FCUP Engenharia Física - FCUP

Duarte Silva

Membro
Matrícula
10 Outubro 2015
Curso
MIEF
Instituição
FCUP
Olá, alguém me pode dar uma luz sobre o curso de engenharia física na universidade do porto?
As minhas dúvidas passam por:
Saber como se compara este curso em relação ao de eletrotécnica, porque a minha indecisão paira sobre estes dois cursos.
Preocupa me também o facto de o curso de engenharia física não ter uma base de programação tão forte como o de eletrotécnica, o que, no futuro que se avizinha, parece me bastante essencial.
Quais as saídas profissionais do curso, onde é que poderei vir a trabalhar, eu entendo que diferentes universidades no mesmo curso tendem a direcionar os alunos para uma determinada área de especialização dentro de todo o leque de áreas que nos são lecionadas, qual a do porto? (PS: É possivel ter saída profissional nas energias nucleares ou em engenharias de plasmas?)
Este curso pode, de alguma forma, traduzir-se para "fisica experimental"?
Por ultimo, e mais afastado um pouco do tema das outras perguntas, porque é que engenharia física é a unica engenharia que não está incluída na FEUP?

Obrigado

Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá, alguém me pode dar uma luz sobre o curso de engenharia física na universidade do porto?
As minhas dúvidas passam por:
Saber como se compara este curso em relação ao de eletrotécnica, porque a minha indecisão paira sobre estes dois cursos.
Preocupa me também o facto de o curso de engenharia física não ter uma base de programação tão forte como o de eletrotécnica, o que, no futuro que se avizinha, parece me bastante essencial.
Quais as saídas profissionais do curso, onde é que poderei vir a trabalhar, eu entendo que diferentes universidades no mesmo curso tendem a direcionar os alunos para uma determinada área de especialização dentro de todo o leque de áreas que nos são lecionadas, qual a do porto? (PS: É possivel ter saída profissional nas energias nucleares ou em engenharias de plasmas?)
Este curso pode, de alguma forma, traduzir-se para "fisica experimental"?
Por ultimo, e mais afastado um pouco do tema das outras perguntas, porque é que engenharia física é a unica engenharia que não está incluída na FEUP?

Obrigado
São todas boas questões e realmente pouca gente sabe responder. Se quiseres mesmo saber mais aconselho a mandar mail a professores do curso em questão ou até uma visita à faculdade num dia aberto e essas coisas.
Na minha leitura do curso, parece-me totalmente virado para a investigação, a indústria se puder escolher entre um eng.º electrotécnico ou físico mais facilmente escolhe o primeiro.
Desconheço na UP uma licenciatura e até mestrado na área nuclear, doutoramentos existe, mas é uma questão de explorar.
Na feup estão os cursos da casa, engenharia física é lecionada por físicos/engenheiros físicos.

Cristina Meng

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2017
Curso
MIEIC
Instituição
FEUP
Olá, sou caloira de eng.informática na feup (Apercebi-me que o meu amor por programação é nulo) e tenciono mudar de curso, tendo em vista eng.física na fcup. Alguém me pode falar um bocado de cada cadeira, como é feita a avaliação e de 0-10 o quão puxado é o curso?

• Like
Reactions: Luís V

Luís V

Membro
Matrícula
19 Agosto 2017
Olá, sou caloira de eng.informática na feup (Apercebi-me que o meu amor por programação é nulo) e tenciono mudar de curso, tendo em vista eng.física na fcup. Alguém me pode falar um bocado de cada cadeira, como é feita a avaliação e de 0-10 o quão puxado é o curso?
Já falei com vários alunos de engenharia física, todos dizem que é bastante difícil ._.Quanto ás cadeiras e métodos de avaliação não sei, mas também gostava de saber já que em princípio vou tentar ir para este curso este ano :D

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Boas , se não gostas nada de programação vai ser um pouco dificil aconselhar-te o curso pois tens umas 4 cadeiras de programação..
Mensagem fundida automaticamente:

Também gostava, principalmente as do 1o semestre
No primeiro semestre tens 5 cadeiras .
Analise 1 (9 creditos)-> aprendes matemática para depois conseguires fazer as cadeiras mesmo de física...
Mecânica(6 creditos) -> exploras assuntos de fisica que ja conheces(primeiras 2 semanas sao tipo revisões de 10-11-12 ano) e depois começas a dar topicos que nunca viste e no fim da cadeira das levemente relatividade .
Programação(6 creditos) -> dás as bases de programação em python e tentas aprofundar umas coisinhas para depois conseguires fazer as cadeiras mais para a frente com programação(3 cadeiras).
Álgebra(6 creditos) -> é mais uma cadeira de matemática .
Comunicação em Ciência (3 creditos)- é uma cadeira mais leve em que aprendes a usar os programas que todos os cientistas usam lyx etc etc e apenas tens de entregar um paper sobre um assunto que escolhes de uma lista de assuntos e depois tens de fazer uma apresentação sobre o mesmo á frente de um juiz de professores...

Já falei com vários alunos de engenharia física, todos dizem que é bastante difícil ._.Quanto ás cadeiras e métodos de avaliação não sei, mas também gostava de saber já que em princípio vou tentar ir para este curso este ano :D
Epah fácil certamente não é... não tas a falar de um curso em que toda a gente tem média de 18(como quem diz ) e fazem o curso com estudo no dia anterior...
Mas como digo, se é isto que querem vcs conseguem!

Última edição:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Boas , se não gostas nada de programação vai ser um pouco dificil aconselhar-te o curso pois tens umas 4 cadeiras de programação..

No primeiro semestre tens 5 cadeiras .
Analise 1 (9 creditos)-> aprendes matemática para depois conseguires fazer as cadeiras mesmo de física...
Mecânica(6 creditos) -> exploras assuntos de fisica que ja conheces(primeiras 2 semanas sao tipo revisões de 10-11-12 ano) e depois começas a dar topicos que nunca viste e no fim da cadeira das levemente relatividade .
Programação(6 creditos) -> dás as bases de programação em python e tentas aprofundar umas coisinhas para depois conseguires fazer as cadeiras mais para a frente com programação(3 cadeiras).
Álgebra(6 creditos) -> é mais uma cadeira de matemática .
Comunicação em Ciência (3 creditos)- é uma cadeira mais leve em que aprendes a usar os programas que todos os cientistas usam lyx etc etc e apenas tens de entregar um paper sobre um assunto que escolhes de uma lista de assuntos e depois tens de fazer uma apresentação sobre o mesmo á frente de um juiz de professores...

Epah fácil certamente não é... não tas a falar de um curso em que toda a gente tem média de 18(como quem diz ) e fazem o curso com estudo no dia anterior...
Mas como digo, se é isto que querem vcs conseguem!
Obrigado! E o quão difícil é cada uma destas cadeiras? (Se quiseres numa escala de 0-10 :p)

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Consideram que este curso tem uma boa empregabilidade em Portugal ou nem por isso? :)

• Like
Reactions: Luís V

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Consideram que este curso tem uma boa empregabilidade em Portugal ou nem por isso? :)
0% desemprego

Obrigado! E o quão difícil é cada uma destas cadeiras? (Se quiseres numa escala de 0-10 :p)
subentendendo que curtes de física e matemática vou te dar a minha opinião ... (isto muda consoante o prof de cada ano... num ano pode ser mais puxado e noutro mais dificil)
Analise 1 (9 creditos)-> na minha altura era 6 creditos e mesmo assim já era dificil então agora diria que tá a 10/10 (por ser mais trabalho)(taxa de aprovaçao a volta dos 30% se quiseres entender o panorama)
Mecânica(6 creditos) -> se te aplicares durante o semestre (+/-40% da nota é em avaliaçao continua , ou seja testes e isso durante os semestre) com isso se tiveres boa nota na continua fica mais facil de passar com 60% a contar no exame sendo que um 7/10 , mas se fores só a exame 100% vai ser um 9/10 .
Programação(6 creditos) -> 7/10 depende de pessoa para pessoa... se gostares consegues passar facilmente mas para ter boa nota é lixado
Álgebra(6 creditos) -> 7/10 é uma cadeira só trabalhosa e se te aplicares consegues(na minha opinião )
Comunicação em Ciência (3 creditos)- para os 3 creditos que são na minha opinião foram quase dados pois é só ir a umas aulas de lyx e isso depois fazer um paper e uma apresentaçao (que para maior parte com 1 semana de trabalho chega) ou seja 3/10 (só porque da trabalho)

Última edição:
  • Like
Reactions: Luís V and Blasty

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
0% desemprego
Acho que a pergunta era mais "em Portugal há emprego para engenharia Física ou é preciso emigrar?" :P
Analise 1 (9 creditos)-> na minha altura era 6 creditos e mesmo assim já era dificil então agora diria que tá a 10/10 (por ser mais trabalho)(taxa de aprovaçao a volta dos 30% se quiseres entender o panorama)
Mecânica(6 creditos) -> se te aplicares durante o semestre (+/-40% da nota é em avaliaçao continua , ou seja testes e isso durante os semestre) com isso se tiveres boa nota na continua fica mais facil de passar com 60% a contar no exame sendo que um 7/10 , mas se fores só a exame 100% vai ser um 9/10 .
Programação(6 creditos) -> 7/10 depende de pessoa para pessoa... se gostares consegues passar facilmente mas para ter boa nota é lixado
Álgebra(6 creditos) -> 7/10 é uma cadeira só trabalhosa e se te aplicares consegues(na minha opinião )
Comunicação em Ciência (3 creditos)- para os 3 creditos que são na minha opinião foram quase dados pois é só ir a umas aulas de lyx e isso depois fazer um paper e uma apresentaçao (que para maior parte com 1 semana de trabalho chega) ou seja 3/10 (só porque da trabalho)
Ok, então estou a ver que o cadeirão é Análise. Obrigado :)

• Like
Reactions: Luís V and Blasty

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Acho que a pergunta era mais "em Portugal há emprego para engenharia Física ou é preciso emigrar?" :p

Ok, então estou a ver que o cadeirão é Análise. Obrigado :)
Sim , mas depende da área que quiseres trabalhar...(pode haver areas avançadas em que em portugal pode nao haver um empresa com isso , mas normalmente nao é preciso)
Analise(nao tens analise para engenheiros ahahha tens analise de matematicos se é que me entendes ahaha) e mecânica (álgebra para alguns também é puxado)

Última edição:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Analise(nao tens analise para engenheiros ahahha tens analise de matematicos se é que me entendes ahaha) e mecânica (álgebra para alguns também é puxado
Imagino que Engenharia Física seja a engenharia com mais Matemática (e Física naturalmente), ya :P

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
o obvio é que é a engenharia com mais física e como para conseguires entender física tens de saber matemática sim isso é verdade...

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Vou tentar responder a tudo sem falhar nada:
1ºEngineering Physics Engineering Physics Major
2º Não te consigo dizer a média mas deve andar a volta dos 1700-2000 , por exemplo se fores ver os dados lançados por uma faculdade o salário andava a volta dos 1900 euros.. Mas depende muito do trabalho e da área que gostes e que ingresses...Também tens que ver que o numero de engenheiros físicos é muito reduzido e por isso como sabes quando há pouca oferta e muita procura o preço sobe...
3º- Não te sei responder a uma coisa dessas.
4º- é a cadeira mais fácil (menos créditos) do primeiro semestre , expliquei noutro post ... é apenas uma cadeira para aprenderes a fazer paper (artigos científicos) com lyx e a avaliam-te a maneira como apresentas um assunto e etc..
5º nesse site que mandaste só encontrei isto... " irá afirmar o curso de Engenharia Física a par com a Medicina, como um dos poucos cursos da Universidade do Porto com taxa de empregabilidade de 100%! " o que não tem nada haver com o que escreveste em cima...(sim o curso tem 100% de empregabilidade)
6º eu sou de eng.fisica na FCUP , vou-te dizer a verdade é como outro curso qualquer, vais ter pessoas que não são sociais e outras que são , mas em vez de ao almoço tares a falar da casa dos segredos podes tar a falar de fisica ou coisa parecido ahhaha

• Like
Reactions: Lara SN

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Também já ouvi "engineering physicist"
Isso é o profissional de Engenharia Física

Também já ouvi "Engineering Science" e muita gente lá fora associa engenharia física a "Applied Physics"

• Like
Reactions: Rui Veiga

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Fisica experimental não igual a engenharia fisica :) mas tem cadeiras em conjunto no mestrado

• Like
Reactions: Rui Veiga

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Fisica experimental não igual a engenharia fisica :) mas tem cadeiras em conjunto no mestrado
Física Aplicada não é Física experimental, diria
Se eu quiser seguir física experimental, tiro uma licenciatura em física e depois há algum mestrado específico de física experimental, ou há outro trajecto?
Tens o mestrado da FCUP em Física, que tem o ramo experimental

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Pessoal é assim lá por uma faculdade usar mestrado em fisica teorica (porto) e outra usar mestrado em fisica fundamental (minho), estas supostamente são o mesmo... e mestrado em fisica experimental (porto) tb deve ser semelhante ao mestrado em fisica aplicada(minho) pois essas são os grandes mestrados que uma pessoa com licenciatura em fisica vai... (no porto tens mais 2 opções , fisica médica e fisica para o ensino)..
Sem ver as cadeiras do minho (não tou a conseguir encontrar no site que mandaste) acredito que os objetivos sejam semelhantes mas não iguais porque isso varia de faculdade para faculdade mas obviamente os mestrados são "iguais" no sentido geral...

Se eu quiser seguir física experimental, tiro uma licenciatura em física e depois há algum mestrado específico de física experimental, ou há outro trajecto?
explica-me o que queres dizer quando dizes que queres seguir fisica experimental ? queres fazer investigação na área ? ( tou a perguntar isto porque isto é uma pergunta a fazer se tiveres a pensar ir para fisica experimental ou eng.fisica porque as duas coisas são diferentes... mas que estão interligadas... vês isso facilmente porque os dois mestrados (eng.fisica e fisica exp.) tem cadeiras em conjunto...