FEUP Engenharia Informática e Computação - FEUP

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá! 🙃

Estou no 12º ano e tenho intenções de ingressar em Engenharia Informática e Computação em 2021. À partida - ainda que seja extremamente difícil prever como vão variar as médias no próximo ano - não terei grandes problemas no que toca à média. Ainda assim, há uma questão que me tem deixado inquieto. Para opcionais deste ano escolhi Aplicações Informáticas B e Física por serem as disciplinas que mais estão relacionadas com o curso; contudo, nenhuma das duas abriu e estou, de momento, a ter Biologia e Psicologia B (ainda que não sejam as que escolhi, estou a gostar bastante). Sabendo que, apesar de não serem muitas, existem cadeiras de Física no curso, pergunto-me se os meus conhecimentos de Física (10º e 11º) são suficientes para enfrentar com alguma tranquilidade estas cadeiras, ou se será recomendável tentar estudar autonomamente algum(ns) capítulo(s) de maior relevância de Física 12º (se sim, quais?).

Para além disto, considerando que no próximo ano letivo os mestrados integrados nas Engenharias vão deixar de existir e tendo em conta que ao fim de 3 anos se será licenciado em Engª Informática (e não em Ciências da Engenharia (orientação em EIC) ) gostaria de saber se já se sabe ou se já está prevista uma alteração no plano curricular.

Por último, na eventualidade de não entrar na FEUP, que faculdades deverei privilegiar nas minhas opções de candidatura? Honestamente, gostaria muito de ficar no Porto, levando-me a pensar no ISEP. No entanto, sendo um politécnico, pergunto-me se esta não poderá ser uma decisão pouco inteligente que apenas subsiste porque gostaria de ficar no Porto, e não por outras razões... Há diferenças que justifiquem, por exemplo, privilegiar a UMinho/FCTUC/UA no que diz respeito ao reconhecimento no estrangeiro e por parte de grandes empresas? Também tenho o IST como possível opção, contudo, a ideia de ir para "longe" (sou do interior norte) não agrada muito aos meus pais e não me apetecia muito fazê-los mudar de ideias de modo a aceitarem a minha ida sem ficarem desagradados (não é fácil...).

Obrigado, desde já, pela ajuda!

• Like
Reactions: Bruno Rosendo

ACA

Membro Veterano
Matrícula
3 Dezembro 2019
Olá! 🙃

Estou no 12º ano e tenho intenções de ingressar em Engenharia Informática e Computação em 2021. À partida - ainda que seja extremamente difícil prever como vão variar as médias no próximo ano - não terei grandes problemas no que toca à média. Ainda assim, há uma questão que me tem deixado inquieto. Para opcionais deste ano escolhi Aplicações Informáticas B e Física por serem as disciplinas que mais estão relacionadas com o curso; contudo, nenhuma das duas abriu e estou, de momento, a ter Biologia e Psicologia B (ainda que não sejam as que escolhi, estou a gostar bastante). Sabendo que, apesar de não serem muitas, existem cadeiras de Física no curso, pergunto-me se os meus conhecimentos de Física (10º e 11º) são suficientes para enfrentar com alguma tranquilidade estas cadeiras, ou se será recomendável tentar estudar autonomamente algum(ns) capítulo(s) de maior relevância de Física 12º (se sim, quais?).

Para além disto, considerando que no próximo ano letivo os mestrados integrados nas Engenharias vão deixar de existir e tendo em conta que ao fim de 3 anos se será licenciado em Engª Informática (e não em Ciências da Engenharia (orientação em EIC) ) gostaria de saber se já se sabe ou se já está prevista uma alteração no plano curricular.

Por último, na eventualidade de não entrar na FEUP, que faculdades deverei privilegiar nas minhas opções de candidatura? Honestamente, gostaria muito de ficar no Porto, levando-me a pensar no ISEP. No entanto, sendo um politécnico, pergunto-me se esta não poderá ser uma decisão pouco inteligente que apenas subsiste porque gostaria de ficar no Porto, e não por outras razões... Há diferenças que justifiquem, por exemplo, privilegiar a UMinho/FCTUC/UA no que diz respeito ao reconhecimento no estrangeiro e por parte de grandes empresas? Também tenho o IST como possível opção, contudo, a ideia de ir para "longe" (sou do interior norte) não agrada muito aos meus pais e não me apetecia muito fazê-los mudar de ideias de modo a aceitarem a minha ida sem ficarem desagradados (não é fácil...).

Olá! 😄
Estou neste momento no 1º ano de Engenharia Informática no ISEP.
Estive exatamente nesse teu lugar ano passado. :)
Quando comecei a pensar em universidades no Norte (pois também sou do Norte e de relativamente perto do Porto), numa primeira instância, também tive algumas reticências se realmente o ISEP seria verdadeiramente uma boa opção ou não, por se tratar de um politécnico. No fundo, tinha ainda um pouco aquele estigma inicial a politécnicos que muita gente ainda tem em comparação com universidades (é a infeliz realidade, mas a verdade é que hoje em dia não me parece haver na prática assim tanta diferença entre politécnicos e faculdades).
Comecei por pensar na UMinho e na UA em primeiro lugar. No entanto, após falar com várias pessoas na área, comecei a receber um feedback surpreendentemente bom em relação a Engenharia Informática no ISEP. E repito, foram várias pessoas, não um caso isolado. Até que falei com um Engenheiro Informático, licenciado e mestre na FEUP, que me convenceu de vez em colocar o ISEP definitivamente no topo das minhas opções. Falou-me tão bem do ISEP e do curso de Eng. Informática lá, que eu fiquei sem dúvidas. Esse Engenheiro já contactou e trabalhou com muita gente de várias universidades e disse-me que os do ISEP saem do curso muito bem preparados para o mercado de trabalho.

No meu caso, eu tinha média para todas as faculdades do país (incluindo o Técnico), à exceção da FEUP que não entrei por 5 centésimas.
Acabei por colocar a FEUP em 1º lugar e o ISEP em 2º lugar nas minhas opções, somente por causa do "prestígio" que a FEUP tem a nível nacional.
Apenas estou a dizer isto para te dizer que eu escolhi o ISEP porque efetivamente quis e, a meu ver, não compensa estares a ir para tão longe por exemplo estudar para o Técnico (também pensei nisso) só por causa do "prestígio" da faculdade quando tens outras faculdades no Norte muito boas que te deixam também bem habilitado para o mercado do trabalho. Ainda para mais, Engenharia Informática, principalmente pela sua alta empregabilidade, não me parece um curso onde o lugar onde o tiras seja assim tão relevante no fim. Depende mais do que o que tu fazes e aprendes ao longo do curso.

E agora que estou no ISEP a estudar desde outubro, posso dizer que estou a adorar e digo ainda mais - o ISEP ainda conseguiu superar as minhas expectativas em relação ao curso. Ainda só estou no 1º ano, mas para já estou a adorar tudo mesmo - o curso, o ambiente, a organização, etc etc.

Também tenho um bom feedback em relação à UMinho, pelo que tenho a certeza de que lá também não ficarias mal servido. A UA também tem boa reputação enquanto universidade, mas confesso que das pessoas com quem falei poucas estavam a par do curso de EI em Aveiro e, ao que parece, é um curso recente lá. Mas falaram-me muito bem de um curso na UA que te possa interessar - Engenharia de Computadores e Telemática.

Pronto, é isto. Se quiseres saber algo mais acerca do curso no ISEP, estás à vontade para perguntar! 😊

Bruno Rosendo

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2017
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá :) Eu estou no 2º ano de EI na FEUP.
Em relação a física, eu diria que não precisas de estudar sozinho mas se tiveres vontade/curiosidade também não há mal nenhum. É assim, a matéria de 12º (mais a parte de mecânica) ajuda um bocado nos primeiros temas de Física I do primeiro ano do curso mas se gostares de física e estudares bem as coisas penso que não será grande problema mesmo sem a física do 12º. Na minha opinião, os temas mais complicados de Física I e II são precisamente os que não são abordados muito no secundário (mas posso estar biased, visto que tive física no 12º :p). Mas de qualquer das formas, a matéria é dada no seu total e não é esperado que já saibas muito sobre os temas (tirando conceitos matemáticos e coisas básicas que certamente já aprendeste para o exame de FQ) e o prof explica muito bem, na minha opinião.
No fim do ano passado foi-nos mostrado um plano provisório mas desde aí nada confirmado. No entanto, penso que isso não afeta muito a tua decisão pois, pelo que me pareceu, a essência do curso ia continuar a mesma, mudando a ordem de algumas cadeiras e havendo uma ou outra substituída mas eram poucas. Mas quando confirmarem isso devem publicar no sigarra, por isso vai vendo que daqui a uns meses devem lançar o novo plano

Em relação a AI B, não te preocupes. A cadeira de introduçao à programaçao é direcionada a quem não sabe nada daquilo. Eu também não tive (nao abriu) e adaptei-me bem sem conhecimentos prévios de programaçao, tal como aconteceu a várias pessoas que andam comigo.

Sobre a outras faculdades, acho que já te deram uma boa resposta :)

• Fabulous
Reactions: floater3

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Olá! 🙃

Olá , como falaste em ficar no Porto vou sou acrescentar aquios cursos da fcup , nomeadamente a Ciencia dos Computadores e o Mestrado Integrado em Redes e Sistemas Informaticos ( Que irá deixar de ser mestrado mas ainda nao sei como irão resolver )

Bruno Rosendo

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2017
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá , como falaste em ficar no Porto vou sou acrescentar aquios cursos da fcup , nomeadamente a Ciencia dos Computadores e o Mestrado Integrado em Redes e Sistemas Informaticos ( Que irá deixar de ser mestrado mas ainda nao sei como irão resolver )
Se não me engano, Redes e Sistemas Informáticos vai deixar de existir porque se vão juntar a EIC na feup

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Se não me engano, Redes e Sistemas Informáticos vai deixar de existir porque se vão juntar a EIC na feup

Do que ouvi falar cá na faculdade eles querem juntar os departamentos de Informática da feup , com o de Ciência de Computadores da fcup ...

Mas isto ate agora sao rumores , só para o ano é que vamos ver o que realmente vão fazer ...