Engenharia Física Tecnológica

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Olá. Encontro-me na fase final do ensino sec no curso de ciencias e tecnologias e, como prevejo acabar o secundario com uma media superior a 18, tenho procurado cursos que satisfaçam essa media. Assim, como as minhas areas de interesse rondam a matematica e a fisica, tenho considerado seguir cursos de engenharia, e um curso que me saltou muito à vista foi exatamente engenharia fisica e tec no técnico. Apesar do plano de estudos me parecer interessantíssimo, suspeito não conhecer ninguem que se apresente como "engenheiro físico" xD, ou seja, nao sei de todo quais as saidas profissionais desse mesmo curso, nem a area de prosseguimento de trabalho. Tenho a certeza que é um otimo curso, dada também a enorme procura, que se reflete numa media alta, mas agradecia muito que alguem me pudesse responder, e ainda dar algumas sugestoes para eventuais outros cursos, pois estou um pouco confuso ainda

Beatriz GC

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2015
Olá! Partilho as mesma dúvidas que tu, Pedro. Também estou a acabar o secundário e tenciono seguir um curso ligado às engenharias e o curso de Engenharia Física e Tecnológica no IST atrai-me bastante. Gostaria de perceber quais são as saídas profissionais do curso... Para além disso, neste curso é possível seguir a área de investigação ou tal não é compatível?
Obrigada, desde já, para quem me puder esclarecer. :)

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá. Encontro-me na fase final do ensino sec no curso de ciencias e tecnologias e, como prevejo acabar o secundario com uma media superior a 18, tenho procurado cursos que satisfaçam essa media. Assim, como as minhas areas de interesse rondam a matematica e a fisica, tenho considerado seguir cursos de engenharia, e um curso que me saltou muito à vista foi exatamente engenharia fisica e tec no técnico. Apesar do plano de estudos me parecer interessantíssimo, suspeito não conhecer ninguem que se apresente como "engenheiro físico" xD, ou seja, nao sei de todo quais as saidas profissionais desse mesmo curso, nem a area de prosseguimento de trabalho. Tenho a certeza que é um otimo curso, dada também a enorme procura, que se reflete numa media alta, mas agradecia muito que alguem me pudesse responder, e ainda dar algumas sugestoes para eventuais outros cursos, pois estou um pouco confuso ainda
Olá,
O meu irmão é engenheiro físico (formado na universidade de Aveiro) e neste momento ele está na Bélgica, mas andou na Dinamarca, Suíça, e em vários outros sítios. Ele concorre de poucos em poucos anos a bolsas de investigação, em sítios diferentes. Ele disse-me que geralmente quem se forma na área da física ou está na área de investigação, ou vai trabalhar em consultadoria (análise financeira, bancos, consultores de engenharia, etc.). Mas é assim, tudo depende daquilo que queres fazer no futuro, mas mentaliza-te: se queres seguir a área de investigação, tens de estar preparado para ir trabalhar para sítios muito longe de casa, e tens de ser tecnicamente bom. Se não te consegues imaginar a trabalhar longe de casa e à instabilidade do trabalho em investigação (como eu), podes sempre seguir áreas mais aplicadas, como as tais de consultadoria e afins. Não tenho a certeza, mas pelo que vejo do plano de estudos, parece-me que também deve dar para desempenhar funções em empregos relacionados com electrónica ou informática. Aliás, o curso de física do IST tem dois ramos nos últimos dois anos: um de física e um de engenharia, respectivamente com uma componente mais teórica e mais aplicada.

Outra coisa: quando dizes que tens "procurado cursos que satisfaçam essa media.", não te prendas à tua média para escolher o curso. Escolhe o curso que achares que melhor satisfaz as tuas ambições, quer esse curso tenha média alta ou baixa. Pondera os cursos em que estiveres interessado pelo que se aprende nesse curso, e não pela média do curso. Não tens que ir para um curso com média alta só porque tens uma média alta. Eu, por exemplo, acabei o secundário com média de 19 e fui para engenharia química, que tem média de 15 ou algo do género...Mas também ainda não sei se vou ficar neste curso.
Portanto: escolhe o curso que quiseres, mas não te prendas à média para o escolher.

Última edição:

ShadowWing

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2015
Boa tarde, gostaria de saber qual o feedback deste curso? Como está estruturado o curso? É um bom curso? A faculdade, como é o ambiente como funciona, em termos de professores, de qualidade, de colegas de outros cursos, de praxe (futuro caloiro aterrorizado com a praxe :/) se vale a pena ir para o IST mesmo não sendo de Lisboa? o MEFT - Perfil Engenheiro é reconhecido pela ordem dos engenheiros ao contrário de Engenharia Física (mais vocacionada para as ciências) tem alguma implicação...

Enfim, muitas dúvidas.

Obrigado!

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Boa tarde, gostaria de saber qual o feedback deste curso? Como está estruturado o curso? É um bom curso? A faculdade, como é o ambiente como funciona, em termos de professores, de qualidade, de colegas de outros cursos, de praxe (futuro caloiro aterrorizado com a praxe :/) se vale a pena ir para o IST mesmo não sendo de Lisboa? o MEFT - Perfil Engenheiro é reconhecido pela ordem dos engenheiros ao contrário de Engenharia Física (mais vocacionada para as ciências) tem alguma implicação...

Enfim, muitas dúvidas.

Obrigado!
Olá,
Eu estou no IST, mas não em física, portanto só te posso responder acerca da parte dos professores, etc., das disciplinas de matemática (que são comuns a todos os cursos). Relativamente a cálculo e álgebra, bem é assim, os professores de primeiro semestre não eram grande coisa, mas este semestre tive mais sorte; portanto realmente depende um bocado da sorte que tiveres, há professores maus e bons, e o facto de terem tirado um doutoramento numa universidade estrangeira só quer dizer que são inteligentes, não que saibam ensinar. De qualquer modo, aprende-se sempre mais nas aulas de problemas, embora a quanto mais aulas fores (tanto teóricas como de problemas), melhor.
Portanto, sim, o IST tem muita qualidade em termos científicos, mas não quer dizer que os professores expliquem necessariamente melhor, apenas que são mais conceituados e que o IST é mais conhecido lá fora do que as outras faculdades da mesma área.
Quanto a praxes, não tens de estar aterrorizado: se não quiseres, não vais. Eu não fui, e não foi por isso que me integrei mal (eu também não sou de lisboa). Há sempre gente que não participa na praxe . Não te deixes intimidar pelos da praxe (aqueles com as capas pretas), isso é o que eles querem para poderem perpetuar a situação de controlarem outras pessoas. Não te deixes coagir por eles: no dia das matrículas eles andam lá que nem cães à procura de carne fresca (apesar de as praxes estarem oficialmente proibidas no IST...), e vão tentar todos os argumentos para te convencer, mas se vierem com o argumento da integração: é treta!

ShadowWing

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2015
Olá :)
Hm estou a perceber em termos de profs, acho que isso é uma situação comum a todas as universidades, às vezes os bons profs não têm tanto "mérito" no que diz respeito a doutoramentos e afins.
Obrigado também pela opinião em relação à praxe (desconhecia essa proibição no IST) :)

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
A praxe é oficialmente proibida no IST, mas na prática ninguém liga a isso. Só te estava a avisar para não seres coagido pelos da praxe. Se quiseres, vai; se não quiseres, não vás. Mas não te deixes intimidar ou coagir. E isto não se aplica só ao IST.

• Like
Reactions: Alterado

madMAX

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
O MEFT parece-me um curso interessante. Mas tem saída ou é mais direcionado para aqueles que procuram "fazer ciência"?

Gonçalo Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
Boas,
em prinicipio, este curso será a minha primeira escolha na minha candidatura, mas gostava de saber melhor em consiste, os focos de estudo, e principalmente para que genero de emprego este curso direciona o estudante e o que se faz, mais especificamente, no mesmo.

FanciscoM

Membro
Matrícula
22 Abril 2015
Boas,
em prinicipio, este curso será a minha primeira escolha na minha candidatura, mas gostava de saber melhor em consiste, os focos de estudo, e principalmente para que genero de emprego este curso direciona o estudante e o que se faz, mais especificamente, no mesmo.
Será a minha 1ª escolha também, ou então Aeroespacial. Tens que média?

É um curso mais teórico. Vê no site do IST o plano curricular e lista de disciplinas.

É muito teórico, já falei com alguns ex-alunos, que por esse motivo, muitos aluno do curso mudam ao fim do 1º ano, para algo mais prático, como Mecânica.

Dentro do curso terás que escolher o ramo de Engenharia ou Física. Podes ver no site do IST onde diz "2º ciclo"

Gonçalo Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
Será a minha 1ª escolha também, ou então Aeroespacial. Tens que média?

É um curso mais teórico. Vê no site do IST o plano curricular e lista de disciplinas.

É muito teórico, já falei com alguns ex-alunos, que por esse motivo, muitos aluno do curso mudam ao fim do 1º ano, para algo mais prático, como Mecânica.

Dentro do curso terás que escolher o ramo de Engenharia ou Física. Podes ver no site do IST onde diz "2º ciclo"
a minha media nao esta muito alta, 176, e a tua?
eu estive a ver o curriculo no ist mas pelas disciplinas e descriçao nao se tem uma ideia tao boa como se fosse alguem a explicar...

D

Diogo M

Guest
Boas!
Para os caloiros que iniciaram este ano o curso, ou ate para os veteranos, o que podem dizer relativamente ao curso? Está a corresponder as vossas espectativas? Estão a gostar?

Duarte Silva

Membro
Matrícula
10 Outubro 2015
Curso
MIEF
Instituição
FCUP
Boa noite, sou um aluno atualmente no 12º ano que pensa em escolher engenharia física ou engenharia física e tecnológica.
Esta pergunta é direcionada a estudantes neste curso (ou a alguém que tenha conhecimento do curso :sweatsmile:): O que podem dizer acerca da viabilidade deste documento?

Obrigado

that_guy

Membro
Matrícula
6 Outubro 2017
Alguém sabe quais são as saídas de engenharia física e tecnológica em termos profissionais? O que estes eng fazem no dia da dia?

Mconfraria

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2018
Olá :)
Estou no 12º ano e tenho andado a pesquisar sobre vários os cursos superiores. Dos que eu vi, achei engenharia física tecnológica (no IST) muito interessante e estou a ponderar entrar nesse curso. Sei que em termos de empregabilidade, é melhor no estrangeiro tanto em termos de oferta como dos próprios salários... mas gostaria de saber como é que é a empregabilidade deste curso em Portugal, como o tipo de empresas onde eu trabalharia e assim e mesmo em termos de salários.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
"é melhor no estrangeiro tanto em termos de oferta como dos próprios salários... " isso é uma frase muito geral, óbvio que um país onde o ordenado mínimo é 3 vezes o de Portugal, um engenheiro vai ganhar mais do que em Portugal xD.
O tipo de empresas que irás poder ou então querer trabalhar ia depender da área que que te focasses durante o teu percurso académico. Mas em geral um engenheiro físico pode entrar em quase todos os tipos de empresa tecnológicas, desde que haja necessidade de inovar em alguma coisa ou então que seja necessário muita matemática/física .
Quanto à empregabilidade é de ~100% como em todas os cursos de Eng.Física em Portugal.

• Like
Reactions: Mconfraria

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Olá @Mconfraria! Estou no 2º Ano de Engenharia Física Tecnológica no IST. Em relação à empregabilidade, o melhor que te posso informar é dar-te o link para as estatísticas do OEIST. No entanto, não aparece a taxa de resposta dos alunos de Eng. Física, pelo que não te consigo dizer quão representativa é, e suspeito que houve muito poucas respostas. Aliás, nos dados mais antigos, lê-se que 17% dos alunos que responderam (ou seja, um) foram para um mestrado em Literatura, mas nos mais recentes parece haver mais alunos a responder.

O salário médio é inferior a outros cursos do IST possivelmente porque muitos alunos inscrevem-se em doutoramento/têm bolsas de investigação, o que é capaz de distorcer a média. As empresas listadas são provavelmente alguns dos empregadores dos alunos de MEFT (e mais algumas consultoras). Com um título muito... publicitário, mas com histórias de onde é que alguns alumni estão a trabalhar, podes ler este artigo do Diário de Notícias.

Vai haver alterações ao plano curricular (em 2021-2022) como em todo o IST, mas ainda não são públicas, e pelo que vi (e com algum otimismo) não deve afetar a qualidade da formação (e nalguns aspetos, até deve melhorar). E, epá, apesar de todos os defeitos, o curso é giro e vais ter colegas absolutamente incríveis o que é, na minha opinião, o ponto forte do MEFT.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Tanta conversa, sobre as estatísticas... podias ter enviado de um local mais direto a MIEFT xD
Dados e Estatísticas de Cursos Superiores este é o link direto a estatisticas do curso, retirado desta pagina, https://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9458&code=1518 , como disse a empregabilidade em Eng.Fisica é de ~100%.

Isso dos salários como o @Alterado disse é muito relativo, porque alguns alunos optam por ir para investigação(doutoramento) e durante uns anos estão a ganhar da bolsa em média ~1000 euros e por isso baixam a média que aparece no link que ele mandou. Outro factor que pode também inflacionar o valor é os 20% que vão para o estrangeiro, que obviamente irão ter salários muito mais elevados.

Mconfraria

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2018
Olá @Mconfraria! Estou no 2º Ano de Engenharia Física Tecnológica no IST. Em relação à empregabilidade, o melhor que te posso informar é dar-te o link para as estatísticas do OEIST. No entanto, não aparece a taxa de resposta dos alunos de Eng. Física, pelo que não te consigo dizer quão representativa é, e suspeito que houve muito poucas respostas. Aliás, nos dados mais antigos, lê-se que 17% dos alunos que responderam (ou seja, um) foram para um mestrado em Literatura, mas nos mais recentes parece haver mais alunos a responder.

O salário médio é inferior a outros cursos do IST possivelmente porque muitos alunos inscrevem-se em doutoramento/têm bolsas de investigação, o que é capaz de distorcer a média. As empresas listadas são provavelmente alguns dos empregadores dos alunos de MEFT (e mais algumas consultoras). Com um título muito... publicitário, mas com histórias de onde é que alguns alumni estão a trabalhar, podes ler este artigo do Diário de Notícias.

Vai haver alterações ao plano curricular (em 2021-2022) como em todo o IST, mas ainda não são públicas, e pelo que vi (e com algum otimismo) não deve afetar a qualidade da formação (e nalguns aspetos, até deve melhorar). E, epá, apesar de todos os defeitos, o curso é giro e vais ter colegas absolutamente incríveis o que é, na minha opinião, o ponto forte do MEFT.
Muito obrigada :) Já tinha visitado o site do IST para ver os planos curriculares mas não sabia que tinham mesmo uma pagina com as estatisticas, isso ajuda muito :)
Em termos de ambiente sentes que há muita competição?
Mensagem fundida automaticamente:

Tanta conversa, sobre as estatísticas... podias ter enviado de um local mais direto a MIEFT xD
Dados e Estatísticas de Cursos Superiores este é o link direto a estatisticas do curso, retirado desta pagina, https://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9458&code=1518 , como disse a empregabilidade em Eng.Fisica é de ~100%.

Isso dos salários como o @Alterado disse é muito relativo, porque alguns alunos optam por ir para investigação(doutoramento) e durante uns anos estão a ganhar da bolsa em média ~1000 euros e por isso baixam a média que aparece no link que ele mandou. Outro factor que pode também inflacionar o valor é os 20% que vão para o estrangeiro, que obviamente irão ter salários muito mais elevados.
Obrigada pelo link :)
Pois, realmente faz alguma diferença... Obrigada pela informação, assim já fico com uma ideia! :)

Última edição:

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Muito obrigada :) Já tinha visitado o site do IST para ver os planos curriculares mas não sabia que tinham mesmo uma pagina com as estatisticas, isso ajuda muito :)
Em termos de ambiente sentes que há muita competição?
Mensagem fundida automaticamente:
Não, pelo contrário. Acho que podes esperar ter sempre ajuda dos teus colegas, e isso é muito valioso - aprende-se imenso com os outros,

Se estiveres numa sala de estudo e disseres alguma coisa do género "não percebo este exercício", é praticamente garantido que alguém saiba e que te vá explicar, mesmo que isso demore algum tempo. Claro que há algumas pessoas competitivas (no meu ano são mesmo poucas; no ano a seguir ao meu, há um grupo de alunos muito bons e muito focados em ter muito boas notas), mas o espírito costuma ser mais "vou fazer o melhor possível" do que "tenho de ser o melhor". E nunca é à custa dos outros - não me lembro, desde que entrei, de nenhuma situação chata de pessoas tentarem prejudicar outras e lembro-me de várias vezes alguém ir várias extra miles para ajudar toda a gente.

E o meu dia hoje foi essencialmente olhar para o código de outras pessoas enquanto elas olhavam para o meu e percebíamos porque é que não funcionava. Há muitos laboratórios e projetos em grupo, e acho que isso contribui para as pessoas se habituarem a trabalhar em conjunto.

Acho que a principal diferença nesse aspeto com outros cursos do IST é que há pouco a mentalidade de "só interessa passar" e quando as pessoas tem notas baixas, costumam fazer melhoria e há muita gente a ir aos exames todos. Uma vez mais, acho que a competição é "quero fazer isto bem" e não de todo "quero que isto corra mal a toda a gente menos a mim" - na realidade, queres mesmo que corra bem ao resto das pessoas porque provavelmente a maior parte se vão tornar teus amigos.

Tanta conversa, sobre as estatísticas... podias ter enviado de um local mais direto a MIEFT
Eu não percebi. O link que eu pus tem as estatísticas sobre MEFT especificamente muito mais detalhadas, compiladas ao longo dos anos pelo Observatório de Empregabilidade do IST, basta escolher no menu em baixo (não dá para o link direcionar para esta escolha automaticamente).