Engenharia Biomédica

Balela

Membro
Matrícula
9 Março 2021
olá, eu não estou nesse curso, mas isso não é um impedimento! Pode haver cadeiras que sejam um pouco mais faceis pra quem teve biologia, mas quase nada! Depende de universidade para universidade, mas acho que não é mesmo impedimento

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá! Eu gostava de seguir engenharia biomédica e como os exames necessários são apenas matemática A e física e quimica consigo entrar... o problema é que no secundário não tive biologia e geologia. acham que isso me pode prejudicar e que não vou conseguir seguir este curso?
Podes ter um bocadinho de maior dificuldade ao início, principalmente nas cadeiras relacionadas com biologia celular e molecular, mas acho que se te dedicares um bocadinho no 1º semestre a dar uma vista de olhos na matéria de biologia (principalmente naquilo que toca a biologia humana, celular e molecular) não vais ter problemas nenhuns. O mais provável é teres uma cadeira no curso em que vais estudar estes tópicos de qualquer forma.

Boa sorte :)

Bruna_2003

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2021
Olá, estou no 12.º ano em ciências e tecnologias e sempre gostei muito de matemática, física e química e também biologia. Apesar de ter algumas dúvidas, penso que engenharia biomédica é o curso ideal para mim. No entanto, estou um pouco indecisa em relação a que universidade me devo candidatar (Universidade de Aveiro, Minho ou ISEP), pois os planos curriculares variam bastante. Será que alguém me pode esclarecer sobre as diferenças entre o curso nestas universidades?
Obrigada

Rita F. Matos

Membro
Matrícula
28 Outubro 2019
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá, estou no 12.º ano em ciências e tecnologias e sempre gostei muito de matemática, física e química e também biologia. Apesar de ter algumas dúvidas, penso que engenharia biomédica é o curso ideal para mim. No entanto, estou um pouco indecisa em relação a que universidade me devo candidatar (Universidade de Aveiro, Minho ou ISEP), pois os planos curriculares variam bastante. Será que alguém me pode esclarecer sobre as diferenças entre o curso nestas universidades?
Obrigada
Olá! Estou no 1ºano em Aveiro e não sei se te consigo esclarecer bem mas a minha dica é veres bem o plano curricular, e com isto quero dizer ver a síntese do que vais dar em cada cadeira e não apenas o nome porque muitas vezes o nome da cadeira dá uma ideia errada (e tem em atenção se estás a ver a licenciatura e não o mestrado integrado porque os planos curriculares mudaram! ).Posso dizer-te que em Aveiro como apesar de pertencermos a 3 departamentos a nossa sede é o departamento de Física, temos bastante física no curso, e apesar de gostar mais de outras ciências do que física estou a adorar! (e em Aveiro se colocares em 1ª opção e tiveres mais de 17,5 de média tens as propinas do 1ºano pagas :)). Podes tentar também mandar mensagem aos diferentes núcleos de estudantes, tenho a certeza que vão esclarecer todas as tuas dúvidas! Também podes ver a secção faq da Associação nacional de estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e também estão disponíveis para qualquer dúvida (e se sempre fores para biomédica segue a aneeb que vale a pena!). E também estou disponível para responder a qualquer dúvida :)

Núcleo de Estudantes de Engenharia Física (representa também biomédica) (UA)- Login • Instagram

Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica (UM)- Login • Instagram

Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica (ISEP) - Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica - ISEP

ANEEB- FAQs – Ensino Secundário – ANEEB – Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica

Bruna_2003

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2021
Olá! Estou no 1ºano em Aveiro e não sei se te consigo esclarecer bem mas a minha dica é veres bem o plano curricular, e com isto quero dizer ver a síntese do que vais dar em cada cadeira e não apenas o nome porque muitas vezes o nome da cadeira dá uma ideia errada (e tem em atenção se estás a ver a licenciatura e não o mestrado integrado porque os planos curriculares mudaram! ).Posso dizer-te que em Aveiro como apesar de pertencermos a 3 departamentos a nossa sede é o departamento de Física, temos bastante física no curso, e apesar de gostar mais de outras ciências do que física estou a adorar! (e em Aveiro se colocares em 1ª opção e tiveres mais de 17,5 de média tens as propinas do 1ºano pagas :)). Podes tentar também mandar mensagem aos diferentes núcleos de estudantes, tenho a certeza que vão esclarecer todas as tuas dúvidas! Também podes ver a secção faq da Associação nacional de estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB) e também estão disponíveis para qualquer dúvida (e se sempre fores para biomédica segue a aneeb que vale a pena!). E também estou disponível para responder a qualquer dúvida :)

Núcleo de Estudantes de Engenharia Física (representa também biomédica) (UA)- Login • Instagram

Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica (UM)- Login • Instagram

Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica (ISEP) - Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica - ISEP

ANEEB- FAQs – Ensino Secundário – ANEEB – Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica
Olá! Muito obrigada pela tua ajuda! Vou aproveitar as tuas dicas para me esclarecer melhor e para quando chegar a altura de escolher já estar mais bem informada. Estou mais inclinada para a Universidade de Aveiro mas ainda não tenho a certeza.
Obrigada :)

• Love
Reactions: Rita F. Matos

ANEEB

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2021
Olá! Eu gostava de seguir engenharia biomédica e como os exames necessários são apenas matemática A e física e quimica consigo entrar... o problema é que no secundário não tive biologia e geologia. acham que isso me pode prejudicar e que não vou conseguir seguir este curso?
Olá, Patrícia! 😊

O facto de não teres dito a disciplina de Biologia e Geologia não é de todo preocupante, caso estejas a ponderar candidatar-te a Engenharia Biomédica.

Apesar dos cursos de Engenharia Biomédica poderem diferir de universidade para universidade, no âmbito geral, a formação dada é semelhante. Claro que, dependendo da universidade, o curso de Engenharia Biomédica, em licenciatura, poderá ser mais orientado para a eletrónica ou para a programação, para as físicas ou para as químicas. Tendo isto em conta, sugeria pesquisares os diferentes planos curriculares nos sites de cada uma das universidades, e veres qual se adequa mais aos teus interesses. Todavia, acho que ter Biologia e Geologia não é de todo essencial!

No meu caso, eu sou aluna de 4º ano de Engenharia Biomédica, na Universidade de Aveiro, e apesar de ter tido Biologia e Geologia no secundário, raras foram as vezes em que empreguei conhecimentos adquiridos nesta disciplina. De facto, ao longo do curso tive algumas cadeiras mais ligadas à saúde e à biologia, tal como Anatomia e Fisiologia, ou Células e Tecidos; todavia, ainda que nestas cadeiras por vezes fossem abordados conteúdos lecionados na disciplina de Biologia, uma pessoa que não tivesse tido esta disciplina, facilmente acompanharia a matéria (até porque muitas das pessoas já nem se lembravam do que tinham aprendido em Biologia, e foi como se nos tivessem a falar de certos conteúdos pela primeira vez 😅).
Assim, e tal como já deves ter entendido, o meu curso, em Aveiro, não é tao dirigido para a área da Biologia, mas sim para a Física e Matemática. O mesmo acontece com a FCT NOVA e com a FCUL, por exemplo. Assim sendo, visto que tiveste as disciplinas de Matemática e Física e Química, penso que te adaptarias facilmente ao curso!

Espero que te tenha ajudado! Boa sorte!

catarina_santooos

Membro Caloiro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Bom dia,
estou em engenharia de materiais e sei que é um curso bastante versátil e que me garante certamente um bom futuro profissional, no entanto sempre tive interesse em engenharia biomédica e estou seriamente a pensar em tentar mudar de curso internamente.
Tenho pouco tempo para me decidir e gostava de ouvir opiniões sobre o curso e principalmente saber como está o mercado de trabalho nesta área.
Estou mesmo indecisa, não sei se hei de continuar em materiais e tirar um mestrado que vá de encontro ás temáticas da biomédica ou se devo candidatar-me ao curso e tirar algo mais especializado.

Idealism

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde! Antes de mais, peço desculpa se estiver a escrever no sítio errado, é a primeira vez que escrevo no fórum da Uniarea 😅
Bem, pretendo candidatar-me no próximo ano letivo no curso de Engenharia Biomédica ( ainda não tenho a certeza da universidade) e tenho uma dúvida acerca das médias que surgem no site da DGES referentes ao último ano: quando pesquiso o curso "Engenharia Biomédica" surgem dois cursos ( um com mestrado integrado, outro não), apresentando uma grande diferença de classificações finais. Essa grande discrepância centra-se unicamente no facto de existir mestrado integrado? É que, pelo percebi, a partir do próximo ano letivo deixa de existir mestrados integrados nas engenharias, daí a minha dúvida.
Já agora, gostaria também de ter a opinião/ajuda de algum estudante de Engenharia Biomédica para relatar a sua experiência no curso e também para clarificar algumas ideias que tenho.
Muito obrigada pela atenção e boa semana! 🤗

• Like
Reactions: Meli furtado

Balela

Membro
Matrícula
9 Março 2021
Olá| Gostava de saber qual é a universidade em que o curso de engenharia biomédica tem mais cadeiras voltadas para medicina/anatomia... e não tanto para mecânica e eletronica! Sei que terei sempre componentes bastante relacionadas com a engenharia e isso não me incomoda, mas sei também que o plano de estudos varia bastastante de universidade pra universidade e gostava de ir para um sitio em que as disciplinas estão mais voltadas para a saude! Sei q tenho de ver bem os planos de estudos de cada universidade, mas muitas das disciplinas não sei o que são, daí a minha questão! Alguém me pode indicar a universidade mais adquada pra mim neste caso?
Muito Obrigada mesmo, God bless u eheh :)

Alice Correia

Membro
Matrícula
4 Agosto 2018
Curso
Eng Biomédica
Instituição
IST
Olá| Gostava de saber qual é a universidade em que o curso de engenharia biomédica tem mais cadeiras voltadas para medicina/anatomia... e não tanto para mecânica e eletronica! Sei que terei sempre componentes bastante relacionadas com a engenharia e isso não me incomoda, mas sei também que o plano de estudos varia bastastante de universidade pra universidade e gostava de ir para um sitio em que as disciplinas estão mais voltadas para a saude! Sei q tenho de ver bem os planos de estudos de cada universidade, mas muitas das disciplinas não sei o que são, daí a minha questão! Alguém me pode indicar a universidade mais adquada pra mim neste caso?
Muito Obrigada mesmo, God bless u eheh :)
Olá!!
Só consigo falar melhor do curso no IST, mas espero ajudar :)
Nós temos (mais ou menos) uma cadeira lecionada pela faculdade de medicina (da universidade de Lisboa) por semestre, sendo as aulas/professores/testes de lá. Dependendo do semestre, temos ainda algumas cadeiras de biologia mas no técnico. Com a mudança de currículo acho que esta componente aumentou bastante, se quiseres ajuda a perceber o nome de alguma cadeira, posso tentar ajudar eheheheh
Boa sorte!!

Matrícula
27 Fevereiro 2019
olá! Alguém que esteja em Eng. Biomédica, ou que saiba acerca deste curso que me possa responder a algumas/todas estas perguntas?
1)Porque é que escolheste este curso?
2)Qual é que achas que é o perfil de um futuro aluno do curso? Pra que tipo de pessoa este curso se destina? Quais devem ser os gostos e qualidades de um aluno deste curso?
3)O que te cativa mais no curso?
4)Saídas profissionais? Como vai ser o meu dia a dia? Quais vão ser as minhas atividades?
5)O que achas das disciplinas do curso? quais são essas disciplinas? O que é que estudam em concreto?
6)Que tipos de atividades realizam nas aulas?
7)O que gostaste mais de aprender até ao momento?
8) houve alguma coisa que te surpreendeu no curso?
9)O que achas do curso em geral? Estás a gostar?
10)como é o curso a nível de horários, carga de trabalhos, exames?

MUITO OBRIGADAA
God bless u :)))))))))
Up

Karlota

Membro
Matrícula
20 Maio 2020
Boas!
Será que me podem explicar um pouco mais à cerca do curso de engenharia biomédica, bem como as oportunidades de emprego e o valor monetário associado?