Engenharia Electrotécnica (e de Computadores)

DESESPERADO

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2017
Acham que a média deste curso vai subir muito este ano? Eu queria entrar no técnico mas como a minha media é 161,8 acho que não vou conseguir... Assim, a minha próxima opção é a FCT da Nova. Gostava então de saber se os alunos do técnico têm mais facilidade a arranjar um primeiro emprego e mais bem renumerado que os do técnico

E RESPONDAM RÁPIDO POR FAVOR QUE O PRAZO DE INSCRIÇÃO ESTÁ A ACABAR E EU ESTOU A FICAR DESESPERADO!!!

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
ISEP
Acham que a média deste curso vai subir muito este ano? Eu queria entrar no técnico mas como a minha media é 161,8 acho que não vou conseguir... Assim, a minha próxima opção é a FCT da Nova. Gostava então de saber se os alunos do técnico têm mais facilidade a arranjar um primeiro emprego e mais bem renumerado que os do técnico

E RESPONDAM RÁPIDO POR FAVOR QUE O PRAZO DE INSCRIÇÃO ESTÁ A ACABAR E EU ESTOU A FICAR DESESPERADO!!!
Isso não vai depender da faculdade, mas do teu empenho, curriculo, notas e projetos já desenvolvidos ;)

• Like
Reactions: Guidinha Alexandre

taniadcgoncalves

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2017
Boa tarde, relativamente a este curso, o pessoal era demasiado competitivo? Como era o ambiente?
Os testes eram a descontar? Os professores são acessíveis, explicam bem?
Estou indecisa entre o Porto e Coimbra...

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Boa tarde, relativamente a este curso, o pessoal era demasiado competitivo? Como era o ambiente?
Os testes eram a descontar? Os professores são acessíveis, explicam bem?
Estou indecisa entre o Porto e Coimbra...
O pessoal é competitivo mas de maneira saudável, estás a ter aulas com alguns alunos que são fora de série, e isso faz com as pessoas se esforcem mais, alguns testes são a descontar de escolha múltipla, os professores são acessíveis e estás à vontade para tirar alguma questão ou resolver algum problema com eles.
Eu já andei antes na fcup, lá o ambiente é mais relaxado entre alunos, mas os professores da fcup são menos acessíveis comparativamente com os da feup.
Agora em termos de ambiente na feup, é acelarado e tens de ter atenção ao que fazes com o teu tempo pois o ritmo com que se dá as matérias é elevado e o tempo é escasso.

Matrícula
6 Outubro 2017
Olá, tenho interesse em ingressar no curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no próximo ano, no entanto, sempre tive uma dúvida relacionada com este curso. Já analisei o plano de estudos das diferentes Universidades públicas que o lecionam, porém, nunca encontrei nada muito concreto relativamente há existência ou não de uma disciplina com recurso a programas de modelação 3D, como o Autocad. A minha dúvida é se os alunos aprendem a criar equipamentos nas aulas práticas (só com ajuda do professor, esquemas de livros e outros) ou se aprendem primeiro a projetá-los em computador e depois dão-lhes vida nas aulas práticas.

Outra questão, um pouco mais relativa, é se aqui alguém já teve a experiência de estar num curso de engenharia ao mesmo tempo que tinha aulas de uma língua (ex: inglês) em regime pós-laboral na própria universidade. Conseguiram conciliar? Se sim, acham arriscado esta abordagem para o 1º ano? Eu tenho boas bases em inglês (ou seja, não teria que me esforçar assim tanto) e como um dia gostava de trabalhar fora do país, acho que seria bem pensado ter este tipo de aulas nem que fosse só para estar em contacto com a língua com maior regularidade, para não falar da eventual certificação (se existir) do curso que poderia dar maior relevo a um futuro CV. Por outro lado, não sei se os materiais de estudo do curso de engenharia são, por exemplo, 40% em inglês pois, se assim for, não há necessidade do curso extra.

Obrigado pela ajuda

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Eu tive aulas em pos laboral na faculdade e foi tranquilo, 1 ou 2h por semana não era muito pesado

• Like
Reactions: Electromagnetismo

pdrsousa

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
Curso
Instituição
FEUP
Olá viva,

No próximo ano irei começar o curso de MIEEC na FEUP e para tal decidi este ano estudar Matemática A. A minha questão é a seguinte, existe alguma matéria em particular que seja crucial para o curso ou todo o programa de Matemática (10.º, 11.º e 12.º) é relevante?

Obrigado pela ajuda

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
São todas importantes, até as probabilidades

pdrsousa

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
Curso
Instituição
FEUP
São todas importantes, até as probabilidades
Obrigado. Estou a guiar-me praticamente pelo site da Academia Aberta (também conheço o Khan Academy), mas se alguém souber outras sugestões agradecia a informação... :)

Patriciagp8

Membro Caloiro
Matrícula
14 Novembro 2016
Curso
Ciências e tecnologia
Olá, vou acabar este ano o 12 e por tanto estou a ver as possibilidades de o que seguir. Estive a ver este curso e achei interessante, gosto muito de matemática e sou boa, estou a dar programação em c# nas aulas e gostei bastante e achei fácil e também tenho pesquisado sobre outras línguas de programação. O meu medo é a parte da física, é uma disciplina que nunca me agradou muito talvez até por causa da minha professora de secundário. Acho que se me aplicar consigo mas não quero estar a entrar no curso e depois não gostar. Alguém me pode dizer qualquer coisa sobre as disciplinas ligadas a física, se são fáceis ou não?
Pretendo entrar no Porto li que os professores são disponíveis e que o ambiente entra os alunos é bom, é realmente assim?

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Olá, vou acabar este ano o 12 e por tanto estou a ver as possibilidades de o que seguir. Estive a ver este curso e achei interessante, gosto muito de matemática e sou boa, estou a dar programação em c# nas aulas e gostei bastante e achei fácil e também tenho pesquisado sobre outras línguas de programação. O meu medo é a parte da física, é uma disciplina que nunca me agradou muito talvez até por causa da minha professora de secundário. Acho que se me aplicar consigo mas não quero estar a entrar no curso e depois não gostar. Alguém me pode dizer qualquer coisa sobre as disciplinas ligadas a física, se são fáceis ou não?
Pretendo entrar no Porto li que os professores são disponíveis e que o ambiente entra os alunos é bom, é realmente assim?
Para que faculdade?

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Bem, fisica vale 8 creditos e por isso é uma cadeira mais exigente, porém nada de outro mundo, aliás, é tudo assim na faculdade, tens é de estudar.
Muita gente entra com medias de 19, 19.5 e reprova a cadeiras, media de curso de 10...etc
É preciso é dar bastante sangue à faculdade.

Programação é C e assembly que dás no primeiro ano.

O ambiente entre alunos depende de ano para ano, ha anos que o pessoal ajuda uns aos outros nos grupos, outros anos não.

• Like
Reactions: Patriciagp8

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Só tens duas cadeiras de "fisica", Fisica e Electromagnetismo. Não será por duas cadeiras que não iras gostar do curso.

• Like
Reactions: Patriciagp8

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Só tens duas cadeiras de "fisica", Fisica e Electromagnetismo. Não será por duas cadeiras que não iras gostar do curso.
Ondas Electromagnéticas se seguir telecomunicações.
Mas ya, eu também não curto muito de fisica e não é por isso que deixo de gostar do curso.

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Ondas Electromagnéticas se seguir telecomunicações.
Mas ya, eu também não curto muito de fisica e não é por isso que deixo de gostar do curso.
Correto! Eu segui Energia por isso não estou muito a par das cadeiras dos outros Majors :wink:

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Correto! Eu segui Energia por isso não estou muito a par das cadeiras dos outros Majors :wink:
Hum,e que tal energias? Eu estou no segundo ano e há sempre aquela frase "quem está em eletro e vai para energias é o mesmo que ir ao Mac pedir salada", eu nem sei o que escolher, automação está a ficar saturado e há gente do meu ano que gosta de energias mas tem medo de entrar, porquê? Não sei, secalhar por estes mitos

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Hum,e que tal energias? Eu estou no segundo ano e há sempre aquela frase "quem está em eletro e vai para energias é o mesmo que ir ao Mac pedir salada", eu nem sei o que escolher, automação está a ficar saturado e há gente do meu ano que gosta de energias mas tem medo de entrar, porquê? Não sei, secalhar por estes mitos
Quando eu sai havia pouco emprego para Energia e também toda a gente dizia que Energia era a mais fácil das 3 e eramos gozados por isso. Diziam que só ia para Energia os burros que não sabiam programar e não se safavam nas cadeiras "a sério".

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Quando eu sai havia pouco emprego para Energia e também toda a gente dizia que Energia era a mais fácil das 3 e eramos gozados por isso. Diziam que só ia para Energia os burros que não sabiam programar e não se safavam nas cadeiras "a sério".
Então não é mito? xD
Há 3 alunos do meu ano com media de curso de 19 que querem ir para energias.

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Então não é mito? xD
Há 3 alunos do meu ano com media de curso de 19 que querem ir para energias.
E fazem eles bem.

O problema de Energia, pelo menos no meu tempo, não sei como está agora, é que era mais teórico que as restantes. Era preciso decorar mais coisas e tinha muito menos programação e electrónica que os restantes Majors.

Eu sou sincera se fosse agora eu tinha ido para Automação e só não iria para Telecomunicações porque tinha pavor de programar