Engenharia Física

Olá a todos, sou aluno de CT e estou agora no 12º ano.
Estou a pensar em seguir área de engenharia física, vou tentar no porto ou no minho, porém caso não consiga entrar em nenhuma destas opções preciso de outras opções.
Que cursos semelhantes a este existem? Pensei em física pura no entanto a taxa de empregabilidade é menor.
Aberto a diversas opiniões.

• Like
Reactions: Lara SN
Boas, ambos os cursos no primeiro ano em quase todas as faculdades são iguais, por isso podes entrar por exemplo em fisica e depois mudar para eng.fisica, quanto à empregabilidade isso não é tão importante como pensas... pelo que sei a nível nacional, o curso de fisica têm 3% de desemprego. O que é desprezável até certo ponto.

Olá a todos, sou aluno do 12° e estou a pensar ir para engenharia física, mas estou em dúvida entre a universidade do minha e a universidade do porto, por isso agradecia a quem me pudesse falar um pouco sobre as duas e dar a sua opinião ou até mesmo sugerir outra universidade.

Olá a todos, uma vez mais.

Tenho uma questão pertinente, que gostava que alguém me pudesse ajudar.

Em primeiro lugar, estou a planear ingressar no curso de engenharia física. A minha primeira escolha é eng. física e tecnológica no IST. Mas caso não entre, gostaria de saber se entrar em eng. física na FEUL ou noutra universidade, se ao fim do primeiro ano podia pedir transferência para o IST?
Sendo que as cadeiras do primeiro ano são muito semelhantes, ou basicamente as mesmas.
Se sim, será mais fácil pedir transferência se frequentar eng.física em Lisboa, ou a universidade é indiferente?

Outra questão, é se sabem qual é a facilidade em arranjar alojamento universitário em Lisboa (residências, ou algum alojamento direcionado para estudantes) por um bom preço? Algumas sugestões ou dicas?

Agradeço imenso a vossa ajuda:)

xx

Olá @Scorpion9
Mas caso não entre, gostaria de saber se entrar em eng. física na FEUL ou noutra universidade, se ao fim do primeiro ano podia pedir transferência para o IST?
Podes, sim.
Se sim, será mais fácil pedir transferência se frequentar eng.física em Lisboa, ou a universidade é indiferente?
A universidade de origem deixou de ser um dos critérios de escolha, pelo que é indiferente.
Outra questão, é se sabem qual é a facilidade em arranjar alojamento universitário em Lisboa (residências, ou algum alojamento direcionado para estudantes) por um bom preço? Algumas sugestões ou dicas?
Até agora, muito difícil. Diria que este ano deverá haver uma significativa melhoria nisso, com a disponibilização de muitos espaços que estavam em alojamento local para estudantes.

• Like
Reactions: Alterado
Até agora, muito difícil. Diria que este ano deverá haver uma significativa melhoria nisso, com a disponibilização de muitos espaços que estavam em alojamento local para estudantes.
E que espaços são esses? Onde poderei procurar esses espaços?

E que espaços são esses? Onde poderei procurar esses espaços?
Deverão aparecer ao seu devido tempo nos sites de procura de quarto/casa e nos grupos das redes sociais, como já acontece com outros espaços.

1º ano - FCUP
2º ano - Fcup
3 º ano - dividido entre as duas
4º ano - depende das opcionais que escolhes
5º ano - depende das opcionais que escolhes

Bom dia
Estou indeciso entre o MEFT ou física no Porto.
Por um lado acho que o MEFT tem uma formação mais completa pois concilia o teórico e o prático, mas no porto acho que tenho a possibilidade de entrar como melhor aluno do curso (estou a estimar que a minha média será 19,7) o que talvez me favoreça.
O que me aconcelham?

Por um lado acho que o MEFT tem uma formação mais completa pois concilia o teórico e o prático, mas no porto acho que tenho a possibilidade de entrar como melhor aluno do curso (estou a estimar que a minha média será 19,7) o que talvez me favoreça.
Não creio que te favoreça muito. Vai para aquilo que achares melhor para a tua formação.

Bom dia
Estou indeciso entre o MEFT ou física no Porto.
O que me aconcelham?

A partir do momento em que entras (a menos de eventuais prémios), ninguém quer realmente saber da nota com que entraste - e não garante nada sobre o teu desempenho no curso. Compara as vantagens vs desvantagens de ambos (planos curriculares, Lisboa vs Porto, etc) e escolhe o que preferires, mas acho que isso não deve ser um fator.

Irrelevante entrares como melhor aluno em qualquer um dos cursos. O que importa é o que fazes durante o teu percurso académico.

• Like
Reactions: Mr. Gomes
Boas.
Está a chegar a altura das candidaturas e estou com algumas dúvidas que gostaria que, se possível, me esclarecessem.
Estou quase certo de que Engenharia física é o curso que quero tirar, até porque já vi vários planos de estudo de várias universidades e agradam-me bastante. No entanto, estou indeciso entre Porto e Braga (se as médias não subirem muito, consigo entrar na que quiser). Uma das grandes diferenças é o facto de o curso da U.minho não dar acesso à ordem dos engenheiros (não sei até que ponto é que isso é importante). Para além disso, também gostava de perceber melhor como é que funciona a dinâmica do curso no Porto, tendo em conta que é partilhado entre a FCUP e a FEUP.
Por último, gostava que me esclarecessem quanto às saídas profissionais. Nos sites das universidades falam sempre das áreas em que posso vir a trabalhar mas queria perceber quais são os empregos em concreto e as funções que vou poder desempenhar nas empresas.

Última edição:
  • Like
Reactions: Luís_Sousa
Olá a todos! Desde o 11º ano tive em mente o curso de engenharia física no porto ou no minho. No entanto como no 12º tive aplicações informáticas e gostei muito de programação comecei a considerar a hipótese de ir para engenharia informática. Estou confuso em qual caminho devo perseguir, será que vou para engenharia física na UM (a estruturação do curso e das cadeiras parecem melhores, mas gostaria de ouvir opiniões sobre o curso de pessoal na FCUP e/ou UM) ou então engenharia informática e computação na FCUP (também me parece super interessante). Penso que ambos os cursos irei gostar por isso não me consigo decidir. Gosto de matemática, física e programação e estas 3 disciplinas são estudadas nos 2 cursos... Não tenho mesmo a certeza qual escolher ou por onde me guiar... Se alguém tiver dicas agradecia muito!!!
PS: Segundo o site da InspiringFuture, para entrar na UM em engenharia física a minha nota é de 17.98 sendo a do ultimo colocado 16.7. Para entrar em engenharia informática e computação é de 18.1 sendo a nota do ultimo colocado 17.83, pelo que me parece que consiga entrar num curso ou outro.

Boa tarde,

Vou para o terceiro ano de engenharia física na FCT-Nova e gostaria de pedir transferência para a UM para o ano (no 4o ano). Gostaria de saber se é fácil fazer a transferência e se é quase garantido que entro ou não. Gostava também de saber se é melhor acabar a licenciatura e apenas me candidatar à parte do mestrado ou pedir transferência normal apenas através do mestrado integrado, tendo assim de fazer as cadeiras anteriores que não tive equivalência (como PF, por exemplo).
Gostaria também de saber a partir de alguém que está no curso se gostam do mesmo e se tem um departamento bom e com bons professores (uma das razões pelas quais quero mudar de universidade, não gosto do departamento de física da minha).
Por último, gostaria de saber se de facto há saída na área de computação quântica (a área que me é de maior interesse), sendo que há opções que permitem fazer um mestrado dedicado a essa área.

Obrigada!

Olá a todos!

Terminei este ano o 11º ano e o curso de engenharia física chamou-me bastante a atenção, no entanto, como resultado das pesquisas que fiz não entendi bem quais as suas saídas profissionais, uma vez que nos sites das universidades falam nas áreas em que podemos trabalhar, mas gostava que me dissessem mais concretamente exemplos de empresas na quais posso vir a trabalhar e quais as funções que desempenharia. Peço, assim, que alguém me possa esclarecer estas dúvidas :)

obrigado!

@tomascsilva03 Olá tudo bem? 😊
Há muitas empresas nas quais podes trabalhar. A maioria dos empregos são na área da auditoria, consultoria e em IT, uma vez que a oferta para alunos que sabem programar é muita. Não pretendendo fazer publicidade, vou citar algumas:
  • Closer
  • Outsystems
  • EY
  • Nokia
  • Accenture
  • Fidelidade
  • EDP
  • Ryanair
  • BNP Paribas
  • AskBlue
  • Deloitte
  • Capgemini
  • Altran
  • Etc
Vou dar-te um exemplo mais concreto (Closer) de algumas funções que poderias desempenhar, mas isso depende de empresa para empresa. Na Closer tu usas a programação para gerir e analisar grandes conjuntos de dados. As investigações são muito variadas, podem ir da área da Biomédica até analisar riscos de crédito bancário, por exemplo. Basicamente é uma empresa focada na Business Intelligence, na análise de dados e na Inteligência Artifical.
Um aluno fez uma pergunta muito similar ontem. Poderás ver a resposta no seguinte link: Engenharia Física Tecnológica (tens de ir à segunda página, mas se tens interesse no curso, talvez tenhas interesse em ler os outros comentários). Aí encontrarás outras possíveis saídas profissionais. Espero ter ajudado 😊