Engenharia Electrotécnica (e de Computadores)

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
E fazem eles bem.

O problema de Energia, pelo menos no meu tempo, não sei como está agora, é que era mais teórico que as restantes. Era preciso decorar mais coisas e tinha muito menos programação e electrónica que os restantes Majors.

Eu sou sincera se fosse agora eu tinha ido para Automação e só não iria para Telecomunicações porque tinha pavor de programar
Eu tambem fico feliz por eles irem para energias, assim a probabilidade de entrar em automaçao ou tele é maior haha

Ficaste arrependida a que nivel? No contexto de trabalho? Há uns anos quem trabalhava na edp ganhava muito bem, mas a situação inverteu-se.
Muito pelo que vejo o pessoal vai muito para a area da consultoria

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Eu tambem fico feliz por eles irem para energias, assim a probabilidade de entrar em automaçao ou tele é maior haha

Ficaste arrependida a que nivel? No contexto de trabalho? Há uns anos quem trabalhava na edp ganhava muito bem, mas a situação inverteu-se.
Muito pelo que vejo o pessoal vai muito para a area da consultoria
Fiquei porque cedo percebi que não aprendi nada que viesse a aplicar no futuro por não haver emprego na área (isto em 2013 quando acabei o curso). Acabei por ir para a área de consultoria/IT e aplicação daquilo que aprendi é praticamente 0.

O problema é entrar na EDP e empresas afins. E quando entras é estágio com baixa possibilidade de vínculo. Indo para empresas mais pequenas pagam mal e é só por estágios de IEFP.

Não compensa.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Fiquei porque cedo percebi que não aprendi nada que viesse a aplicar no futuro por não haver emprego na área (isto em 2013 quando acabei o curso). Acabei por ir para a área de consultoria/IT e aplicação daquilo que aprendi é praticamente 0.

O problema é entrar na EDP e empresas afins. E quando entras é estágio com baixa possibilidade de vínculo. Indo para empresas mais pequenas pagam mal e é só por estágios de IEFP.

Não compensa.
Damn, realmente não estava informado acerca disso, mas se ficarmos felizes e estáveis na área de consultoria tudo bem.

Sim, é verdade, mas mesmo agora a edp já deu o que tinha a dar, antes da crise havia pessoal que ia para a edp ganhar 1500 limpos como primeiro emprego.

Mas muito obrigado, apesar de não querer ir para energias é sempre bom ter conhecimento sobre os ramos todos.

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Damn, realmente não estava informado acerca disso, mas se ficarmos felizes e estáveis na área de consultoria tudo bem.

Sim, é verdade, mas mesmo agora a edp já deu o que tinha a dar, antes da crise havia pessoal que ia para a edp ganhar 1500 limpos como primeiro emprego.

Mas muito obrigado, apesar de não querer ir para energias é sempre bom ter conhecimento sobre os ramos todos.
Qualquer informação que precises sobre o mundo empresarial apita :wink: sobre o curso não garanto que dê que já o acabei há uns anos valentes, muita coisa já deve ter mudado entretanto :laughing:

Rodrigo_C

Membro Caloiro
Matrícula
5 Novembro 2017
Estava a pensar entrar no curso de eletro na FEUP. Estava com dúvidas acerca da necessidades no portátil de trabalho. Pretendo seguir automação. Será que necessito de um portátil com um gpu dedicado? Agradecido desde já.

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
Estava a pensar entrar no curso de eletro na FEUP. Estava com dúvidas acerca da necessidades no portátil de trabalho. Pretendo seguir automação. Será que necessito de um portátil com um gpu dedicado? Agradecido desde já.
Olá, eu estou no segundo ano de electro e o meu pc é um i3, custou 500€, e vai se aguentando bem. Pelo menos para uma fase inicial acho que não vais precisar. Lá para o mestrado, é capaz de vir a dar jeito uma coisinha melhor, sim, mas isso vais vendo com o tempo 😉

• Like
Reactions: Fábio Morais

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Um portátil com 8gb de RAM e ssd está bom

m

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Electromagnetismo
O curso prepara de forma alguma para a indústria aeronáutica, mais precisamente o ramo da aviónica?
Esse ramo tem cadeiras em comum com electro, mas em electro não tens as bases da aeronáutica. O que não te impede de integrar um projecto aeronáutico que tenha intervenção com a parte electrotécnica.

mjDEUS

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Só vim aqui dizer que este curso é um fail. Quer tanto ter uma parte de computação e eletrónica que acaba por ser ridículo.
Na parte de emprego, a programação vão inevitavelmente escolher um de engenharia informática e na elétrica um de sistemas elétricos. Não digo que o curso não tenha saída mas pelo que vejo pintam como se este curso fosse excelente quando de excelente não tem nada.

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Só vim aqui dizer que este curso é um fail. Quer tanto ter uma parte de computação e eletrónica que acaba por ser ridículo.
Na parte de emprego, a programação vão inevitavelmente escolher um de engenharia informática e na elétrica um de sistemas elétricos. Não digo que o curso não tenha saída mas pelo que vejo pintam como se este curso fosse excelente quando de excelente não tem nada.
Caro mjDeus, era só para te esclarecer que a especialização de sistemas eléctricos é contida num dos ramos deste curso, neste caso o ramo de energia.
Quanto ao resto acho que toda a gente percebeu que isto não é um curso de eng informática e também, que engenharia informática também não é nenhum curso de eng electrotécnica, porém um eng electrotécnico que queira trabalhar na áera informática com um input a determinar consegue também trabalhar, enquanto que um eng informático que queira trabalhar na área da eng electrotécnico tem de fazer quase um curso novo.

franscisco55

Membro
Matrícula
21 Julho 2017
Alguém me ajuda a perceber quais as diferenças entre engenharia eletrônica industrial e computadores (na uminho) e engenharia electrotécnica?
Agradeço desde já.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Alguém me ajuda a perceber quais as diferenças entre engenharia eletrônica industrial e computadores (na uminho) e engenharia electrotécnica?
Agradeço desde já.
Eu nao ando la, porém eletronica industrial deve de ser virado para o ramo da automaçao, programar automatos...etc.
É um curso mais especifico(o que pode nao ser bom).
Na feup em electro tem um ramo que é automaçao e nesse ramo tem a especialização mais virada para a industria.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Olá! Sou finalista do secundário e estou interessada em ingressar no curso de engenharia eletrotécnica e de computadores na FCT NOVA. No entanto, depois da desgraça do exame de matemática, não estou com muitas esperanças em alcançar a nota que ambicionava... pelo menos nesta primeira fase. Então, estou a pensar ir para engenharia do ambiente na mesma faculdade, para depois poder pedir transferência. Eu sei que é um curso que em nada tem a ver com eletrotécnica e que duvido muito que vá gostar e o facto de ter apenas 2 cadeiras penso que me coloca em desvantagem no processo de transferência de cursos dentro da mesma faculdade. O que devo fazer? Será que devo ficar em eletro noutra faculdade ou permanecer em ambiente e poder mudar de curso? É que tive a fazer uma pesquisa e eletro em Lisboa só há na NOVA (que tinha média se não fossem os exames), no IST (que não tenho média) e no ISEL (que, muito sinceramente, não era lá uma faculdade que fizesse questão em entrar). Desculpem por este testamento... agradecia uma resposta. Obrigada!

Eu sempre digo que deverás ir para o mesmo curso so que noutra faculdade, imaginemos que entras em ambiente e odeias aquilo, vais tentar mudar e nao consegues, o que fazes?!
Ao entrares num curso que queiras mas noutra faculdade vais estar onde queres, vais ter mais equivalencias e vais estar segura num curso onde gostas.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Eu sempre digo que deverás ir para o mesmo curso so que noutra faculdade, imaginemos que entras em ambiente e odeias aquilo, vais tentar mudar e nao consegues, o que fazes?!
Ao entrares num curso que queiras mas noutra faculdade vais estar onde queres, vais ter mais equivalencias e vais estar segura num curso onde gostas.
Obrigada pela rápida resposta! Mas eu não gostava muito de ir para o ISEL. Não ouvi falar muito bem daquilo e acho que o ambiente onde estudamos também é importante. E também será que há alguma reticência por parte das empresas pelo facto de ser um politecnico?

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Obrigada pela rápida resposta! Mas eu não gostava muito de ir para o ISEL. Não ouvi falar muito bem daquilo e acho que o ambiente onde estudamos também é importante. E também será que há alguma reticência por parte das empresas pelo facto de ser um politecnico?
É provavel que as melhores empresas vao buscar mais alunos a faculdades mais prestigiadas, porem a faculdade onde andaste so importa no primeiro emprego, o resto tem a ver com a tua experiencia.
Mas foi como disse, no teu lugar entrava no politécnico, esforçava-me para ter boas notas e depois mudava para a faculdade que queria.
Aqui no porto nao ha discriminação no processo de transferencia, ha alunos de privadas a mudar para a universidade do porto, no IST vi uma vez que dao preferencia a faculdades mais prestigiadas, ou seja, aumentam um pouco a media de candidatura de quem veio como por exemplo da FEUP e baixam de quem vem de um politécnico, mas penso que isso seja so lá.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
É provavel que as melhores empresas vao buscar mais alunos a faculdades mais prestigiadas, porem a faculdade onde andaste so importa no primeiro emprego, o resto tem a ver com a tua experiencia.
Mas foi como disse, no teu lugar entrava no politécnico, esforçava-me para ter boas notas e depois mudava para a faculdade que queria.
Aqui no porto nao ha discriminação no processo de transferencia, ha alunos de privadas a mudar para a universidade do porto, no IST vi uma vez que dao preferencia a faculdades mais prestigiadas, ou seja, aumentam um pouco a media de candidatura de quem veio como por exemplo da FEUP e baixam de quem vem de um politécnico, mas penso que isso seja so lá.
É algo em que ainda tenho de pensar. Mas ainda nada está acabado, estou na expectativa de entrar na 2 fase! Mais uma vez obrigada pela tua resposta :)

joaopfpinto

Membro
Matrícula
8 Janeiro 2017
Curso
Instituição
FEUP
Boas!
Este ano, se tudo correr bem, vou por Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP como primeira opção. Gostava que me dessem informações em relação ao curso nesta universidade: cadeiras, dificuldade, professores, ambiente, transportes, etc.