Olá
@Ze lestra,
Os cursos têm focos muito diferentes dentro da área das Tecnologias da Informação/Informática. O curso de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos na FCUP é um curso técnico e focado na parte prática de TI no dia-a-dia das empresas mas também de eventuais soluções que precisem de sistemas mais complexos (e.g. data centers, cloud computing, ...). Parece-me ser um curso que tanto para trabalhares em IT numa empresa geral (e.g. administração dos sistemas ou redes, criação de ferramentas para a empresa, aspetos de segurança de redes) mas também para outro tipo de empresas na instalação, manutenção e administração dos respetivos sistemas (e.g. Microsoft, Google, ...). Após este curso, aquilo que podes esperar é trabalhar, principalmente, com configuração e planeamento de redes/sistemas (e.g. configurar routers, servidores, redes em máquinas, ...), gestão de bases de dados de empresas, resolução de problemas em Windows/Linux, etc. O curso é diverso o suficiente, no plano curricular, para não te prenderes muito a uma área e acho que tens alguma liberdade para seguir outras coisas que te interessam dentro da área da informática (como programação, desenvolvimento de software ou outros).
O segundo curso, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na UMinho é um bocado mais abstrato no sentido em que o foco estão em aspetos mais relacionados com estratégia, gestão e operações daquilo que esta incluído nos sistemas de informação. O curso é muito mais diverso em termos de plano mas perdes um bocado os aspetos técnicos que tens em Engenharia de Redes na FCUP. Alguns tipos de saídas profissionais são a organização de conhecimento dentro de uma empresa (i.e. como é que as empresas guardam a sua informação, com que estrutura), as operações relacionadas com TI (i.e. políticas de TI, políticas de segurança, processos relacionados com onboarding na empresa, configurações de usuários), também tem alguns aspetos de infraestrutura como no outro curso e, obviamente, toda a parte mais ligada com gestão (e.g. inovação, arquitetura empresarial, planos de ação, finanças, ...). O curso parece-me ser um bocado menos especializante na parte técnica mas por outro lado dá-te oportunidade para trabalhares em qualquer tipo de empresa.
Relativamente a salários e empregabilidade não te posso dizer muito no que toca a EGSI por estar muito mais focado na área de gestão do que na parte técnica de informática. Relativamente a ERSI, penso que seja relativamente fácil encontrares um trabalho, principalmente dada a procura intensiva em informática por grande parte das empresas. Há uma necessidade muito grande de conhecimento técnico em informática, acho que podes esperar por volta de 1100€/mês com um mestrado na área (como primeiro trabalho, provavelmente com boa progressão de carreira). Para além disso, ERSI é muito mais fácil ingressares em empregos com grande procura (e.g. backend engineer, devops engineer, etc) em Portugal.
Dito isto, acho que a escolha para ERSI não é mega fácil porque o curso de EGSI parece-me interessante mas, como disse, é focado na parte de gestão. Acho que se tens um interesse especial por esta área e tens interesse em aspetos mais organizacionais e operacionais de uma empresa, que provavelmente seria o curso mais indicado para ti. Se preferes o típico
full-on computer nerd (no sentido mais positivo possível), ERSI vai ser um curso muito mais fixe porque é muito mais prático e vais trabalhar muito mais com informática.
Relativamente a dados de empregabilidade mais específicos aquilo que tirei do
Dados e Estatísticas de Cursos Superiores foi o seguinte (para mestrado):
- EGSI, UMinho: desemprego de 5,2% (2,4% é o normal nesta área de formação)
- ERSI, FCUP: desemprego de 0% (1.2% é o normal nesta área de formação)
Nota que estes valores não dizem o tipo de trabalho que os graduados estão a fazer. Podem estar a trabalhar em qualquer lugar e isso conta para estas estatísticas.
Relativamente ao que me perguntaste em privado, os MI de Engenharia estão a ser divididos em Licenciatura + Mestrado. Na prática isso está a acontecer para dar liberdade aos alunos de escolherem outro mestrado sem sentirem necessidade de ficarem presos ao MI (que podiam sair mas pronto, os planos estavam pensados para 5 anos, não 3 + 2). Não deve mudar muita coisa nos planos embora não conheça pessoalmente os planos de transição da UPorto nem da UMinho. Para ti isso significa que vais entrar numa licenciatura e que mais tarde podes entrar no mestrado do "mesmo curso" ou mudar para outra área que te interesse.
Boa sorte! :)
Qualquer outra dúvida, dispõe.