FCUL Engenharia da Energia e do Ambiente -faculdade de ciências

Inês000

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
Boa noite a todos,
Alguém que frequente este curso? Estou ainda muito indecisa nas minhas escolhas para a candidatura ao ensino superior. Por isso, gostaria de saber se este curso encontra-se bem estruturado na faculdade de ciências em Lisboa e quais as perspetivas para o futuro? Oiço que arranjar emprego nesta área está difícil...

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boa noite a todos,
Alguém que frequente este curso? Estou ainda muito indecisa nas minhas escolhas para a candidatura ao ensino superior. Por isso, gostaria de saber se este curso encontra-se bem estruturado na faculdade de ciências em Lisboa e quais as perspetivas para o futuro? Oiço que arranjar emprego nesta área está difícil...
Alô, Inês!
O que queres dizer com estar bem estruturado na fcul? Como sabes, esta é uma área em desenvolvimento e com muito potencial, e não é só em empresas como a EDP que precisam de profissionais formados em engenharia da energia e do Ambiente, portanto trabalho não é propriamente difícil de arranjar.
Eu estou a terminar agora o 2° ano e conheço quem tenha terminado o curso recentemente e em 3/4 meses tenha arranjado trabalho na área. Claro que, como tudo, o que puderes fazer para além do curso é e será sempre uma mais valia.
Fica à vontade para me colocares as perguntas que tiveres! 😚

• Like
Reactions: Inês000
Matrícula
12 Julho 2019
Curso
Ciências e Tenologia
Instituição
Liceu Sá da Bandeira
Boa tarde, gostaria de saber como é o ambiente na FCUL e tudo mais, estou a ponderar ir para engenharia do ambiente, podem dizer-me por exemplo, com que médias é que entraram neste curso?

Inês000

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
Alô, Inês!
O que queres dizer com estar bem estruturado na fcul? Como sabes, esta é uma área em desenvolvimento e com muito potencial, e não é só em empresas como a EDP que precisam de profissionais formados em engenharia da energia e do Ambiente, portanto trabalho não é propriamente difícil de arranjar.
Eu estou a terminar agora o 2° ano e conheço quem tenha terminado o curso recentemente e em 3/4 meses tenha arranjado trabalho na área. Claro que, como tudo, o que puderes fazer para além do curso é e será sempre uma mais valia.
Olá @Kat9878 !
Quando perguntei se estaria bem estruturado, queria saber se as cadeiras estão bem distribuídas ao longo dos anos do curso. A quem aconselharias este curso? Há muita física e programação?

Obrigada,
Inês
Mensagem fundida automaticamente:

Alô, Inês!
Outro aspeto, sei que existe outro curso que se chama Engenharia do Ambiente (sem a parte da "energia") na FCT na Nova. Sabes se existem muitas diferenças entre este curso e o teu?

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boa tarde, gostaria de saber como é o ambiente na FCUL e tudo mais, estou a ponderar ir para engenharia do ambiente, podem dizer-me por exemplo, com que médias é que entraram neste curso?
Olá, João! O ambiente da FCUL é muito bom, a meu ver, as pessoas são simpáticas e consegues integrar-te na faculdade faculdade com muita facilidade mesmo não estando na praxe (o que foi o meu caso). Quanto a médias, não passam o 13, este ano ficou em 12.7 qualquer coisa, mas depende de quem se candidata, este ano entrou uma aluna com média superior a 18, o que fez subir o 12 do ano passado!

queria saber se as cadeiras estão bem distribuídas ao longo dos anos do curso.
Desculpa, na altura não entendi realmente o que me estavas a perguntar. Daquilo que sei e daquilo que já passei, só o segundo ano, principalmente o segundo semestre, é que é um pouco caótico. São muitas cadeiras importantes ao mesmo tempo, algumas com matérias correlacionadas, mas com algum empenho extra tudo se consegue! Tive, inclusive, colegas que tiveram muito melhores notas este ano do que no ano passado! Portanto, depende do foco com que a pessoa está e na vontade de ultrapassar as dificuldades que encontra.

A quem aconselharias este curso? Há muita física e programação?
Aconselho este curso a quem gosta minimamente de física, porque num curso de engenharia que não na área da química, dificilmente foges da física e EEA não é exceção, a nossa base é toda na física, tanto que os primeiros três semestres têm cadeiras dadas pelo departamento de física. Claro, a pessoa também deve ter algum gosto pelas energias renováveis, alguma vontade de optar por fontes de energia limpas, porque algumas cadeiras são muito mind blown e é aí que "abres os olhos" para aquilo que te rodeia. Que eu me lembre, só tens cadeiras de programação nos primeiros 2 anos do curso! A primeira é as bases de programação (Programação I) e as outras duas mais direcionadas para a área do curso. Não fiques com medo, não são assim tão difíceis e sem qualquer base de programação antes conclui as cadeiras com uma nota que não estava nada à espera, o que para mim foi excelente!

Não tens de quê, estou aqui para ajudar, portanto faz as questões todas!

Outro aspeto, sei que existe outro curso que se chama Engenharia do Ambiente (sem a parte da "energia") na FCT na Nova. Sabes se existem muitas diferenças entre este curso e o teu?
Fizeste uma pergunta super importante, é algo que nunca ficou bem claro. É útil também para ti o que vou dizer, @João Monteirooo, e peço desculpa por estar a escrever tanto.

Os cursos são muito diferentes! Um dos motivos que não me fez querer ir para o ISA, o IST ou para a FCT tirar Engenharia do Ambiente foi por ser um curso muito virado para a química/análise química, biologia e ambiente em qualquer uma das instituições. Este curso é muito focado na parte ambiental (o que faz todo o sentido) e não aborda a temática das energias alternativas. Se quiserem saber mais detalhes eu tenho uma amiga que entrou este ano na FCT em ambiente e posso perguntar-lhe aquilo que me pode estar a escapar. Os primeiros anos têm as típicas cadeiras de engenharia, isso nunca falha.

Em Engenharia da Energia e do Ambiente temos 95% de energia e 5% de ambiente, se tanto. Quando o curso foi criado (em 2004/2005) não existiam quaisquer cursos de engenharia da energia (o mais parecido que existe é no IPLeiria e uma ou duas licenciaturas em Energia e Ambiente) e o ambiente foi posto para também atrair mais pessoas interessadas. Infelizmente isso ilude os alunos, porque ficam à espera de cadeiras de ambiente e química, quando 90% dos estudantes do curso (eu incluída) têm mais preferência pela energia e não gostam das cadeiras de ambiente, e são poucas as exclusivas à parte ambiental.

Se não têm grande interesse na parte da energia e nas cadeiras de física, não sei se o curso é o mais indicado; no segundo ano há sempre quem mude de curso para as mais variadas áreas porque não era bem o que queriam, tenho uma colega que deve mudar para ISA porque não tinha interesse nas cadeiras de física mas interessa-se pelas cadeiras de energia em que não há tanta física, no mestrado. Este curso tem apenas um cheirinho, há umas quantas opcionais em que podem escolher cadeiras de ambiente, mas não são significativas para quem se quer dedicar ao ambiente, sinceramente.
Claro que quem quer ficar com conhecimento nas duas áreas este é o ideal, caso não se aplique penso que ficam muito bem servidos com Engenharia do Ambiente! Espero ter-vos esclarecido

Última edição: