Engenharia Civil

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Não há ninguém aqui em civil???
Uma das minhas opções é civil na FEUP. Alguém pode dar a sua opinião relativamente às cadeiras do 1º ano?

Pedro_12

Membro
Matrícula
22 Março 2015
Alguém aqui que ande nalguma destas faculdades, e que me possa falar á cerca do curso em ambas as faculdades, as disciplinas, como é a cidade. etc.

mapf17

Membro Caloiro
Matrícula
11 Agosto 2016
Cumprimentos. Desde uns anos atrás tenho tido o desejo muito grande de trabalhar na área das construções, é uma coisa que me apaixona, a ideia de poder fazer um mundo melhor com a tua maneira de ver as coisas. Por isso estou muito interessado em estudar engenharia civil.

Mas agora estou perto de entrar na universidade e não sei qual é a melhor para engenharias, estando entre a Universidade do Minho, Aveiro, IST e FEUP.

Além disso se há estudantes ou engenheiros civis aqui, queria conhecer as suas experiências com o curso, já que não é muito procurado mas penso que tem muito para dar.

nelya

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2016
Curso
Eng. de Materiais
Instituição
IST-ULisboa
Tenho Engenharia Civil como 5ª opção para o IST-UL porque sinceramente é um curso que me agradava imenso só que devido à muito bixa empregabilidade não me estou a ver muito a ficar lá, preferia entrar nas primeiras escolhas! Mas é daquelas coisas, um aluno bom tem sempre maior sucesso e emprego (espero eu).

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Tenho Engenharia Civil como 5ª opção para o IST-UL porque sinceramente é um curso que me agradava imenso só que devido à muito bixa empregabilidade não me estou a ver muito a ficar lá, preferia entrar nas primeiras escolhas! Mas é daquelas coisas, um aluno bom tem sempre maior sucesso e emprego (espero eu).
Eng. civil não é tão mau como pintam, só que já não é a galinha de ovos de ouro que era há 10 anos atrás. Nenhum dos engenheiros civis que conheço está desempregado (simplesmente já não têm tanta segurança e remuneração como tinham). Assim que o sector piorou os media e as pessoas em geral entram logo em histeria. E mesmo assim deve estar melhor que a maioria das áreas.
Estas coisas são cíclicas. A galinha dos ovos de "ouro" neste momento são os computadores, quem sabe se não muda daqui a 10 anos.

• Like
Reactions: nelya

Alfredo Almeida

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2017
Boas pessoal, este ano vou ingressar no ensino superior e gostava que alguém me desse uma ideia geral sobre o curso de engenharia cívil.
Obrigado :)

Claudia Pweer

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2019
Olá!
Tenho de me candidatar este ano e estou a pensar em engenharia civil, mas estou com muitas dúvidas por isso eu gostava que alguém me explicasse em que é que consiste o curso? Muito obrigada!

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Consiste em engenharia mas de obras, seja de edifícios como casas ou prédios, até pontes ou estradas. No caso dos edifícios os engenheiros civis acabam por trabalhar bastante próximos dos arquitectos já que os arquitectos tratam do projecto de arquitectura e os engenheiros podem tratar dos outros projectos como estruturas ou hidráulicas. A colaboração entre os dois acaba por ser: o arquitecto assume a parte funcional e estética do projecto, e o engenheiro a parte matemática e construtiva para assegurar a concretização do projecto de arquitectura.

Isto mais sobre a profissão, sobre o curso em si eles variam de faculdade para faculdade e deverás ter cadeiras de cálculos e uma ou outra de desenho mais técnico, mas no geral tal como nenhum curso de arquitectura nos prepara para o trabalho, julgo que nenhum curso de engenharia civil te irá preparar. Só dar as bases para começar porque a aprendizagem é contínua ao longo da profissão e o local onde mais se aprende é na própria obra com as outras pessoas.

JoaquimN123

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
Eu estou a pensar em escolher engenharia civil na faculdade no proximo ano contudo gostaria de saber mais em concreto do que trata o curso e como está o cenário atual a nivel de empregabilidade em portugal
obrigado

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Eu estou a pensar em escolher engenharia civil na faculdade no proximo ano contudo gostaria de saber mais em concreto do que trata o curso e como está o cenário atual a nivel de empregabilidade em portugal
obrigado
A empregabilidade não era como há 15 anos atrás, em que os civis ganhavam 3 ou 4 mil euros facilmente, mas mesmo assim está melhor do que era há meia-dúzia de anos na crise. Eu diria que anda semelhante a todas as eng.ªs, a não ser a informática em Lisboa e Porto que ganham muito mais do que as outras, em todas as outras deve andar entre 700 a 1100€ para começar.
Muitos jovens estão a fugir de civil, mas civil deve ser uma das eng.ªs mais antigas e mais importantes, aprendes a projetar pontes ou barragens, aprendes uma matemática e cálculo muito profundo e tens disciplinas que são autênticos cadeirões, que exigem muitas e muitas horas de cálculo diferencial e onde treinas muito o teu raciocínio dedutivo. Depois ir longe e chegar longe depende do teu esforço. E daqui a uns anos, vai existir falta de civis, devido a poucos estudantes entrarem neste curso. À semelhança do direito e da medicina, é uma das áreas mais importantes e mais diferenciadas em qualquer país desenvolvido (pois nenhuma outra eng.ª faz o trabalho de um civil).

JoaquimN123

Membro Caloiro
Matrícula
15 Fevereiro 2019
A empregabilidade não era como há 15 anos atrás, em que os civis ganhavam 3 ou 4 mil euros facilmente, mas mesmo assim está melhor do que era há meia-dúzia de anos na crise. Eu diria que anda semelhante a todas as eng.ªs, a não ser a informática em Lisboa e Porto que ganham muito mais do que as outras, em todas as outras deve andar entre 700 a 1100€ para começar.
Muitos jovens estão a fugir de civil, mas civil deve ser uma das eng.ªs mais antigas e mais importantes, aprendes a projetar pontes ou barragens, aprendes uma matemática e cálculo muito profundo e tens disciplinas que são autênticos cadeirões, que exigem muitas e muitas horas de cálculo diferencial e onde treinas muito o teu raciocínio dedutivo. Depois ir longe e chegar longe depende do teu esforço. E daqui a uns anos, vai existir falta de civis, devido a poucos estudantes entrarem neste curso. À semelhança do direito e da medicina, é uma das áreas mais importantes e mais diferenciadas em qualquer país desenvolvido (pois nenhuma outra eng.ª faz o trabalho de um civil).
Fiquei esclarecido para já
Muito obrigado!

• Like
Reactions: António Gomes

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
obrigado
Pronto, olá, estou no curso que queres.
E a minha 2a matricula (mudei de faculdade por coisas pessoais).
Pronto, primeiro antes de tudo, queres civil por não ter mais média para nada (e tentares transferencia para mecanica) ou é mesmo isso que queres?
Continuando, é um curso giro se gostares da área da construção e vires que gostas mais de trabalhar fora de uma fábrica/escritório.
Agora queres fazer 3 ou 5 anos? Isto é importante, porque vê lá onde te metes, é importante estar na ordem com este curso.
No caso do Porto, no ISEP entras na ordem diretamente com 3 anos, na FEUP só ao fim de 5 (apesar que agora vao mudar também).
Assim terás mais flexibilidade de escolha do mestrado (construções, vias (que é o que quero), estruturas, geotecnia, ...) e até poderás ir para a área de economia/gestão (espécie de gestão industrial mas com civil, minha segunda opção).
Andei nas duas, se quiseres tirar algumas duvidas apita.

cruzz

Membro
Matrícula
8 Março 2020
Olá alguém me consegue dizer as universidades que aceitem a entrada em engenharia civil sem o exame de físico-química só o exame de matemática?

cruzz

Membro
Matrícula
8 Março 2020
Olá o meu nome é João pergunto me a mim mesmo se existe universidades que aceitem alunos sem exame de Físico-química para entrada em engenharia civil, ao seja entrar apenas com o exame de matemática ? se alguém souber que me diga por favor.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Olá o meu nome é João pergunto me a mim mesmo se existe universidades que aceitem alunos sem exame de Físico-química para entrada em engenharia civil, ao seja entrar apenas com o exame de matemática ? se alguém souber que me diga por favor.
Olá 🙂
Se vires nesta página da DGES (clica nas instituições) reparas que todos os cursos de Engenharia Civil requerem as provas de ingresso de Física e Química e Matemática.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Mas na DGES não existem todas as universidades xd
Que eu saiba existem, mas se achas que não podes pesquisar quais são as provas de ingresso no site dessas instituições.

ruidd

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2019
Como tem sido a vossa experiência em eng civil?
Principalmente quem anda na fct-unl

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
A Engenharia Civil na FEUP ou no IST? Candidatos 2019/2020 2
D FEUP Mestrado Integrado Engenharia Civil - FEUP Universidade do Porto 0
Tiago Pinho FEUP Engenharia Civil - FEUP Universidade do Porto 0
saraesteves Engenharia Informática vs Engenharia Civil Ensino Superior 4
G Engenharia Civil ou Arquitetura? Ensino Superior 9
M Engenharia e Gestão Industrial vs Gestão Ensino Superior 1
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
Edvânia IST Engenharia e Gestão Industrial - IST Universidade de Lisboa 1
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 1
R IPCA Engenharia de Sistemas Informáticos IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 1
M Engenharia Física e a Ordem dos Engenheiros Tecnologias 3
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 8
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
R UTAD Engenharia Mecânica na utad? Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 4
A Engenharia física em qual universidade? Tecnologias 4
J Engenharia Automóvel Tecnologias 1
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 11
biarodrigues Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 1
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Engenharia Geológica-FCT Tecnologias 0
A Engenharia Aeroespacial x Engenharia Física Tecnológica Tecnologias 1
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
X UBI Engenharia e Gestão Industrial - UBI Universidade da Beira Interior 0
Maria susano licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Tecnologias 0
R Engenharia aeroespacial vs formação na TAP(por exemplo) Tecnologias 7
TiagoJorge Engenharia biomédica, engenharia biológica, e bioengenharia Tecnologias 5
P Engenharia Biomédica ou Engenharia química Tecnologias 11
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 0
R Consigo sobreviver a engenharia biológica ou biomédica? Tecnologias 6
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
R Técnico de Manutenção de Aeronaves vs Engenharia Aeronáutica Tecnologias 0
I Engenharia Informática - Cinema Ensino Superior 2
M Engenharia Gestão Industrial vs Engenharia de Materiais vs Engenharia Mecânica Tecnologias 1
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
B Engenharia Biológica - IST ou UMinho? Tecnologias 10
miiana Engenharia Nuclear? Tecnologias 3
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
I Engenharia Química (Politécnico vs Universidade) Tecnologias 6
J Engenharia Informática no Técnico e na UBI Tecnologias 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 6
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
C Professor de secundário através de Engenharia Educação 2