Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Oi 😜 depois de meio ano no curso o que estão a achar? Estou a pensar em ir para esse curso no próximo ano mas estou indeciso entre esse e engenharia informática.

O MIERSI está parcialmente relacionado com a ciência de computadores. A diferença é pouca, sendo algumas cadeiras opcionais/podes optar por x e não por y, tens 2 anos extra mas sais garantidamente com grau de Mestre.
No fim do MI tens cadeiras direccionadas para a área de networking. Overall é um curso bastante complicado e trabalhoso. Aconselho :)

O MIERSI está parcialmente relacionado com a ciência de computadores. A diferença é pouca, sendo algumas cadeiras opcionais/podes optar por x e não por y, tens 2 anos extra mas sais garantidamente com grau de Mestre.
No fim do MI tens cadeiras direccionadas para a área de networking. Overall é um curso bastante complicado e trabalhoso. Aconselho :)
Por curiosidade, sabes quantos vão mesmo para o ramo de system administrator? É que encontrar posições de júnior tem-se revelado complicado. :sweatsmile:

• Like
Reactions: TopoGigio
Por curiosidade, sabes quantos vão mesmo para o ramo de system administrator? É que encontrar posições de júnior tem-se revelado complicado. :sweatsmile:

Sim também é verdade... Quem acaba o curso não começa propriamente a gerir sistemas críticos e por isso torna-se mais chato encontrar uma posição desse género. Algo que em, e.g., eng. informática acaba por ser mais fácil devido à procura de pessoal para trabalhar em web development. Não diria que seja uma tarefa fácil mas torna-se monótono e nada contribui para a experiência pessoal...
Do meu ponto de vista acho que parte da vontade e capacidade do aluno.

PS: E faltou mencionar uma das coisas mais importantes que, a meu ver, passa ao lado a muita gente. Quando se decide tomar o rumo da área dos computadores (ou outra qualquer na verdade) este deve ser tomado cuidadosamente com base naquilo que se gosta e pelo interesse na área em si... Isto é ignorado por uma grande parte dos estudantes, cujo principal motivo da escolha é "Ah e tal, porque tem saída e informática é o futuro e paga bem"...

Com isto quis dizer que quem decide fazer o MIERSI não tem de trabalhar necessariamente como sysadmin... Um bom aluno que termine o curso está perfeitamente apto para desempenhar funções em qualquer área da computação, seja ela programação, networking, gestão, segurança, etc. tal como um eng. de software.

Obviamente o ênfase do curso é diferente, e não deve ser escolhido "só porque tem saída". Cada macaco no seu galho xD

Cumps

Última edição:
Então aconselhavas este curso para quem eventualmente têm interesse em seguir a parte de segurança? Estou inclinado para esta área.

Antes de te especializares em qualquer ramo dos computadores deves primeiro adquirir as bases fundamentais. Na Faculdade de Ciências tens o MSI (Mestrado em Segurança Informática) que poderás eventualmente seguir após acabares o 1º ciclo de estudos: seja licenciatura ou os 3 primeiros anos de mestrado integrado.
Não recomendo fazer licenciatura num curso demasiado técnicó-especializado! Vais sair de lá sem noção de como funcionam as coisas e a maneira que estas se encaixam.
Tal como um cozinheiro tem de conhecer os ingredientes antes de fazer a sopa xD

Espero ter sido claro :)

Antes de te especializares em qualquer ramo dos computadores deves primeiro adquirir as bases fundamentais. Na Faculdade de Ciências tens o MSI (Mestrado em Segurança Informática) que poderás eventualmente seguir após acabares o 1º ciclo de estudos: seja licenciatura ou os 3 primeiros anos de mestrado integrado.
Não recomendo fazer licenciatura num curso demasiado técnicó-especializado! Vais sair de lá sem noção de como funcionam as coisas e a maneira que estas se encaixam.
Tal como um cozinheiro tem de conhecer os ingredientes antes de fazer a sopa xD

Espero ter sido claro :)

Achas que alguém com MI:ERSI e depois um mestrado em MSI estaria apto para a área de segurança informática? E sabes como está a empregabilidade da área?

Obrigado.

Boas!
Tenho aqui uma duvida:
Se entrar neste curso e ao fim de concluir os 3 primeiros anos decidir que não quero avançar para o mestrado e gostava de tirar um mestrado noutra área (Ex: Segurança informática também na FCUP) ou até mesmo abandonar o curso por completo fico com as mesmas qualificações que um estudante que realizou os 3 anos no cursos de ciências de computadores?

Boas!
Tenho aqui uma duvida:
Se entrar neste curso e ao fim de concluir os 3 primeiros anos decidir que não quero avançar para o mestrado e gostava de tirar um mestrado noutra área (Ex: Segurança informática também na FCUP) ou até mesmo abandonar o curso por completo fico com as mesmas qualificações que um estudante que realizou os 3 anos no cursos de ciências de computadores?

Sim, podes fazer apenas 3 anos do Mestrado Integrado e depois, se assim decidires, continuares o Mestrado noutra área.
Tens é 1 ou 2 inconvenientes:
  1. O título que te é atribuido ao final do 3º ano não é o mesmo que ao fim do 5º (Óbvio que licenciado != mestre)
  2. E depois, se decidires trocar para uma área mais remota que não seja relacionada com a ciência de computadores terás dificuldades (e.g. Trocares de Eng. de Redes para Medicina, por exemplo...)
De resto, tudo OK :)
Se precisares de saber alguma coisa manda PM.