Engenharia Física vs Engenharia Física Tecnológica vs Física

franciiscasilva

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2023
Boas,
Alguém me pode ajudar e explicar-me a diferença entre Física, Eng. Física na feup e Eng. Física Tecnológica no Técnico?
Estou principalmente indecisa entre os dois últimos porque a física teórica tem menos saídas.

Boas,
Alguém me pode ajudar e explicar-me a diferença entre Física, Eng. Física na feup e Eng. Física Tecnológica no Técnico?
Estou principalmente indecisa entre os dois últimos porque a física teórica tem menos saídas.
Olá!

Antes de mais um pequeno esclarecimento: o curso de Engenharia Física na Universidade do Porto não é exclusivamente na FEUP, mas sim na FCUP em conjunto com a FEUP (tens a maior parte das cadeiras na FCUP e depois algumas na FEUP).

Curiosamente já passei em algum momento da minha vida por esses "3" cursos portanto espero dar um esclarecimento minimamente satisfatório.

Física vs Engenharia Física: Posto de maneira simples, o curso de Engenharia Física é mais virado para as aplicações da Física (em materiais e coisas assim), e para a indústria, enquanto que o curso de Física é mais virado para a investigação (principalmente académica). Em Engenharia Física aprendes bases de Física e algumas de Engenharia, enquanto que em Física aprendes mais Física e por si só, sem estar muito preocupada com as aplicações na industria e assim. Isto não quer dizer que não podes ir para a industria com um curso de Física e para a investigação com Engenharia Física, muito pelo contrário, é algo bastante frequente. Mas se tiveres inclinada para uma coisa, é conveniente fazeres a escolha conforme.

Engenharia Física Tecnológica: Este é o nome fancy que o Técnico dá um curso que é essencialmente uma mistura de Física e Engenharia Física, por alguma razão. A nível de licenciatura é essencialmente um curso de Física com um pouquinho de Engenharia (a quantidade de Engenharia depende das cadeiras de escolhes no 2º e 3º ano), enquanto que a nível de Mestrado pode ser um curso mais virado para a Física Teórica, Experimental, Engenharia, consoante aquilo que quiseres (as cadeiras são todas opcionais). Em suma, é um curso mais freestyle que os outros dois.

Recomendo que dês uma olhadela nos planos de estudo que está no site das faculdades para talvez perceberes um pouco melhor estas diferenças.