Engenharia Biomédica

Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Engenharia Biomédica e Biofísica
Instituição
Faculdade de Ciências da UL
Olá Boa tarde. Gostaria que me esclarecessem uma duvida: Qual a diferença entre Engenharia Biomédica e o curso Engenharia Biomédica e Biofísica? tipo a nivel de curso e empregabilidade... Estou indecisa :/
Olá @ihcristina! Pelo que me foi dito por uma pessoa da FCUL, não há nenhuma diferença. O nome de "biomédica e Biofísica" vem de uma tradição da faculdade no que toca à física e penso que também pelo facto de o curso pertencer ao departamento de física. No entanto, a nível de curso e de empregabilidade é exatamente o mesmo! :)

seila

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2015
Olá, eu gostava de ir para Engenharia Biomédica mas numa universidade com uma menor componente tecnologica e maior em medicina. Qual será a melhor universidade, a de Coimbra, Minho, Nova? Desde já obrigada!

Luís Torres

Membro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá, Boa Tarde!
Este ano estou a candidatar-me em primeira opção a Engenharia Biomédica na Universidade de Coimbra e gostava de saber, se possível, algumas informações acerca deste curso não só ao nível da matéria/plano de estudos mas também relativamente ao ambiente e aos estudantes de Coimbra que o frequentam.

Gostaria muito se alguém que frequente o curso em Coimbra ou o conheça de perto me conseguisse esclarecer estas dúvidas.

Muito Obrigado ;)

Alice

Membro
Matrícula
17 Agosto 2015
Olá! Eu sou aluna de Engenharia Biomédica no IST. Sinceramente não consigo compreender como é que de fora julgam saber como é o ambiente cá dentro. O ambiente é excelente, eu adoro os meus colegas e damos-nos, no geral, todos muito bem. Naturalmente, haverá um ou outra pessoa mais ou menos competitiva como, acredito, encontrarás em qualquer sítio. O curso é exigente, dá trabalho como qualquer curso no IST não posso mentir.

Alguma dúvida que persista sugiro a ti e aos restantes que contactem o NEBM (Núcleo de Engenharia Biomédica) temos uma página no Facebook: NEBM-IST - Núcleo de Eng. Biomédica do IST

Boa sorte!
Olá, alg expectativa relativa à nota mínima p eng biomedica IST sff?
Feedback sobre o curso seria bem vindo:blush:.
Obrigada

paulo2015

Membro
Matrícula
19 Julho 2015
alguem sabes sites atualizados prai de 2014 referentes a empregabilidade de engenharia biomedica e à sua remuneração mensal?

MarianaJ

Membro
Matrícula
26 Maio 2015
Olá, Boa Tarde!
Este ano estou a candidatar-me em primeira opção a Engenharia Biomédica na Universidade de Coimbra e gostava de saber, se possível, algumas informações acerca deste curso não só ao nível da matéria/plano de estudos mas também relativamente ao ambiente e aos estudantes de Coimbra que o frequentam.

Gostaria muito se alguém que frequente o curso em Coimbra ou o conheça de perto me conseguisse esclarecer estas dúvidas.

Muito Obrigado ;)
Olá, Luís!
Deixa-me dizer-te que, se Biomédica é o curso que queres, não podias ficar melhor que em Coimbra! Sou suspeita, mas acho mesmo que vais estar em boas mãos. Eu fiz lá o meu primeiro ano mas, infelizmente, nunca foi o curso com que sonhei (eu sempre quis Medicina, não entrei) e, por esse motivo, candidatei-me novamente este ano; digo infelizmente porque tive uma experiência tão fantástica que dava tudo para ter gostado mais da área e nem sequer ponderar mudar, mas isso não aconteceu.
Bem, quanto às tuas questões, vou focar-me primeiro nas cadeiras e afins: no primeiro ano tens um excelente equilíbrio entre as cadeiras relacionadas com a biologia (Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, no primeiro semestre, e Anatomia e Histologia no segundo) e as cadeiras de matemática e física; no primeiro ano também tens uma cadeira de química e uma de programação. Não sei por qual destas áreas te interessas mais, mas ao longo do curso isto vai variando. Vais ter alguns professores que são muito conceituados a nível de investigação, o que é óptimo. Se tiveres dúvidas mais específicas relativas a alguma cadeira em particular, diz, vou fazer o meu melhor!
Quanto ao ambiente, prometo-te que vais ser muito, muito bem recebido! Há um espírito de entreajuda que me surpreendeu imenso e que é incutido desde o início pelos estudantes mais velhos, com partilha de resumos, apontamentos e sebentas, grande parte dos alunos a estudar em grupo, no departamento. Depois, vais receber opiniões diferentes, dependendo das pessoas a quem perguntas, mas é, sem dúvida, um dos cursos que mais se diverte. A Universidade de Coimbra é, por si só, uma Universidade onde se vive muito a tradição e o espírito boémio, mas em Biomédica há um ambiente ainda mais descontraído e divertido (vais ter muitas, mesmo muitas, histórias boas para contar). Se me permites o conselho, não deixes de ir à praxe - vais ter Doutores fantásticos que estão lá para te receber da melhor forma, vais conhecer pessoas excelentes com quem, de certeza, te vais identificar imenso, mesmo que à primeira vista tenham pouco em comum. E por fim, tens as melhores semanas académicas do país, que são ÉPICAS.
Dá para perceber o quanto em adorei lá estar, não dá? Digo-te que este verão tem sido uma tortura para mim porque sei que não vou lá estar em Setembro, a receber os caloirinhos.

Luís Torres

Membro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá, Luís!
Deixa-me dizer-te que, se Biomédica é o curso que queres, não podias ficar melhor que em Coimbra! Sou suspeita, mas acho mesmo que vais estar em boas mãos. Eu fiz lá o meu primeiro ano mas, infelizmente, nunca foi o curso com que sonhei (eu sempre quis Medicina, não entrei) e, por esse motivo, candidatei-me novamente este ano; digo infelizmente porque tive uma experiência tão fantástica que dava tudo para ter gostado mais da área e nem sequer ponderar mudar, mas isso não aconteceu.
Bem, quanto às tuas questões, vou focar-me primeiro nas cadeiras e afins: no primeiro ano tens um excelente equilíbrio entre as cadeiras relacionadas com a biologia (Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, no primeiro semestre, e Anatomia e Histologia no segundo) e as cadeiras de matemática e física; no primeiro ano também tens uma cadeira de química e uma de programação. Não sei por qual destas áreas te interessas mais, mas ao longo do curso isto vai variando. Vais ter alguns professores que são muito conceituados a nível de investigação, o que é óptimo. Se tiveres dúvidas mais específicas relativas a alguma cadeira em particular, diz, vou fazer o meu melhor!
Quanto ao ambiente, prometo-te que vais ser muito, muito bem recebido! Há um espírito de entreajuda que me surpreendeu imenso e que é incutido desde o início pelos estudantes mais velhos, com partilha de resumos, apontamentos e sebentas, grande parte dos alunos a estudar em grupo, no departamento. Depois, vais receber opiniões diferentes, dependendo das pessoas a quem perguntas, mas é, sem dúvida, um dos cursos que mais se diverte. A Universidade de Coimbra é, por si só, uma Universidade onde se vive muito a tradição e o espírito boémio, mas em Biomédica há um ambiente ainda mais descontraído e divertido (vais ter muitas, mesmo muitas, histórias boas para contar). Se me permites o conselho, não deixes de ir à praxe - vais ter Doutores fantásticos que estão lá para te receber da melhor forma, vais conhecer pessoas excelentes com quem, de certeza, te vais identificar imenso, mesmo que à primeira vista tenham pouco em comum. E por fim, tens as melhores semanas académicas do país, que são ÉPICAS.
Dá para perceber o quanto em adorei lá estar, não dá? Digo-te que este verão tem sido uma tortura para mim porque sei que não vou lá estar em Setembro, a receber os caloirinhos.
Muito, muito obrigado pelo teu testemunho Mariana agora estou ainda mais ansioso por entrar (e com algum receio de não conseguir se as médias subirem muito :P). Sim, eu escolhi este curso por ser o equilíbrio entre a engenharia e a medicina, (visto que as duas áreas me fascinam), mas gostava de saber mais acerca das cadeiras de matemática (analise matemática) e física - (Gostava de saber mais sobre como é o ambiente das aulas, acerca da dificuldade destas duas cadeiras e acerca da forma como são ensinadas pelos professores (por exemplo, a matéria do secundário importante para estas duas cadeiras como o estudo geral e especifico das funções, as derivadas, e outros conteúdos são revistos? e uma abordagem acerca da simbologia matemática e a sua aplicação na física são ensinados no sentido de melhor entendermos a linguagem tratada na aula ?)

Outra questão diferente que se distancia do tema deste tópico (mas que para mim é de extrema importância e tema sobre o qual não posso deixar de questionar) é relativamente ás residências universitárias (qual o ambiente das residências? como funciona o dia-a-dia numa residencia universitaria mais especificamente as situadas em coimbra?)

Gostava ainda de saber mais acerca das atividades extra-curso mais particularmente as desportivas e de como entrar e participar em algumas delas.

Desculpa a chuva de dúvidas mas gostava de saber o mais possivel acerca da universidade visto ser para Coimbra que estão direccionadas todas as minhas opções de candidatura :D

paulo2015

Membro
Matrícula
19 Julho 2015
tirar curso de engenharia biomedica na utad e fazer o mestrado na FEUP vai-me reduzir mais as oportunidades de emprego do que se eu tirasse o mesmo curso no IST ou numa universidade de engenharia biomedica com mestrado integrado?

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
tirar curso de engenharia biomedica na utad e fazer o mestrado na FEUP vai-me reduzir mais as oportunidades de emprego do que se eu tirasse o mesmo curso no IST ou numa universidade de engenharia biomedica com mestrado integrado?
Uma vez disseram-me assim: "A marca FEUP é importante", mas não sei até que ponto isso é verdade :P Também já ouvi dizer que há pessoas que preferem engenheiros (não biomédicos) formados em Aveiro, por isso... Acho que não importa de onde vens mas sim aquilo que podes oferecer a um futuro empregador :)

MariaCar15

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Uma vez disseram-me assim: "A marca FEUP é importante", mas não sei até que ponto isso é verdade :p Também já ouvi dizer que há pessoas que preferem engenheiros (não biomédicos) formados em Aveiro, por isso... Acho que não importa de onde vens mas sim aquilo que podes oferecer a um futuro empregador :)
Estive na FEUP e tenho a dizer que é a única faculdade de engenharia de Portugal e que tem um prestígio não só a nível nacional, como além fronteiras... Existem inúmeras empresas que vão à FEUP recrutar estudantes, mesmo antes destes terem concluído o curso... Assim, acho que a marca FEUP é muito importante no mundo da engenharia e que numa Licenciatura/Mestrado Integrado em qualquer engenharia o currículo ser da FEUP ou do IST pode fazer diferença em ter ou deixar de ter uma oportunidade de trabalho...

MariaCar15

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Apenas te iria repetir o que a @ag26 disse :)

Muito discutível :p
É óbvio que não há nada mais importante a que motivação pessoal e que o esforço que cada pessoa dedica ao seu curso e no futuro à sua profissão... Mas, infelizmente, a instituição tem muito peso quando um empregador tem de decidir entre dois candidatos... Não quer dizer que os alunos da FEUP sejam melhores que os alunos da FCT, mas existem estereótipos que estão criados e acho que devemos ter noção disso

D

Deleted member 2018

Guest
É óbvio que não há nada mais importante a que motivação pessoal e que o esforço que cada pessoa dedica ao seu curso e no futuro à sua profissão... Mas, infelizmente, a instituição tem muito peso quando um empregador tem de decidir entre dois candidatos... Não quer dizer que os alunos da FEUP sejam melhores que os alunos da FCT, mas existem estereótipos que estão criados e acho que devemos ter noção disso
Não estava a falar da FCT. Pessoalmente, se quisesse ir para uma engenharia em Lisboa ia para o IST, pela razão que o dizes. Agora não me digas que a FEUP é a única faculdade de engenharia reconhecida no país porque isso é falacioso. Vão à FEUP buscar pessoal, como vão ao IST, ao Minho. A FEUP é ótima, aliás não fosse Bioengenharia uma das minhas opções quando concorri. Por exemplo no Minho basta procurares no google pelo departamento de Engenharia Biológica e verás o impacto que têm lá fora.

MariaCar15

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
A FEUP não é a única faculdade de engenharia reconhecida no país, não foi isso que quis dizer... É sim a única faculdade de engenharia do país, porque o Técnico é um instituto (IST), e no minho é uma escola de engenharia... Na NOVA e em Coimbra são FCT, o que não implica nada, nem define nada... Mas há estereótipos, e a FEUP e o IST por serem mais antigos, têm mais tradição e têm mais reconhecimento, não quer dizer que sejam melhores, apenas têm mais nome...

D

Deleted member 2018

Guest
A FEUP não é a única faculdade de engenharia reconhecida no país, não foi isso que quis dizer... É sim a única faculdade de engenharia do país, porque o Técnico é um instituto (IST), e no minho é uma escola de engenharia... Na NOVA e em Coimbra são FCT, o que não implica nada, nem define nada... Mas há estereótipos, e a FEUP e o IST por serem mais antigos, têm mais tradição e têm mais reconhecimento, não quer dizer que sejam melhores, apenas têm mais nome...
Nesse caso pronto, estamos de acordo :P

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Estive na FEUP e tenho a dizer que é a única faculdade de engenharia de Portugal e que tem um prestígio não só a nível nacional, como além fronteiras... Existem inúmeras empresas que vão à FEUP recrutar estudantes, mesmo antes destes terem concluído o curso... Assim, acho que a marca FEUP é muito importante no mundo da engenharia e que numa Licenciatura/Mestrado Integrado em qualquer engenharia o currículo ser da FEUP ou do IST pode fazer diferença em ter ou deixar de ter uma oportunidade de trabalho...
Penso que a FEUP não é a única faculdade de Engenharia de prestígio, mas mesmo que fosse, se alguém como o @paulo2015 tirar um mestrado em Biomédica na FEUP na minha opinião fica tão "prestigiado" como um Bioengenheiro.