Engenharia Física

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Entendo perfeitamente, também tenho programação e sem dúvida é o mais simples para mim das cadeiras que tenho, porque o resto exige que tenhas as "bases", e um bom domínio de cada. Estou mesmo a ponderar mudar, vou ver melhor os planos de estudo e nem que comece já agora a estudar o que seja necessário para não andar perdido depois.
O que custa mesmo é que com isto a idade avança e tenho mesmo que escolher algo que consiga e goste.
Uma coisa é fazeres o curso aos 18/19/20 anos, com boas bases do secundário e com uma sede de conhecimento e a cabeça fresca de um jovem dessa idade, outra coisa bem diferente é entrares de humanidades aos 25 anos, e começares a ver cálculo diferencial avançado do nada.
Tenta ver a melhor solução para ti para não perderes tempo precioso.

MiguelMartins

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2019
Na minha opinião existe pouca informação sobre este curso gostava de ficar mais esclarecido quanto ás saidas profissionais, á dificuldade a nível do ensino, e se tem futuro esta engenharia bem como qual a opinião das pessoas que se encontram neste curso.
Espero ficar esclarecido. Obrigado!

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Em posts anteriores deste tópico tens muita discussão... mas resumindo em termos de saídas profissionais (excluindo investigação quer seja na universidade ou em institutos tipo INL ou cenas tipo CERN) tens muitas áreas para onde ir e escolher. Caso gostes muito da parte de materiais/nanotecnologia lugares como o Centi e Amkor. Se gostares mais de algo que tenha haver com ótica e sensores e etc, tens empresas como a HBM Fibersensing e Bosch. Sendo que também podes ir para outro tipo de empresas mais a nível "tradicional" de engenharia e trabalhar muito mais multi disciplinarmente do que um engenheiro normal. Isso dependerá da área que gostares mais e te focares mais ao longo dos 5 anos.
Quando à dificuldade do curso, isso dependerá de ti, pois as 4 grandes áreas leccionadas no curso são Física, matemática, electrónica e programação, ou seja, se gostares dessas áreas à partida terás um bom começo. Futuro obviamente que tem, visto que o que aprendes no curso é o futuro, não olhas muito para o passado se é que me entendes, sendo que as grandes áreas deste curso é a nanotecnologia e também coisas como lasers ou fibras óticas, percebes facilmente que vais estar a aprender coisas que por vezes ainda nem foram para o mercado.

nhorta

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2018
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Fct-Unl
Boas tardes, estava a pensar candidatar-me ao curso de engenharia física na fcul. Existe por aí alguém que esteja/ tenha estado no curso que me possa dar uma ideia sobre em que tipos de trabalho opera um engenheiro físico? Obrigado!

Última edição:

Tiago_Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2019
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCT Nova
Boas tardes, estava a pensar candidatar-me ao curso de engenharia física na fcul. Existe por aí alguém que esteja/ tenha estado no curso que me possa dar uma ideia sobre em que tipos de trabalho opera um engenheiro físico? Obrigado!
Boas!
Eu estou em engenharia fisica, não na fcul mas sim na fct mas acho que te consigo ajudar. Antes de entrar também estava com imensas dúvidas em relação ao mesmo e tentei pesquisar ao máximo acerca disso, mas mesmo depois de entrar nunca consegui perceber muito bem, mas hoje no final do meu primeiro ano percebo que basicamente um engenheiro fisico trabalha " naquilo que quiser" por assim dizer, vais ter bons conhecimentos práticos de engenharia, mas vais ter a capacidade mental muito desenvolvida devido a estudares matemática a um nivel mais aprofundado do que a grande parte dos outros cursos de engenharia e cadeiras de conceitos fisicos muito especificos e ditos "complicados", que como estás a pensar vir para este curso penso que seja algo que aches interessante. Basicamente conheço pessoal que tirou o curso que trabalha em cenas completamente diferentes, conheço quem tenha seguido uma vertente mais de investigação e de ensino, como também pessoal que trabalha em robótica e inteligência artificial, ou então até quem esteja em trabalhos relacionados com economia e coisas do genero.
Espero que te tenha conseguido ajudar e se tiveres mais alguma dúvida estás á vontade!

• Like
Reactions: nhorta

MNOVO10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2018
Olá
Estou a ponderar candidatar-me como 1 opção a Engenharia Física ou Engenharia eletrónica industrial e computadores na universidade do Minho.
Estou mais inclinado para Engenharia Fisica, mas gostava de ter alguns feedback's acerca do curso em si.
Ele tem uma vertente mais prática ou teórica?
Eu vi que Ingressando em engenharia física consigo ir para a robótica, como a nanotecnologia, é mesmo assim?
Desde já obrigado pela atenção

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Respondendo à primeira pergunta, em geral, todos os cursos de eng.física em Portugal, nos 3 primeiros anos 80% das cadeiras são teóricas e depois nos últimos dois anos, ou seja, no mestrado é mais prático, e também dependerá das tuas opções... Quanto ao que consegues fazer com o curso dependerá das tuas opções e da faculdade... mas em geral sim nanotecnologia é uma das nossas áreas fortes! quanto a robótica dependerá muito das tuas opções e percurso !

MNOVO10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2018
É que já estive a ver que engenharia física engloba a área saúde, mas esse não é o ramo que quero seguir, quero seguir um ramo como foi dito em cima mais ligado a nanotecnologia, robótica ou instrumentação. Estou na dúvida se com Engenharia Física consigo seguir esse ramo

Última edição:
Matrícula
9 Novembro 2017
Olá!
Estou muito indecisa entre Engenharia Física e Engenharia Mecanica?
Alguem de Engenharia física pode esclarecer algumas duvidas tipo as materias mais abordadas e as futuras saidas do curso?

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá!
Estou muito indecisa entre Engenharia Física e Engenharia Mecanica?
Alguem de Engenharia física pode esclarecer algumas duvidas tipo as materias mais abordadas e as futuras saidas do curso?
Boas. Tem calma que eu e o @Marco Ramos (e mais uns quantos que não me recordo) estamos neste fórum 😛 Que pretendes saber em concreto?

• Like
Reactions: Marco Ramos
Matrícula
9 Novembro 2017
Ufa, obrigada.
Então é assim, eu inicialmente estava mais interessada em engenharia mecanica que eu sei que é mais focada na fisica classica em newton e nos movimentos de corpos "grandes" porque nunca tinha percebido que a engenharia física abordava tambem o movimento mas de corpos muito mais pequenos acho que é chamada mecanica quantica ou algo assim.Estou agora a 2 dias de me candidatar e começou a surgir varias duvidas de porque nao ir para engenharia física,pois sempre que me falaram desta refiram otica e sensores mas depois de uma conversa com um amigo ele explicou que é muito mais que isso e tambem se aprende sobre as leis de eistein algo que até me interessa, será que me podias falar de ao longo de todos os anos quais sao os temas mais estudados , eu sei que vai haver sempre coisas que eu nao vou gostar mas quero saber se o geral me consegue cativar ou se isto foi uma ideia tola da ultima hora?
Mensagem fundida automaticamente:

E tambem queria saber a nivel de saidas se eu quiser ir trabalhar para uma empresa que funções posso executar...

Última edição:

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Ufa, obrigada.
Então é assim, eu inicialmente estava mais interessada em engenharia mecanica que eu sei que é mais focada na fisica classica em newton e nos movimentos de corpos "grandes" porque nunca tinha percebido que a engenharia física abordava tambem o movimento mas de corpos muito mais pequenos acho que é chamada mecanica quantica ou algo assim.Estou agora a 2 dias de me candidatar e começou a surgir varias duvidas de porque nao ir para engenharia física,pois sempre que me falaram desta refiram otica e sensores mas depois de uma conversa com um amigo ele explicou que é muito mais que isso e tambem se aprende sobre as leis de eistein algo que até me interessa, será que me podias falar de ao longo de todos os anos quais sao os temas mais estudados , eu sei que vai haver sempre coisas que eu nao vou gostar mas quero saber se o geral me consegue cativar ou se isto foi uma ideia tola da ultima hora?
Mensagem fundida automaticamente:

E tambem queria saber a nivel de saidas se eu quiser ir trabalhar para uma empresa que funções posso executar...
Já experimentaste ver o plano de estudos do curso? A que faculdade te pretendes candidatar, se avançares com essa opção? Acho que devemos começar por aí.

Matrícula
9 Novembro 2017
Em principio à Uminho, se entrasse.Tenho mais 8 decimas e tal que o ultimo colocado do ano passado, mas isto agora anda a variar muito.

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
  • Like
Reactions: Marco Ramos

Débora Castela

Membro Caloiro
Matrícula
14 Setembro 2019
Olá! Já pesquisei bastante e não encontro quais são as opções de mestrado do curso de engenharia física no Porto, sera que alguém me pode ajudar ?
Outra questão, se eu fizer os 3 anos deste curso em coimbra (onde é mestrado integrado) poderei fazer mestrado noutro sitio ? é que não gosto das opções de mestrado nesta universidade. E se o posso fazer teria de no final do terceiro ano pedir transferência ou teria de me candidatar a mestrado na outra faculdade?
Desde já agradeço qualquer ajuda !

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá! Já pesquisei bastante e não encontro quais são as opções de mestrado do curso de engenharia física no Porto, sera que alguém me pode ajudar ?
No mestrado podes focar-te numa das seguintes áreas:

• Ótica, Optoeletrónica e Lasers
  • Comunicação
  • Instrumentação
  • Materiais Avançados e Nanotecnologias
Mas não tens de escolher necessariamente uma área, podes misturar as cadeiras das diversas áreas (a escolha de cadeiras é livre).

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Boas, as opções não são como em outros cursos em que só podes fazer cadeiras dessa opção, no porto tens 3 principais especialidades, a primeira é mais na área de materiais e nanotecnologias, a segunda na área de tudo o que tenha haver com ótica, seja quântica, ultra rápida ou até lasers depois a terceira seria na parte de sistemas e instrumentação que é mais ligado a cadeiras da área de electrónica e programação. Depois tens as obrigatórias que vais ter um pouco de tudo das 3 áreas e mais.