Engenharia Física

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Olá a todos, sou aluno de CT e estou agora no 12º ano.
Estou a pensar em seguir área de engenharia física, vou tentar no porto ou no minho, porém caso não consiga entrar em nenhuma destas opções preciso de outras opções.
Que cursos semelhantes a este existem? Pensei em física pura no entanto a taxa de empregabilidade é menor.
Aberto a diversas opiniões.

• Like
Reactions: Lara SN

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não ligues muito à taxa de empregabilidade. Se achas que vais gostar de física pura também go for it.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Boas, ambos os cursos no primeiro ano em quase todas as faculdades são iguais, por isso podes entrar por exemplo em fisica e depois mudar para eng.fisica, quanto à empregabilidade isso não é tão importante como pensas... pelo que sei a nível nacional, o curso de fisica têm 3% de desemprego. O que é desprezável até certo ponto.

Coutinh023

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2019
Olá a todos, sou aluno do 12° e estou a pensar ir para engenharia física, mas estou em dúvida entre a universidade do minha e a universidade do porto, por isso agradecia a quem me pudesse falar um pouco sobre as duas e dar a sua opinião ou até mesmo sugerir outra universidade.

Scorpion9

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2018
Olá a todos, uma vez mais.

Tenho uma questão pertinente, que gostava que alguém me pudesse ajudar.

Em primeiro lugar, estou a planear ingressar no curso de engenharia física. A minha primeira escolha é eng. física e tecnológica no IST. Mas caso não entre, gostaria de saber se entrar em eng. física na FEUL ou noutra universidade, se ao fim do primeiro ano podia pedir transferência para o IST?
Sendo que as cadeiras do primeiro ano são muito semelhantes, ou basicamente as mesmas.
Se sim, será mais fácil pedir transferência se frequentar eng.física em Lisboa, ou a universidade é indiferente?

Outra questão, é se sabem qual é a facilidade em arranjar alojamento universitário em Lisboa (residências, ou algum alojamento direcionado para estudantes) por um bom preço? Algumas sugestões ou dicas?

Agradeço imenso a vossa ajuda:)

xx

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Scorpion9
Mas caso não entre, gostaria de saber se entrar em eng. física na FEUL ou noutra universidade, se ao fim do primeiro ano podia pedir transferência para o IST?
Podes, sim.
Se sim, será mais fácil pedir transferência se frequentar eng.física em Lisboa, ou a universidade é indiferente?
A universidade de origem deixou de ser um dos critérios de escolha, pelo que é indiferente.
Outra questão, é se sabem qual é a facilidade em arranjar alojamento universitário em Lisboa (residências, ou algum alojamento direcionado para estudantes) por um bom preço? Algumas sugestões ou dicas?
Até agora, muito difícil. Diria que este ano deverá haver uma significativa melhoria nisso, com a disponibilização de muitos espaços que estavam em alojamento local para estudantes.

• Like
Reactions: Alterado

Scorpion9

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2018
Até agora, muito difícil. Diria que este ano deverá haver uma significativa melhoria nisso, com a disponibilização de muitos espaços que estavam em alojamento local para estudantes.
E que espaços são esses? Onde poderei procurar esses espaços?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E que espaços são esses? Onde poderei procurar esses espaços?
Deverão aparecer ao seu devido tempo nos sites de procura de quarto/casa e nos grupos das redes sociais, como já acontece com outros espaços.

HenR

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2020
Já vi o plano corricular, mas em si o que é que uma pessoa com curso em Engenharia Física pode fazer como carreira? E que empresas é que contratariam uma pessoa com tais creditações

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
1º ano - FCUP
2º ano - Fcup
3 º ano - dividido entre as duas
4º ano - depende das opcionais que escolhes
5º ano - depende das opcionais que escolhes

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 1
M Engenharia Física e a Ordem dos Engenheiros Tecnologias 3
A Engenharia física em qual universidade? Tecnologias 4
A Engenharia Aeroespacial x Engenharia Física Tecnológica Tecnologias 1
pasteldenatas Matemática Aplicada e Computação vs Engenharia Física Tecnológica vs Engenharia Biomédica vs Bioengenharia Tecnologias 0
Scorpion9 Estudar Engenharia Física no Reino Unido Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 6
Nole Ksum Engenharia Física na Universidade de Coimbra ou Universidade de Aveiro Tecnologias 15
S Engenharia Aeroespacial ou Mecânica ou Física Tecnológica ou Eng. e Gestão Industrial? Tecnologias 8
Catness Engenharia Física na FCT ou na FCUL? Tecnologias 1
A Computador para engenharia física Tecnologias 1
M Engenharia Mecânica/Eletrotécnica e de Computadores/Física Tecnologias 18
A Física (astronomia) ou Engenharia Aeroespacial? Tecnologias 2
R Engenharia física na FCUL ou engenharia mecânica no IST Tecnologias 3
I Engenharia Física e Tecnológica VS Medicina Ensino Superior 12
Z Engenharia Física: UM VS FEUP Tecnologias 5
A Engenharia Física Tecnológica VS Engenharia e Gestão Industrial (?) Tecnologias 0
J UMinho Engenharia física Universidade do Minho 3
Z Entrar em Engenharia sem estudar Matemática / Física há 8 anos Tecnologias 13
André Codeço Física ou Engenharia Ciências 42
W Engenharia Física (MI) + Física (L1) e Engenharia Química(MI) + Química (L1) Ciências 1
W UA Engenharia Física (MI) + Física (L1) e Engenharia Química (MI) + Química (L1) Universidade de Aveiro 1
B Engenharia Física e Engenharia e Gestão Industrial Tecnologias 3
M Engenharia Física VS Engenharia Física e Tecnológica Tecnologias 18
G Engenharia Física e Tecnológica no IST ou Medicina na Nova de Lisboa? Ensino Superior 1
E Lic. Física/MI Engenharia Física e Lic. Matemática Ciências 10
Beatriz Topa Erasmus para Engenharia Física Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
Beatriz Topa Física ou Engenharia Física (Porto) Ciências 16
Nole Ksum UA Engenharia física ou física Universidade de Aveiro 20
C Física ou Engenharia Aeroespacial? Tecnologias 9
J Engenharia de Materiais ou Engenharia Física Tecnologias 1
C Engenharia física fcul vs engenharia física fct vs engenharia física tecnológica ist vs curso de física fcul vs engenharia biomédica Tecnologias 10
P Engenharia física vs Engenharia informática Tecnologias 41
M Engenharia Física - FCUL vs FCT Nova Tecnologias 7
G Empregabilidade: Engenharia mecânica, engenharia física ou bioquímica Ciências 2
Duarte Silva FCUP Engenharia Física - FCUP Universidade do Porto 70
B Engenharia Física/Química Tecnologias 1
J Engenharia física e tecnológica vs engenharia informática vs engenharia mecânica Tecnologias 0
David Carreira Engenharia Mecânica vs. Engenharia Física Tecnologias 40
P FCUL Engenharia Física - FCUL Universidade de Lisboa 1
Miguel Salteiro Física vs Engenharia Física Ciências 146
P Engenharia Física Tecnológica Tecnologias 27
M Engenharia e Gestão Industrial vs Gestão Ensino Superior 1
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
Edvânia IST Engenharia e Gestão Industrial - IST Universidade de Lisboa 1
R IPCA Engenharia de Sistemas Informáticos IPCA Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 1
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 9
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
R UTAD Engenharia Mecânica na utad? Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 4
J Engenharia Automóvel Tecnologias 1