Engenharia Física

pireex

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2024
Olá =).
Acabei há pouco tempo o 12ºano e pretendo candidatar-me ao ensino superior para a licenciatura em engenharia física na FCT. Acreditava já estar decidido, mas, infelizmente, contínuo a ser desencorajado: o curso não tem saídas; o instituto (FCT) não tem o prestígio que o técnico tem; os físicos vivem de bolsas; etc. Portanto, decidi vir aqui e resolver este impasse de uma vez por todas!
Precisava da vossa sincera opinião acerca do curso de engenharia física, que oportunidades de emprego existem, tanto fora como dentro de Portugal, quero saber de tudo o que vocês sabem.
Obrigado!!

Olá =).
Acabei há pouco tempo o 12ºano e pretendo candidatar-me ao ensino superior para a licenciatura em engenharia física na FCT. Acreditava já estar decidido, mas, infelizmente, contínuo a ser desencorajado: o curso não tem saídas; o instituto (FCT) não tem o prestígio que o técnico tem; os físicos vivem de bolsas; etc. Portanto, decidi vir aqui e resolver este impasse de uma vez por todas!
Precisava da vossa sincera opinião acerca do curso de engenharia física, que oportunidades de emprego existem, tanto fora como dentro de Portugal, quero saber de tudo o que vocês sabem.
Obrigado!!
Olá, não tirei engenharia física (tirei física xD), mas sei o suficiente sobre o mercado. O que não falta a engenheiros físicos é emprego, quem te disse que não tem saídas não percebe nada de agricultura...
Podes ir para software, laboratórios quer em universidades ou em empresas privadas, e tudo o mais, semelhante a engenharias como eletrotécnica. As maiores áreas de foco de engenheiros físicos são ótica, materiais, nuclear,... Até Instrumentação para o espaço.
De qualquer maneira no mestrado podes sempre trocar para outra área da engenharia com facilidade.