Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Laurita72

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2024
Olá pessoal! Saudações.
Queria saber se têm aqui alguém que já frequentou ou está a frequentar o curso de eletrotécnia e de computadores, especialmente na NOVA FCT e que me possa dizer como é o curso, o que realmente se aprende e fazem no curso. E as saídas para o mesmo.
Obrigada pelo vosso tempo!

Solução
Olá,
Não estou no curso, mas estou na NOVA-FCT e tenho amigos em LEEC/MEEC, portanto posso-te falar sobre o curso.
O curso é direcionado para o hardware (partes físicas de um sistema eletrónico). Nos primeiros anos tens bastante matemática e física como todas as engenharias. Depois começa-se a focar mais em partes específicas, como programação de microcontroladores, sistemas elétricos, telecomunicações, etc. Podes ver as cadeiras do curso aqui.
Se depois quiseres fazer Mestrado vais escolher 2 áreas para te especializares entre Robótica, Eletrónica, Sistemas digitais, Telecomunicações e mais alguma que me estou a esquecer.
As saídas, segundo diz no site da FCT são as seguintes:
  • Assim, apontam-se como exemplos:
    • ...
Olá,
Não estou no curso, mas estou na NOVA-FCT e tenho amigos em LEEC/MEEC, portanto posso-te falar sobre o curso.
O curso é direcionado para o hardware (partes físicas de um sistema eletrónico). Nos primeiros anos tens bastante matemática e física como todas as engenharias. Depois começa-se a focar mais em partes específicas, como programação de microcontroladores, sistemas elétricos, telecomunicações, etc. Podes ver as cadeiras do curso aqui.
Se depois quiseres fazer Mestrado vais escolher 2 áreas para te especializares entre Robótica, Eletrónica, Sistemas digitais, Telecomunicações e mais alguma que me estou a esquecer.
  • Assim, apontam-se como exemplos:
    • Empresas de automação e robótica móvel: projeto e instalação de linhas de produção fabris (por exemplo automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D.
    • Empresas ligadas ao setor energético: aplicação de novas tecnologias na distribuição de energia (smart-grid); utilização de energias renováveis; veículos elétricos.
    • Empresas de telecomunicações: operadoras; prestadoras de serviços a operadoras; fabricantes de equipamento de telecomunicações e computação; start-ups de prestação de novos serviços/aplicações.
    • Empresas de serviços: consultoria; programação; banca/finanças.

Solução

Olá,
Obrigada pela ajuda! Vou verificar as cadeiras e explorar mais as saídas

• Like
Reactions: Rui C