Engenharia Física VS Engenharia Física e Tecnológica

MadLadRad

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologia
Estive a ver o curso de Engenharia Física e parece-me ser muito multidisciplinar o que me agrada.
No entanto, ao ver as médias reparei que, na FCUL Engenharia Física tem média de 15,2 e no IST Engenharia Física Tecnológica tem uma média de 18,9.

Qual é a diferença entre estes dois cursos?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Muitas coisas são diferentes, mas diria que a grande razão será pela "popularidade" do técnico em relação à FCUL.

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Tenho ouvido falar que a Física nuclear/de partículas/ótica/gravitação é melhor no IST e astrofísica/astronomia na FCUL...

• Like
Reactions: Jufromearth

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Muito provavel...se fosse hoje em dia tomava a decisão pelas cadeiras leccionadas e não pela média...

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
A nível de currículo, podes verificar que existem diferenças significativas, nomeadamente: o número de disciplinas de laboratórios no MEFT é o dobro (6) de em MIEF (3), na licenciatura pelo menos. O número de disciplinas de Programação também parece maior no MEFT, na licenciatura (Programação + Física Computacional vs Programação I). Na FCUL há mais disciplinas de opção, que são menos rígidas do que as de MEFT durante a licenciatura.

Em MIEF há, no entanto, mais cadeiras de 'engenharia' do que no IST, onde é possível tirar, essencialmente, uma licenciatura e um mestrado em Física, apesar do nome. Sem querer generalizar demasiado, o MEFT parece ter um carácter mais científico do que o MIEF, enquanto que o MIEF é mais marcadamente um curso de engenharia.

A nível científico, há centros de investigação partilhados - não conheço o MIEF, mas a impressão que tenho é que no MEFT há muitas oportunidades para fazer investigação e o Departamento de Física é grande e muito bom. Há vários alunos do MEFT que concluem mestrados/doutoramentos em universidades estrangeiras com bastante sucesso (uma vez mais, não é uma comparação - conheço muito pouco o MIEF!).

Sobre a Nota do Último Colocado (NUC) - apesar do MIEF ter menos vagas que o MEFT (40 vs 60), isto não deve ser um fator decisivo na escolha e pouco ou nada reflete a qualidade de ensino, etc - quer dizer também que o Técnico é muito melhor que a FCUL a fazer marketing.

Uma das vantagens do MEFT, no entanto, e que talvez seja em grande medida determinado pela NUC muito elevada, é que os meus colegas são pessoas muito inteligentes e motivadas, o que resulta num ótimo ambiente para aprender (há outras coisas que o estragam um bocado, mas enfim). Uma consequência adversa disso e da "cultura de exigência do Técnico" é que as cadeiras são, no geral, efetivamente mais díficeis no MEFT, por vezes muito.

Claro que isto é com base em evidência anedótica (comparar testes com uma amiga que tem cadeiras partilhadas com eles, de outras faculdades, etc), mas não me parece de todo que seja uma impressão errada. No entanto, isto não quer dizer que aprendamos muito mais, e é muito frustrante às vezes um aluno ter sempre notas bastante mais baixas do que as que provavelmente teria noutra faculdade.

O ano passado, o primeiro colocado no MIEF tinha nota de seriação inferior ao último colocado no MEFT: 184,5 vs 189,0, na primeira fase e 164,0 vs 195,5 na segunda fase de candidaturas. Isto significa que ninguém em condições de escolher realmente colocou o MIEF à frente do MEFT na candidatura, mas não quer dizer que isso não fosse uma boa escolha.

Última edição:

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Já não existe afinidade (não é tida em conta para efeitos de mudança de curso). Os mais 'parecidos' são Eletrotécnica, Biomédica e Matemática Aplicada e Computação (temos pelo menos Cálculo I e II, Álgebra Linear e ACED em conjunto com LMAC).

• Like
Reactions: Alfa and Wraak

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
"Claro que isto é com base em evidência anedótica (comparar testes com uma amiga que tem cadeiras partilhadas com eles, de outras faculdades, etc), mas não me parece de todo que seja uma impressão errada. No entanto, isto não quer dizer que aprendamos muito mais, e é muito frustrante às vezes um aluno ter sempre notas bastante mais baixas do que as que provavelmente teria noutra faculdade. " isso é muito relativo...
Mas sem dúvida que o nível de exigência do técnico tá acima de muitas faculdades por aí...
Mensagem fundida automaticamente:

Isso que falas, já ouvi muitas pessoas dizerem o mesmo, que é um curso mais virado para o cientifico e etc, mas depois nem uma coisa nem outra... são pontos de vista e opiniões mas na minha opinião esta tua(#) frase está um pouco a se contradizer, visto que na frase anterior dizes que MEFT tem mais cadeiras de carácter laboratorial e de programação o que na minha opinião se deve aproximar mais de um curso de engenharia do que cientifico, ou não? Não deixo de concordar que MEFT está mais para o lado cientifico do MIEF.

(#) "Em MIEF há, no entanto, mais cadeiras de 'engenharia' do que no IST, onde é possível tirar, essencialmente, uma licenciatura e um mestrado em Física, apesar do nome. Sem querer generalizar demasiado, o MEFT parece ter um carácter mais científico do que o MIEF, enquanto que o MIEF é mais marcadamente um curso de engenharia. "

Última edição:

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
"Claro que isto é com base em evidência anedótica (comparar testes com uma amiga que tem cadeiras partilhadas com eles, de outras faculdades, etc), mas não me parece de todo que seja uma impressão errada. No entanto, isto não quer dizer que aprendamos muito mais, e é muito frustrante às vezes um aluno ter sempre notas bastante mais baixas do que as que provavelmente teria noutra faculdade. " isso é muito relativo...
Mas sem dúvida que o nível de exigência do técnico tá acima de muitas faculdades por aí...
Mensagem fundida automaticamente:

Isso que falas, já ouvi muitas pessoas dizerem o mesmo, que é um curso mais virado para o cientifico e etc, mas depois nem uma coisa nem outra... são pontos de vista e opiniões mas na minha opinião esta tua(#) frase está um pouco a se contradizer, visto que na frase anterior dizes que MEFT tem mais cadeiras de carácter laboratorial e de programação o que na minha opinião se deve aproximar mais de um curso de engenharia do que cientifico, ou não? Não deixo de concordar que MEFT está mais para o lado cientifico do MIEF.

(#) "Em MIEF há, no entanto, mais cadeiras de 'engenharia' do que no IST, onde é possível tirar, essencialmente, uma licenciatura e um mestrado em Física, apesar do nome. Sem querer generalizar demasiado, o MEFT parece ter um carácter mais científico do que o MIEF, enquanto que o MIEF é mais marcadamente um curso de engenharia. "
As cadeiras de Programação estão muito focadas em simulação em Física e os laboratórios são de carácter científico - Física Experimental não é Engenharia, nem Física Computacional. Há mais Física para além de Física Teórica. Acho que não há nenhuma contradição no que disse (mas uma adenda: é possível seguir um perfil de engenharia no Mestrado, mas também é possível seguir o perfil de Física, que é relativamente 'puro').

Em relação ao "isso é muito relativo", não sei como responder, visto que a frase não tem grande conteúdo, mas, por exemplo, comparado com o teu curso, vi alguns testes e, nas disciplinas comuns do 1º Ano (este ano letivo), a minha impressão é que:

• Álgebra Linear é abismalmente mais difícil no IST do que na FCUP, sem qualquer tipo de comparação. O programa é mais extenso, os testes são ridiculamente mais longos e os problemas são consideravelmente mais trabalhosos e difíceis. O nível de abstração é maior e é dada mais ênfase a espaços lineares estranhos, equações diferenciais, e formas canónicas de Jordan e mais equações diferenciais (porquê?) do que à intrepertação geométrica (raramente eram dados exemplos em R2 ou R3).
  • Mecânica/Mecânica e Relatividade têm um grau de dificuldade semelhante - parecia haver mais exercícios fáceis ('dados') nos testes do IST, mas em comparação, os exercícios mais difíceis eram mais díficeis do que os em testes da FCUP (ao ponto de ninguém os fazer)
  • Análise/Cálculo Diferencial e Integral: parece mais difícil no IST - os exemplos são mais trabalhosos e complicados, e as demonstrações que aparecem nos testes (e que valem sempre 3/4 valores) são muitas vezes bastante impenetráveis (muito engraçadas para fazer em casa, mas bastante delicadas e mesmo nada óbvias, como o professor admite) - e são pouco ou nada formulaicas ou repetidas. Por outro lado, são 9 Créditos na FCUP e, portanto, o programa parece (pelo menos à primeira vista) mais extenso.
  • Programação: é em linguagens diferentes, o que torna mais difícil de comparar, mas parece-me que é consensual que Python se aprende mais facilmente do que C, mas ter um professor muito bom e sempre disponível para tirar dúvidas torna as coisas muito melhores. É, sem dúvida, mais trabalhosa no IST, uma vez que o projeto final ocupa uma ou duas ou mais centenas de horas no meio da época de exames.
  • Comunicação em Ciência/Laboratório de Introdução à Física Experimental: são duas disciplinas onde é mais fácil passar que chumbar, mas LIFE dá imenso trabalho, com relatórios para entregar todas as semanas e que exigem várias (>4) horas semanais de preparação prévia.
Uma vez mais, isto não reflete a qualidade de ensino no IST vs FCUP ou onde é que se aprende mais ou melhor, é só a minha impressão a falar com o @Marco L. , dificilmente se generaliza para outros semestres ou outras faculdades, mas é ilustrativo (as notas que tivemos, ou que a média dos alunos têm versus as notas de candidatura em ambos os cursos também parecem corroborar esta afirmação).

Antes que me matem, vou repetir: MEFT é provavelmente mais difícil pela maior parte dos critérios objetivos e mensuráveis em que possam pensar mas não quero nenhuma medalha por isso, não quer dizer que as outras faculdades sejam piores, que o ensino no Técnico seja melhor (talvez até pelo contrário), ou que haja exceções a esta afirmação. Isto não é nenhuma competição, mas parece-me desonesto afirmar que "a dificuldade é relativa" ou que "são coisas diferentes, não dá para comparar" (qual é que seria o objetivo de comparar coisas iguais?).

Última edição:

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST
As cadeiras de Programação estão muito focadas em simulação em Física e os laboratórios são de carácter científico - Física Experimental não é Engenharia, nem Física Computacional. Há mais Física para além de Física Teórica. Acho que não há nenhuma contradição no que disse (mas uma adenda: é possível seguir um perfil de engenharia no Mestrado, mas também é possível seguir o perfil de Física, que é relativamente 'puro').

Em relação ao "isso é muito relativo", não sei como responder, visto que a frase não tem grande conteúdo, mas, por exemplo, comparado com o teu curso, vi alguns testes e, nas disciplinas comuns do 1º Ano (este ano letivo), a minha impressão é que:

• Álgebra Linear é abismalmente mais difícil no IST do que na FCUP, sem qualquer tipo de comparação. O programa é mais extenso, os testes são ridiculamente mais longos e os problemas são consideravelmente mais trabalhosos e difíceis. O nível de abstração é maior e é dada mais ênfase a espaços lineares estranhos, equações diferenciais, e formas canónicas de Jordan e mais equações diferenciais (porquê?) do que à intrepertação geométrica (raramente eram dados exemplos em R2 ou R3).
  • Mecânica/Mecânica e Relatividade têm um grau de dificuldade semelhante - parecia haver mais exercícios fáceis ('dados') nos testes do IST, mas em comparação, os exercícios mais difíceis eram mais díficeis do que os em testes da FCUP (ao ponto de ninguém os fazer)
  • Análise/Cálculo Diferencial e Integral: parece mais difícil no IST - os exemplos são mais trabalhosos e complicados, e as demonstrações que aparecem nos testes (e que valem sempre 3/4 valores) são muitas vezes bastante impenetráveis (muito engraçadas para fazer em casa, mas bastante delicadas e mesmo nada óbvias, como o professor admite) - e são pouco ou nada formulaicas ou repetidas. Por outro lado, são 9 Créditos na FCUP e, portanto, o programa parece (pelo menos à primeira vista) mais extenso.
  • Programação: é em linguagens diferentes, o que torna mais difícil de comparar, mas parece-me que é consensual que Python se aprende mais facilmente do que C, mas ter um professor muito bom e sempre disponível para tirar dúvidas torna as coisas muito melhores. É, sem dúvida, mais trabalhosa no IST, uma vez que o projeto final ocupa uma ou duas ou mais centenas de horas no meio da época de exames.
  • Comunicação em Ciência/Laboratório de Introdução à Física Experimental: são duas disciplinas onde é mais fácil passar que chumbar, mas LIFE dá imenso trabalho, com relatórios para entregar todas as semanas e que exigem várias (>4) horas semanais de preparação prévia.
Uma vez mais, isto não reflete a qualidade de ensino no IST vs FCUP ou onde é que se aprende mais ou melhor, é só a minha impressão a falar com o @Marco L. , dificilmente se generaliza para outros semestres ou outras faculdades, mas é ilustrativo (as notas que tivemos, ou que a média dos alunos têm versus as notas de candidatura em ambos os cursos também parecem corroborar esta afirmação).

Antes que me matem, vou repetir: MEFT é provavelmente mais difícil pela maior parte dos critérios objetivos e mensuráveis em que possam pensar mas não quero nenhuma medalha por isso, não quer dizer que as outras faculdades sejam piores, que o ensino no Técnico seja melhor (talvez até pelo contrário), ou que haja exceções a esta afirmação. Isto não é nenhuma competição, mas parece-me desonesto afirmar que "a dificuldade é relativa" ou que "são coisas diferentes, não dá para comparar" (qual é que seria o objetivo de comparar coisas iguais?).
Só uma nota a futuros leitores interessados em outros cursos que não MEFT/LMAC no Técnico: Álgebra e Cálculo são muito mais difíceis para MEFT e LMAC do que para outros cursos no Técnico. Isto deve-se ao facto dos programas serem efetivamente diferentes e do facto dos professores serem muito mais exigentes.

• Like
Reactions: Alterado

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Quem é que falou na fcup?
O título do tópico é "Engenharia Física vs Engenharia Física [e] Tecnológica" (sem restrições) e comparaste explicitamente a dificuldade do Técnico com a de "outras universidades", além de que és aluno da FCUP :sweatsmile:

Se isto não são razões válidas para falar na FCUP, desculpa, mas pareceu-me oportuno e relevante, mas pode ter sido só de ter exame de Cálculo amanhã e estar stressado e farto de estudar e com alguma vontade de me queixar da vida no geral.

Uma vez mais, a minha intenção não é perpetuar a ideia idiota de que "só o Técnico é que é bom, nas outras faculdades todas é fácil", que de alguma forma algumas pessoas têm. Acho que posso garantir que a maior parte dos alunos têm uma noção realista das coisas e não pensa assim (e é um bom testemunho de que é uma ideia parva, pegando novamente no exemplo da FCUP, que os alunos daí que fazem o mestrado no IST não se safam pior do que os alunos que fizeram a licenciatura em MEFT, penso eu - mas não tenho informação estatísica sobre isto, só anedótica).

• Like
Reactions: Alfa

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Que eu saiba estávamos a falar entre FCUL e IST(e estava a ser imparcial para cada um dos dois lados quando falei, tenho amigos nos dois), o que para mim já ouvi muita coisa quer de um lado e quer de outro... por isso é que acabei por dizer esta frase "Mas sem dúvida que o nível de exigência do técnico tá acima de muitas faculdades por aí... "
Quanto ao que falaste depois e te deste ao trabalho de escrever com grande detalhe, o 1º semestre e 1º ano da fcup sim(na minha opinião) está claramente mais fácil do que à uns anos atrás(por exemplo quando eu estive no 1ºano), se está mais fácil que o do técnico? é muito provável, agora se isso compara algo entre as duas faculdades é algo que tu é que decides...

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Que eu saiba estávamos a falar entre FCUL e IST(e estava a ser imparcial para cada um dos dois lados quando falei, tenho amigos nos dois), o que para mim já ouvi muita coisa quer de um lado e quer de outro... por isso é que acabei por dizer esta frase "Mas sem dúvida que o nível de exigência do técnico tá acima de muitas faculdades por aí... "
Quanto ao que falaste depois e te deste ao trabalho de escrever com grande detalhe, o 1º semestre e 1º ano da fcup sim(na minha opinião) está claramente mais fácil do que à uns anos atrás(por exemplo quando eu estive no 1ºano), se está mais fácil que o do técnico? é muito provável, agora se isso compara algo entre as duas faculdades é algo que tu é que decides...
Sim, e eu nunca disse o contrário. Estava a comparar só e exclusivamente o nível de dificuldade/trabalho exigido no curso, num semestre e num ano letivo específico (o único que fiz e para o qual tenho um termo de comparação, portanto o único que posso comparar!) e como repeti várias vezes, isso não reflete a qualidade de ensino, nem traduz uma melhor aprendizagem, e não é nenhuma competição de "o meu curso é mais díficil". Eu não sei como é que posso deixar isto mais claro, e não me parece que tenha fugido ao tema do tópico, mas peço outra vez desculpa se o fiz.

A nossa conversa tornou-se muito tangencial à discussão, e não está a acrescentar muito ao tema, pelo que, se me quiseres responder, penso que quem vier a ler este tópico agradecia se o fizesses por mensagem privada.

• Like
Reactions: Alfa

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Pois percebo-te, nem te levo a mal se é isso que achas que aconteceu, mas como disse no inicio, se tivesse no 12º ano agora iria ver as cadeiras de cada curso bem antes de me decidir qual o curso que queria em vez de olhar para médias(que foi o que fiz antes de entrar na faculdade).

• Like
Reactions: Alterado