Engenharia Física

Vou passar para o 12 ano e estou a pensar em engenharia fisica, tenho media de 16 e gostava de saber se o curso vai ser demasiado dificil ou acessivel

Boas,

É o seguinte, eu adoro fisica, mas como dizem que engenharia fisica tem muita mais empregabilidade que um curso de fisica, eu estou a ponderar seguir engenharia fisica.
A minha questão é a seguinte: o curso de engenharia fisica vai me dar a mesma satisfaçao que o meu estudo de fisica? no curso de engenharia fisica e mais estudado a parte da fisica ou a parte da engenharia? basicamente eu estou a perguntar se o curso de engenharia fisica e tao interessante como um curso de fisica :)

Obrigado pela atenção.

Olá Rodrigo :)
Em termos de satisfação, acho que depende muito daquilo que tu gostas. A engenharia está mais ligada à parte computacional, leva alguma pitada de gestão, e trata-se de trabalho mais prático. Em "só física" tens a parte laboratorial, é claro, mas tens um maior leque de possibilidades no que toca à área que mais te interessa (se esta não estiver tão relacionada com tecnologia e "trabalhos manuais" :p ). Com isto refiro-me a cadeiras opcionais, como física nuclear e de partículas, mecânica quântica ou galáxias e cosmologia (L.F. na FCUP).
Revê bem os planos de estudos de várias universidades, vê em que consiste cada cadeira, e depois pensa qual o caminho que te trará mais satisfação no final. Mas prepara-te, não vai ser uma caminhada fácil ;)

Espero ter ajudado :) quando te decidires diz qualquer coisa :D Boa sorte para os exames!

EDIT: Só agora reparei que a tua mensagem era de 2015 :S desculpa!

Última edição:
  • Like
Reactions: Cláudio Macieira
Eu vou para engenharia física na UM mas também estive até à última a decidir se ponha primeiro eng.física ou física (não sei se ainda vou mudar). Sugiro que vejas os planos de estudo de cada curso, na UM são os dois muito parecidos à exceção de algumas cadeiras. Eu penso que o que mais diferencia estes dois cursos é o nome mas posso estar enganada. Quanto à taxa de desemprego podes verificar que tanto em coimbra como no porto em física está a 0% mas há outros sitios a 3,8%. Em eng.física só aveiro e o ist é que dispõe de estatisticas pois este curso é relativamente novo nas outras universidades.

Lembrem-se que pode acontecer que as pessoas não estejam a trabalhar na área! E quanto mais alunos tiverem a entrar no curso, mais alunos há a sair e por isso espera-se maior taxa de desemprego.

Boas! Alguém a pensar candidatar-se para Eng. Física este ano na FCUL?

Prefiro o programa de estudos da FCUL, não é só por o curso ser do Técnico que o torna automaticamente bom... Além disso, os cursos não são totalmente iguais :)
amigo se queres tirar física, o ist é o melhor sítio para o fazeres! não sei o q é q o pessoal aqui tem contra o técnico... xD
Física em outras universidades é mto soft, mas tu lá sabes ;)

amigo se queres tirar física, o ist é o melhor sítio para o fazeres! não sei o q é q o pessoal aqui tem contra o técnico... xD

Epá, eu pessoalmente não tenho nada contra o Técnico, aliás, até há uns meses eu queria ir para o Técnico para Aeroespacial ou Física, mas entretanto os interesses também mudaram ligeiramente e o exame de Matemática também não correu nada bem, baixou-me a média quase 2 valores xD E como eu depois quero seguir algo no ramo da Astrofísica, a FCUL acaba por facilitar isso porque têm lá logo doutoramento, enquanto que no Técnico não. No entanto vou pôr 2 cursos no IST na 3ª e 4ª opção, mas nem à 2ª devo chegar

• Like
Reactions: AnaCM

Já fizeste física na FCUP? :p

• Like
Reactions: Ted
Já fizeste física na FCUP? :p
Vou candidatar.me a aeroespacial este ano (média de 191.8). vou colocar física em 2 opção no ist e não, nunca pensei ir para a FCUP pq o ist tem um programa mto mais completo, sorry...

Epá, eu pessoalmente não tenho nada contra o Técnico, aliás, até há uns meses eu queria ir para o Técnico para Aeroespacial ou Física, mas entretanto os interesses também mudaram ligeiramente e o exame de Matemática também não correu nada bem, baixou-me a média quase 2 valores xD E como eu depois quero seguir algo no ramo da Astrofísica, a FCUL acaba por facilitar isso porque têm lá logo doutoramento, enquanto que no Técnico não. No entanto vou pôr 2 cursos no IST na 3ª e 4ª opção, mas nem à 2ª devo chegar
é q o q podias fazer era candidatar.te a outro curso e dps mudar, mas eu não tenho nada c isso e, desejar.te.ei sem qq dúvida a maior das sortes :)

Boa tarde,
queria pedir algumas opiniões a quem está a frequentar o curso de Engenharia Fisica na FCT-UNL, de preferência, mas tambem noutras instituições, incluindo se estão a gostar do plano de estudos, das prováveis saidas profissionais, do ambiente e dos possiveis ramos de especialização.

• Like
Reactions: Célia
Boas. Coloquei como segunda opção Eng. Física na FCT Nova e é onde provavelmente vou entrar. Reparei que logo no primeiro semestre é possível optar por cadeiras na área da Biologia. O meu objetivo era Eng. Biomédica e por isso mesmo fiquei interessada. Alguém me pode explicar como funciona e qual o objetivo da Eng. Física "aplicada a biologia"?

• Like
Reactions: TiagoUn
Boas. Coloquei como segunda opção Eng. Física na FCT Nova e é onde provavelmente vou entrar. Reparei que logo no primeiro semestre é possível optar por cadeiras na área da Biologia. O meu objetivo era Eng. Biomédica e por isso mesmo fiquei interessada. Alguém me pode explicar como funciona e qual o objetivo da Eng. Física "aplicada a biologia"?
Lembro-me de me mostrarem uma fibra ótica que devido ao tamanho e forma permitia a manipulação de células sem lhes tocar... Mas nao sei muito :p Pode ser uma forma de tentar direcionar para física medica?

EDIT: A resposta é: não sei, mas se me dissesses as cadeiras de biologia eu podia deduzir algo.

Última edição:
  • Like
Lembro-me de me mostrarem uma fibra ótica que devido ao tamanho e forma permitia a manipulação de células sem lhes tocar... Mas nao sei muito :p Pode ser uma forma de tentar direcionar para física medica?

EDIT: A resposta é: não sei, mas se me dissesses as cadeiras de biologia eu podia deduzir algo.

São várias espalhadas pelos vários semestres.
Universidade Nova de Lisboa

Célia, apenas no 3º Semestre e possivel escolheres uma cadeira para fazeres como bloco livre, tendo disponiveis as cadeiras ai indicadas
Então o que significam as opções que aparecem no primeiro e segundo trimestre?

C
Então o que significam as opções que aparecem no primeiro e segundo trimestre?
Apenas no 1 Semestre do 2 ano e no 1 semestre do 4 ano(mestrado) e possível escolher uma cadeira opcional. Digo isto porque entrei em Eng.Fisica por mudança de curso este Verao e no meu plano vinha isso referido.

• Like