Engenharia física na FCUL ou engenharia mecânica no IST

RuiCoito

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2019
Eu encontro me no 11 ano, sou de Lisboa, estou indeciso dado que eu tenho uma boa média (18.4) mas não boa o suficiente para entrar em física tecnológica no IST, que seria o meu curso de sonho, e ainda por cima ainda tenho que fazer o exame de matemática no 12 ano, e portanto a tentar ser mais realista fui ver os curso de engenharia física na FCUL e gostei bastante do plano curricular, por outro lado optei também por ver o curso de engenharia mecânica no IST , que não era o que eu queria mas presumo que tenha mais saídas profissionais e tem o prestígio associado ao IST. A minha pergunta é basicamente se vale a pena ir para engenharia física na fcul, que pelo que pesquisei se assemelha muito ao que eu gosto e se em termos de prestígio e de saídas de trabalho se é um risco ou não , e se deveria então optar por engenharia mecânica no IST, estou aberto ainda a optar por cursos de engenharia física no porto , ou até mesmo só fisica, se realmente compensar, a longo prazo,a deslocação. Obrigado

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Epah vens com demasiadas sobreposições! Como sabes que não vais atingir a média que queres? Como sabes que a média não vai baixar(de f.tecnologica)? como é que subentendes que Eng.fisica na FCUL será um risco em saídas de trabalho e etc?
Sinceramente e resumindo tudo o que perguntas em cima, acho que devias ver os cursos que mais gostas, que pelo que vejo vai ser engenheira física, quer seja no IST, na FCUL ou no Porto. Após o fazeres, vê os planos de estudos de todos esses cursos e escolhe por ordem de preferência. Para além da localização também devias focar no que vais aprender no curso, e se esses assuntos te interessam à priori.

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Eng.Aeroespacial (Transferência de Eng.Mec)
Instituição
IST
Em primeiro lugar e tal como o comentário anterior refere, não podes partir com a mentalidade que não consegues entrar em Física no IST (MEFT). Tens de te lembrar que ainda tens as opcionais de 12º, que ajudam imenso a subir a média, e que ainda vais a tempo de sacar um valente 20 no exame de matemática.
Na eventualidade de não conseguires entrar em MEFT, existe a possibilidade de transferência interna, mesmo a partir de Mecânica (eu fiz o mesmo, embora para um curso diferente). Se conseguires obter uma boa média no IST(algo a rondar os 17 pelo menos), consegues facilmente mudar para MEFT no final do primeiro ano. Também consegues transferência vindo de uma faculdade diferente, mas pagas mais e obter as equivalências(cadeiras que fazes numa serem transferidas para outra, substituindo uma cadeira com conteudos equivalentes) não é tão direto
Quanto a escolher alternativas e caso a tranferência esteja fora de questão, começa por tentar perceber o que queres fazer um dia ou então quais são as áreas que mais gostas .Gostares de matemática e física no secundário é um princípio, mas não é suficiente. No teu comentário também abordas muito a questão das saídas profissionais e em relação ao IST pelo menos, é mais uma questão de quais são em vez de quantas são. Para além disso, esta parte depende muito mais daquilo que fazes na universidade (notas, atividades extracurriculares, pessoas que conheces, eventos em que participas) do que propriamente do curso ou da faculdade (embora também tenham alguma influência).

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ao que já foi dito acrescentaria ainda que este ano o curso de física do IST deverá aumentar o número de vagas em 15% (mais 9 vagas), o que deve ter impacto na nota do último colocado.