Engenharia Electrotécnica (e de Computadores)

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Abri este tópico para tirar dúvidas sobre quem quiser optar pelo curso que eu tirei que é Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Muitos interessados em ir para a FEUP para este curso?

• Like
Reactions: Jotaaa98

Francisco Neves

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2015
Abri este tópico para tirar dúvidas sobre quem quiser optar pelo curso que eu tirei que é Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Muitos interessados em ir para a FEUP para este curso?
Eu gostava de saber em que consiste esse curso, o que é que se aprende, e que coisas é que ficamos a saber fazer, de útil para a vida profissional? É que ver as disciplinas não ajuda muito quando nem se quer sabemos o que se ensina na mesma

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
É um curso bastante completo, aprendes a programar, a desenhar circuitos, trabalhar com motores, analisar dados, fazes experiências com material electrónico, aprendes cálculo com numeração binária, octal e hexadecimal e tens algumas disciplinas de gestão e mais...Existe muita Matemática Forte e Física. Nomeadamente aprendes a integrar que é a operação contrária da derivação, tens electromagetismo dentro de muitas outras coisas. Há três ramos: Automação, Telecomunicações e Energia. Em termos práticos ficas a saber que um ano tem 8760 horas de cor, se em tua casa compensa mais potencia contratada normal ou tarifa bi-horária ou tri-horária. Aprendes a trabalhar em grupos de 10 pessoas o que é algo complexo e requer muita organização. Olhas para uma motherboard do teu PC e ficas a conhecer todos os componentes que lá encontras.
Isto são algumas coisas que me lembrei mas há muito mais. Quanto a saídas profissionais podes ir para a vertente programática de computadores ou de autómatos ou de desenho de circuitos. Podes ficar a saber por exemplo como dimensionar painéis solares para tua casa. Quantos precisas para ter lucro, que potências colocar, que cablagem, instalação de baterias, controladores,etc... Espero ter dado algumas luzes.

Rodri

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2015
É um curso bastante completo, aprendes a programar, a desenhar circuitos, trabalhar com motores, analisar dados, fazes experiências com material electrónico, aprendes cálculo com numeração binária, octal e hexadecimal e tens algumas disciplinas de gestão e mais...Existe muita Matemática Forte e Física. Nomeadamente aprendes a integrar que é a operação contrária da derivação, tens electromagetismo dentro de muitas outras coisas. Há três ramos: Automação, Telecomunicações e Energia. Em termos práticos ficas a saber que um ano tem 8760 horas de cor, se em tua casa compensa mais potencia contratada normal ou tarifa bi-horária ou tri-horária. Aprendes a trabalhar em grupos de 10 pessoas o que é algo complexo e requer muita organização. Olhas para uma motherboard do teu PC e ficas a conhecer todos os componentes que lá encontras.
Isto são algumas coisas que me lembrei mas há muito mais. Quanto a saídas profissionais podes ir para a vertente programática de computadores ou de autómatos ou de desenho de circuitos. Podes ficar a saber por exemplo como dimensionar painéis solares para tua casa. Quantos precisas para ter lucro, que potências colocar, que cablagem, instalação de baterias, controladores,etc... Espero ter dado algumas luzes.
Não deve ter a noção do quão bom é ter um testemunho destes, deu-me uma prespetiva completamente diferente do curso. Obrigado ;)

Marcos

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Estou a pensar entrar neste curso, mas gostava de saber se o curso é difícil, pois não sou o maior "craque" com os números ou física, e não queria entrar no curso e depois desistir do mesmo

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Sim, é difícil mas nada que com esforço e dedicação não se consiga.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Marcos antes de mais bem-vindo ao fórum! :)

Tal como o @Karga referiu, é que um curso que exige bastante trabalho e esforço mas nada impossível. Não te guies apenas pelas tuas notas do secundário, já vi alunos a entrar com 13 a acabar o curso com médias de curso mais altas do que alunos que entraram com 17.

Explora os planos de estudos e vê se os assuntos das cadeiras te motivariam o suficiente para trabalhares para ultrapassar possíveis dificuldades. ;)

• Like
Reactions: Estorninho

Zé Miguel

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2015
boas! Eu estou na duvida entre dois cursos.. engenharia electrotecnica e de computadores e engenharia informatica. Se fosse possivel, gostava que me dissessem as diferenças entre um e outro, o que se faz mais num ou no outro, essas cenas..
obrigado :b

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Basicamente de uma maneira simplista o que aprendes em Engenharia Informática é programar, fazer programas e aplicações nas mais variadas linguagens. Vai a codecademy.com e tens lá alguns tutoriais de aulas de programação de várias linguagens de programação. É uma boa base para começares a aprender o que é esse "bicho" da programação. Existem várias linguagens. Vou citar algumas: C/C++/Java/Html/Javascript/Xml/Python/Ruby/Pearl/C#/Php/...Aprendes a trabalhar com servidores, a usar Linux, redes de computadores e tudo relacionado com software.
Componentes-»Electrotécnica
Programas-»Informática
Para mim embora seja de Electrotecnia a melhor faculdade para Informática é a FEUP no Porto. Muitos alunos ainda não acabaram os cursos e já estão a trabalhar em empresas. Há muita procura de programadores das mais variadas linguagens. Há mais procura do que oferta neste momento de licenciados. Se fores de Lisboa tens o IST ou o ISEL.
Em Electrotécnica é um curso bastante completo, aprendes a programar, a desenhar circuitos, trabalhar com motores, analisar dados, fazes experiências com material electrónico, aprendes cálculo com numeração binária, octal e hexadecimal e tens algumas disciplinas de gestão e mais...Existe muita Matemática Forte e Física. Nomeadamente aprendes a integrar que é a operação contrária da derivação, tens electromagetismo dentro de muitas outras coisas. Há três ramos: Automação, Telecomunicações e Energia. Em termos práticos ficas a saber que um ano tem 8760 horas de cor, se em tua casa compensa mais potencia contratada normal ou tarifa bi-horária ou tri-horária. Aprendes a trabalhar em grupos de 10 pessoas o que é algo complexo e requer muita organização. Olhas para uma motherboard do teu PC e ficas a conhecer todos os componentes que lá encontras.
Isto são algumas coisas que me lembrei mas há muito mais. Quanto a saídas profissionais podes ir para a vertente programática de computadores ou de autómatos ou de desenho de circuitos. Podes ficar a saber por exemplo como dimensionar painéis solares para tua casa. Quantos precisas para ter lucro, que potências colocar, que cablagem, instalação de baterias, controladores,etc...
Espero ter dado algumas luzes.

• Like
Reactions: rTIAGO

Zé Miguel

Membro Caloiro
Matrícula
31 Março 2015
o meu medo é chegar lá e não conseguir apanhar nada... porque no meu curso nao aprendemos nada de programaçao! Nem as cenas mais simples.. No entanto, para entrar nestes cursos basta as disciplinas do secundário, logo eu suponho que me vão dar as bases quando eu chegar lá... e acho que não devo ser o único a ir para lá assim

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Zé Miguel não se espera que um aluno que entre em Engenharia já tenha conhecimentos de programação, até porque as faculdades sabem que programação (ainda) não faz parte dos currículos dos cursos científico-humanísticos do secundário.

• Like
Reactions: João Coelho

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Zé Miguel, é certo que no inicio vai haver certas dificuldades em disciplinas que são diferentes das áreas do secundário mas vais ver que te dão as bases para aprenderes por ti seja o que for. Quem for de um curso tecnológico já tem algumas bases de programação mas se calhar nas outras áreas não está tão preparado e vice versa. Mas vais ver que consegues aprender desde programação a circuitos passando por sistemas digitais. Boa Sorte e Bom Estudo sem medo.

Marcos

Membro
Matrícula
24 Março 2015
O meu único medo é não fazer os exames nacionais de F.Q. A e Matemática ahah x)

• Like
Reactions: davis

Mario Welch

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2015
Alguém me pode dizer quais são as médias/notas mínimas que eu preciso de ter para entrar em Engenharia Informática na FEUP?

Marcos

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Gostava de saber, caso alguém com conhecimento concreto me possa dizer, quais as diferenças entre FEUP e ISEP neste curso, se é que as há.
Cumprimentos

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Viva Marcos. Quando eu andava a estudar no secundário diziam-me que a FEUP era mais teórica e o ISEP mais prático mas eu andei na FEUP e tinha tanto teoria como prática por isso era uma informação errada.
A diferença é que um é uma universidade, outro é um politécnico, na FEUP as médias são maiores, penso que pode querer dizer alguma coisa. Depois tens cadeiras que são muito semelhantes tipo análise matemática e outras mais especificas dependendo do curso.

Dani

Membro
Matrícula
20 Abril 2015
Viva Marcos. Quando eu andava a estudar no secundário diziam-me que a FEUP era mais teórica e o ISEP mais prático mas eu andei na FEUP e tinha tanto teoria como prática por isso era uma informação errada.
A diferença é que um é uma universidade, outro é um politécnico, na FEUP as médias são maiores, penso que pode querer dizer alguma coisa. Depois tens cadeiras que são muito semelhantes tipo análise matemática e outras mais especificas dependendo do curso.
Olá, e muito obrigada por estares a fazer isto! A sério, é demais, só gostava de perguntar uma coisa: eu neste momento estou indecisa entre eletrotécnica e mecânica (ambas na FEUP) porque eu adoro física e matemática suporto bem e em ambas as áreas estou interessada na ramo da Energia (e Telecomunicações), não sei se me podes esclarecer quanto às diferenças entre os dois cursos especificamente nestas duas áreas, porque eu sinto que se for para Eletrotécnica não vou perceber muito bem de computadores...

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Viva Dani! Electrotécnica tem três grandes áreas: Energia, Telecomunicações e Automação. Escolhes no inicio do 2º ano por isso podes fazer o 1º e depois decides mediante o que mais gostares. Há muitas cadeiras comuns também. Não vás pelo nome do curso e pela palavra computadores. O Curso é muito mais do que computadores. Se gostas de mecânica também tens uma cadeira que eu fiz que é máquinas eléctricas em que dás motores eléctricos. Em Eng. mecânica embora também dês motores eléctricos o foco é talvez mais motores de combustão. Se gostas de Física e Matemática penso que Electrotécnica seria uma boa opção para ti. Na faculdade aprendes a aprender a gostar das coisas.

• Like
Reactions: Colega Albano