🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Oi depois de meio ano no curso o que estão a achar? Estou a pensar em ir para esse curso no próximo ano mas estou indeciso entre esse e engenharia informática.
Oi depois de meio ano no curso o que estão a achar? Estou a pensar em ir para esse curso no próximo ano mas estou indeciso entre esse e engenharia informática.
O MIERSI está parcialmente relacionado com a ciência de computadores. A diferença é pouca, sendo algumas cadeiras opcionais/podes optar por x e não por y, tens 2 anos extra mas sais garantidamente com grau de Mestre.
No fim do MI tens cadeiras direccionadas para a área de networking. Overall é um curso bastante complicado e trabalhoso. Aconselho :)
O MIERSI está parcialmente relacionado com a ciência de computadores. A diferença é pouca, sendo algumas cadeiras opcionais/podes optar por x e não por y, tens 2 anos extra mas sais garantidamente com grau de Mestre.
No fim do MI tens cadeiras direccionadas para a área de networking. Overall é um curso bastante complicado e trabalhoso. Aconselho :)
Sim também é verdade... Quem acaba o curso não começa propriamente a gerir sistemas críticos e por isso torna-se mais chato encontrar uma posição desse género. Algo que em, e.g., eng. informática acaba por ser mais fácil devido à procura de pessoal para trabalhar em web development. Não diria que seja uma tarefa fácil mas torna-se monótono e nada contribui para a experiência pessoal...
Do meu ponto de vista acho que parte da vontade e capacidade do aluno.
PS: E faltou mencionar uma das coisas mais importantes que, a meu ver, passa ao lado a muita gente. Quando se decide tomar o rumo da área dos computadores (ou outra qualquer na verdade) este deve ser tomado cuidadosamente com base naquilo que se gosta e pelo interesse na área em si... Isto é ignorado por uma grande parte dos estudantes, cujo principal motivo da escolha é "Ah e tal, porque tem saída e informática é o futuro e paga bem"...
Com isto quis dizer que quem decide fazer o MIERSI não tem de trabalhar necessariamente como sysadmin... Um bom aluno que termine o curso está perfeitamente apto para desempenhar funções em qualquer área da computação, seja ela programação, networking, gestão, segurança, etc. tal como um eng. de software.
Obviamente o ênfase do curso é diferente, e não deve ser escolhido "só porque tem saída". Cada macaco no seu galho xD
Antes de te especializares em qualquer ramo dos computadores deves primeiro adquirir as bases fundamentais. Na Faculdade de Ciências tens o MSI (Mestrado em Segurança Informática) que poderás eventualmente seguir após acabares o 1º ciclo de estudos: seja licenciatura ou os 3 primeiros anos de mestrado integrado.
Não recomendo fazer licenciatura num curso demasiado técnicó-especializado! Vais sair de lá sem noção de como funcionam as coisas e a maneira que estas se encaixam.
Tal como um cozinheiro tem de conhecer os ingredientes antes de fazer a sopa xD
Antes de te especializares em qualquer ramo dos computadores deves primeiro adquirir as bases fundamentais. Na Faculdade de Ciências tens o MSI (Mestrado em Segurança Informática) que poderás eventualmente seguir após acabares o 1º ciclo de estudos: seja licenciatura ou os 3 primeiros anos de mestrado integrado.
Não recomendo fazer licenciatura num curso demasiado técnicó-especializado! Vais sair de lá sem noção de como funcionam as coisas e a maneira que estas se encaixam.
Tal como um cozinheiro tem de conhecer os ingredientes antes de fazer a sopa xD
Achas que alguém com MI:ERSI e depois um mestrado em MSI estaria apto para a área de segurança informática? E sabes como está a empregabilidade da área?
Boas!
Tenho aqui uma duvida:
Se entrar neste curso e ao fim de concluir os 3 primeiros anos decidir que não quero avançar para o mestrado e gostava de tirar um mestrado noutra área (Ex: Segurança informática também na FCUP) ou até mesmo abandonar o curso por completo fico com as mesmas qualificações que um estudante que realizou os 3 anos no cursos de ciências de computadores?
Boas!
Tenho aqui uma duvida:
Se entrar neste curso e ao fim de concluir os 3 primeiros anos decidir que não quero avançar para o mestrado e gostava de tirar um mestrado noutra área (Ex: Segurança informática também na FCUP) ou até mesmo abandonar o curso por completo fico com as mesmas qualificações que um estudante que realizou os 3 anos no cursos de ciências de computadores?
Sim, podes fazer apenas 3 anos do Mestrado Integrado e depois, se assim decidires, continuares o Mestrado noutra área.
Tens é 1 ou 2 inconvenientes:
O título que te é atribuido ao final do 3º ano não é o mesmo que ao fim do 5º (Óbvio que licenciado != mestre)
E depois, se decidires trocar para uma área mais remota que não seja relacionada com a ciência de computadores terás dificuldades (e.g. Trocares de Eng. de Redes para Medicina, por exemplo...)
De resto, tudo OK :)
Se precisares de saber alguma coisa manda PM.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.