FEUP Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP

Compreendo, como a cadeira é só no segundo semestre, até lá acho que consigo construir algumas bases.
Ouvi dizer que Electromagnetismo é um bicho de sete cabeças. Mas podias explicar assim por alto porquê?

A matéria é bastante complexa e os testes/exames são bastante puxados

• Like
Reactions: pdrsousa
Olha, atualmente ando para o terceiro ano do curso. A minha opinião geral sobre o curso é que este em si é puxado, algumas vezes vos exigirá bastante, mas não é algo impossível ou que vá tomar por completo o vosso tempo. Há cadeiras e há cadeiras. Em relação aos outros cursos da FEUP, por exemplo, eu considero Mecânica um curso muito mais difícil de ser tirado. De resto, aproveitem o curso. Há imensas áreas e imensas saídas.
Sobre as cadeiras, enfim, eu discordo sobre Física ser difícil (eu já andei em outra universidade). Basta apenas aprender corretamente os exercícios (nem que seja com um Youtuber "à brasileira", como diz um amigo meu).
Eletromagnetismo é sim uma cadeira puxada, porque envolve muito matéria e também porque 99% dos problemas envolverão Integrais (Então é bom as dominar). Entretanto, eu acho que muita da dificuldade e das baixas notas vem do método avaliativo em si (múltiplas a descontar). De resto, a minha modesta opinião é que as cadeiras que devem prestar atenção logo pro início são Análise II, Prog II, Lab de Sistemas Digitais (Não é difícil, mas por ser logo ao começo, imensa malta trava), Probabilidade e Estatistica e Teoria do Controlo.

Obrigado pelo esclarecimento. Por curiosidade, que área escolhes-te para o 3.º ano?

Boas, se não se importarem venho aqui colocar mais duas questões:

1. Nas cadeiras de matemática do 1.º ano dá-se alguma revisão de certas matérias do secundário? Se sim, quais?
2. Soube que poderia ter tido equivalência à unidade curricular Projeto FEUP quando me candidatei o ano passado, mas como não tinha essa informação antes da candidatura, não a cheguei a pedir. No entanto, este mês quando for fazer a inscrição (pois o ano anterior pedi a anulação da matricula) talvez peça para ver se ainda vou a tempo. Acham que não devo pedir equivalência e fazer a cadeira? Já agora, no que é que consiste?

Obrigado.

Boas!
Em relação ao dia das matrículas é suposto irmos sozinhos ou acompanhados dos nossos pais?

Não é obrigatório levares os pais só se quiseres companhia ou para te pagarem as propinas

Boas, se não se importarem venho aqui colocar mais duas questões:

1. Nas cadeiras de matemática do 1.º ano dá-se alguma revisão de certas matérias do secundário? Se sim, quais?
2. Soube que poderia ter tido equivalência à unidade curricular Projeto FEUP quando me candidatei o ano passado, mas como não tinha essa informação antes da candidatura, não a cheguei a pedir. No entanto, este mês quando for fazer a inscrição (pois o ano anterior pedi a anulação da matricula) talvez peça para ver se ainda vou a tempo. Acham que não devo pedir equivalência e fazer a cadeira? Já agora, no que é que consiste?

Obrigado.

1. Dão-se algumas revisões. O primeiro mini-teste no meu ano foi essencialmente um teste com revisões de 12.º e algumas coisas novas. De qualquer forma, são muito breves e rapidamente se passa para a matéria nova. O programa é longo e cada vez se tem menos aulas. Não é nada que não se faça com dedicação :)

2. Que cadeira é que fizeste para ter equivalência? Se não foi em Electro, recomendo que a faças porque são abordados alguns temas elementares do curso. Terás também contacto com material de laboratório que poderás ou não já ter utilizado (fontes de tensão, osciloscópios etc). É algo que se tem vindo a melhorar desde o meu primeiro ano (em que a cadeira foi muito diferente).

Mais alguma dúvida?

1. Dão-se algumas revisões. O primeiro mini-teste no meu ano foi essencialmente um teste com revisões de 12.º e algumas coisas novas. De qualquer forma, são muito breves e rapidamente se passa para a matéria nova. O programa é longo e cada vez se tem menos aulas. Não é nada que não se faça com dedicação :)

2. Que cadeira é que fizeste para ter equivalência? Se não foi em Electro, recomendo que a faças porque são abordados alguns temas elementares do curso. Terás também contacto com material de laboratório que poderás ou não já ter utilizado (fontes de tensão, osciloscópios etc). É algo que se tem vindo a melhorar desde o meu primeiro ano (em que a cadeira foi muito diferente).

Mais alguma dúvida?

Obrigado pela informação!

Supostamente posso ter equivalência porque já venho de um curso superior concluído e, geralmente, esses estudantes não precisam de fazer a cadeira. Já me tinha dito o Paulo Portugal o ano passado quando entrei no curso. Entretanto este ano, após a inscrição às UCs, pedi a creditação mas foi-me recusada pela direção. Nesse sentido, fui à faculdade tentar resolver essa questão e tanto a secretária principal como a do curso disseram que geralmente estudantes na minha situação têm equivalência. Aconselharam-me a fazer um requerimento ao diretor de curso e agora estou à espera. Sinceramente, se não me derem a equivalência, não tem mal nenhum, apenas queria era estar focado noutras cadeiras assim que tivermos de fazer o trabalho final de Projeto FEUP.

Obrigado pela informação!

Supostamente posso ter equivalência porque já venho de um curso superior concluído e, geralmente, esses estudantes não precisam de fazer a cadeira. Já me tinha dito o Paulo Portugal o ano passado quando entrei no curso. Entretanto este ano, após a inscrição às UCs, pedi a creditação mas foi-me recusada pela direção. Nesse sentido, fui à faculdade tentar resolver essa questão e tanto a secretária principal como a do curso disseram que geralmente estudantes na minha situação têm equivalência. Aconselharam-me a fazer um requerimento ao diretor de curso e agora estou à espera. Sinceramente, se não me derem a equivalência, não tem mal nenhum, apenas queria era estar focado noutras cadeiras assim que tivermos de fazer o trabalho final de Projeto FEUP.

Só uma nota informativa: entretanto o diretor de curso mudou (este verão) e deixou de ser o Paulo Portugal para ser o João Canas Ferreira.

O Projeto FEUP tem a duração +- de 5/6 semanas com cerca de 2 horas por semana. O trabalho final é apresentado na semada da FEUP (semana do arraial de engenharia) que é na semana de 29 de Outubro.

Se te derem equivalência, perfeito. Se não derem, também não é nenhum drama.

• Like
Reactions: pdrsousa
Apesar de já ter lido completamente este tópico até ao fim, estou agora a relê-lo e aconselho os novos estudantes a fazerem o mesmo! Esclarece muita coisa sobre o curso.

Olá!
O que fazemos no projeto FEUP?
Que valor temos que pagar no ato da matrícula?

Tenho as mesmas dúvidas, se alguém tiver aí que saiba responder. Agradecido

Relativamente ao que é necessário pagar: até ao final da semana devem pagar o seguro (2€) e a primeira prestação da propina (99,9€). Se forem candidatos a bolsa, não precisam de pagar a propina, desde que apresentem o comprovativo do pedido (têm de carregar o documento para uma zona do vosso perfil, lá explicam-vos mais detalhadamente)

• Like
Reactions: Telma Moreira
@Fábio Morais vem ajudar estas almas
Eu não gosto de ajudar!

Não há nenhum grupo com o pessoal que entrou este ano para engenharia eletrotécnica ?
Facebook
Nesse grupo vai haver um que é de electro.

Boas! Quando é suposto sabermos a nossa turma e o nosso horário?
Provavelmente já está no teu perfil do sigarra o horário.
Vai ao teu perfil-> carrega no + onde está escrito o teu curso (Percurso academico) -> horario
Está do lado direito.

Facebook
Nesse grupo vai haver um que é de electro.

Provavelmente já está no teu perfil do sigarra o horário.
Vai ao teu perfil-> carrega no + onde está escrito o teu curso (Percurso academico) -> horario
Está do lado direito.
Aparece-me "sem resultados", tanto na parte das Turmas como na parte do Horário xD