Engenharia Industrial e Gestão vs Engenharia e Gestão Industrial

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

mfs

Membro
Matrícula
22 Novembro 2015
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Boas! :) Há atualmente dois cursos na área das engenharias que me cativam: Engenharia Industrial e Gestão na feup e Engenharia e Gestão Industrial no ist. No entanto, tenho algumas dúvidas acerca dos mesmos: Quais as principais diferenças entre ambos? Como funciona a avaliação na feup e ist? Somos obrigados a ir a exames em ambas as faculdades? O facto de não ter tido geometria descritiva no secundário irá atrapalhar-me ao longo do curso? Em relação a engenharia e gestão industrial no técnico, dado que oferecem apenas a licenciatura como funciona depois para ingressar na ordem? Será o técnico a melhor opção para egi ou seria melhor se optasse por outras faculdades? Também gostaria que me dissessem como estão ambos os cursos a nível de empregabilidade.
Desculpem-me o ataque de perguntas, mas estou realmente muito indecisa acerca da decisão que terei de tomar ainda este ano.

Matrícula
9 Janeiro 2016
Curso
Engenharia Industrial e Gestão
Instituição
FEUP
Boas! :) Há atualmente dois cursos na área das engenharias que me cativam: Engenharia Industrial e Gestão na feup e Engenharia e Gestão Industrial no ist. No entanto, tenho algumas dúvidas acerca dos mesmos: Quais as principais diferenças entre ambos? Como funciona a avaliação na feup e ist? Somos obrigados a ir a exames em ambas as faculdades? O facto de não ter tido geometria descritiva no secundário irá atrapalhar-me ao longo do curso? Em relação a engenharia e gestão industrial no técnico, dado que oferecem apenas a licenciatura como funciona depois para ingressar na ordem? Será o técnico a melhor opção para egi ou seria melhor se optasse por outras faculdades? Também gostaria que me dissessem como estão ambos os cursos a nível de empregabilidade.
Desculpem-me o ataque de perguntas, mas estou realmente muito indecisa acerca da decisão que terei de tomar ainda este ano.
Olá :) A diferença nos nomes é pouco significativa na minha opinião. No entanto, na FEUP por exemplo, chamam Engenharia Industrial e Gestão porque os primeiros anos não têm muitas cadeiras relacionadas com Gestão, incidindo muito mais em Engenharia, enquanto que por exemplo Engenharia de gestão industrial tem mais gestão ou cadeiras relacionadas com isso nos primeiros anos. Mas só te posso falar no caso da FEUP. Na FEUP, a avaliação varia de cadeira para cadeira, mas quase todas as cadeiras têm exames obrigatórios no final. Tens trabalhos e dps exame ou trabalhos e um primeiro teste durante o semestre e dps na época de exames tens o segundo teste. O facto de não teres tido geometria descritiva não te afecta. Ajuda mas os profs explicam tudo desde o zero, por isso não tens problemas. Claro que existem alunos que têm mais dificuldade a visualizar no espaço, mas nada de problemático. Aqui na FEUP, o curso tem muita boa reputação, contudo acho que no técnico não ficas mal servida. A nível de empregabilidade, por agora penso que não existem muitos problemas. Pelo que vejo do pessoal a sair do curso e aquele pessoal que conheço tem arranjado emprego logo mal saem do curso. Alguns demoram mais um bocado, mas pelo que tenho visto, o pessoal acaba de fazer a dissertação e já tem propostas. Espero que tenha sido útil e caso tenhas mais alguma dúvida, não hesites :D

anasofia18

Membro
Matrícula
25 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Só para que conste também, Engenharia Industrial e Gestão na FEUP vai passar a ser Engenharia e Gestão Industrial como estes no resto do país. Isto porque o curso está a sofrer uma alteração do plano de estudos que vai fazer-se sentir mais no próximo ano letivo.
No que diz respeito ao curso em si, acho que já foi aqui bem resumido. No primeiro ano é quase tudo feito por avaliação distribuída, ou seja, um teste no meio do semestre e outro no final na época de exames. Nos anos seguintes, já há algumas cadeiras feitas só por exame final e outras que continuam no mesmo método.
Não é um curso fácil, mas com algum esforço faz-se bem e dá tempo para tudo.
Em termos de reputação, a FEUP tem bastante reputação e pelo que ouço dizer tem muita empregabilidade neste curso tal como nos restantes cursos e no final do mestrado há uma entrada direta na ordem dos engenheiros.
Quanto ao IST, não consigo falar do curso em si, mas é uma faculdade que tem grande reputação também portanto a nível de empregabilidade não deve ser problema.
A escolha entre os dois na minha opinião, deve ser feita pela distância à residência.

• Like
Reactions: Roberto Oliveira

Sara Alexandra

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2016
Boa noite! Sou aluna do 12ºano e a minha primeira opção na candidatura irá ser Engenharia e Gestão industrial na FCTUC... Alguém me poderia dar algumas informações do curso e da sua dificuldades? Como é a vida académica nesta faculdade/ na cidade? E as praxes?
Obrigada :)

Sara Machado

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2016
Boa noite...

Em relação à diferença de nomes de curso nas universidades, disseram-me que uma das diferenças entre a FEUP e as outras universidades era que esta baseava-se mais na parte de engenharia, enquanto que nas outras prevalecia a parte de Gestão. Porém, já me informaram que o nome na FEUP ia ser alterado para "Gestão Industrial", isto quer dizer que vai ser um bocado mais focado na "Gestão"? Se alguém me pudesse dar uma opinião em relação a esta dúvida, ficaria grata...

Obrigado :)

anasofia18

Membro
Matrícula
25 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa noite...

Em relação à diferença de nomes de curso nas universidades, disseram-me que uma das diferenças entre a FEUP e as outras universidades era que esta baseava-se mais na parte de engenharia, enquanto que nas outras prevalecia a parte de Gestão. Porém, já me informaram que o nome na FEUP ia ser alterado para "Gestão Industrial", isto quer dizer que vai ser um bocado mais focado na "Gestão"? Se alguém me pudesse dar uma opinião em relação a esta dúvida, ficaria grata...

Obrigado :)

Olá,
Basicamente só conheço a realidade da FEUP e posso-te dizer que a mudança do nome do curso não vai ser muito sentida a nível de maior carga de cadeiras relacionadas com Gestão. Nos três primeiros anos as cadeiras são basicamente do âmbito da engenharia, (relacionadas com matemática, programação, física), à exceção de duas ou três que são relacionadas com economia e não vai ser muito diferente agora. No 4º e 5º ano é que já é tudo mais à base de Gestão.
Em relação às outras faculdades, não conheço a sua realidade, no entanto, penso que em quase todas as faculdades os cursos com este nome não são com Mestrado Integrado, à exceção do Minho e da Nova, por isso certamente nessas há uma maior componente de Gestão nos primeiros anos, porque têm menos anos de curso.
Agora é uma questão de veres os vários planos curriculares para veres as cadeiras que cada faculdade tem e veres o que te agrada mais.

Sara Machado

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2016
Obrigado pela ajuda, vou seguir o conselho...
Eu estou bastante inclinada em ingressar neste curso da FEUP. Tinha uma última questão, caso possas responder... Qual é a tua opinião sobre a faculdade em si e o seu ambiente?

anasofia18

Membro
Matrícula
25 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Obrigado pela ajuda, vou seguir o conselho...
Eu estou bastante inclinada em ingressar neste curso da FEUP. Tinha uma última questão, caso possas responder... Qual é a tua opinião sobre a faculdade em si e o seu ambiente?
É uma faculdade relativamente nova, bastante grande e com muita gente mas vive-se um ambiente bom. Claro que depois depende das pessoas que entram no curso em cada ano e de cada pessoa, mas penso que há muita entreajuda no curso, tanto a nível de colegas como também da maior parte dos professores que disponibilizam bastante tempo para tirar dúvidas, por exemplo.
Tem um bom ambiente para se estudar, tem bastantes atividades extra curriculares e tem salas de estudo abertas 24 horas o que pode ser muito útil, por vezes.
É uma faculdade exigente, por isso é que tem o prestígio que tem, mas não é nada fora de série.
Tenta visitá-la antes de tomares decisões, pode ser importante.

Matrícula
28 Junho 2016
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite! vou candidatar-me este no ao ensino superior e Gestão Industrial parece ser a área que mais me agrada. No entanto, tenho muitas dúvidas em relação às saídas profissionais, alguém me consegue esclarecer em relação a isso?

Matrícula
28 Junho 2016
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
entrei em egi em aveiro na 1a fase mas vou concorrer à segunda. entre o técnico, a nova ou aveiro, qual será a melhor faculdade para tirar egi?

HenriqueMiguelDias

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2017
Boa noite,
Estou no 12º ano, em ciências e tecnologias, tendo tido Biologia em vez de Geometria Descritiva até ao ano passado pq estou há muito tempo indeciso relativamente ao curso a seguir no ensino superior e pq entendi q Biologia me deixaria com mais portas abertas para escolher. No entanto, ultimamente comecei a pensar q gostava eventualmente de seguir Engenharia e Gestão Industrial, mas tenho receio que a escolha de Biologia em vez de Geometria e agr, no 12º ano, de Inglês e BG em vez de API e Física me possa por em desvantagem ao entrar neste curso. Terá assim tanta?? De q forma?
Obg, aguardo resposta

Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Boa noite,
Estou no 12º ano, em ciências e tecnologias, tendo tido Biologia em vez de Geometria Descritiva até ao ano passado pq estou há muito tempo indeciso relativamente ao curso a seguir no ensino superior e pq entendi q Biologia me deixaria com mais portas abertas para escolher. No entanto, ultimamente comecei a pensar q gostava eventualmente de seguir Engenharia e Gestão Industrial, mas tenho receio que a escolha de Biologia em vez de Geometria e agr, no 12º ano, de Inglês e BG em vez de API e Física me possa por em desvantagem ao entrar neste curso. Terá assim tanta?? De q forma?
Obg, aguardo resposta
Olá,
A minha opinião é que as disciplinas optativas do 12º devem ser ao teu gosto e as que te permitam tirar as melhores notas, já que contam muito na média final do secundário.
Na minha experiência, que optei por biologia em todos os anos, não acho que perdi nada.

• Like
Reactions: HenriqueMiguelDias