Engenharia Biomédica

Olá. Acham que engenharia biomédica no minho será uma boa opção? Já ouvi falar bem da Uminho nesta área mas fui ver as estatísticas e o curso tem 5% de desemprego, valor relativamente mais alto do que noutras faculdades. Agradeço desde já a ajuda.

Olá a todos fiz uma tabela com os planos de estudo da UMinho, UA, IST e Coimbra até ao 3ºano, para me ajudar a decidir. Tentei dividir as disciplinas por cores (tem o significado de cada uma no fim da tabela) mas como é muito complicado não está 100% preciso (algumas disciplinas têm duas cores). A tabela está dividida por semestres e anos e atenção que em algumas universidades as cadeiras não contam todas o mesmo. Espero que vos ajude!

Attachments

• Like
Reactions: ines_cduarte
Olá a todos fiz uma tabela com os planos de estudo da UMinho, UA, IST e Coimbra até ao 3ºano, para me ajudar a decidir. Tentei dividir as disciplinas por cores (tem o significado de cada uma no fim da tabela) mas como é muito complicado não está 100% preciso (algumas disciplinas têm duas cores). A tabela está dividida por semestres e anos e atenção que em algumas universidades as cadeiras não contam todas o mesmo. Espero que vos ajude!
Obrigada pela partilha :)

• Fabulous
Reactions: Rita F. Matos
Olá. Acham que engenharia biomédica no minho será uma boa opção? Já ouvi falar bem da Uminho nesta área mas fui ver as estatísticas e o curso tem 5% de desemprego, valor relativamente mais alto do que noutras faculdades. Agradeço desde já a ajuda.
A percentagem de empregabilidade não é sinónimo de percentagem de pessoas que estão a trabalhar na área. Assim, da mesma forma que existem cursos com 0% de desemprego e possuem uma parte significativa dos seus alunos a trabalhar fora da área, também existem alunos que preferem esperar por encontrar um emprego que seja mais do seu agrado na sua área profissional (daí possivelmente os 5% de desemprego).
Engenharia Biomédica é um curso bastante reputado na UMinho, reforçado pela proximidade do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), um dos poucos existentes no mundo, que exige um trabalho interdisciplinar de investigação.

A percentagem de empregabilidade não é sinónimo de percentagem de pessoas que estão a trabalhar na área. Assim, da mesma forma que existem cursos com 0% de desemprego e possuem uma parte significativa dos seus alunos a trabalhar fora da área, também existem alunos que preferem esperar por encontrar um emprego que seja mais do seu agrado na sua área profissional (daí possivelmente os 5% de desemprego).
Engenharia Biomédica é um curso bastante reputado na UMinho, reforçado pela proximidade do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), um dos poucos existentes no mundo, que exige um trabalho interdisciplinar de investigação.
Pois é verdade, o valor de desemprego não é uma coisa assim tão linear. Obrigada :)

Olá, Marco. Por estas partes biomédicas?

• Haha
Reactions: Marco Esperança
Boas! Estou a pensar em fazer mestrado em Engenharia Biomédica, mas continuo indecisa entre entrar na UMinho (MI) ou fazer licenciatura no ISEP seguida de mestrado na FEUP. Sendo que já procurei toda a informação sobre os dois cursos e ambos têm os seus prós e contras. Qual é que acham que pode ser mais vantajoso?

Bom Dia, estou na licenciatura em Engenharia Biomédica do IST, e oiço muito falar que o curso mesmo no mestrado é muito geral e não aprofunda conceitos de forma suficiente para depois o recém-mestre desempenhar a sua função num emprego da sua área. O que me ouvi é que seria mais favorável fazer o mestrado numa engenharia mais tradicional, tipo EEC. Eu gostava de aprofundar a parte nanotecnológica do curso por isso estou indeciso entre manter-me no curso e ir para o mestrado de Bioengenharia e Nano sistemas. Gostava de opiniões de alunos que acabaram ou estão no mestrado, de forma a perceber se se arrependem ou não?

Bom dia, as provas de ingresso irão sempre ser FQ e Mat A? Não se está a pensar incluir BG como prova de ingresso tal como em bioengenharia?

Bom Dia, estou na licenciatura em Engenharia Biomédica do IST, e oiço muito falar que o curso mesmo no mestrado é muito geral e não aprofunda conceitos de forma suficiente para depois o recém-mestre desempenhar a sua função num emprego da sua área. O que me ouvi é que seria mais favorável fazer o mestrado numa engenharia mais tradicional, tipo EEC. Eu gostava de aprofundar a parte nanotecnológica do curso por isso estou indeciso entre manter-me no curso e ir para o mestrado de Bioengenharia e Nano sistemas. Gostava de opiniões de alunos que acabaram ou estão no mestrado, de forma a perceber se se arrependem ou não?
Não conheço ninguém (ativ@) no fórum que esteja nessa situação. Talvez seja boa ideia tentares contactar alguém através da mailing list de Biomédica, NEBM, através da Alumni Network ou até mesmo do LinkedIn.

Bom dia, as provas de ingresso irão sempre ser FQ e Mat A? Não se está a pensar incluir BG como prova de ingresso tal como em bioengenharia?
Acho que não há indicações até agora de que isso vá acontecer.

Olá! Eu estava a pensar ir para Engenharia Biomédica no próximo ano, no entanto, hoje numa conversa com o meu explicador de Física ele disse que engenharia biomédica é um curso muito bom, sim, mas que normalmente só os homens é que arranjam emprego pois têm de viajar muito e as mulheres têm a "desvantagem" de poderem ficar grávidas e, por isso, é mais complicado arranjarem emprego.
Gostaria de saber a opinião de alguém, porque pensando já no futuro, eu quero construir família e se for como o meu professor diz, se calhar é melhor optar por outra engenharia.

Talvez mecânica.. não sei

Olá! Eu estava a pensar ir para Engenharia Biomédica no próximo ano, no entanto, hoje numa conversa com o meu explicador de Física ele disse que engenharia biomédica é um curso muito bom, sim, mas que normalmente só os homens é que arranjam emprego pois têm de viajar muito e as mulheres têm a "desvantagem" de poderem ficar grávidas e, por isso, é mais complicado arranjarem emprego.
Gostaria de saber a opinião de alguém, porque pensando já no futuro, eu quero construir família e se for como o meu professor diz, se calhar é melhor optar por outra engenharia.

A visão que o teu explicador apresentou foi meramente sexista e não corresponde (ou pelo menos não deve corresponder) à realidade. Escolhe aquilo que gostas, independentemente do teu género e condição social.

🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️ O teu explicador não disse nada de jeito...

Na verdade, Eng. Biomédica é dos cursos de engenharia (no Técnico) com mais raparigas a par com Química e Biológica. A ideia de "só os homens é que arranjam emprego" é sinceramente arcaica e não tem lugar nos dias de hoje. Para além disto, em que contexto é que Eng. Biomédicos têm de viajar muito mais do que outras engenharias? Não consigo perceber porque é que todos os Eng. Biomédicos precisam de andar de um lado para o outro constantemente...

Pronto, dito isto, não, não é verdade que Eng. Biomédicos têm de andar a viajar muito. Certamente há trabalhos que têm oportunidades de viagem mas isto é aplicado a qualquer engenharia e não só a biomédica. Há imensas especializações diferentes e carreiras profissionais possíveis com biomédica (uma delas investigação...) que não exigem viagens.

Para além disto tudo, tenho quase a certeza que é ilegal não contratar alguém porque é uma mulher e há leis para isso. Se fosse o caso de não te contratarem por poderes ficar grávida, também não te contratavam para mais lado nenhum mesmo sem viajares... quer dizer, porquê ter uma grávida se podemos ter um homem? ... Isso não faz sentido absolutamente nenhum...

Boa noite
Estou no 1° ano de Engenharia Biomédica na Uminho.
Precisava de falar com alguém que também esteja neste curso, do 2° ou 3° ano.
É importante!
Olá Mariana,
Estou no 12 ano e pretendo seguir o curso de Eng.Biomédica também na UM, contudo, não sei muito bem o que é que realmente o curso aborda, ou se é muito generalizado e pouco específico. Podes me falar do que é que abordaste no teu 1 ano e se estás satisfeita com o curso e a universidade se faz favor?
Post automatically merged:

Boas! Estou a pensar em fazer mestrado em Engenharia Biomédica, mas continuo indecisa entre entrar na UMinho (MI) ou fazer licenciatura no ISEP seguida de mestrado na FEUP. Sendo que já procurei toda a informação sobre os dois cursos e ambos têm os seus prós e contras. Qual é que acham que pode ser mais vantajoso?
Boas, também estou indeciso entre estes 2 percursos, podes me esclarecer os prós e contras de cada um?

Última edição:
olá! Alguém que esteja em Eng. Biomédica, ou que saiba acerca deste curso que me possa responder a algumas/todas estas perguntas?
1)Porque é que escolheste este curso?
2)Qual é que achas que é o perfil de um futuro aluno do curso? Pra que tipo de pessoa este curso se destina? Quais devem ser os gostos e qualidades de um aluno deste curso?
3)O que te cativa mais no curso?
4)Saídas profissionais? Como vai ser o meu dia a dia? Quais vão ser as minhas atividades?
5)O que achas das disciplinas do curso? quais são essas disciplinas? O que é que estudam em concreto?
6)Que tipos de atividades realizam nas aulas?
7)O que gostaste mais de aprender até ao momento?
8) houve alguma coisa que te surpreendeu no curso?
9)O que achas do curso em geral? Estás a gostar?
10)como é o curso a nível de horários, carga de trabalhos, exames?

MUITO OBRIGADAA
God bless u :)))))))))

• Like
Reactions: some thing
Olá a todos. Estou a terminar o 12º ano em ciências e tecnologias e estou a contar terminar com uma média de 17,6 ou algo do género. O meu principal objetivo seria Engenharia Biomédica mas também não sei quando as médias vão subir, se tanto como no ano passado ou se se vão manter. Também estive a ver Bioengenharia na FEUP mas na DGES não havia dados e não encontrei nada sobre candidaturas anteriores.
Penso que já deu para perceber o tipo de área que procuro. Se alguém me puder dar alguma ideia agradecia!

Olá!

Este ano os mestrados integrados, ou pelo menos alguns deles, deixarão de existir, pelo que o curso de Bioengenharia passará a ser apenas licenciatura e não mestrado integrado.
Desse modo, não aparecem as médias dos anteriores colocados, pois no fundo o curso mudou, deixando de ser um mestrado integrado e passando a ser uma licenciatura.
Todavia, consegues aceder à média do último colocado o ano passado aqui , basta carregares na opção de excel e terás uma folha com as médias dos ultimos colocados de cada curso, basta procurares bioengenharia na lista :)

• Fabulous
Reactions: RodrigoSá
Olá!

Este ano os mestrados integrados, ou pelo menos alguns deles, deixarão de existir, pelo que o curso de Bioengenharia passará a ser apenas licenciatura e não mestrado integrado.
Desse modo, não aparecem as médias dos anteriores colocados, pois no fundo o curso mudou, deixando de ser um mestrado integrado e passando a ser uma licenciatura.
Todavia, consegues aceder à média do último colocado o ano passado aqui , basta carregares na opção de excel e terás uma folha com as médias dos ultimos colocados de cada curso, basta procurares bioengenharia na lista :)
Obrigado pela ajuda, mesmo!

• Fabulous
Reactions: pancakes
Olá! Eu gostava de seguir engenharia biomédica e como os exames necessários são apenas matemática A e física e quimica consigo entrar... o problema é que no secundário não tive biologia e geologia. acham que isso me pode prejudicar e que não vou conseguir seguir este curso?