas feitas a pensar no bem-estar dos estudantes
  • Um ambiente estudantil como não há explicação. Há toda uma fraternização dos estudantes em torno da faculdade, que nos tornamos apegados àquela que passa a ser a nossa 2ª casa. (Também não há muito mais para onde ir)
  • Um corpo docente que, na sua maioria, é preocupada com o estudante. (Claro que há sempre aves raras)
  • E todo um conjunto de características que não te consigo explicar porque são sentidas e não descritas.
Em 4 anos que já estou na FCT e a caminhar para o último, posso dizer-te que até me posso arrepender do curso que tirei, até posso ter tido os dramas típicos de estudante com estudos e/ou professores, até pode ter acontecido o inimaginável, mas nunca... nunca me arrependerei da instituição que escolhi porque, para mim, já não é uma escola... É uma casa.
É lamechas, reconheço! Mas só desejo a todos vocês prestes a entrar nesse mundo assustador do Ensino Superior que consigam sentir pelas vossas faculdades o carinho que sinto pela minha, que já me ensinou tanto, além do que está escrito nos livros e powerpoints.

"Sabes algo mais especifico sobre a área de emprego desse docente que trabalha no ramo?"
Não estou muito por dentro da investigação que ela faz, para te ser sincera, nem de qualquer outro professor, até agora. Como estou a começar o meu ano de tese, agora é que vou estar mais atenta a isso. No entanto, a professora é bastante disponível pelo que posso encaminhar quaisquer dúvidas e/ou curiosidades que tenhas.
Olá, Ana!

Obrigada pela resposta e por e mostrares tão disponível para esclareceres todas estas dúvidas que me apoquentam!

A tua mensagem fez com que a minha curiosidade pela Engenharia Biomédica aumentasse e me levasse a ter este curso ainda mais em conta nas minhas opções! Porque eu tinha uma grande curiosidade, e quando me disseram que era mais focado nas próteses eu desanimei um bocadinho, por isso fico feliz por ter a curiosidade de volta!

É bom ter uma perspetiva do lado de dentro, pelo que me fizeste perceber que a localização da universidade não é um fator assim tão importante!

Esperava que, se não te importasses, pudesses perguntar à tua docente algumas curiosidades sobre a área dela, como coisas que a fascinam e assim (a verdade é que ainda não sei que curso seguir, mas gostava muito que acabasse relacionado com a neurociência)!

Obrigada!

ClaraSilveira

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2017
Estou no 12º ano em CT, mas não tive Biologia, e sim Geometrria Descritiva no 10º e 11º anos e o curso que mais me cativa é Engenharia Biomédica, acham uma opção viável tendo em conta essa minha opção do 10º ano?

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Olá! A tua escolha do 10° em nada influencia o quão bem te podes sair na faculdade. É claro que hás de estranhar um pouco a cadeira de anatomia (não sei qual é a instituição que procuras nem conheço bem os planos de estudo, mas penso que é a única cadeira que envolva mais a parte da biologia que terás), mas com um pouco de estudo conseguirás passar, e talvez até com uma nota superior ao que esperavas! Biomédica é um curso de física, portanto teres ou não biologia no secundário não é relevante, facilmente ultrapassas essa "barreira". Boa sorte para o 12°!

• Like
Reactions: ClaraSilveira

ClaraSilveira

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2017
Olá! A tua escolha do 10° em nada influencia o quão bem te podes sair na faculdade. É claro que hás de estranhar um pouco a cadeira de anatomia (não sei qual é a instituição que procuras nem conheço bem os planos de estudo, mas penso que é a única cadeira que envolva mais a parte da biologia que terás), mas com um pouco de estudo conseguirás passar, e talvez até com uma nota superior ao que esperavas! Biomédica é um curso de física, portanto teres ou não biologia no secundário não é relevante, facilmente ultrapassas essa "barreira". Boa sorte para o 12°!
Obrigada! Sei que os planos curriculares dependem de universidade para universidade e que há algumas
que incluem mais biologia que outras, por isso quando me candidatar (caso não mude de ideias até lá xD) pretendo colocar em primeiro lugar as que contém menos cadeiras com biologia (como a UA), mesmo por este motivo de ter tido GDA e não BG

• Like
Reactions: Kat9878

TigasPraz

Membro
Matrícula
24 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
Secundário
Olá a todos!

Gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida!
De entre todos os cursos que eu gosto e me identifico bastante, um deles é Engenharia biomédica, contudo acho que não tenho média para entrar na NOVA, então teria de tentar entrar na ISEL, a minha única dúvida é: Porquê a grande diferença de médias? O curso é diferente? O valor dos dois é igual?

Espero que me possam ajudar :blush:

Abcdefghij

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Boa noite a todos.
Estou no meu primeiro ano em Engenharia Biomédica. Estou a gostar do curso. A minha dúvida é a seguinte, qual é o salário médio de um Eng. Biomédico em Portugal, e um Bioengenheiro? Se alguem trabalha nessa área, gostaria que pudesse revelar um intervalo dos seus salários.

Ficava muito agradecido.

• Like
Reactions: Wraak

Catarina_22

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2018
Olá, eu estava a pensar em candidatar-me a biomedicina, mas queria saber se me aconselham alguma universidade aqui por lisboa. Ja pensei também em licenciar me em bioquímica e depois fazer o mestrado/doutoramento em biomedicina, mas não sei… o que me aconselham?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boa noite a todos.
Estou no meu primeiro ano em Engenharia Biomédica. Estou a gostar do curso. A minha dúvida é a seguinte, qual é o salário médio de um Eng. Biomédico em Portugal, e um Bioengenheiro? Se alguem trabalha nessa área, gostaria que pudesse revelar um intervalo dos seus salários.

Ficava muito agradecido.
Olá. Perguntar pelo salário de um eng.º é algo muito vago e um pouco ingénuo. Estamos em Portugal, se ganhares 900€ para primeiro salário já é considerado pelo teu patrão um luxo. O mais provável é começares pelos estaginhos, que é 700€. Um pouco mais na área das TI. Ou o teu pai ou tio é sócio de uma empresa ou és "mais um", a não ser que sejas excecional. Se queres ganhar mais, tens de emigrar, pois em Portugal a mentalidade é do "desenrascanço" e navegar à vista, infelizmente.
Mas não te quero desanimar, porque se fores competente, outra empresa ao lado (mais dia menos dia) vai reconhecer esse mérito e dar-te melhores condições.

• Like
Reactions: Abcdefghij

Abcdefghij

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Olá. Perguntar pelo salário de um eng.º é algo muito vago e um pouco ingénuo. Estamos em Portugal, se ganhares 900€ para primeiro salário já é considerado pelo teu patrão um luxo. O mais provável é começares pelos estaginhos, que é 700€. Um pouco mais na área das TI. Ou o teu pai ou tio é sócio de uma empresa ou és "mais um", a não ser que sejas excecional. Se queres ganhar mais, tens de emigrar, pois em Portugal a mentalidade é do "desenrascanço" e navegar à vista, infelizmente.
Mas não te quero desanimar, porque se fores competente, outra empresa ao lado (mais dia menos dia) vai reconhecer esse mérito e dar-te melhores condições.
Emigrar sempre foi o meu objetivo. Nasci na Suiça vivi la durante 6 anos e ainda tenho la muitos familiares o que me proporciona a entrada no país e a procura pelo emprego mais facilmente.
So queria ter uma ideia uma vez que gostaria ainda de ficar os primeiros anos cá a ganhar experiência.
O meu objetivo é estagiar no INL (Iberian Nanotechnology Laboratory) em Braga, tem condições excelentes e aceitam estagiários recém-formados em Engenharia Biomédica. Ou então no champalimaud mas isto já é um pouco mais irreal.

Obrigado pela ajuda

• Like
Reactions: António Gomes

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Emigrar sempre foi o meu objetivo. Nasci na Suiça vivi la durante 6 anos e ainda tenho la muitos familiares o que me proporciona a entrada no país e a procura pelo emprego mais facilmente.
So queria ter uma ideia uma vez que gostaria ainda de ficar os primeiros anos cá a ganhar experiência.
O meu objetivo é estagiar no INL (Iberian Nanotechnology Laboratory) em Braga, tem condições excelentes e aceitam estagiários recém-formados em Engenharia Biomédica. Ou então no champalimaud mas isto já é um pouco mais irreal.

Obrigado pela ajuda
Olá. A crise de 2009 não trouxe só desemprego, baixou os salários em 40% e retirou os poucos direitos que tinhamos. Depois admiram-se que milhares de jovens licenciados procurem melhores condições lá fora. Mas o meu conselho é para não desanimares faz o curso com a melhor nota possível, e no final, vês as oportunidades que te aparecem e o que é melhor para ti. Se gostas de investigação, concorre para lá, ou tenta fazer um estágio no verão de 2 meses em Braga, fala com algum prof.º teu dessa área que conheça algum investigador no INL.

• Like
Reactions: davis

JoanaMACF

Membro
Matrícula
22 Setembro 2018
Boa tarde, alguém me podia explicar o que um profissional nesta area vai realizar no futuro? Acho o curso bastante interessante e agradecia muito que me esclarecessem

cxrolinaaa

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2019
Boa noite! Estou interessada na licenciatura de engenharia biomédica no ISEL mas gostava de saber mais sobre o curso nesta instituição pois a média de entrada comparada com as outras faculdades é bastante inferior. Gostava de saber se está faculdade é menos prestigiada por causa disso. Também gostava de saber sobre a empregabilidade deste curso.

AndreCosta111

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2019
Olá!
Eu estou bastante indeciso entre dois cursos, medicina e engenharia biomédica e gostaria que me conseguissem ajudar na escolha.
Já me disseram que a engenharia seria um curso indicado para mim, e então gostaria de obter informações relevantes, como por exemplo, a empregabilidade, se é ou não tão rentável como dizem ser todas as engenharias ou até mesmo se é um curso tão trabalhoso como medicina.
Por isso se alguém me elucidar eu agradeço imenso!