Engenharia Física

mari118

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2016
Vou passar para o 12 ano e estou a pensar em engenharia fisica, tenho media de 16 e gostava de saber se o curso vai ser demasiado dificil ou acessivel

AnaCM

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Física
Instituição
FCUP
Boas,

É o seguinte, eu adoro fisica, mas como dizem que engenharia fisica tem muita mais empregabilidade que um curso de fisica, eu estou a ponderar seguir engenharia fisica.
A minha questão é a seguinte: o curso de engenharia fisica vai me dar a mesma satisfaçao que o meu estudo de fisica? no curso de engenharia fisica e mais estudado a parte da fisica ou a parte da engenharia? basicamente eu estou a perguntar se o curso de engenharia fisica e tao interessante como um curso de fisica :)

Obrigado pela atenção.
Olá Rodrigo :)
Em termos de satisfação, acho que depende muito daquilo que tu gostas. A engenharia está mais ligada à parte computacional, leva alguma pitada de gestão, e trata-se de trabalho mais prático. Em "só física" tens a parte laboratorial, é claro, mas tens um maior leque de possibilidades no que toca à área que mais te interessa (se esta não estiver tão relacionada com tecnologia e "trabalhos manuais" :p ). Com isto refiro-me a cadeiras opcionais, como física nuclear e de partículas, mecânica quântica ou galáxias e cosmologia (L.F. na FCUP).
Revê bem os planos de estudos de várias universidades, vê em que consiste cada cadeira, e depois pensa qual o caminho que te trará mais satisfação no final. Mas prepara-te, não vai ser uma caminhada fácil ;)

Espero ter ajudado :) quando te decidires diz qualquer coisa :D Boa sorte para os exames!

EDIT: Só agora reparei que a tua mensagem era de 2015 :S desculpa!

Última edição:
  • Like
Reactions: Cláudio Macieira

AnaCM

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Física
Instituição
FCUP
Eu vou para engenharia física na UM mas também estive até à última a decidir se ponha primeiro eng.física ou física (não sei se ainda vou mudar). Sugiro que vejas os planos de estudo de cada curso, na UM são os dois muito parecidos à exceção de algumas cadeiras. Eu penso que o que mais diferencia estes dois cursos é o nome mas posso estar enganada. Quanto à taxa de desemprego podes verificar que tanto em coimbra como no porto em física está a 0% mas há outros sitios a 3,8%. Em eng.física só aveiro e o ist é que dispõe de estatisticas pois este curso é relativamente novo nas outras universidades.
Lembrem-se que pode acontecer que as pessoas não estejam a trabalhar na área! E quanto mais alunos tiverem a entrar no curso, mais alunos há a sair e por isso espera-se maior taxa de desemprego.

Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
Instituto Superior Técnico
Boas! Alguém a pensar candidatar-se para Eng. Física este ano na FCUL?

Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Instituição
vai para o técnico companheiro :p
Prefiro o programa de estudos da FCUL, não é só por o curso ser do Técnico que o torna automaticamente bom... Além disso, os cursos não são totalmente iguais :)

• Like
Reactions: RMoon99

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Prefiro o programa de estudos da FCUL, não é só por o curso ser do Técnico que o torna automaticamente bom... Além disso, os cursos não são totalmente iguais :)
amigo se queres tirar física, o ist é o melhor sítio para o fazeres! não sei o q é q o pessoal aqui tem contra o técnico... xD
Física em outras universidades é mto soft, mas tu lá sabes ;)

Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Instituição
amigo se queres tirar física, o ist é o melhor sítio para o fazeres! não sei o q é q o pessoal aqui tem contra o técnico... xD
Epá, eu pessoalmente não tenho nada contra o Técnico, aliás, até há uns meses eu queria ir para o Técnico para Aeroespacial ou Física, mas entretanto os interesses também mudaram ligeiramente e o exame de Matemática também não correu nada bem, baixou-me a média quase 2 valores xD E como eu depois quero seguir algo no ramo da Astrofísica, a FCUL acaba por facilitar isso porque têm lá logo doutoramento, enquanto que no Técnico não. No entanto vou pôr 2 cursos no IST na 3ª e 4ª opção, mas nem à 2ª devo chegar

• Like
Reactions: AnaCM

AnaCM

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Física
Instituição
FCUP
Já fizeste física na FCUP? :p

• Like
Reactions: Ted

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Já fizeste física na FCUP? :p
Vou candidatar.me a aeroespacial este ano (média de 191.8). vou colocar física em 2 opção no ist e não, nunca pensei ir para a FCUP pq o ist tem um programa mto mais completo, sorry...

Filipe T.

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Epá, eu pessoalmente não tenho nada contra o Técnico, aliás, até há uns meses eu queria ir para o Técnico para Aeroespacial ou Física, mas entretanto os interesses também mudaram ligeiramente e o exame de Matemática também não correu nada bem, baixou-me a média quase 2 valores xD E como eu depois quero seguir algo no ramo da Astrofísica, a FCUL acaba por facilitar isso porque têm lá logo doutoramento, enquanto que no Técnico não. No entanto vou pôr 2 cursos no IST na 3ª e 4ª opção, mas nem à 2ª devo chegar
é q o q podias fazer era candidatar.te a outro curso e dps mudar, mas eu não tenho nada c isso e, desejar.te.ei sem qq dúvida a maior das sortes :)

TiagoUn

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2016
Boa tarde,
queria pedir algumas opiniões a quem está a frequentar o curso de Engenharia Fisica na FCT-UNL, de preferência, mas tambem noutras instituições, incluindo se estão a gostar do plano de estudos, das prováveis saidas profissionais, do ambiente e dos possiveis ramos de especialização.

• Like
Reactions: Célia

Ana_sofia98

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2016
Qual as grandes diferenças nos 2 cursos? A que se atribui a grande discrepância entre as respetivas medias de acesso?

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCT-UNL
Boas. Coloquei como segunda opção Eng. Física na FCT Nova e é onde provavelmente vou entrar. Reparei que logo no primeiro semestre é possível optar por cadeiras na área da Biologia. O meu objetivo era Eng. Biomédica e por isso mesmo fiquei interessada. Alguém me pode explicar como funciona e qual o objetivo da Eng. Física "aplicada a biologia"?

• Like
Reactions: TiagoUn
Matrícula
9 Julho 2015
Curso
Física
Instituição
FCUP
Boas. Coloquei como segunda opção Eng. Física na FCT Nova e é onde provavelmente vou entrar. Reparei que logo no primeiro semestre é possível optar por cadeiras na área da Biologia. O meu objetivo era Eng. Biomédica e por isso mesmo fiquei interessada. Alguém me pode explicar como funciona e qual o objetivo da Eng. Física "aplicada a biologia"?
Lembro-me de me mostrarem uma fibra ótica que devido ao tamanho e forma permitia a manipulação de células sem lhes tocar... Mas nao sei muito :p Pode ser uma forma de tentar direcionar para física medica?

EDIT: A resposta é: não sei, mas se me dissesses as cadeiras de biologia eu podia deduzir algo.

Última edição:
  • Like

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCT-UNL
Lembro-me de me mostrarem uma fibra ótica que devido ao tamanho e forma permitia a manipulação de células sem lhes tocar... Mas nao sei muito :p Pode ser uma forma de tentar direcionar para física medica?

EDIT: A resposta é: não sei, mas se me dissesses as cadeiras de biologia eu podia deduzir algo.

São várias espalhadas pelos vários semestres.
Universidade Nova de Lisboa

Célia

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCT-UNL
Célia, apenas no 3º Semestre e possivel escolheres uma cadeira para fazeres como bloco livre, tendo disponiveis as cadeiras ai indicadas
Então o que significam as opções que aparecem no primeiro e segundo trimestre?

TiagoUn

Membro Caloiro
Matrícula
28 Julho 2016
C
Então o que significam as opções que aparecem no primeiro e segundo trimestre?
Apenas no 1 Semestre do 2 ano e no 1 semestre do 4 ano(mestrado) e possível escolher uma cadeira opcional. Digo isto porque entrei em Eng.Fisica por mudança de curso este Verao e no meu plano vinha isso referido.

• Like