UA Engenharia física ou física

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Olá! Estou com a ideia de entrar na UA mas estou indeciso.

Tenho algumas dúvidas acerca da diferença entre o curso de engenharia física e o curso de física, mais propriamente dúvidas sobre o quanto o curso é prático, como são as aulas (se é muita gente), como são os professores com os alunos, quão dependentes conseguimos ser, e mais importante, se as pessoas, no geral, gostam do curso e do envolvimento que têm com a ciência.

Agradeço qualquer esclarecimento mais em pormenor ou mais generalizado.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Boas , em engenharia fisica vais ter mais pratica ... Quanto a aveiro conheci pessoal de lá.. parecem ser um grupo unido e conhecem-se todos (sendo um curso pequeno é normal )

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Boas , em engenharia fisica vais ter mais pratica ... Quanto a aveiro conheci pessoal de lá.. parecem ser um grupo unido e conhecem-se todos (sendo um curso pequeno é normal )

Pois, foi o que eu também ouvi dizer de Aveiro.
E o curso de engenharia física, tem sido o que esperavas ?

Última edição:

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Posso tentar ajudar com alguma coisa sobre a UA, mas não sei muito dos cursos que pretendes
Já passei pelo departamento de física e as instalações são muito boas. Para saber quantas horas práticas cada UC tem basta ir ao site da UA, clicar no curso e consegues ver logo no inicio quantas horas teóricas e quantas práticas tens por semana

Se reparares os planos curriculares são muito parecidos por isso escolher Física e depois mestrado em Engenharia Física parece-me ser praticamente o mesmo ( com algumas UCs diferentes ). Em engenharia física é mestrado integrado, por isso, na licenciatura em Física sempre te dá a liberdade de escolher outro mestrado noutra área que te interesses mais. Em engenharia física na UA sempre tens a marca de qualidade EUR-ACE ( podes ver isso na parte de apresentação do curso )

Ex: Para a UC de ondas tens 2 h teóricas e 2 práticas. Ainda na mesma página podes ver as "metodologias" e ver como é que os professores ensinam cada componente T e P.
link da UC ondas : Ensino › Disciplina

Última edição:

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Instalações, projetos e professores ( toda a gente sabe das histórias de profs de merda e etc...no meu caso só encontrei 1 ou 2 )

• Like
Reactions: Rui Veiga

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Instalações, projetos e professores ( toda a gente sabe das histórias de profs de merda e etc...no meu caso só encontrei 1 ou 2 )
Eu tive a "sorte" de poder falar com um dos profs mais lixados da faculdade no dia aberto lol. Tenho a certeza que conheces ou já ouviste falar, é o regente de Mecânica analítica

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Nunes da SILVA !!!! O DEUS (só que não ) , esse homem é um frustado e as vezes é antipático...a sorte dele é que até ensina bem

• Like
Reactions: Rui Veiga

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Posso tentar ajudar com alguma coisa sobre a UA, mas não sei muito dos cursos que pretendes
Já passei pelo departamento de física e as instalações são muito boas. Para saber quantas horas práticas cada UC tem basta ir ao site da UA, clicar no curso e consegues ver logo no inicio quantas horas teóricas e quantas práticas tens por semana

Se reparares os planos curriculares são muito parecidos por isso escolher Física e depois mestrado em Engenharia Física parece-me ser praticamente o mesmo ( com algumas UCs diferentes ). Em engenharia física é mestrado integrado, por isso, na licenciatura em Física sempre te dá a liberdade de escolher outro mestrado noutra área que te interesses mais. Em engenharia física na UA sempre tens a marca de qualidade EUR-ACE ( podes ver isso na parte de apresentação do curso )

Ex: Para a UC de ondas tens 2 h teóricas e 2 práticas. Ainda na mesma página podes ver as "metodologias" e ver como é que os professores ensinam cada componente T e P.
link da UC ondas : Ensino › Disciplina

Obrigado pela disponibilidade.
Pelo que me disseste, o meu objetivo vai passar a ser entrar em física (como o 1 ano é igual ao de engenharia física), e já dentro da universidade, decidir qual se adequa mais a mim, pois o interesse em cada curso é elevado e as indecisões aumentam.

Para mim, tem até sido melhor do que tava a espera...
I see... por curiosidade, o que gostas mais de engenharia física e o que é que estavas à espera de aprender no curso no momento da candidatura ?

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sim no fim do primeiro ano podes mudar facilmente...
Vou te responder a isso dizendo-te qual a cadeira que gostei mais : Física térmica ( cadeira teorica ) - Lab. de aquisição e controlo (prática)
A segunda pergunta é que não te consigo responder porque não me lembro

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Sim no fim do primeiro ano podes mudar facilmente...
Vou te responder a isso dizendo-te qual a cadeira que gostei mais : Física térmica ( cadeira teorica ) - Lab. de aquisição e controlo (prática)
A segunda pergunta é que não te consigo responder porque não me lembro

Bom gosto, sem dúvida!

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Eu sei que esta pergunta é off topic, mas para a universidade estava a pensar em comprar um portátil ou tablet 2 em 1.
Com esse pc,queria principalmente para tirar notas, para ver documentos... e depois em casa ter um melhor para fazer trabalhos mais puxados.
Estive a ver este ALLDOCUBE KNote 5 2 in 1 Tablet PC with Keyboard - $279.99 Free Shipping|GearBest.com ou este Chuwi Lapbook Air CWI529 Notebook - $349.99 Free Shipping|GearBest.com e penso que seja suficiente.

Será que alguém me pode dar uma dica se este é suficiente ou não ?

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Epah depende das cadeiras provavelmente se tiveres uma cadeira como tem uma no porto (Fisica computacional ou metodos computacionais em engenharia) talvez esses pcs não sejam suficientes , mas de resto para apontamentos ou para estudar e etc esse tipo de computadores é excelente...

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Epah depende das cadeiras provavelmente se tiveres uma cadeira como tem uma no porto (Fisica computacional ou metodos computacionais em engenharia) talvez esses pcs não sejam suficientes , mas de resto para apontamentos ou para estudar e etc esse tipo de computadores é excelente...

Acho que para essas cadeiras que necesssitam de um pc que tenha alto desempenho posso ter um fixo em casa, penso que não seja necessário ter um portátil.
Pois, é isso, tirar notas e estudar. Obrigado!