As cadeiras de Programação estão muito focadas em simulação em Física e os laboratórios são de carácter científico - Física Experimental não é Engenharia, nem Física Computacional. Há mais Física para além de Física Teórica. Acho que não há nenhuma contradição no que disse (mas uma adenda: é possível seguir um perfil de engenharia no Mestrado, mas também é possível seguir o perfil de Física, que é relativamente 'puro').
Em relação ao "isso é muito relativo", não sei como responder, visto que a frase não tem grande conteúdo, mas, por exemplo, comparado com o teu curso, vi alguns testes e, nas disciplinas comuns do 1º Ano (este ano letivo), a minha impressão é que:
- Álgebra Linear é abismalmente mais difícil no IST do que na FCUP, sem qualquer tipo de comparação. O programa é mais extenso, os testes são ridiculamente mais longos e os problemas são consideravelmente mais trabalhosos e difíceis. O nível de abstração é maior e é dada mais ênfase a espaços lineares estranhos, equações diferenciais, e formas canónicas de Jordan e mais equações diferenciais (porquê?) do que à intrepertação geométrica (raramente eram dados exemplos em R2 ou R3).
- Mecânica/Mecânica e Relatividade têm um grau de dificuldade semelhante - parecia haver mais exercícios fáceis ('dados') nos testes do IST, mas em comparação, os exercícios mais difíceis eram mais díficeis do que os em testes da FCUP (ao ponto de ninguém os fazer)
- Análise/Cálculo Diferencial e Integral: parece mais difícil no IST - os exemplos são mais trabalhosos e complicados, e as demonstrações que aparecem nos testes (e que valem sempre 3/4 valores) são muitas vezes bastante impenetráveis (muito engraçadas para fazer em casa, mas bastante delicadas e mesmo nada óbvias, como o professor admite) - e são pouco ou nada formulaicas ou repetidas. Por outro lado, são 9 Créditos na FCUP e, portanto, o programa parece (pelo menos à primeira vista) mais extenso.
- Programação: é em linguagens diferentes, o que torna mais difícil de comparar, mas parece-me que é consensual que Python se aprende mais facilmente do que C, mas ter um professor muito bom e sempre disponível para tirar dúvidas torna as coisas muito melhores. É, sem dúvida, mais trabalhosa no IST, uma vez que o projeto final ocupa uma ou duas ou mais centenas de horas no meio da época de exames.
- Comunicação em Ciência/Laboratório de Introdução à Física Experimental: são duas disciplinas onde é mais fácil passar que chumbar, mas LIFE dá imenso trabalho, com relatórios para entregar todas as semanas e que exigem várias (>4) horas semanais de preparação prévia.
Uma vez mais, isto não reflete a qualidade de ensino no IST vs FCUP ou onde é que se aprende mais ou melhor, é só a minha impressão a falar com o
@Marco L. , dificilmente se generaliza para outros semestres ou outras faculdades, mas é ilustrativo (as notas que tivemos, ou que a média dos alunos têm versus as notas de candidatura em ambos os cursos também parecem corroborar esta afirmação).
Antes que me matem, vou repetir: MEFT é provavelmente mais difícil pela maior parte dos critérios objetivos e mensuráveis em que possam pensar mas não quero nenhuma medalha por isso, não quer dizer que as outras faculdades sejam piores, que o ensino no Técnico seja melhor (talvez até pelo contrário), ou que haja exceções a esta afirmação. Isto não é nenhuma competição, mas parece-me desonesto afirmar que "a dificuldade é relativa" ou que "são coisas diferentes, não dá para comparar" (qual é que seria o objetivo de comparar coisas
iguais?).