FEUP Engenharia Informática e Computação - FEUP

Seria algo estranho, não é assim que se costuma fazer as transições entre mudanças de planos curriculares. De todas as formas, caso isso venha acontecer, terá de vos ser dado um plano de transição que acomode essas mudanças.
Podem ter decidido assim porque tencionam transferir os alunos da FCUP para o nosso curso na FEUP.

Isto ainda é recente para nós também, mas quando souber mais digo. Se quiserem coisas mais específicas do que nos disseram até agora também podem mandar pm

Podem ter decidido assim porque tencionam transferir os alunos da FCUP para o nosso curso na FEUP.

Isto ainda é recente para nós também, mas quando souber mais digo. Se quiserem coisas mais específicas do que nos disseram até agora também podem mandar pm

Sim , ouvi dizer isso que tencionam juntar os departamentos de CC da FCUP e o da FEUP , pessoalmente acho isso positivo para os docentes e investigadores.
Agora para estudantes não sei que mudança possa ter, CC e EI são diferentes ja por natureza ,, agora o MIERSI da fcup provalvelmente o mestrado vai ser em conjunto ...

Atenção isto é rumores que ouvi de um professor que me dou bem cá da FCUP, penso que nao esta nada ainda decidido

• Like
Reactions: Bruno Rosendo
Nesse caso deixa-me só fazer aqui alguns comentários.
Primeiro, vou assumir que nessas 4 instituições o curso que queres é sempre o de EI (engenharia informática).
Segundo, recomendo vivamente que preenchas todas as 6 opções a que tens direito. Mesmo com média perfeita de 20 valores (o que efetivamente garante entrada direta em qualquer curso a que te candidates), acho um erro crasso não preencher as 6. Não tens nada a ganhar e arriscas-te a perder.

Dito isto,
1ª opção - nada a dizer, já deixaste claro que queres entrar na FEUP no MIEIC.
2ª opção - a UA tem uma componente muito forte de Engenharia, especialmente - pelo que fui ouvindo de colegas e amigos - especialmente na vertente de Engenharia de Materiais e de Gestão Industrial. Quanto ao especifico de EI, nada posso dizer. No entanto a UA tem um curso muito interessante de Engenharia de Computadores e Telemática (que me foi e tempos descrito como a ponte entre Eletrotécnica na especialização de Telecomunicações e Informatica per se) e que pode ser interessante dar uma olhadela se gostares do tópico de Redes de Computadores.
3ª opção - UM. A UM tinha o que muitos diziam ser o melhor curso de EI a nível nacional, mas isto dizia-se antes de eles terem concatenado a licenciatura com o mestrado em 2015. Se o curso com isso melhorou ou piorou não sei dizer.
4ª opção - ISEP. O pessoal tem (ou parece ter) um estigma com ISEPs, ISELs, ISECs, etc por serem "institutos" em vez de "faculdades". Isso era uma diferença válida de se ter em conta até mais ou menos o início dos anos 2000, a partir daí as únicas diferenças entre um e outro são que os institutos costumam ter propinas menores, na candidatura podes usar Preferência Regional e não podem oferecer mestrados integrados. Para teres noção, o LEI do ISEP foi a primeira licenciatura em Portugal a receber a creditação EUR-ACE pela Ordem dos Engenheiros. A EUR-ACE é uma creditação que distingue cursos de engenharia a nível europeu e mesmo fora. Isto quer dizer que o ISEP recebeu isto antes do curso de LEI do IST, UA, UM, etc, e serve como prova de que ir para um "instituto" nunca será prejudicial comparativamente que ir para uma "faculdade" nos dias de hoje.

Outra coisa que não disse anteriormente é que podes sempre mudar de curso internamente. Todas as instituições de ensino superior oferecem mecanismos de concurso para mudar de curso. Agora, inscreveres-te num curso aleatório com a espetativa de mudar mais à frente é algo que não recomendo minimamente, pois corres o risco de não conseguires mudar e ficares num curso que não gostas. Mas como estou aqui para informar e acho isto uma informação importante, aqui tens.
Boa tarde, só estou a responder agora porque saíram as notas dos exames e tenho mais certezas do que tinha antes.

Entretanto estive a analisar melhor os planos de estudos de cada universidade/politécnico, assim como também conversei com algumas pessoas para saber qual seria realmente o peso que o lugar onde estudei teria no meu futuro profissional. Acabei então por mudar as minhas 4 primeiras opções para:

1- FEUP
2- ISEP
3- UA
4- UM
(Vou colocar as 6 opções mas ainda estou na dúvida quanto às 2 últimas)

A minha nota de candidatura acabou por ser apenas de 17,98 para a FEUP (o último colocado no ano passado teve 17,83), por isso não estou muito confiante. No entanto, a minha nota de candidatura foi menor do que eu estava à espera por causa do exame de português e estou a pensar em (talvez) pedir recurso. Se tudo correr bem, talvez ainda suba a nota de candidatura.

• Like
Reactions: Bruno Rosendo
Olá! Tendo agora em conta as médias dos exames, quanto acham que vai subir a média do curso?
Isso é difícil de saber. Depende mais da quantidade de pessoas que teve notas altas nos exames de FQ/mat/portugues e também tens de te lembrar que as vagas este ano aumentaram de 135 para 160, o que te ajuda. Mas de qualquer das formas é complicado dizer porque também depende da "vontade das pessoas" na escolha dos cursos. É mesmo esperar pelo melhor :/ Mas se tivesse de adivinhar diria que vai subir pouquinho

Isso é difícil de saber. Depende mais da quantidade de pessoas que teve notas altas nos exames de FQ/mat/portugues e também tens de te lembrar que as vagas este ano aumentaram de 135 para 160, o que te ajuda. Mas de qualquer das formas é complicado dizer porque também depende da "vontade das pessoas" na escolha dos cursos. É mesmo esperar pelo melhor :/ Mas se tivesse de adivinhar diria que vai subir pouquinho
Pois, também não me estava a lembrar do aumento das vagas!
A minha média é 1 valor mais alta que a do ano passado... Espero mesmo entrar

• Like
Reactions: martaribeiro
Boa tarde, só estou a responder agora porque saíram as notas dos exames e tenho mais certezas do que tinha antes.

Entretanto estive a analisar melhor os planos de estudos de cada universidade/politécnico, assim como também conversei com algumas pessoas para saber qual seria realmente o peso que o lugar onde estudei teria no meu futuro profissional. Acabei então por mudar as minhas 4 primeiras opções para:

1- FEUP
2- ISEP
3- UA
4- UM
(Vou colocar as 6 opções mas ainda estou na dúvida quanto às 2 últimas)

A minha nota de candidatura acabou por ser apenas de 17,98 para a FEUP (o último colocado no ano passado teve 17,83), por isso não estou muito confiante. No entanto, a minha nota de candidatura foi menor do que eu estava à espera por causa do exame de português e estou a pensar em (talvez) pedir recurso. Se tudo correr bem, talvez ainda suba a nota de candidatura.
Com essa nota de candidatura, mesmo que não consigas entrar na FEUP, entras tranquilamente no ISEP e olha que até pode ter as suas vantagens. Pelo que ouço dizer preparam te bem para o mercado de trabalho, é um pouco mais prático que a FEUP (o que ajuda muitas vezes) e sais de lá com bastante conhecimento para conseguires começar a criar grandes projetos e não te esqueças que ficando com a licenciatura do ISEP podes sempre concorrer a mestrado na FEUP :)

Com essa nota de candidatura, mesmo que não consigas entrar na FEUP, entras tranquilamente no ISEP e olha que até pode ter as suas vantagens. Pelo que ouço dizer preparam te bem para o mercado de trabalho, é um pouco mais prático que a FEUP (o que ajuda muitas vezes) e sais de lá com bastante conhecimento para conseguires começar a criar grandes projetos e não te esqueças que ficando com a licenciatura do ISEP podes sempre concorrer a mestrado na FEUP :)
É exatamente isso o que pretendo fazer caso entre no ISEP, porque estou bastante interessada no mestrado em computação gráfica da FEUP.

• Like
Reactions: ast
As médias subirem certamente vão, como o @Bruno Rosendo disse pode ser que o aumento do numerus clausus sirva para colmatar um bocado essa subida, mas não acredito que seja o suficiente para a inverter, especialmente num curso com tanta atração como EI, em qualquer instituição que seja.

Quanto a "ideias" para as 5ª e 6ª opções deixem-me também incluir a FCTUC em Coimbra e reforçar a qualidade da UA como instituição. Ainda reitero o que o @motorto disse sobre CC e MIERSI na FCUP que tem a óbvia vantagem de continar a ser no Porto se a localização for importante.

Por último, e apesar de estar na FEUP e com orgulho disso, deixem-me mais uma vez tirar-vos o medo de ir para ao ISEP (mesmo que já não o tenham fica aqui para outros no futuro). Vejam as coisas deste modo: ao fim de 3 anos na FEUP ficam com um diploma de Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia Informática e Computação, algo que tem muito pouco valor no mercado de trabalho e não é reconhecido nem pela Ordem dos Engenheiros nem pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Inversamente, ao fim de 3 anos em EI no ISEP, saem de lá com um diploma de Licenciatura em Engenharia Innformática, uma tese de licenciatura e possívelmente um estágio. Se quisrem ir diretamente trabalhar ao fim destes 3 anos estão mais que aptos (diria eu mais que na FEUP), se quiserem continuar os estudos podem fazer como o @ast disse e ir fazer o mestrado na FEUP (e tenho alguns colegas que fizeram isso e adaptaram-se bem) ou continuar no ISEP onde, visto os mestrados serem em regime pós-laboral, podem inclusivamente trabalhar e estudar simultanêamente se assim o entenderem.

Eu escolhi este curso porque experimentei programação e adorei. Claro que engenharia informática não é só programar, mas foi uma das razões pela qual a escolhi. Olhando para o plano de estudos, tem montes de cadeiras que eu acho que vão ser espetaculares (como bases de dados, laboratório de computadores, engenharia de software, etc). Quando fui à semana profissão engenheiro da FEUP também fiquei entusiasmado ao ver os projetos que eles fazem.
Quanto ao resto já não posso dizer grande coisa. Tenho lá um amigo que diz que o ambiente é fixe, mas ele é de civil. Ainda não sei até que ponto ele se dá com os de outros cursos.

EDIT: Vim do futuro para dizer que aquelas cadeiras que disse que pareciam ser espetaculares não foram assim tão espetaculares quanto isso. Já estou prestes a terminar o curso e estou aberto a responder a quaisquer perguntas que tenham
Pelo que que dá para perceber, já terminaste o curso, não? Foi muito dificil? O ambiente é bom, são solidários uns com os outros? Gostaria de trocar mais informações. Obrigada

Obrigado! Só uma questão, fundamentos de programação é dada em inglês?
As aulas são dadas em português mas os testes e a maioria dos materiais são em inglês

Pelo que que dá para perceber, já terminaste o curso, não? Foi muito dificil? O ambiente é bom, são solidários uns com os outros? Gostaria de trocar mais informações. Obrigada
Eu estou apenas no 2º ano mas posso tentar responder à mesma.
Eu diria que não é um curso fácil mas com algum esforço e trabalho consegue-se fazer sem muitas complicações. Em relação ao ambiente, eu gostei muito em geral e os alunos são bastante solidários, é facil encontrares drives, githubs, etc. com materiais e exames de outros anos para te ajudar a estudar. Também tens outras formas de conhecer pessoas à tua frente no curso como o programa de mentoria e, na minha experiência, não têm problemas em ajudar.
Se tiveres mais perguntas está à vontade :)