Engenharia Eletrotécnica vs Engenharia Informática

gui1612

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2020
Olá, apesar de ainda faltarem os exames estou confiante que consigo entrar em ambas, tendo até preferência pelo Porto por ser perto de casa. Contudo estou super indeciso entre estes dois cursos, pois tenho medo de ir para eletrotécnica e acabar a trabalhar numa área de energias (por exemplo), sendo que gostava de ir para uma área ou de produção de hardware (para computadores por exemplo) ou relacionada com smart houses, robótica e programação de equipamentos ou até de inteligência artificial.
Gostava que alguém que esteja no curso pudesse explicar as saídas e o que gosta ou não gosta no curso.

Laura Somsen

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2020
Olá Guilherme,

Eu fui tirar engenharia eletrotécnica porque queria exatamente trabalhar com smarthouses e robótica. Os cursos dependem muito do sitio onde tiras, porque um mesmo curso pode ter focos diferentes nas diferentes faculdades. Em particular, na FCT UNL, onde tirei, engenharia informática dá-te um leque de programações muito abrangentes e boas, mas não passa muito daí. Se quiseres chegar a um ramo mais de hardware acabas por ter de aprender acerca de outras áreas da engenharia eletrotécnica e isso inclui as áreas que referes. É normal que tenhas de aprender ramos como as energias e as telecomunicações, mas tudo isso dá-te uma compreensão mais geral de como funcionam os ramos da inteligência e o hardware que sustenta toda essa construção. Em concreto, no meu curso eu tive todas as linguagens que possas imaginar, e tirei engenharia eletrotécnica. Aprendi desde C, JAVA, Matlab, Python, SQL, etc. Não aprendi Javascript ou HTML por exemplo, mais específicas para websites, mas teria a possibilidade de aprender se quisesse. Por isso tenta investigar o plano da faculdade a que te candidatares, para perceber se em eletrotécnica ensinam a programação que possas querer aprender. Se não ensinarem, já sabes. Se não te interessar assim tanto programar, então informática não é o percurso certo.

Espero ter ajudado!