Engenharia física tecnológica vs Aeroespacial vs outras engenharias

username123

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2024
Curso
Ciências e tecnologias
Olá, alguém me poderia dizer se fazendo licenciatura em eng física consigo fazer mestrado ou em eng mecânica ou em eng eletrotécnica?

Tenho medo desta licenciatura uma vez que pelo que ouvi tem imensa física teórica e pouca engenharia, e eu interesso-me muito pela componente da engenharia. Acham que o curso vale a pena no meu caso? Ou deveria apostar noutro?

No secundário gostei bastante de mecânica e da parte de eletricidade (mais a parte dos circuitos), mas também acho interessante as outras áreas da física (não cheguei a desenvolver muito no 12º tho -não sei até que ponto gosto da parte nuclear ou do eletromagnetismo). Sempre gostei da área de robótica.

Não me importava de trabalhar na área da programação (a engenharia informática também me interessa). Mas também gostava de ter mais opções.

Estou maioritariamente entre eng aero e eng física, mas continuo a ter receio de aero porque embora me digam que possa trabalhar na área de eletro e mecânica, não percebi se só consigo exercer essas funções nas áreas mais ligadas a aero. Como sou indecisa não sei se deveria escolher um curso mais abrangente…

Sinceramente acho que a cada dia que passa não consigo ficar segura num curso (ontem estava virada para aero, hoje estou para física tecnologia). Já estou assim há meses.

Cheguei ao ponto de fazer uma tabela, e pontuar por nível de interesse cada cadeira de cada curso. Eng física tecnológica e eng aeroespacial ficaram empatadas. Seguidas de Eng mecânica e Eng eletrotécnica e computadores (estas ultimas com uma décima a separar - *aiaiai o que é q ando a fazer da minha vida)

Uma das partes da licenciatura em engenharia física tecnológica que achei interessante foi o facto de estar muito ligada com o futuro. Mas lá está, não sei se sou a pessoa indicada para me atirar para um curso com MUITA física teórica. Vejo maior parte do pessoal a ir pro curso porque quer investigação e porque é louco por física.

Agradeço desde já, a uniarea tem sido um grande apoio, mas mesmo assim continuo com bastantes dúvidas (sei que a culpa é toda minha, sempre fui indecisa e ando a tentar trabalhar nisso, mas como isto é um assunto tão importante…) eu sei que há sempre a possibilidade de depois mudar de curso, mas gostava de reduzir a possibilidade disso acontecer, uma vez que sei como é difícil a transferência devido ao número limitado de vagas.

Última edição:
Não conheço muito bem o curso de física tecnológica, mas pelo que parece gostas bastante de mecânica e eletrotécnica, aeroespacial acaba por misturar um pouco as duas e dá-te bases para seguires um ou outro mestrado no futuro.

falaste aí de eletromagnetismo xD acredita que em aeroespacial ou eletro ou mecânica vais falar muito de eletromagnetismo, é um dos conceitos mais importantes. em qualquer curso espera ter 1/2 cadeiras pesadas de eletromagnetismo - isto para mostrar que às vezes pensa-se que num curso como mecânica ou aero a parte física do curso é só mesmo mecânica; pelo contrário

em engenharia física espera-te um curso em que dás física física física. é muito teórico sim mas já ouvi falar de engenheiros físicos que acabam por seguir ramos bastante práticos na sua carreira profissional; no entanto, é claro que um curso como aero ou eletro te vão proporcionar mais parte laboratorial

falaste também que aeroespacial é capaz de ser um curso mais específico e que talvez seria melhor ires para um curso mais abrangente: pelo contrário, aero é um curso muito mais abrangente do que mecânica e eletrotécnica, pois acabas por dar um bocado dos dois e misturas um pouco de engenharia de materiais. não sei especificamente como é no técnico mas em aero vais dar as mesmas bases importantes que dás em mecânica (não aplicado a aviões ou parecido, mas sim bases apenas) e dás um cheirinho de eletrónica (também não é aplicado a aeroespacial, é mesmo algo mais geral). Portanto, pensa em aero sim como um curso mais abrangente em que tocas em mais áreas distintas da engenharia. Duvido que em qualquer instituição vás falar de coisas específicas da indústria aeroespacial sem ser no mestrado

Eu tinha as mesmas dúvidas que tu: gostei bastante da parte de mecânica da física, mas também sempre gostei de computadores e da parte de circuitos elétricos. Vim para aero e inicialmente pensava que ia seguir algo relacionado com a eng. mecânica, mas devido à abrangência do curso vou agora seguir algo mais virado para a engenharia eletrónica e talvez até faça mestrado nesse curso em vez de aero

• Like
Reactions: davis
Não conheço muito bem o curso de física tecnológica, mas pelo que parece gostas bastante de mecânica e eletrotécnica, aeroespacial acaba por misturar um pouco as duas e dá-te bases para seguires um ou outro mestrado no futuro.

falaste aí de eletromagnetismo xD acredita que em aeroespacial ou eletro ou mecânica vais falar muito de eletromagnetismo, é um dos conceitos mais importantes. em qualquer curso espera ter 1/2 cadeiras pesadas de eletromagnetismo - isto para mostrar que às vezes pensa-se que num curso como mecânica ou aero a parte física do curso é só mesmo mecânica; pelo contrário

em engenharia física espera-te um curso em que dás física física física. é muito teórico sim mas já ouvi falar de engenheiros físicos que acabam por seguir ramos bastante práticos na sua carreira profissional; no entanto, é claro que um curso como aero ou eletro te vão proporcionar mais parte laboratorial

falaste também que aeroespacial é capaz de ser um curso mais específico e que talvez seria melhor ires para um curso mais abrangente: pelo contrário, aero é um curso muito mais abrangente do que mecânica e eletrotécnica, pois acabas por dar um bocado dos dois e misturas um pouco de engenharia de materiais. não sei especificamente como é no técnico mas em aero vais dar as mesmas bases importantes que dás em mecânica (não aplicado a aviões ou parecido, mas sim bases apenas) e dás um cheirinho de eletrónica (também não é aplicado a aeroespacial, é mesmo algo mais geral). Portanto, pensa em aero sim como um curso mais abrangente em que tocas em mais áreas distintas da engenharia. Duvido que em qualquer instituição vás falar de coisas específicas da indústria aeroespacial sem ser no mestrado

Eu tinha as mesmas dúvidas que tu: gostei bastante da parte de mecânica da física, mas também sempre gostei de computadores e da parte de circuitos elétricos. Vim para aero e inicialmente pensava que ia seguir algo relacionado com a eng. mecânica, mas devido à abrangência do curso vou agora seguir algo mais virado para a engenharia eletrónica e talvez até faça mestrado nesse curso em vez de aero
Obrigada mesmo! Já tinha procurado muito sobre as saídas da licenciatura em aero mas como têm em conta fazer o mestrado em aero são sempre muito específicas o que mete imenso medo.

Eu até achei bastante interessantes as cadeiras específicas da licenciatura mas lá está, o receio de depois ser difícil trabalhar em outras áreas de eng mecanica ou eng eletro era sempre grande.

Diria que para trabalhar em áreas de eng. mecânica não terás muitas dificuldades
não sei se no técnico há um ramo de eletrónica, se sim, acaba por abrir portas para um futuro na engenharia eletrónica/eletrotécnica; tem é em mente que, caso queiras seguir esta área, vais precisar de te esforçar um pouco mais porque apesar de serem dadas algumas bases o foco de aero ainda assim é a mecânica

• Like
Reactions: username123