Engenharia de Materiais

Claudia Peixoto

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2015
images
Olá a todos :)

Os Engenheiros de Materiais são responsáveis pela pesquisa, projecto e desenvolvimento de materiais para tecnologias de vários tipos. A área de formação confere ferramentas que permitem compreender as propriedades e comportamentos dos diferentes materiais. Estes engenheiros estão aptos a trabalhar em diversas indústrias. Por essa razão os graduados não têm problemas de empregabilidade - taxa superior a 94% [dados em http://infocursos.mec.pt/]. As saídas profissionais cobrem uma gama significativa de actividades, incluindo áreas de actuação que vão desde os polímeros, aos metais, cerâmicos e compósitos, encontrando ainda especial ênfase na indústria automóvel, eletrónica, fundição, metalomecânica, têxtil, cerâmica, calçado e nos setores da energia e do ambiente, entre outros como biomateriais e nanomateriais.

Trabalhando numa variada gama de indústrias são responsáveis por combinar ou modificar materiais em diferentes formas com o intuito de melhorar o desempenho, durabilidade e custo-eficiência dos processos e produtos.
Normalmente têm como função: - seleccionar a melhor combinação de materiais para fins específicos;- testar materiais para avaliar como eles são resistentes ao calor, corrosão ou ataque químico entre outras e procurar soluções para a sua optimização;- desenvolver protótipos; -considerar as implicações da produção de resíduos procurando aplicações para os mesmos aumentando a rentabilidade do processo e reduzindo impactes ambientais;- aconselhar sobre a adaptabilidade de um novo projecto;- supervisionar o controlo de qualidade durante todo o processo de construção e produção:- Considerar os custos dos materiais utilizados implicações e alternativas;
Para além disso a engenharia de materiais corresponde a um domínio muito importante em países desenvolvidos, sendo alvo de grandes investimentos de investigação.
No que diz respeito à universidade do Minho existe também a parceria com excelentes universidades no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+ inseridas no top 100 a nível mundial: Universidade de Leuven (Bélgica) ou universidade de Groningen (Holanda), entre outras.

Para os interessados nesta engenharia do futuro que transforma o que existe à nossa volta num universo sem limites, fica aqui ainda um video que pretende mais uma vez responder a questões como: o que se faz em engenharia de materiais? para que serve?
Segue também o link para o site do curso na Universidade do Minho ;)
Qualquer coisa perguntem!

Material-Sciences.jpg

"A pesquisa de novos materiais é uma actividade ininterrupta. Os engenheiros mecânicos procuram materiais utilizáveis a temperaturas cada vez mais elevadas, para que os motores possam operar com maior eficiência. Os engenheiros electrotécnicos procuram novos materiais super-condutores, que permitam operar os equipamentos electrónicos de modo ainda mais rápido e a temperaturas cada vez mais elevadas. Os engenheiros aeroespaciais pretendem materiais com uma melhor relação resistência/peso, a fim de os utilizar em aviões e em veículos espaciais. Os engenheiros químicos pretendem mais materiais com grande resistência à corrosão..." William F.Smith
site: Engenharia de Materiais-UMinho

Última edição:
Olá! Estou no 12º ano e chegou o momento de começar a decidir o que escolher. O ano passado durante um dia de laboratorios abertos no Técnico foi-me dado a conhecer um pouco do curso, mas como estava essencialmente focada em cursos relacionados com saude,nem prestei muita atenção. no entanto ficou-me gravado que seria, dos cursos que vi, o que mais me interessava. Agora decidi abri mais o meu leque de opções e estou a ponderar o curso. Disseram-me que era um curso dificil, no entanto com alta empregabilidade. Gostaria assim de saber a opiniao de quem esta a tirar esta licenciatura ou ja tirou acerca da sua experiencia.

Olá Rita :)
Olha eu estou no 4º ano de engenharia de materiais na Universidade do Minho (Mestrado Integrado). Foi a minha primeira opção e ainda não me arrependi :smiley:. Posso dizer-te que o que vejo é realmente alta empregabilidade do curso em boas empresas a nível nacional como Boch, Continental, Vishay, TAP manutenção, Ogma, entre muitas outras por exemplo no setor automóvel . Também a nível internacional encontras oportunidades, uma aluna está agora a trabalhar na Estação Espacial Europeia :blush: Se te interessar a área da investigação também tens bastantes oportunidades ! A maioria das pessoas que acabou o curso no ano passado já se encontra a trabalhar e podes ver no site da minha universidade um grande número de empresas que quer recrutar ainda mais engenheiros de materiais. Engenharia de Materiais-UMinho
O curso não é fácil, mas penso que não é um bicho de sete cabeças. Com gosto e empenho consegues fazer tudo com boas notas e ter tempo para atividades extra-curriculares.
Se precisares consigo-te arranjar o contacto de alunos do IST em engenharia de materiais e eles podem dar-te mais feedback.
Espero ter ajudado!
Beijinho

Última edição:
Muito obrigada pelo testemunho, sim se então conseguisses arranjar esses contactos seria bom. Estou com bastantes duvidas em relação as disciplinas, esta mais direccionado para que disciplinas? Temo que, como as minhas opçoes de 12 foram ingles e biologia, nao consiga depois acompanhar a matéria se tiver fisica e quimica dada nas opçoes de 12...

Muito obrigada pelo testemunho, sim se então conseguisses arranjar esses contactos seria bom. Estou com bastantes duvidas em relação as disciplinas, esta mais direccionado para que disciplinas? Temo que, como as minhas opçoes de 12 foram ingles e biologia, nao consiga depois acompanhar a matéria se tiver fisica e quimica dada nas opçoes de 12...

Vou mandar-te por mensagem! Eu tive física e química e ajudou um pouco em duas cadeiras do 1º ano, mas tenho vários colegas que tinham feito biologia e psicologia, por exemplo, e mesmo assim conseguiram fazer bem as coisas! Para além disso, pelo menos no minho, os professores costumam ser acessíveis para esclarecer as tuas dúvidas. Acho que não te tens de preocupar assim tanto com isso, é um pormenor.
Quanto às cadeiras, no primeiro ano tens aquilo que é comum a todas as engenharias : cálculos, análise matemática, álgebra e alguma programação, uma introdução geral à engenharia de materiais, introdução à física e quimica geral. As cadeiras mais especificas do curso começam aparecer no 2-3 ano e vai depender do plano de estudos da universidade que escolheres. (cadeiras de polímeros, biomateriais, metais, cerâmicos, nanomateriais)

• Like
Reactions: Rita Maria
@Lord Salisbury, esta informação sobre a Engenharia de Materiais talvez te seja útil!

Vou mandar-te por mensagem! Eu tive física e química e ajudou um pouco em duas cadeiras do 1º ano, mas tenho vários colegas que tinham feito biologia e psicologia, por exemplo, e mesmo assim conseguiram fazer bem as coisas! Para além disso, pelo menos no minho, os professores costumam ser acessíveis para esclarecer as tuas dúvidas. Acho que não te tens de preocupar assim tanto com isso, é um pormenor.
Quanto às cadeiras, no primeiro ano tens aquilo que é comum a todas as engenharias : cálculos, análise matemática, álgebra e alguma programação, uma introdução geral à engenharia de materiais, introdução à física e quimica geral. As cadeiras mais especificas do curso começam aparecer no 2-3 ano e vai depender do plano de estudos da universidade que escolheres. (cadeiras de polímeros, biomateriais, metais, cerâmicos, nanomateriais)
Olá Cláudia, podes enviar me também o contacto dos teus colegas para ter também mais alguns feedbacks?
Bjs

Olá Cláudia, podes enviar me também o contacto dos teus colegas para ter também mais alguns feedbacks?
Bjs
Também tenho um amigo que está em engenharia de materiais no Minho, o que queres saber?

Gostava de saber o que se faz em concreto nesta área, que tipo de disciplinas temos e a sua explicitação, que saídas profissionais temos mas gostava de saber cada coisa ao pormenor, se fosse possível
Já não falo com o meu amigo há algum tempo, logo que responder aviso ;)

Boas o que queres saber sobre a area ?Provavelmente não sabes mas, engenharia física(em maior parte das faculdades do pais) tem no mestrado o ramo de micro-nanotecnologias (nano materiais) e micro-nano fabricação ou seja se o teu objetivo for apenas nanotecnologias (e não eng.de materiais , tipo polímeros etc etc) devias considerar eng.física ou o curso da nova que é parecido nessa área.

Última edição:
  • Like
Reactions: Rui Veiga
Gostava de saber o que se faz em concreto nesta área, que tipo de disciplinas temos e a sua explicitação, que saídas profissionais temos mas gostava de saber cada coisa ao pormenor, se fosse possível

Olá Débora. Não frequentei este curso, mas conheço muito bem engenharia de materiais, pois tive umas 10 disciplinas em comum no meu curso com materiais. Em engenharia de materiais, tu estudas ao pormenor todas as matérias-primas, desde os metais, até aos polímeros. Estudas do ponto de vista molecular de que forma a microestrutura de cada material influencia, o seu processamento e as suas propriedades macro. Ou seja, começas com moléculas (ciências dos materiais), depois dás processamento (forma de obtenção dos produtos) e de que forma afetam as propriedades das peças ou objetos obtidos. Fazes essa relação microestrutura-processamento-propriedades. Logo, dependendo do docente, vais ter muita modelação matemática e físico-química para descrever a microestrutura de cada matéria-prima. Tens de ter um espírito de engenheiro, olhando para um objeto, e pensando, qual a matéria-prima usada? Qual a forma de processamento usada? Quais as vantagens e regras de projeto que se usa para a sua ferramenta? Custos, como são calculados? Se tiveres essa curiosidade, fazes o curso sem qualquer tipo de problema, tens é de levá-lo a sério e teres essa forma de raciocínio.

As saídas profissionais são muito vastas, tanto podes ficar na universidade a fazer investigação, como ir para a indústria, dentro da indústria tanto podes trabalhar a controlar a produção, como seres diretora de qualidade, a controlar e implementar normas de cada setor, na maioria é o ramo automóvel, mais de 50% dos engenheiros de materiais trabalham nesse setor. Basicamente, quando acabares o curso podes fazer o que gostares mais, mas apenas na minha opinião, é bem mais interessante pores toda a teoria dos 5 anos de curso em ação num departamento de engenharia, do que aprenderes ainda mais teoria, mas isso é apenas a minha opinião. Não há maior reconhecimento para um engenheiro do que toda essa teoria que aprendeu no curso em 5 anos, a resolver os problemas diários no teu trabalho, e claro, seres pago para isso. Se tiveres mais questões, basta perguntar.

• Like
Reactions: Diana_99
Olá Débora. Não frequentei este curso, mas conheço muito bem engenharia de materiais, pois tive umas 10 disciplinas em comum no meu curso com materiais. Em engenharia de materiais, tu estudas ao pormenor todas as matérias-primas, desde os metais, até aos polímeros. Estudas do ponto de vista molecular de que forma a microestrutura de cada material influencia, o seu processamento e as suas propriedades macro. Ou seja, começas com moléculas (ciências dos materiais), depois dás processamento (forma de obtenção dos produtos) e de que forma afetam as propriedades das peças ou objetos obtidos. Fazes essa relação microestrutura-processamento-propriedades. Logo, dependendo do docente, vais ter muita modelação matemática e físico-química para descrever a microestrutura de cada matéria-prima. Tens de ter um espírito de engenheiro, olhando para um objeto, e pensando, qual a matéria-prima usada? Qual a forma de processamento usada? Quais as vantagens e regras de projeto que se usa para a sua ferramenta? Custos, como são calculados? Se tiveres essa curiosidade, fazes o curso sem qualquer tipo de problema, tens é de levá-lo a sério e teres essa forma de raciocínio.

As saídas profissionais são muito vastas, tanto podes ficar na universidade a fazer investigação, como ir para a indústria, dentro da indústria tanto podes trabalhar a controlar a produção, como seres diretora de qualidade, a controlar e implementar normas de cada setor, na maioria é o ramo automóvel, mais de 50% dos engenheiros de materiais trabalham nesse setor. Basicamente, quando acabares o curso podes fazer o que gostares mais, mas apenas na minha opinião, é bem mais interessante pores toda a teoria dos 5 anos de curso em ação num departamento de engenharia, do que aprenderes ainda mais teoria, mas isso é apenas a minha opinião. Não há maior reconhecimento para um engenheiro do que toda essa teoria que aprendeu no curso em 5 anos, a resolver os problemas diários no teu trabalho, e claro, seres pago para isso. Se tiveres mais questões, basta perguntar.
Muito obrigada !

Qual é a melhor faculdade em Portugal para tirar este curso?
Qual a mais bem equipada?

Quais as vossas perspectivas de futuro e quantos de vós já estão a trabalhar na área e em que empresas?

Que tipo de engenheira de materiais achas mais interessante? Ou seja, que tipo te áreas te levam a ir para esse curso?

• Like
Reactions: davis
11 universidades portuguesas entre as melhores do mundo em 22 áreas científicas | Uniarea

A Universidade de Aveiro é uma das melhores na ciência dos materiais ( recomendo a leitura do artigo que coloquei ). Por isso, recomendo a UA! Não sou do curso, mas o meu departamento é mesmo ao lado do de materiais, por isso, qualquer coisa sobre a UA ( ambiente, etc ) é só perguntar e eu tento ajudar!

Abraço

Dá para agendar uma visita ou reunião o director do curso e falar com alguns dos colegas de doutoramento e professores?