Engenharia Física

Diogo Cabanas

Membro Caloiro
Matrícula
14 Fevereiro 2017
Boas, gostaria de saber quais as vossas opiniões sobre a melhor faculdade para se estudar engenharia física. Estou mais inclinado para a FCUL por isso se alguém tiver alguma ideia de como é o curso lá agradecia as vossas opiniões!

Joana_Figueiredo33

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2017
Olá! Acabei o secundário e vou ingressar na universidade. Gosto imenso de matemática e física e pretendo seguir o curso de engenharia física. Sou de aveiro e gostaria de saber quais seriam as melhores universidades para este curso. Ouvi dizer muito bem do Técnico, que o curso de Engenharia Física e Tecnológica (que é equivalente a engenharia física) é muito bom e que a universidade oference excelentes oportunidades no final do curso. No entanto, gostaria de saber a vossa opinião relativamente a este assunto, pois sei que a Universidade de Aveiro também é muito boa mas que pode não ter oportunidades tão boas.

Muito obrigada pelas vossas respostas :)

beatrizpereira19

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2017
Olá, estou a pensar concorrer para engenharia física, no entanto estou a ter alguma dificuldade em decidir qual o melhor sítio para tirar o curso. Entre a fcul e a nova, qual a melhor no que diz respeito a engenharias? Isso terá influência nas saídas profissionais? Obrigada.

biancacristina

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2017
Olá, eu estou no primeiro de medicina, mas percebi que não era aquilo que queria. Acho que o que mais gosto é física. Acham que se tirar licenciatura em engenharia física, poderei fazer mestrado em algo a ver com biologia, como bioengenharia?

miguelgms

Membro
Matrícula
17 Julho 2017
Engenharia Física em Coimbra alguém quer ir ou está por lá ?

Entre física e engenharia física qual deles é melhor em Coimbra?

D

Deleted member 21734

Guest
Boas gostava de ter opiniões exteriores no que toca ao curso de engeharia física nomeadamente prespetivas de emprego evolução salarial etc obrigado

Editado por um moderador:

Estorninho

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2016
Engenharia Fisica e melhor na FCUP? FCT, (Nova de Lisboa)? outra? Sei que na FCUP, a eng. fisica nao e reconhecida pela ordem dos engenheiros mas nem sei que implicacoes e que isso tem :/

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Engenharia Fisica e melhor na FCUP? FCT, (Nova de Lisboa)? outra? Sei que na FCUP, a eng. fisica nao e reconhecida pela ordem dos engenheiros mas nem sei que implicacoes e que isso tem :/
Para efeitos de admissão na ordem dos engenheiros, o currículo é analisado por um júri penso eu, que te coloca numa dada especialidade ("colégio") da ordem (consoante o currículo). Para além disso é necessário fazer um estágio penso eu. Existe uma lista indicativa dos vários cursos de engenharia leccionados no país, e a sua correspondência com cada especialidade (http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/admissao_qualificacao/20170725_tabelas_cursos.pdf). O curso de engenharia física na FCUP está lá indicado e corresponde à especialidade de engenharia electrotécnica. Há vários cursos que podem dar entrada em mais do que uma especialidade da ordem. Por exemplo, a engenharia e gestão industrial comummente pode ser considerada na especialidade de engenharia química ou engenharia mecânica; a biomédica em química ou electrotécnica; a alimentar em química ou agronómica. Em qual das especialidades se é inserido depende do percurso curricular que se escolhe ao longo do curso, e da apreciação feita pelo júri. Até pode haver quem faça uma licenciatura numa engenharia e o mestrado noutra. A especialidade em que se é inserido depende da apreciação curricular. No pior dos casos, se eles tiverem dúvidas, podem mandar fazer um exame de admissão.
Portanto, engenharia física na FCUP pode dar acesso à ordem dos engenheiros, provavelmente na especialidade de engenharia electrotécnica.

P

p_renato21

Guest
Boa tarde a todos!
Se não fosse pedir muito, agradecia imenso que me esclarecessem sobre o curso de engenharia física, ou seja, sobre o curso em si, sobre o que se faz e sobre a taxa de empregabilidade no nosso país ou no estrangeiro.
Obrigado pelo tempo dispensado.

pdgon98

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2017
Olá! sou aluno de engenharia mecânica, e gosto bastante do curso, mas devido a problemas financeiros vou ter que mudar para um curso ou universidade perto de casa.
Já vi engenharia física no porto, e o plano de estudos pareceu-me muito parecido com eng. mecânica .
Alguém que frequente este curso me posso falar melhor de como é, e quais as saídas profissionais?
(sim já vi nos sites das universidades, mas estou a procura de opiniões pessoais)
Gostei de bastante das cadeiras de matemática, programação e desenho técnico. Não gosto das cadeiras de materiais e gosto bastante de alguns ramos da física (por exemplo cinemática, fluidos, dinâmica)
Acham que engenharia física será um bom curso para mim?

Última edição:
Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá! sou aluno de engenharia mecânica, e gosto bastante do curso, mas devido a problemas financeiros vou ter que mudar para um curso ou universidade perto de casa.
Já vi engenharia física no porto, e o plano de estudos pareceu-me muito parecido com eng. mecânica .
Alguém que frequente este curso me posso falar melhor de como é, e quais as saídas profissionais?
(sim já vi nos sites das universidades, mas estou a procura de opiniões pessoais)
Gostei de bastante das cadeiras de matemática, programação e desenho técnico. Não gosto das cadeiras de materiais e gosto bastante de alguns ramos da física (por exemplo cinemática, fluidos, dinâmica)
Acham que engenharia física será um bom curso para mim?
Já consideraste tentar transferência para a FEUP ou ISEP?

InêsEspada

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2018
Olá! Eu estou a pensar candidatar-me ao mestrado integrado em Engenharia Física na Universidade do Minho e gostava de saber, em média, qual é o salário e se há alguma diferença em função do percurso do plano de estudos escolhido [ A) Dispositivos, microssistemas e tecnologias; B) Física da Informação).

BeatrLH

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2018
Olá, eu gosto muito de física e gostava de trabalhar um dia mais tarde em investigação talvez mais na área de física de partículas. Estou com dúvidas se devo escolher física (porque poderei adquirir conhecimentos mais direccionados) ou engenharia física (por ter mais empregabilidade).

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Olá, eu gosto muito de física e gostava de trabalhar um dia mais tarde em investigação talvez mais na área de física de partículas. Estou com dúvidas se devo escolher física (porque poderei adquirir conhecimentos mais direccionados) ou engenharia física (por ter mais empregabilidade).
Se tu quiseres fazer investigação em Física de partículas, faz mais sentido seguires a licenciatura em Física (ou Engenharia Física Tecnológica no IST). Se te arrependeres, podes sempre mudar para engenharia Física num mestrado ou assim (A menos que vás para o IST)

BeatrLH

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2018
Se tu quiseres fazer investigação em Física de partículas, faz mais sentido seguires a licenciatura em Física (ou Engenharia Física Tecnológica no IST). Se te arrependeres, podes sempre mudar para engenharia Física num mestrado ou assim (A menos que vás para o IST)

Obrigada!! Só mais uma pergunta eu posso fazer três anos de engenharia física tecnológica (sem ser no IST) e se não quiser fazer o mestrado nesse curso posso tirar um mestrado como se tivesse tirado licenciatura em física? Ou seja trocar de curso é que eu estive a ver o plano de estudos e são praticamente iguais.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigada!! Só mais uma pergunta eu posso fazer três anos de engenharia física tecnológica (sem ser no IST) e se não quiser fazer o mestrado nesse curso posso tirar um mestrado como se tivesse tirado licenciatura em física? Ou seja trocar de curso é que eu estive a ver o plano de estudos e são praticamente iguais.
O curso com esse nome só existe no IST, mas podes fazer engenharia física noutra instituição. Podes depois concorrer a um mestrado em Física, como referes as cadeiras de base são bastante similares.

Duarte Silva

Membro
Matrícula
10 Outubro 2015
Curso
MIEF
Instituição
FCUP
Porém, tem em mente que num curso de física, pelo menos na FCUP, tens a oportunidade de construir o teu curriculo, ou seja, tens imensas opçoes nas cadeiras que escolhes a começar logo no 2º ano ao passo que em engenharia física só tens opções a partir do 3º ano, logo não sei se isso que estás a pensar fazer funciona bem assim. No fundo o que eu te quero dizer é para pesares bem o que pretendes fazer, se queres fisica teórica ou se preferes engenharia. Qualquer das formas o 1º ano será igual para ambos os cursos

• Like
Reactions: davis