Engenharia e Gestão Industrial - Diferenças FEUP ISEP UMinho

Miguell Amaro

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2020
Boas,

Ando no 12°ano e com a época do concurso nacional ao ensino superior a aproximar-se, tenho me sentido cada vez mais pressionado. Tenho IMENSAS questões sobre o meu futuro académico mas vou tentar resumir tudo muito rapdiamente nesta thread.
Basicamente o único curso que me cativa é Engenharia e Gestão Industrial, principalmente pela sua componente de gestão, à qual apenas a FEUP dá o devido enfâse (cadeiras de marketing, networking,...). De qualquer modo, dificilmente entro na FEUP este ano, visto que a minha média interna ronda os 18,5 e a dos exames está perto dos 19.
Assim, terei de entrar ou no ISEP ou na UMinho. As minhas questões são:

- Quais as principais diferenças entre estes 3 estabelecimentos (quer a nível de ensino, quer a nível de reconhecimento/renome)?

- Quais as vossas previsões quanto à media de acesso a este curso nas 3 instituições neste ano?

- Seria mais lógico concorrer a Engenharia Mecânica na FEUP e tentar mudar de curso no ano seguinte, ou concorrer a Engenharia e Gestão Industrial no ISEP/UMinho e mudar para a FEUP no ano seguinte? Quão difícil é esta alteração de curso/instituições?

Sei que é um pouco extenso mas agradeço desde já a quem possa colaborar!

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
O curso no ISEP é super pequeno antes de tudo (acho que só entram 25 ao ano).
Acho que lá também tens várias cadeiras de economia/gestão (temos um departamento de gestão e isso) mas eu não conheço bem o curso...
EEUM não conheço sorry...
Acho que a feup o dept de mecânica é mais estável (não haverem complicações ou idiotices) do que o de civil, pelo que tb e uma boa opção...
Mas se quiseres saber algo sobre o ISEP apita, sou civileiro...
Outra coisa, EGI é engenharia mecânica + economia/gestão, pelo que se não gostares de mecânica não recomendo (eu ponderei esse curso, mas quando vi que era engenharia mecânica fugi) faço civil e depois mestrado no FEP e Prnt...
Vê tb o curso de engenharia de sistemas do ISEP, acho que tb tem muitas cadeiras de gestão...

Temacedo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Agosto 2021
Estou com dúvida entre concorrer ao Isep ou ao Minho na Licenciatura em engenharia e gestão industrial.
Alguém me pode dar uma opinião?
Obrigada