Engenharia Física - FCUP

Ricardo6002

Membro Caloiro
Matrícula
21 Dezembro 2022
Olá, planeio candidatar-me a Engenharia Física na FCUP (U.PORTO) como primeira opção, mas existem algumas questões que me ponhem de "pé atrás":
  1. É verdade que o curso é mais díficil quando comparado a outros cursos de engenharia por conta da componente teórica muito densa?
  2. O curso é, de facto, lecionado nos primeiros dois anos exclusivamente na FCUP e no último parte na FEUP?
  3. É verdade que os principais empregadores para os alunos do curso continuam a ser insituições de investigação científica?
  4. Existe outro curso que permita ter contacto com cadeiras semelhantes e que ofereça melhores condições de empregabilidade?
Se possível, gostaria que dessem exemplos reais de alunos ou ex-alunos do curso :)

Olá Ricardo :))))
Sou aluna do terceiro ano de Engenharia Física da FCUP. Posso, portanto, responder às primeiras duas perguntas:
1 - Os primeiros dois anos da licenciatura são praticamente iguais aos do curso de Física (com a exceção de umas 4 cadeiras nas 20 que constituem o plano de estudos). Considero, portanto, que seja um dos cursos de engenharia com mais componente teórica.
2 - Os dois primeiros anos SÃO de facto, todos na faculdade de ciências. O primeiro contacto com a FEUP será no primeiro semestre do terceiro ano, mas terás apenas uma cadeira nessa faculdade. No segundo semestre tens já 3.

Acrescento que, se de facto preferires um curso com mais incidência prática, esta não é a opção ideal. É necessário que te interesses (assim como eu) pela componente teórica para conseguires apreciar a maior parte das cadeiras (como Eletromagnetismo, Mecânica Quântica ou Física da Matéria Condensada). Se estiveres mais inclinado para a parte eletrónica opta por um curso da FEUP com incidência nessa área.

Sei que é difícil escolher o curso e que muitas vezes o raciocínio passa por 'gosto de física e este curso tem física no nome' então parece uma boa opção por não fechar muitas portas. No entanto, se tiveres a certeza das áreas que não te interessam, é bom averiguar as alternativas.

Espero ter ajudado, boa sorte!