Engenharia Biomédica

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá!
Eu estou bastante indeciso entre dois cursos, medicina e engenharia biomédica e gostaria que me conseguissem ajudar na escolha.
Já me disseram que a engenharia seria um curso indicado para mim, e então gostaria de obter informações relevantes, como por exemplo, a empregabilidade, se é ou não tão rentável como dizem ser todas as engenharias ou até mesmo se é um curso tão trabalhoso como medicina.
Por isso se alguém me elucidar eu agradeço imenso!
Alguns meses mais tarde mas acho que merece uma resposta.

Embora os cursos têm nomes que possam relacioná-los, são muito muito muito diferentes entre eles. Relativamente às tuas perguntas, a empregabilidade é alta por estares numa engenharia, consegues facilmente arranjar trabalho em consultadoria, informática, etc mas é muito mais difícil encontrares emprego na tua área porque Engenharia Biomédica é algo muito menos amplo, principalmente em Portugal. Podes verificar as estatísticas de empregabilidade do Técnico para Eng. Biomédica aqui: http://oe.tecnico.ulisboa.pt/estatisticas/.

Eu diria que o curso é muito mais trabalhoso do que medicina num sentido diferente... acredito que medicina exija mais capacidade de memorização e de inferir causalidades enquanto que engenharia vai exigir outras áreas mais de raciocínio lógico e de perceber as "bases do mundo à tua volta". No Técnico tens cadeiras de eletrónica, mecânica quântica, outras físicas, cálculo, álgebra, cadeiras de medicina (na FML), etc. É um mundo completamente diferente do de medicina e com saídas profissionais muito diferentes (um médico não pode smiplesmente ser engenheiro biomédico e vice-versa).

Boa sorte

• Like
Reactions: Deleted member 2018

lararribeiro

Membro
Matrícula
16 Junho 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Alguém que frequenta o curso de engenharia biomédica me pode dizer quais saos as diferenças so curso para o IST e para a FCT? E se posso fazer a licenciatura na nova e o mestrado no técnico?

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Alguém que frequenta o curso de engenharia biomédica me pode dizer quais saos as diferenças so curso para o IST e para a FCT? E se posso fazer a licenciatura na nova e o mestrado no técnico?
Bem, vamos aqui dar um bump no tópico. Já decidi que é este o curso que vou seguir. Alguém me sabe dizer se vale a pena tentar entrar no IST na 2a fase ou entrando na FCT da nova está tranquilo e pronto?

Janne

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2019
Para quem frequenta Engenharia Biomédica na UA qual a vossa opinião sobre o curso, visto que é um curso "recente" ?
E como é eng.biomédica na UMinho ?

Ana Cavaleiro

Membro
Colaborador Editorial
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT NOVA
Olá Lara! Para veres as principais diferenças, diria para consultares, primeiro, os planos curriculares de ambos os cursos em cada escola. Depois, aborda pessoas diretamente de cada um deles para veres o que me se identifica contigo. Eu tou a acabar Biomédica na FCT, posso falar-te um pouco de como foi, mas sei pouco ou nada sobre como funciona no IST. Se te puder ajudar em alguma coisa, podes entrar em contacto comigo.
Beijinho :)

Bem, vamos aqui dar um bump no tópico. Já decidi que é este o curso que vou seguir. Alguém me sabe dizer se vale a pena tentar entrar no IST na 2a fase ou entrando na FCT da nova está tranquilo e pronto?
Tendo em conta o aumento abismal da média do último colocado ao longo dos últimos anos, diria que tentar em segunda fase vale a pena se for meeeeesmo aquilo que procuras. Afinal o não é garantido. Agora, como disse à tua colega antes, essa distinção entre qual das escolas preferes é algo que terás de te informar junto a pessoas de cada um dos sítios para te aperceber com qual te identificas mais.

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

nadm

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
Instituição
FMUL
Eu frequentei o curso na FCT há uns anos e diria que a única grande desvantagem da FCT para o IST seria a localização. A FCT, sendo na margem sul, é mais isolada e também as deslocações são mais longas principalmente para quem vive na margem Norte do Tejo. Em termos académicos, o curso é bastante bom na minha opinião. Independentemente da faculdade, o curso terá como áreas fundamentais Matemática e Física tal como qualquer outra engenharia. Quanto à segunda pergunta, penso que sim. Em relação ao IST, alguém de lá que se chegue à frente 😄

• Like
Reactions: Jovem_estudante123

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Olá, @Ana Cavaleiro!

Poderias falar um pouco acerca da tua experiência com o curso? Ficar-te-ia eternamente grato porque tem sido difícil encontrar pessoal de biomédica na Nova aqui no fórum.

Obrigado 😃

DSDiana

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Ola! Acabei o 12º ano agora e tenho o curso de engenharia biomedica em mente, contudo ouço dizer que se trata de um cursos à base de máquinas... Gostaria de saber se não há nenhuma area deste curso que esteja mais associado a saúde e biologia ou é mesmo como dizem e é so mais relacionado com manutençao e gestao de maquinas hospitalares e asssim?

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Ola! Acabei o 12º ano agora e tenho o curso de engenharia biomedica em mente, contudo ouço dizer que se trata de um cursos à base de máquinas... Gostaria de saber se não há nenhuma area deste curso que esteja mais associado a saúde e biologia ou é mesmo como dizem e é so mais relacionado com manutençao e gestao de maquinas hospitalares e asssim?
Há uma área que é Engenharia Clínica mas nem isso é manutenção de máquinas, isso é feito por um técnico, não por um Engenheiro Biomédico. No Técnico há uma área de mestrado chamada "Bioengenharia Molecular e Celular, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa" que parece ser mais o que estás à procura. Apenas por curiosidades, podes ler aqui: FenixEdu™. Até onde sei, é semelhante noutras faculdades.

• Like
Reactions: DSDiana

DSDiana

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Há uma área que é Engenharia Clínica mas nem isso é manutenção de máquinas, isso é feito por um técnico, não por um Engenheiro Biomédico. No Técnico há uma área de mestrado chamada "Bioengenharia Molecular e Celular, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa" que parece ser mais o que estás à procura. Apenas por curiosidades, podes ler aqui: FenixEdu™. Até onde sei, é semelhante noutras faculdades.
Muito obrigada pela resposta!
Na minha mente um engenheiro biomedico "cria" as maquinas e melhora as para fazer analises, exames e tudo mais, afinal estou errada nao é?
E já agora, só por curiosidade porque nunca pensei nesta area como uma certeza a seguir, um engenheiro biomedico pode atuar na produçao de proteses ou isso é destinado à bioengenharia apenas?

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Muito obrigada pela resposta!
Na minha mente um engenheiro biomedico "cria" as maquinas e melhora as para fazer analises, exames e tudo mais, afinal estou errada nao é?
E já agora, só por curiosidade porque nunca pensei nesta area como uma certeza a seguir, um engenheiro biomedico pode atuar na produçao de proteses ou isso é destinado à bioengenharia apenas?
Sim, isto está correto, uma das áreas envolve a criação e desenvolvimento de instrumentos e "máquinas". Próteses é uma das áreas mais conhecidas dentro da Eng. Biomédica, no Técnico cai sobre a área de "Biomecânica e Dispositivos Biomédicos".

• Like
Reactions: DSDiana

DSDiana

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Sim, isto está correto, uma das áreas envolve a criação e desenvolvimento de instrumentos e "máquinas". Próteses é uma das áreas mais conhecidas dentro da Eng. Biomédica, no Técnico cai sobre a área de "Biomecânica e Dispositivos Biomédicos".
No entanto ouço dizer que próteses é mais para bioengenharia, é mesmo assim?
O Técnico de Lisboa está fora de questao, é muito longe, mas será que Aveiro, Porto, Coimbra, por aí, têm tambem essas mesmas areas dentro da engenharia biomedica?

Mariiaaa

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Olá, estou prestes a fazer a minha candidatura mas ainda não tenho a certeza do que vou pôr na minha lista. Estou a pensar em biomédica no IST mas no secundário fiz geometria descritiva em vez de biologia, acham que isso dificultaria muito o curso?
Agradecia muito que alguém me esclarecesse, ando a encontrar muitas respostas diferentes sobre quanta biologia é que há mesmo no curso.

nadm

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
Instituição
FMUL
Olá, estou prestes a fazer a minha candidatura mas ainda não tenho a certeza do que vou pôr na minha lista. Estou a pensar em biomédica no IST mas no secundário fiz geometria descritiva em vez de biologia, acham que isso dificultaria muito o curso?
Agradecia muito que alguém me esclarecesse, ando a encontrar muitas respostas diferentes sobre quanta biologia é que há mesmo no curso.
Acho que não haverá problema. Apesar de ter ligação com a área da Medicina, continua a ser uma engenharia, por isso a base do curso será Matemática e principalmente Física. Biologia no curso de Engenharia Biomédica resume-se provavelmente a Biologia Molecular e Celular, Fisiologia e pouco mais

• Like
Reactions: Mariiaaa

Mariiaaa

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Acho que não haverá problema. Apesar de ter ligação com a área da Medicina, continua a ser uma engenharia, por isso a base do curso será Matemática e principalmente Física. Biologia no curso de Engenharia Biomédica resume-se provavelmente a Biologia Molecular e Celular, Fisiologia e pouco mais
Obrigada! :)

BeatrizOS

Membro
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT UNL
Bom dia! estou a estudar Eng Biomédica na FCT-UNL (concluí o 1ºano).
Quanto às diferenças entre os cursos, basta acederes aos sites de ambas as faculdades e fazeres uma pesquisa sobre as cadeiras que vais ter e quantas são por semestre. Não conheço o programa do IST, mas na FCT o programa contém muitas cadeiras de matemática e física ao longo do curso, e são (na minha opinião) bastante práticas e não exaustivamente teóricas.
Quanto à troca de faculdade, neste momento com mestrado integrado não sei como iria funcionar. No entanto, se deixarem de haver estes Mestrados Integrados, penso que poderias fazer a mudança.

Mensagem fundida automaticamente:

Bom dia. Estou em engenharia Biomédica (FCT-UNL).
A base do curso é sempre equipamentos médicos, sistemas eletrónicos etc ligados à saúde. Existem outros cursos que provavelmente seriam mais técnicos e especificos para o que estás a pensar.
No entanto, existe sempre a possibilidade de te especializares dentro do próprio curso, fazendo cadeiras "extras" ligadas à biologia e gestão hospital, que algumas faculdades facilitam (como é o caso da FCT).
Mensagem fundida automaticamente:

Se quiseres mesmo entrar no IST, podes tentar em todas as fases, mas penso que o curso é bastante bom na FCT.

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Se quiseres mesmo entrar no IST, podes tentar em todas as fases, mas penso que o curso é bastante bom na FCT.
Olá e obrigado pela resposta.

O meu principal fator causador deste dilema é a transição para o mercado de trabalho. Já falei com alguns alunos do técnico fora do uniarea e o que disseram deixou-me um pouco preocupado. Por outro lado, também falei com outros que me disseram que não haveria grande diferença entre sair para o mercado de trabalho com o curso da FCT ou do IST e notei, também, que se queixavam bastante da estrutura do curso no IST. Qual a tua opinião acerca disto ?

Avançando, gostava de te perguntar algumas coisas acerca a FCT, no geral. Participaste nas praxes? Se sim, o que tens a dizer sobre elas?

Por fim, como é o ambiente do curso?

BeatrizOS

Membro
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT UNL
Olá e obrigado pela resposta.

O meu principal fator causador deste dilema é a transição para o mercado de trabalho. Já falei com alguns alunos do técnico fora do uniarea e o que disseram deixou-me um pouco preocupado. Por outro lado, também falei com outros que me disseram que não haveria grande diferença entre sair para o mercado de trabalho com o curso da FCT ou do IST e notei, também, que se queixavam bastante da estrutura do curso no IST. Qual a tua opinião acerca disto ?

Avançando, gostava de te perguntar algumas coisas acerca a FCT, no geral. Participaste nas praxes? Se sim, o que tens a dizer sobre elas?

Por fim, como é o ambiente do curso?
O mercado de trabalho vai ser semelhante para ambas as faculdades se apenas procurares fazer o curso. Aquilo que te vai ajudar a ter melhores oportunidades quando saires estará relacionado com aquilo que fazes para além do curso também (estágios, núcleos, etc). Nesse aspeto, a FCT destacou-se (para mim) pela oferta de atividades e palestras que organiza. Do IST infelizmente não tenho ideia de como te possa ajudar.

Participei na praxe no curso em que fiquei colocada na 1fase, e não nas praxes de Biomédica (em que entrei na 2fase). No geral, todas as praxes na FCT são boas, e cada CoPe tenta transmitir ótimos valores e ensinamentos na mesma. A maior parte dos alunos participa nas praxes por essa razão. Mesmo quem não participa, o ambiente entre todos os cursos é fantástico e sinto que somos todos muito bem acolhidos.

Telmo Lima

Membro Caloiro
Matrícula
14 Setembro 2019
Olá!!
Se eu não conseguir entrar no curso que eu pretendo, tenho de ter um plano B
Assim eu pensei , engenharia biomédica ! Mas o que realmente faz um engenheiro biomédico ??
Eu li que fazem próteses, que “arranjam “ e criam máquinas que nos ajudam a nível de saúde, está certo ?
E a nível de emprego ??

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Olá!!
Se eu não conseguir entrar no curso que eu pretendo, tenho de ter um plano B
Assim eu pensei , engenharia biomédica ! Mas o que realmente faz um engenheiro biomédico ??
Eu li que fazem próteses, que “arranjam “ e criam máquinas que nos ajudam a nível de saúde, está certo ?
E a nível de emprego ??
Que curso pretendes? A engenharia biomédica tem várias áreas e dizer que os engenheiros biomédicos "arranjam máquinas de saúde" é o mesmo que dizer que os engenheiros mecânicos consertam carros- é redutor. Aqui tens algumas das áreas da E. Biomédica :as próteses associadas à robótica que referiste, a engenharia dos tecidos e células e a imagem médica e sinais, etc. Pesquisa um pouco sobre estas e vê o que achas. Os cursos de biomédica são muito completos, o que pode resultar numa menor especialização em determinada área ; acabando por ser tanto positivo ou negativo. No entanto, o mestrado e um possível doutoramento resolvem este problema. O esqueleto do curso são, cadeiras de física, matemática e alguma programação. Existem apenas algumas cadeiras de biologia ao longo do curso.

Quanto à empregabilidade: é um curso com futuro e procurado; as médias de acesso provam-no. No panorama nacional terás sempre o "ceiling" das tuas oportunidades mais baixo comparativamente ao estrangeiro, como é de resto quase caso geral. A empregabilidade dependerá de um enorme e intrincado conjunto de fatores : estágios, formações em que participes, a tua capacidade de fazer networking, etc.

Espero que tenha sido útil. Não hesites em fazer mais perguntas.

Última edição: