Engenharia Electrotécnica (e de Computadores)

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Boas!
Este ano, se tudo correr bem, vou por Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP como primeira opção. Gostava que me dessem informações em relação ao curso nesta universidade: cadeiras, dificuldade, professores, ambiente, transportes, etc.
O rapaz que abriu este topico falou tudo sobre o curso, não sei o que poderei dizer mais, se tiveres alguma pergunta força.

joaopfpinto

Membro
Matrícula
8 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
De facto, falou, nem me dei ao trabalho de ver as respostas anteriores.. xD
Será que me podes esclarecer um pouco mais em relação às saídas profissionais, tanto cá, como no estrangeiro. Em suma, na tua opinião, é um curso que, atualmente, te abre portas?
Obrigado pela ajuda!

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
De facto, falou, nem me dei ao trabalho de ver as respostas anteriores.. xD
Será que me podes esclarecer um pouco mais em relação às saídas profissionais, tanto cá, como no estrangeiro. Em suma, na tua opinião, é um curso que, atualmente, te abre portas?
Obrigado pela ajuda!
É uma area muito abrangente, ou trabalhas na area mais antiga (energias) ou podes trabalhar na area da automação, numa fabrica, trabalhar na pate da gestao, robotica, microeletronica.
Podes tambem trabalhar como eng. informatico na parte de redes ou programaçao, tens a parte de radio....etc etc É uma lista enorme, aconselho a veres neste link.
No 3º ano vais ter de escolher um ramo e é um curso onde o trabalho nao é um problema, o maior problema é acabar para a maioria :sweatsmile:

Matrícula
13 Fevereiro 2017
Boas.
Terminei o 2º ano de licenciatura do curso em questão e pretendo seguir mestrado numa outra instituição com intuito de me especializar em automação. Neste momento começo a pensar em possíveis universidades para fazer mestrado e pergunto-me sempre se terei possibilidade de entrar numa FEUP ou UMinho, e caso consiga, pergunto-me também se estarei tão bem preparado quanto outros alunos das respetivas instituições que me iriam receber. Tenho todas estas dúvidas por vir de um politécnico e querer mudar para universidade. Ficaria agradecido caso alguém me possam ajudar.
PS: Não tenho nada contra o ensino nos politécnicos nem é uma questão de eu achar melhor uma universidade, simplesmente acho que hoje em dia ainda se vive um pouco de rótulos, do género "caso tenha o nome da instituição x ou y no currículo terei mais saída".

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Boas.
Terminei o 2º ano de licenciatura do curso em questão e pretendo seguir mestrado numa outra instituição com intuito de me especializar em automação. Neste momento começo a pensar em possíveis universidades para fazer mestrado e pergunto-me sempre se terei possibilidade de entrar numa FEUP ou UMinho, e caso consiga, pergunto-me também se estarei tão bem preparado quanto outros alunos das respetivas instituições que me iriam receber. Tenho todas estas dúvidas por vir de um politécnico e querer mudar para universidade. Ficaria agradecido caso alguém me possam ajudar.
PS: Não tenho nada contra o ensino nos politécnicos nem é uma questão de eu achar melhor uma universidade, simplesmente acho que hoje em dia ainda se vive um pouco de rótulos, do género "caso tenha o nome da instituição x ou y no currículo terei mais saída".
Tão bem preparado podes ou não estar (depende do teu background), mas com o teu trabalho e dedicação podes ir a qualquer lugar, é com essa atitude que vais ter êxito. Aliás conheço colegas meus que vieram do isep por transferência e estão-se a adaptar muito bem.

• Like
Reactions: Manuel Ricardo

BrunaHenriques

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2018
Estou a pensar seguir engenharia electrotécnica mas não sei onde, estou indecisa entre a ISEL em Lisboa e o IPL em Leiria. Será que me poderiam ajudar? Além disso também gostava de saber como era a facilidade em ficar numa residencial.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Estou a pensar seguir engenharia electrotécnica mas não sei onde, estou indecisa entre a ISEL em Lisboa e o IPL em Leiria. Será que me poderiam ajudar? Além disso também gostava de saber como era a facilidade em ficar numa residencial.
Também estou a pensar em ir para o ISEL em eletro. Não vás para o IPL, assim já tenho uma menina para falar ahah

Luís Todo Bom

Membro Dux
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Então? Devias, ao menos tentavas a tua sorte, tal como eu vou tentar a minha xD
Mas queres ir para o quê?
Nao é o que quero e ia acabar por mudar, mais uma vez, e nao quero tirar o lugar a alguem que queira mesmo(por exemplo tu).
Fico de consciencia limpa tambem ahah

jozzlex11

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Eletrotécnica, sinto-me um pouco perdido quanto ao curso em si. Já fiz imensa pesquisa sobre eletro (uniarea, bloggs, foruns, reddit) mas encontro-me sempre confuso devido as imensas variedades que involvem o ramo da eletrotécnica por misturar isto com aquilo, uns sites Pt dizem "eletro baseia-se nisto" outros site Br dizem " eletro baseia-se nisto" por isso, O que é Eng. Eletrotécnica e o que faz um Eng.eletrotécnico em concreto?

E de alguma forma Engenharia eletrotécnica e Eletrical engineering em " ingles " acaba por ser a mesma coisa, tendo em conta o que se ensina no curso aqui em Portugal ? pois Eletrical Engineering e praticamente aquilo que procuro, mas cá em portugal temos, Eng elétrica ; engenharia eletrotécnica e de ...... ; engenharia eletrotécnica e de computadores. engenharia eletrônica... qual delas é que devo seguir.

Eletro é o curso certo para alguém que curte de computadores, smartphones, e tudo relacionado á eletrônica, curto de software mas de certo não é o que quero fazer como alguns recém licensiado em Informática. o meu gosto e mais pela aréa de automação, controlo / robótica e áreas como Machine learning e Ai . vejo-me um dia não a progamar 24/7 like a monkey mas e desenvolver e modernizar o uso da eletrônica digital em diversas areás como industria automóvel , de computadores e telemóveis, processadores, cenas deste tipo, mas nada relacionada como RF / sinais nem power plants . Pelas minhas pesquisas não me parece que exista outro curso mais adequado, mais ainda assim agradecia uma melhor explicação sobre esta areá.

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
jozzlex11

Olá, eu estudei Eng Electrotecnica na FEUP e muito resumidamente esta área (pelo menos no Porto não sei como se devide em Lisboa) tem 3 grandes vertentes: Telecomunicações e Electrónica, Automação e Energia.

Telecomunicações e Electronica é basicamente a parte de Hardware
Automação está mais virado para robótica
Energia é como o nome diz tudo o que tenha a ver com Energia (linhas electricas, electricidade, renovaveis, etc...)

Eu diria que para o que queres Automação e depois na parte do Mestrado, escolherias uma especialização mais focada para a electrónica.

Podes ver o plano de estudos aqui: FEUP - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Eu segui o ramo de Energia (e já acabei o curso há uns valentes anos) mas o que eu conseguir ajudar estou à disposição ;)

Raquel_Almeida

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2020
Olá
Eu neste momento estou no 12°ano e estou a pensar em seguir engenharia eletrotécnica e de computadores. Contudo gostaria de perceber melhor o que é que um engenheiro eletrotécnico e de computadores faz na sua vida profissional.
Obrigada

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Olá
Eu neste momento estou no 12°ano e estou a pensar em seguir engenharia eletrotécnica e de computadores. Contudo gostaria de perceber melhor o que é que um engenheiro eletrotécnico e de computadores faz na sua vida profissional.
Obrigada
Boa tarde, apesar de não exercer a área, tenho o curso profissional de eletrónica,automação e comando. Pelo que te posso dizer, engenharia eletrotécnica seria trabalhar com circuitos, projetar ,saber calcular tensões, medir,etc... tens é de pensar é fora da caixa, numa licenciatura muito provavelmente trabalharás com cirucitos mais complexos( no secundário já estava a trabalhar com alguns), este é o ramo da eletrónica analógica.
Na parte dos computadores, o que às vezes se chama eletrónica digital, inclusive,tinha disciplina de sistemas digitais. Também projetas circuitos mas digitais com recurso a portas lógicas, flip-flops,multiplexers,etc...confesso que este ramo é mais interesse, apesar de ser mais complexo. Envolve muita lógica binária,etc.
Também dás programação, só que é mais direcionada ao hardware,programação de sistemas digitais e analógicos( no meu curso já trabalhei com Multisim,Autocad e CadSimu), o primeiro é para sistemas digitais e analógicos, o segundo é para arquitetos, mas o meu professor usava para projetar apenas circuitos numa casa, a chamada domótica. O cadSimu e CX-programmer é mais para a automação, para mim, automação é o ramo mais complexo de todos, tens de saber programar autómatos(CLP), fazer circuitos para hidráulica,pneumática,etc...
Já trabalhei com FluiSim( para pneumática e hidráulica) ,DevC++ e VisualBasic para programar para o computador, sendo que o visualbasic dava para programar interfaces, como um autómato por exemplo. e o Flowcode para simular microcontroladores,motores,displays...
...
Na faculdade,certamente, que usarás programas muito melhores que os que mencionei anteriormente.
Isto foi o que dei no meu curso de secundário, é a minha experiência. Claro que o meu curso aborda os assuntos de forma mais geral, mas ficas com a ideia de como será seguir uma licenciatura nesta área,que por sinal é muito abrangente e engloba outras.
É uma área em que é preciso sair fora da caixa, pensa bem, antes de agir, contacta pessoal da área.
Se na tua escola, existir alunos de um curso profissional de eletrónica ou afins, consulta os teus colegas, fala com eles para teres uma ideia.
As saídas profissionais são mais direcionadas para a indústria.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ryuki

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020
o meu medo é chegar lá e não conseguir apanhar nada... porque no meu curso nao aprendemos nada de programaçao! Nem as cenas mais simples.. No entanto, para entrar nestes cursos basta as disciplinas do secundário, logo eu suponho que me vão dar as bases quando eu chegar lá... e acho que não devo ser o único a ir para lá assim
Espero que este canal consiga ajudar vários alunos: CódigoParaTodos

Francisco Casalinho

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2020
Olá, estou no 11ºano em ct e estava interessado em ir para engenharia eletrotecnica e de computadores. Neste momento estou com média de 15( media do 10 ano tb é15), sendo que tenho 15 a fq e 14 a matemática. Gostava de saber qual é o nivel de dificuldade deste curso e se as minhas notas se enquadram num perfil de aluno que pode fazer mestrado integrado porque algumas universidades só têm mestrado integrado. Obrigado pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Francisco Casalinho
Olá, estou no 11ºano em ct e estava interessado em ir para engenharia eletrotecnica e de computadores. Neste momento estou com média de 15( media do 10 ano tb é15), sendo que tenho 15 a fq e 14 a matemática. Gostava de saber qual é o nivel de dificuldade deste curso e se as minhas notas se enquadram num perfil de aluno que pode fazer mestrado integrado porque algumas universidades só têm mestrado integrado. Obrigado pela atenção.
As tuas notas do secundário muitas das vezes não dizem assim tanto sobre o teu sucesso no curso, dado que depende muito da exigência da tua escola, da tua adaptação ao curso, de ser um curso que acaba por te gerar interesse ou não, etc. Não é incomum teres o aluno que entra com a melhor média acabar por ser um aluno regular o um aluno regular acabar como um dos que tem melhores médias. Acho que deves esforçar-te por ter a melhor média possível para entrares na faculdade que preferes, e preparar bem os exames nacionais que é o que vai ter um maior peso.
E já agora, os mestrados integrados entretanto vão desaparecer. É provável que já apanhes as licenciaturas divididas dos mestrados em todas as faculdades.

• Love
Reactions: Wraak

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá @Francisco Casalinho

As tuas notas do secundário muitas das vezes não dizem assim tanto sobre o teu sucesso no curso, dado que depende muito da exigência da tua escola, da tua adaptação ao curso, de ser um curso que acaba por te gerar interesse ou não, etc. Não é incomum teres o aluno que entra com a melhor média acabar por ser um aluno regular o um aluno regular acabar como um dos que tem melhores médias. Acho que deves esforçar-te por ter a melhor média possível para entrares na faculdade que preferes, e preparar bem os exames nacionais que é o que vai ter um maior peso.
E já agora, os mestrados integrados entretanto vão desaparecer. É provável que já apanhes as licenciaturas divididas dos mestrados em todas as faculdades.
Essa mudança é já este próximo ano letivo ou é no seguinte? Lembro-me de ouvir menção a 2021 em algum lado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P FCTUNL Engenharia Electrotécnica e de Computadores - NOVA Universidade Nova de Lisboa 2
Stark FEUP Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP Universidade do Porto 210
pereira_bruno11 Engenharia electrotécnica depois de Engenharia biomédica? Tecnologias 1
A Engenharia Electrotécnica - Ispgaya vs Lusófona Tecnologias 0
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
Edvânia IST Engenharia e Gestão Industrial - IST Universidade de Lisboa 1
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 1
R IPCA Engenharia de Sistemas Informáticos IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 1
M Engenharia Física e a Ordem dos Engenheiros Tecnologias 3
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 8
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
R UTAD Engenharia Mecânica na utad? Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 4
A Engenharia física em qual universidade? Tecnologias 4
J Engenharia Automóvel Tecnologias 1
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 11
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 1
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Engenharia Geológica-FCT Tecnologias 0
A Engenharia Aeroespacial x Engenharia Física Tecnológica Tecnologias 1
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
X UBI Engenharia e Gestão Industrial - UBI Universidade da Beira Interior 0
Maria susano licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Tecnologias 0
R Engenharia aeroespacial vs formação na TAP(por exemplo) Tecnologias 7
TiagoJorge Engenharia biomédica, engenharia biológica, e bioengenharia Tecnologias 5
P Engenharia Biomédica ou Engenharia química Tecnologias 11
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 0
R Consigo sobreviver a engenharia biológica ou biomédica? Tecnologias 6
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
R Técnico de Manutenção de Aeronaves vs Engenharia Aeronáutica Tecnologias 0
I Engenharia Informática - Cinema Ensino Superior 2
M Engenharia Gestão Industrial vs Engenharia de Materiais vs Engenharia Mecânica Tecnologias 1
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
B Engenharia Biológica - IST ou UMinho? Tecnologias 10
miiana Engenharia Nuclear? Tecnologias 3
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
I Engenharia Química (Politécnico vs Universidade) Tecnologias 6
J Engenharia Informática no Técnico e na UBI Tecnologias 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 6
esgueirinhafar2 NOVA Engenharia Química e Bioquímica na FCT e MEDICINA Universidade Nova de Lisboa 2
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
C Professor de secundário através de Engenharia Educação 2
A Biotecnologia e Engenharia Química Tecnologias 4
A Engenharia Biomédica (ISEP) vs Biotecnologia Medicinal (ESS PORTO) Tecnologias 2