Engenharia Física e Tecnológica VS Medicina

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Hello, estou um bocado indecisa em qual curso seguir. Estou entre engenharia física e tecnológica e medicina (eu sei são bastante diferentes), o meu objetivo era seguir investigação especialmente na área de biomedicina ou então medicina aeroespacial especificamente com astronautas. Já li que quem segue esta engenharia consegue seguir biomedicina, mas não tenho a certeza. Embora goste de medicina os 6 anos mais 5/6 anos de especialização assustam-me um bocado e também não sou muito dada a memorização, daí preferir matemática e física. Acham que seguindo esta engenharia conseguia fazer investigação na área de biomedicina ou quem sabe tirar algum curso fora de Portugal virado exclusivamente para a medicina aeroespacial sem precisar de fazer aqueles anos todos?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Que tal bioengenharia? ou algo desse género ? Mais depressa chegavas aquilo que tas a falar

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Por acaso pensei nesse curso no Porto, mas não sei como é que são as perspectivas de trabalho, não tenho problema em emigrar, no entanto gostava que tivesse a certeza que iria arranjar trabalho como tenho em medicina ou engenharia física e tecnológica. Além disso li em alguns fóruns alunos a dizer que acharam que o curso estava muito desorganizado e aprendiam muita coisa, mas de uma maneira muito superficial, o que me deixou de pé atrás. Sabes alguma coisa sobre isso?

Joana FG

Membro
Matrícula
14 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
UMa
Engenharia biológica (no técnico) já viste? Já ouvi falar bem
Sim, medicina pelo que oiço nos primeiros anos é muito à base de memorização (e podes nem entrar na especialidade à primeira cada vez é mais difícil segundo o que dizem). Para investigação também há outros cursos interessantes como ciências biomédicas e biologia celular e molecular.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Quanto a arranjares trabalho decerteza nesses curso é como tudo... tens pessoas que tão em medicina e não arranjam trabalho porque não têm nota para passar a especialidade... nenhum curso é certo... tens de ser tu a fazer por ti , etc etc

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Engenharia biológica (no técnico) já viste? Já ouvi falar bem
Sim, medicina pelo que oiço nos primeiros anos é muito à base de memorização (e podes nem entrar na especialidade à primeira cada vez é mais difícil segundo o que dizem). Para investigação também há outros cursos interessantes como ciências biomédicas e biologia celular e molecular.
Não me tinha lembrado dessa engenharia, talvez até seja uma boa opção, obrigada!

• Like
Reactions: Joana FG

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Se calhar já viste, mas engenharia biomédica no técnico também parece conciliar alguns tópicos que pretendes ( conciliando a biomedicina e biomecânica, por exemplo )

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Se calhar já viste, mas engenharia biomédica no técnico também parece conciliar alguns tópicos que pretendes ( conciliando a biomedicina e biomecânica, por exemplo )
Tinha pensado nessa, mas disseram-me que a saída ia mais para os lados da construção de máquinas aplicadas a medicina, o que não é bem o meu objetivo (mas corrige-me se estiver errada)

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Tinha pensado nessa, mas disseram-me que a saída ia mais para os lados da construção de máquinas aplicadas a medicina, o que não é bem o meu objetivo (mas corrige-me se estiver errada)
Sim, realmente tem uma componente de dispositivos médicos muito forte, mas também fornece bases para investigação em biomedicina. Pretendes realizar estudos dos efeitos da gravidade ( e não só ) sobre astronautas ( cegueira, efeitos da radiação e carcinogênese, atrofia, patologia vestibular ... ) ? Ou tens em mente outras saídas ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Isabel Comédias
Estou entre engenharia física e tecnológica e medicina (eu sei são bastante diferentes), o meu objetivo era seguir investigação especialmente na área de biomedicina ou então medicina aeroespacial especificamente com astronautas.
Tens de te perguntar a ti própria se queres ser uma médica, com todos os conhecimentos do corpo humano que isso implica, que se dedica a fazer investigação na área aeronáutica, ou uma engenheira, com todos os conhecimentos de física e matemática que isso implica, que se dedica a fazer investigação na área aeronáutica. As equipas de laboratórios que se dedicam a séria a isto (NASA, ESA, companhias aeronáuticas) têm um mix dos 2 perfis. Nos EUA tens mesmo a especialidade de Aerospace Medicine Physician, que é feita após o curso de medicina, mas é raro encontrares na maioria dos países.

Btw, deixo isto aqui:

• Like
  • Fabulous
Reactions: Blasty and Rafael.

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Olá @Isabel Comédias

Tens de te perguntar a ti própria se queres ser uma médica, com todos os conhecimentos do corpo humano que isso implica, que se dedica a fazer investigação na área aeronáutica, ou uma engenheira, com todos os conhecimentos de física e matemática que isso implica, que se dedica a fazer investigação na área aeronáutica. As equipas de laboratórios que se dedicam a séria a isto (NASA, ESA, companhias aeronáuticas) têm um mix dos 2 perfis. Nos EUA tens mesmo a especialidade de Aerospace Medicine Physician, que é feita após o curso de medicina, mas é raro encontrares na maioria dos países.

Btw, deixo isto aqui:
Estou um bocado num impasse, visto que o que mais gosto de fazer é estudar matemática e física e no entanto acho que devo preferir a carreira de investigação na área de biomedicina e não tanto na área de aeronáutica, mas tenho medo que os 6 anos mais 5/6 de especialidade de medicina se tornem numa "tortura" visto que estou muito mais habituada e gosto muito mais de números. Já tinha visto essa notícia, foi aí que percebi que essa seria a minha profissão de sonho porque combina as coisas que mais gosto, no entanto por ter também muita física pensei que pudesse haver alguma maneira de chegar lá sem ter de fazer medicina toda, mas parece que não então. Muito obrigada!!

• Like
Reactions: MeatBalls

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Estou um bocado num impasse, visto que o que mais gosto de fazer é estudar matemática e física e no entanto acho que devo preferir a carreira de investigação na área de biomedicina e não tanto na área de aeronáutica, mas tenho medo que os 6 anos mais 5/6 de especialidade de medicina se tornem numa "tortura" visto que estou muito mais habituada e gosto muito mais de números. Já tinha visto essa notícia, foi aí que percebi que essa seria a minha profissão de sonho porque combina as coisas que mais gosto, no entanto por ter também muita física pensei que pudesse haver alguma maneira de chegar lá sem ter de fazer medicina toda, mas parece que não então. Muito obrigada!!
Tu já tens a tua decisão tomada, basta releres a tua própria resposta. Vai para Bioengenharia/Engenharia Biomédica.

• Like
Reactions: Ryuki and Rafael.

Isabel Comédias

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2019
Sim, realmente tem uma componente de dispositivos médicos muito forte, mas também fornece bases para investigação em biomedicina. Pretendes realizar estudos dos efeitos da gravidade ( e não só ) sobre astronautas ( cegueira, efeitos da radiação e carcinogênese, atrofia, patologia vestibular ... ) ? Ou tens em mente outras saídas ?
Medicina aeroespacial seria o meu sonho, mas não há cá esse curso, pelo menos que eu saiba, sei que existe em Oxford, King's College e esse género de universidade, no entanto só conseguiria com uma bolsa e tenho noção que é uma realidade um bocadinho utópica. Mas também adoraria fazer investigação em oncologia, imunologia ou neurociências
Mensagem fundida automaticamente:

Tu já tens a tua decisão tomada, basta releres a tua própria resposta. Vai para Bioengenharia/Engenharia Biomédica.
Muito obrigada pela ajuda!!