Engenharia Física

Luis Aleixo

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2015
Boas! Qual o computador que aconselham para o curso de engenharia informática e de computadores no IST? Estou a pensar num macbook air 13 polegadas mas não sei se é a melhor opção! Sugestões? Obrigado :)

• Like
Reactions: Armdco

404

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2015
Eu também fiquei com dúvidas sobre a parceria pois no site não refere de que modo essa é feita, por isso decidi contactar o docente responsável pelo curso e obtive uma resposta rapidamente que deixo transcrita em baixo.

"Relativamente à parceria com o INL, a Universidade e o INL fizeram um protocolo, em que o INL se disponibilizava a leccionar 3 disciplinas na área da nanotecnologia, duas no 4ª ano e uma no 5º do curso. Parte das práticas destas disciplinas serão feitas no INL. Esta componente está no ramo de dispositivos, microsistemas e nanotecnologias."
Obrigada! Dá jeito saber, não estava nada explícito... :)

Rodrigo Peixe

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Boas, eu sempre gostei de física, sempre me senti fascinado com a descrição do universo ( tanto à micro como a micro escala) e o meu futuro ideal era poder estudar e investigar o nosso universo pela astronomia ou mecanica de particulas, ou algo no meio.
Mas eu tenho medo de seguir fisica, pois e uma área com menos empregabilidade, e por isso eu pergunto:
se ao escolher engenharia física terei as mesmas oportunidade de obter o meu futuro ideal descrito em cima , e se é seguro eu escolher engenharia física, ou seja, se nao me vou aperceber a meio que é um curso demasiado virado para a tecnologia ( eu nao me oponho totalmente a estudar algo mais pratico como tecnologias ).
Outra questão que eu tenho é a seguinte, a Universidade de Coimbra é uma boa unversidade para este tipo de cursos? Pois se eu nao conseguir entrar no IST, talvez entre em coimbra, visto que é la que eu moro :p. Mas eu tenho a disponibilidade de ir estudar para outro lado ( para alem do IST) se valer mesmo a pena.
Muito obrigado pela atenção, pois estas sao algumas questoes que vao decidir o meu futuro, e quero me informar o mais possivel.

PS: reparei agora que ja tinha feito uma questão muito semelhante a esta neste site, mas esqueci-me :p, mesmo assim agradeço as respostas a esta questão , que é um pouco mais desenvolvida que a minha anterior

Última edição:

falmorais

Membro
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Eng. Electrotecnica e de Computadores
Instituição
UBI
Olá, eu já vi vários planos de estudo de várias universidades, e já vi os diferentes tópicos existentes, mas a duvida persiste, alguem me pode explicar o que se aprende em Engenharia Física, o que se faz a nivel laboratorial e prático, e quais são as saídas profissionais.

• Like
Reactions: Mariana Sobral

cici118

Membro
Matrícula
29 Outubro 2014
Curso
Mestrado Matemática e Computação-Machine Learning
Instituição
Universidade do Minho
Olá, eu já vi vários planos de estudo de várias universidades, e já vi os diferentes tópicos existentes, mas a duvida persiste, alguem me pode explicar o que se aprende em Engenharia Física, o que se faz a nivel laboratorial e prático, e quais são as saídas profissionais.
A nível laboratorial terás algumas cadeiras de física mas também muita eletrónica(circuitos elétricos,e isso). Em relação às saídas profissionais não te sei responder pois eu própria ainda não percebi e estou no 1° ano(vou mudar para física), atenção que um engenheiro físico não faz tudo o que um físico faz.

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Imagina @falmorais que queres construir um parque diversões na tua cidade. O que tu podes fazer como Físico é dimensionar as diversões de maneira a que sejam alucinantes, divertidas e arriscadas até um limite em que a física dos materiais te deixa. Podes fazer os cálculos para saber até que ponto o divertimento pode divertir sem por em risco a vida humana. Imagina o Parque Aquático de quarteira que tem um divertimento em que te metes numa boia e escorregas numa espécie de plataforma que desce e depois sobe. Um físico calcula o tamanho da plataforma para que de acordo com as condições de peso do corpo de uma pessoa, atrito e afins consigas quase sair da pista mas ao mesmo tempo tenhas segurança para não atingir esse limite. Isto é apenas uma aplicação prática. Podes também por exemplo testar colisões de partículas num acelarador de partículas no CERN por exemplo.

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Imagina @falmorais que queres construir um parque diversões na tua cidade. O que tu podes fazer como Físico é dimensionar as diversões de maneira a que sejam alucinantes, divertidas e arriscadas até um limite em que a física dos materiais te deixa. Podes fazer os cálculos para saber até que ponto o divertimento pode divertir sem por em risco a vida humana. Imagina o Parque Aquático de quarteira que tem um divertimento em que te metes numa boia e escorregas numa espécie de plataforma que desce e depois sobe. Um físico calcula o tamanho da plataforma para que de acordo com as condições de peso do corpo de uma pessoa, atrito e afins consigas quase sair da pista mas ao mesmo tempo tenhas segurança para não atingir esse limite. Isto é apenas uma aplicação prática. Podes também por exemplo testar colisões de partículas num acelarador de partículas no CERN por exemplo.
Isso é mais eng. mecânica ou civil, à excepção da parte do CERN.

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Bem, se calhar não me pronunciei da melhor maneira, um Físico pode estudar aquilo que eu disse. São leis da física. Quanto ao dimensionamento se calhar é mesmo mais Engenharia Civil, tens razão.

falmorais

Membro
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Eng. Electrotecnica e de Computadores
Instituição
UBI
Obrigado pela resposta, mas eu tenho uma grande dúvida, gosto muito de eletrónica e afins, mas o que me parece, pode ser uma imagem errada é que o curso de Eng. Fisica é algo multi-facetado e, pode dar para muitas coisas...
Estou a pensar bem ou mal?

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Instituição
FEUP
Sim, pode ser. Mas na minha opinião é mais "multi-facetado" como tu dizes o curso de Eng. Electrotécnica mas isso é só a minha opinião.

404

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2015
A nível laboratorial terás algumas cadeiras de física mas também muita eletrónica(circuitos elétricos,e isso). Em relação às saídas profissionais não te sei responder pois eu própria ainda não percebi e estou no 1° ano(vou mudar para física), atenção que um engenheiro físico não faz tudo o que um físico faz.
Se não for intromissão... O que achaste do curso neste ano em que lá estiveste? É óptimo que as cadeiras sejam em grande parte comuns a Física e Eng Física no 1º ano, havendo arrependimentos facilita bastante, imagino. Tenho receio de fazer a escolha errada entre estes, de ir para EF e me aperceber de que não é o que realmente queria. Não gostaste do curso? :/ espero que corra bem em Física então!

cici118

Membro
Matrícula
29 Outubro 2014
Curso
Mestrado Matemática e Computação-Machine Learning
Instituição
Universidade do Minho
Se não for intromissão... O que achaste do curso neste ano em que lá estiveste? É óptimo que as cadeiras sejam em grande parte comuns a Física e Eng Física no 1º ano, havendo arrependimentos facilita bastante, imagino. Tenho receio de fazer a escolha errada entre estes, de ir para EF e me aperceber de que não é o que realmente queria. Não gostaste do curso? :/ espero que corra bem em Física então!
Se estás a pensar em explorar os vários tópicos da Física não vás para engenharia pois vais te arrepender. A meu ver a engenharia Física está mais proxima de engenharia eletrotecnica do que Física. O curso gira em volta de circuitos elétricos etc.

• Like
Reactions: 404

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Alguém me poderia esclarecer as principais diferenças entre o curso de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Física no ist? bgd ;)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Filipe T.
Alguém me poderia esclarecer as principais diferenças entre o curso de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Física no ist? bgd ;)
Diria para começares a ver os planos de estudos dos dois cursos para perceberes que tipo de coisas se estuda num e noutro. Se tiveres dúvidas mais específicas posso tentar esclarecer, embora conheça mais um dos lados. :wink:

• Like
Reactions: Filipe T.

pracy

Membro Veterano
Matrícula
7 Maio 2016
Bom dia! Alguém me pode esclarecer sobre qual o tipo de radiação eletromagnetica emitida pelos satélites GPS: microondas ou ondas rádio? Obrigada!

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Olá @Filipe T.

Diria para começares a ver os planos de estudos dos dois cursos para perceberes que tipo de coisas se estuda num e noutro. Se tiveres dúvidas mais específicas posso tentar esclarecer, embora conheça mais um dos lados. :wink:
Obrigado pela resposta acima. Eu de facto já tinha estado a ver os planos dos dois cursos e além disso, penso que consigo entrar em qq um deles. As minhas dúvidas surgem essencialmente no seguinte: 1. As saídas profissionais de ambos, em que ramos se estendem e na oferta de emprego (quer em Portugal ou fora). 2. Relativamente às cadeiras de matemática, em qual dos cursos são privilegiadas? Eu sei que ambos têm cadeiras como cálculo 1 e 2, álgebra, aced, mc, pe e outras, mas qual é o que explora mais, até mesmo em termos de exigência. Por último, gostava de saber quais são as cadeiras fulcrais de cada curso e os projetos que se poderão realizar. Muito obrigado e peço desculpa pelo incómodo. ;)

ines0

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2016
Obrigado pela resposta acima. Eu de facto já tinha estado a ver os planos dos dois cursos e além disso, penso que consigo entrar em qq um deles. As minhas dúvidas surgem essencialmente no seguinte: 1. As saídas profissionais de ambos, em que ramos se estendem e na oferta de emprego (quer em Portugal ou fora). 2. Relativamente às cadeiras de matemática, em qual dos cursos são privilegiadas? Eu sei que ambos têm cadeiras como cálculo 1 e 2, álgebra, aced, mc, pe e outras, mas qual é o que explora mais, até mesmo em termos de exigência. Por último, gostava de saber quais são as cadeiras fulcrais de cada curso e os projetos que se poderão realizar. Muito obrigado e peço desculpa pelo incómodo. ;)
Vamos a uma coisa de cada vez então: (Engenharia Física)
1. Se estas interessado no curso provavelmente já ouvieste isto antes: tudo. Sei que não diz grande coisa e era o tipo de resposta que me iritaria. Mas isso é de facto verdade.O curso é tão abrangente que podes acabar a fazer coisas que nunca te tinham passado pela cabeça. Há quem acabe por seguir mesmo investigação em Fisica, outros acabam por seguir outras areas da engenharia porque tambem estao qualificados para o fazer. Além disso tens tambem quem decida que afinal não quer seguir este caminho e crie empresas de tudo e mais alguma coisa ou então querem fazer dinheiro e vão trabalhar para consultorias ou bancos.

2. As cadeiras de matemática são muito parecidas para todo o IST. No entanto os cursos em que são mais exigentes são Eng. Física, Eng. Biomédica e Matemática.

3. Esta é mais complicada. Se quiseres mesmo saber o melhor é mesmo veres na pagina no curso o que se diz em relação a cada cadeira.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Filipe T. and davis

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Vamos a uma coisa de cada vez então: (Engenharia Física)
1. Se estas interessado no curso provavelmente já ouvieste isto antes: tudo. Sei que não diz grande coisa e era o tipo de resposta que me iritaria. Mas isso é de facto verdade.O curso é tão abrangente que podes acabar a fazer coisas que nunca te tinham passado pela cabeça. Há quem acabe por seguir mesmo investigação em Fisica, outros acabam por seguir outras areas da engenharia porque tambem estao qualificados para o fazer. Além disso tens tambem quem decida que afinal não quer seguir este caminho e crie empresas de tudo e mais alguma coisa ou então querem fazer dinheiro e vão trabalhar para consultorias ou bancos.

2. As cadeiras de matemática são muito parecidas para todo o IST. No entanto os cursos em que são mais exigentes são Eng. Física, Eng. Biomédica e Matemática.

3. Esta é mais complicada. Se quiseres mesmo saber o melhor é mesmo veres na pagina no curso o que se diz em relação a cada cadeira.

Boa sorte!
Mto obrigado pelo esclarecimento. Já agora, estás em física no ist certo? estás a gostar do curso?

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Sim estou a gostar, mas é um curso muito exigente. é preciso trabalhar a serio.
obrigado por me falares um pouco do curso ;) penso q estou um pouco mais inclinado para aeroespacial. vou tentar falar com mais pessoas dos dois cursos e já tenho lido mais comentários que se encontram no site tmb. mais uma vez mto obrigado e desejo.te sorte para o futuro. ;)

• Like
Reactions: ines0