Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Hugo Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2015
Encontrei este curso na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e gostaria de saber em que consiste e se tem boa saída profissional, alguém me pode ajudar?

Fora de tempo mas para questões futuras.

O Mestrado Integrado de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (MI:ERSI) tem por base, nos primeiros 3 anos, a Licenciatura de Ciência de Computadores (L:CC), na mesma faculdade, e os últimos 2 anos estão ligados à área de Data Mining, Bioinformática, Segurança (pequena introdução) e Administração de Sistemas, conforme o que escolheres de opcionais. Dá-te ferramentas para trabalhar, mais tarde, no planeamento e administração de redes e sistemas informáticos. Está ligado também ao desenvolvimento e manutenção de software, jogos de computador, sistemas distribuídos (sistemas onde é necessário balanceamento, elevado desempenho e alta disponibilidade), aplicações web, entre outros. Ficas também apto para o ensino informático, mais concretamente, ensino de Tecnologias de informação. Requisitos: Matemática, capacidade de trabalhar em grupo, espírito critico, e muito, muito estudo.

Espero ter ajudado ;)

• Like
Reactions: Hugo Ferreira
Fora de tempo mas para questões futuras.

O Mestrado Integrado de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (MI:ERSI) tem por base, nos primeiros 3 anos, a Licenciatura de Ciência de Computadores (L:CC), na mesma faculdade, e os últimos 2 anos estão ligados à área de Data Mining, Bioinformática, Segurança (pequena introdução) e Administração de Sistemas, conforme o que escolheres de opcionais. Dá-te ferramentas para trabalhar, mais tarde, no planeamento e administração de redes e sistemas informáticos. Está ligado também ao desenvolvimento e manutenção de software, jogos de computador, sistemas distribuídos (sistemas onde é necessário balanceamento, elevado desempenho e alta disponibilidade), aplicações web, entre outros. Ficas também apto para o ensino informático, mais concretamente, ensino de Tecnologias de informação. Requisitos: Matemática, capacidade de trabalhar em grupo, espírito critico, e muito, muito estudo.

Espero ter ajudado ;)
Muito obrigado pela a ajuda ! :D

Basicamente, posso comprar qualquer computador (apple, asus, toshiba etc.) que suporte linux?

Já agora quando dizes linux, podes estar a falar do ubuntu?

Obrigado pela disponibilidade :)

Sim qualquer computador dá, mesmo se não tiver o linux/ubuntu podes sempre pedir a um prof para te instalar o sistema operacional.

O que é que diverge este curso de engenharia informática? E em termos de empregabilidade é semelhante a engenharia informática?

O que é que diverge este curso de engenharia informática? E em termos de empregabilidade é semelhante a engenharia informática?
Engenharia Informática está mais virado para a Engenharia de Software (pelo menos no ensino, e cada vez mais, dizem-me isto de caras por parte de alunos e professores, e que tambem tenho vindo a confirmar), enquanto q CC/MIERSI, está mais ligado à investigação ou ao desenvolvimento de aplicações na plataforma que quiseres, basicamente ficas com uma boa preparação para desenvolver na área que pretenderes.

Em termos de empregabilidade, onde precisarem de engenheiros informáticos, geralmente, estão também inseridos o pessoal de CC/MIERSI, taxas: 99,9% até à actualidade. De todas as pessoas que conheci na FCUP e das que têm saído de lá, arranja tudo emprego em menos de 1/2 semanas após conclusão de curso, alguns até já têm propostas. O mesmo se aplica aos de informática, pq para ambos os lados, haverá emprego, o problema são as remunerações em algumas empresas, mas isso já é outro tópico.

Neste tipo de cursos vocês preferem trabalhar com mac ou windows?

Estou em Informática de Gestão e aconselho utilizares mais o Windows (para evitar estar sempre a ligar uma máquina virtual)

Estou em Informática de Gestão e aconselho utilizares mais o Windows (para evitar estar sempre a ligar uma máquina virtual)
Neste curso, compensa muito mais Mac, dado que trabalha-se com linux maior parte das aulas, n tem nada a ver c informática de gestão. Onde digo linux, digo sistemas operativos unix (como o mac). Quando tive em MIERSI, windows, chegou a um ponto que n compensava nada, a n ser ter uma maquina virtual em linux. Mac ja tem linha comandos/terminal, mais semelhante a linux, do que o windows

• Like
Reactions: Fábio Henriques
Neste curso, compensa muito mais Mac, dado que trabalha-se com linux maior parte das aulas, n tem nada a ver c informática de gestão. Onde digo linux, digo sistemas operativos unix (como o mac). Quando tive em MIERSI, windows, chegou a um ponto que n compensava nada, a n ser ter uma maquina virtual em linux. Mac ja tem linha comandos/terminal, mais semelhante a linux, do que o windows

Não tem a ver com Informática de Gestão, mas será muito melhor servido com Windows/Linux (visto que a base de MAC OS é Linux). Nas disciplinas mais viradas para Sistemas de Informações, na minha opinião, está muito satisfeito com o Windows, mas querendo estar melhor o Linux é mais programável

Última edição:
Não tem a ver com Informática de Gestão, mas será muito melhor servido com Windows/Linux (visto que a base de MAC OS é Linux). Nas disciplinas mais viradas para Sistemas de Informações, na minha opinião, está muito satisfeito com o Windows, mas querendo estar melhor o Linux é mais programável
O curso todo é dado em linux, excepto administração de sistemas e outra cadeira q se trabalha c windows, maior parte do pessoal q usa windows, tem maquina virtual/dualboot linux ou mesmo pc linux, dai recomendar mac e nao windows, fazendo a analogia a este 2 SOs

Desculpem lá a minha ignorância, mas descobri muito recentemente este curso, mas não consigo perceber do que se trata. É programação apenas? "planeamento e administração de redes e sistemas informáticos" o que é isso?
Como podem ver não estou muito informado com este curso, não tenho muitas bases na programação, será que terei assim muita dificuldade em me dar bem no curso?
As minhas opções eram eng. informatico ou eng. eletrotécnico, mas com este curso fiquei mais indeciso.

Desculpem lá a minha ignorância, mas descobri muito recentemente este curso, mas não consigo perceber do que se trata. É programação apenas? "planeamento e administração de redes e sistemas informáticos" o que é isso?
Como podem ver não estou muito informado com este curso, não tenho muitas bases na programação, será que terei assim muita dificuldade em me dar bem no curso?
As minhas opções eram eng. informatico ou eng. eletrotécnico, mas com este curso fiquei mais indeciso.

Olá Fábio. Respondendo às tuas questões.

1. Não é apenas programação, tens tbm, matemática, fisica, logica computacional, so a partir do 3º ano talvez começa a ser mais e apenas programação.
2. Planear uma rede é por exemplo montares uma estrutura de servidores/computadores, ligados em rede de forma a atingir um objectivo, após este planeamento e montagem, tens de administrar, ou seja, criar utilizadores, gerir permissoes de acesso, criares grupos de trabalho, criares servidores de emai, base de dados, etc....
3. Ter bases de programação não é um requisito mas ajuda, no entanto. Se terás alguma dificuldade? Talvez no inicio, mas terás cadeiras de introdução portanto se acompanhares correctamente, facilmente conheces fazer tudo o resto, com estudo :P

Este curso é um dos melhores a nivel de ciência de computadores, não te tornas num engenheiro (este curso n é reconhecido pela ordem dos engenheiros) no entanto ficas c bastantes capacidades e ferramentas para programares e administrares sistemas

Qualquer duvida extra, dispõe. Lê o resto deste tópico, pode ser que encontres resposta a outras questões que tenhas

planeamento e administração de redes e sistemas informáticos o que é isso?
Tive uma cadeira inteira este semestre para responder a isso :p

Complementando a resposta do @Delta, planeamento é olhares para os requisitos da tua organização e elaborares um plano de sistema que seja capaz de responder a esses requisitos.

Mais concretamente, imagina que estás a planear o sistema da faculdade. A faculdade precisa de serviços básicos como um site, e-mail, plataforma e-learning (Moodle) acessível através de browser, autenticação para o pessoal docente, investigadores e alunos, etc. Depois tens sempre também implícitos requisitos de segurança.

Então, dados estes requisitos, eu vou precisar de pelo menos um sistema de autenticação, um servidor de e-mail, um servidor Web, e capacidade de armazenamento para os documentos que vão sendo postos na plataforma de e-learning. Tenho também de guardar as notas dos alunos e pensar que não pode ser só num disco, porque o que é que acontece se esse disco se estraga?

Dito assim parece simples, mas envolve arquiteturares uma rede, ligá-la à Internet (e isto não passa só por ligar um cabinho), negociares com outras entidades de modo que quando alguém escreva www.nome.da.tal.faculdade.pt o teu browser saiba encontrar o site, teres em atenção a carga do sistema—porque é diferente eu ter 500 alunos ou ter 5 000. Se tiver muitos, se calhar só 1 ou 2 servidores não aguentam e tenho de ter mais máquinas para repartir a carga. Até coisas como planeares o que é que acontece quando deflagra um fogo no teu datacenter (são as salas onde se encontram as máquinas): porque estão lá equipamentos eletrónicos, deitar água para cima não é a melhor solução.

Última edição:
  • Like
Reactions: Delta
Sem duvida o melhor exemplo possível, eu apenas resumi a ideia do planeamento :P

Só para rematar. Naturalmente, esta cadeira que tive, apesar de ter matéria nova, apoiou-se bastante em conhecimentos de cadeiras anteriores. Não se pode resumir tudo o que há para falar disso numa cadeira. O que nós demos foi a big picture, não estivemos a montar um servidor ou a aprender a construir o ficheiro de entradas do DNS. Ficou ali bastante sumo por espremer. Mesmo assim, gostei bastante porque, apesar dos administradores de sistemas, tal como os engenheiros, continuarem a não ser técnicos informáticos (no sentido de que as suas funções não são—ou não se resumem—a resolver ecrãs azuis e limpar PCs poeirentos), esta é uma vertente bastante prática.

Quem envereda por aqui, oportunidades para meter a mão na massa não faltam. O que é positivo, dado que, às vezes, os alunos (eu inclusive :rolleyes:) de Engenharia Informática queixam-se de que o curso é demasiado teórico. Sendo este um curso que incide sobretudo em administração de sistemas e redes, acredito que seja interessante. (Agora, lá está, depende da pessoa. O que é interessante para mim pode não ser para outros.)

Última edição:
  • Like
Reactions: Delta
Boas, estive a ler os posts deste tema e houve uma coisa que me chamou à atenção, Qd disseram q neste curso não te tornas engenheiro ( não é reconhecido pela ordem). Isto futuramente traz alguma desvantagem? A nível de emprego?

Não creio que tenha (alguém corrija se estiver errado).

Mesmo que queiras entrar na ordem, pelo que descobri há uns anos no site da ordem dos engenheiros, já é possível a quem tenha um curso não reconhecido pedir admissão e ter um júri a apreciar o currículo, fazendo, em algumas condições, provas para poder entrar.

• Like
Reactions: saraferreirascf