Engenharia Informática - Cinema

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

idbp

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2019
Boa tarde!

Sou aluna do 12ºano e, tendo em conta que o prazo de inscrição para os exames está a terminar, tenho tentado decidir quais destes devo realizar. Após alguma pesquisa, principalmente em relação à área de engenharia informática, deparei-me com algumas dúvidas. Em determinadas fontes, é referido que algumas das saídas profissionais deste curso operam na área dos media. Eu gosto bastante de matemática e tenho interesse no mundo do jogos, mas também tenho uma grande paixão por cinema. A minha dúvida é se, através deste curso, é possível trabalhar nalguma área que envolva cinema e tecnologia. Caso não seja, alguém sabe se existe algum curso cujas saídas profissionais permitam que esta questão seja possível?

Muito obrigada :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde!

Sou aluna do 12ºano e, tendo em conta que o prazo de inscrição para os exames está a terminar, tenho tentado decidir quais destes devo realizar. Após alguma pesquisa, principalmente em relação à área de engenharia informática, deparei-me com algumas dúvidas. Em determinadas fontes, é referido que algumas das saídas profissionais deste curso operam na área dos media. Eu gosto bastante de matemática e tenho interesse no mundo do jogos, mas também tenho uma grande paixão por cinema. A minha dúvida é se, através deste curso, é possível trabalhar nalguma área que envolva cinema e tecnologia. Caso não seja, alguém sabe se existe algum curso cujas saídas profissionais permitam que esta questão seja possível?

Muito obrigada :)
Não sei exactamente em que é que queres trabalhar, mas normalmente, quem faz cinema em Portugal costuma ser formado na área, de alguma forma. Em engenharia informática não vais propriamente aprender nada sobre cinema, são coisas distintas, embora nada te impeça de aprenderes de forma autodidacta; no entanto, quem vinga no mundo do cinema precisa de alguns contactos e, normalmente, quem tem os contactos são os alunos da área, que têm mais acessibilidade a concursos internacionais de curtas e longas metragens.

CristianoGuerreiro

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2020
Olá,

sim é possível trabalhares com media. Uma vez que hoje em dia todo o trabalho é digital logo é sempre preciso técnicos informáticos.
Com engenharia informática e interesse em videojogos e cinema só me ocorre a vertente ligada a efeitos especiais que é um universo muito extenso, desde modelação 3D a composing ou até grafismo, há muito poucos em portugal mas o mercado também não é dos melhores pois há pouca procura, e só mesmo em Lisboa e no Porto.
Não existe nenhum curso que seja específico para isto, pelo menos em Portugal. Terias que ir fazendo workshops quando há, e cursos pequenos (até online em inglês) para ires aprendendo ferramentas ligadas à edição ou modelação que o curso de informática não te vai dar, assim como disciplinas de cinema. Mas acho que tendo uma base forte em informática é um bom princípio para este mundo, uma vez que estarias constantemente a lidar com softwares, compressoes, formatos, etc.

Informática não te dá para trabalhares em cinema concretamente. Aliás nem um curso de cinema garante isso. Vai muito pelos contactos que vais fazendo e por aquilo que consegues fazer.

Para trabalhares com cinema e tecnologia é um caminho que é traçado por ti e não por um curso em concreto.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Ricardo Luís É física de 12ºano importante para engenharia informática do IST? Tecnologias 4
D Apontamentos em Engenharia Informática Tecnologias 0
Franciisco_Santos Engenharia informática universidade vs politécnico Tecnologias 1
G Cursos que compartilhem cadeiras com engenharia informática Tecnologias 3
Tomás_Santos Sessão de Boas vindas - Núcleo de Estudantes de Tecnologias - ISCTE - Engenharia Informática - Engenharia de Telecomunicações e Informática Tecnologias 0
M ISEP Caloiros Engenharia Informática ISEP 2020/2021 Instituto Politécnico do Porto 1
J ISCTE ou ISEP engenharia informática Tecnologias 2
J Caloiros Engenharia Informática FCUL Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 111
C Engenharia Informática e Multimédia ou Engenharia Informática e de Computadores? (ISEL) Tecnologias 5
D ULusíada Matéria de Engenharia Informática do 1º ano Universidade Lusíada 0
G Engenharia Informática - Linux - Dual-Boot Ou Virtual Machine Tecnologias 2
Artur Putyato Engenharia Informática vs Engenharia de Software Tecnologias 7
S Ano Zero em engenharia informática Ensino Superior 3
Rodrigoofig Engenharia informática em Aveiro Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
J FEUP Candidatos Engenharia Informática e Computação FEUP 2020/2021 Universidade do Porto 1
gmcgs ISCTE Caloiros Engenharia informática ISCTE 2020/2021 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 42
S Melhores politécnicos para Engenharia Informática? Tecnologias 0
millenafs27 UMinho Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação vs. Engenharia Informática Universidade do Minho 2
G UMinho Matemática (e Computação) vs Engenharia Informática Universidade do Minho 3
F Engenharia Informática: FCT vs FCUL Tecnologias 0
Gonçalo_Almeida_911 Engenharia informática - Caderno ou tablet Tecnologias 6
J Transferência para Engenharia Informática no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Engenharia Informática: FEUP ou ISEP Tecnologias 16
C Engenharia Informática - Universidade/Politécnico Tecnologias 1
A Ciência de Computadores na FCUP ou Engenharia Informática na FCTUC Tecnologias 15
L Engenharia Informática: ISEP ou Minho Tecnologias 0
A Licenciatura em Engenharia Informática ISEP vs UC vs UM Tecnologias 4
J Engenharia Informática e Computação vs Engenharia Computacional vs Engenharia Informática Tecnologias 9
gmcgs Engenharia informática - ISCTE vs FCUL Tecnologias 13
K UAb Engenharia Informática Universidade Aberta 0
M Engenharia Eletrónica e Telecomunicações vs Engenharia de Computadores e Telemática vs Engenharia Informática Tecnologias 1
C Engenharia Informática ISCTE e Engenharia Informática e de Computadores ISEL (ambos em pós laboral) Tecnologias 2
M Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas) Tecnologias 5
G Engenharia Eletrotécnica vs Engenharia Informática Tecnologias 1
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 85
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 19
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 7
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
J Engenharia Informática no Técnico e na UBI Tecnologias 0
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
F Engenharia Informática ou Ciência de Computadores? Tecnologias 15