IST Engenharia Informática e Computadores

Matilde Ramos

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST
Conta comigo! É para tar lá a uma hora específica? E como é que são as apresentções do curso à tarde?
É para lá estar às 9, que é para te habituares a acordar cedo :p
À tarde não acontece nada de especial, dás uma volta pelo técnico, depois fazem-te uma apresentação do curso (basicamente dizem-te que é um curso bué bom na melhor faculdade de sempre bla bla bla mas que tens de estudar bué), dão-te uma t-shirt do técnico e conheces o teu professor tutor, ainda tens direito a um lanche grátis com o pessoal todo e depois tens um "acolhimento" pelo resto do curso. Acho que não me esqueci de nada ahah

Vadym Volkovinskyy

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2016
É para lá estar às 9, que é para te habituares a acordar cedo :p
À tarde não acontece nada de especial, dás uma volta pelo técnico, depois fazem-te uma apresentação do curso (basicamente dizem-te que é um curso bué bom na melhor faculdade de sempre bla bla bla mas que tens de estudar bué), dão-te uma t-shirt do técnico e conheces o teu professor tutor, ainda tens direito a um lanche grátis com o pessoal todo e depois tens um "acolhimento" pelo resto do curso. Acho que não me esqueci de nada ahah
Ummm...lanche grátis... agora, sim, acredito que seja a melhor faculdade de sempre XD

• Like
Reactions: AnnaT

LakunaBatata

Membro
Matrícula
15 Agosto 2016
Curso
LEIC - Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
Instituto Superior Técnico
Bom dia (ou boa tarde, nunca sei o que dizer quando é meio-dia) caros colegas,

É preciso levar roupa velha no dia das inscrições? A praxe vai começar logo nesse dia? Conheço gente que foi toda aperaltada no dia das matrículas e depois arrependeu-se, e não foi pouco!

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Bom dia (ou boa tarde, nunca sei o que dizer quando é meio-dia) caros colegas,

É preciso levar roupa velha no dia das inscrições? A praxe vai começar logo nesse dia? Conheço gente que foi toda aperaltada no dia das matrículas e depois arrependeu-se, e não foi pouco!
Não, não é preciso levar roupa velha - e quando for preciso, eles avisam-te antes mas são raras as ocasiões, felizmente as atividades de Praxe no IST não são sujas.
Em relação a terça, eventualmente terás que te sentar no chão ou em relva seca (mas também não sei, parece que vai chover e se for o caso devem andar sempre de pé).
E não, a Praxe não vai começar logo na terça, apenas vão conhecer o pessoal, o curso e alguns gritos para se irem habituando.

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Ola pessoal! :)
Como o curso no IST é só licenciatura, para fazer mestrado temos de concorrer novamente certo?
É muito difícil aceder ao mestrado? Qual é a média de licenciatura mínima necessária?
Já agora ele é igual para todos ou nós escolhemos a área que nos queremos especializar?
Desde já obrigado :D

Rui Morais

Membro
Matrícula
23 Agosto 2015
Ola pessoal! :)
Como o curso no IST é só licenciatura, para fazer mestrado temos de concorrer novamente certo?
É muito difícil aceder ao mestrado? Qual é a média de licenciatura mínima necessária?
Já agora ele é igual para todos ou nós escolhemos a área que nos queremos especializar?
Desde já obrigado :D
Nada disso :)

Realmente a licenciatura e o mestrado estão separados como cursos diferentes, mas o acesso é directo do primeiro para o segundo. Ou seja, não tens de concorrer a nada, na prática é como se fosse um curso de mestrado integrado. Até pode acontecer teres algumas cadeiras de licenciatura em atraso e podes inscrever-te e fazer cadeiras de mestrado na mesma.

Tu podes escolher as cadeiras que fazes, que correspondem a áreas de especialização. Se tiveres as cadeiras que correspondem a uma área de especialização interna, ficas com essa especialização. Mas isso geralmente tem mais relevância para o aluno, é à tua escolha.

p.reis8

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Boa Tarde! :smiley:
Estou a pensar concorrer ao curso de engenharia informática no técnico, campus da alameda. Estive a ver o currículo do curso, e fiquei com dúvidas. Quantas disciplinas temos por semestre? 5 ou 6?

Matilde Ramos

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST
Boa Tarde! :smiley:
Estou a pensar concorrer ao curso de engenharia informática no técnico, campus da alameda. Estive a ver o currículo do curso, e fiquei com dúvidas. Quantas disciplinas temos por semestre? 5 ou 6?
Olá!
Depende do semestre. Normalmente são 5 por semestre, exceto no 2º semestre do 1º ano que são 4. Podes consultar as cadeiras por semestre aqui: FenixEdu™

Há cadeiras que estão repetidas (os cálculos e álgebra) pois no caso de chumbares a alguma delas podes repetir no semestre seguinte, mas se já as tiveres feito como é óbvio não terás de as fazer outra vez :)

• Like
Reactions: p.reis8

p.reis8

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Olá!
Depende do semestre. Normalmente são 5 por semestre, exceto no 2º semestre do 1º ano que são 4. Podes consultar as cadeiras por semestre aqui: FenixEdu™

Há cadeiras que estão repetidas (os cálculos e álgebra) pois no caso de chumbares a alguma delas podes repetir no semestre seguinte, mas se já as tiveres feito como é óbvio não terás de as fazer outra vez :)
Pois realmente estava a achar estranho ter cadeiras repetidas :tearsofjoy:
Relativamente a mecânica e ondas e eletromagnetismo e ótica, é muito difícil? Ouvi dizer que houve pessoas que repetiram 4 vezes, e fiquei meio pé atrás em ir para este curso, também em parte por dizerem que o Técnico é horrível e que é impossível ter positiva e essas coisas todas :coldsweat:

Matilde Ramos

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST
Pois realmente estava a achar estranho ter cadeiras repetidas :tearsofjoy:
Relativamente a mecânica e ondas e eletromagnetismo e ótica, é muito difícil? Ouvi dizer que houve pessoas que repetiram 4 vezes, e fiquei meio pé atrás em ir para este curso, também em parte por dizerem que o Técnico é horrível e que é impossível ter positiva e essas coisas todas :coldsweat:
Mecânica e Ondas é fácil se tiveres tido Física no secundário. EO é um bocado mais difícil mas nada de impossível. Na verdade os professores são muito bons, para além de que é dos cursos em que a física é mais relaxada (o curso é mais focado na programação, não na física, como eng. mecânica por exemplo). Claro que é possível passar a tudo, e muita gente o faz, mas claro que para isso precisas de te esforçar! Se MO e EO forem os teus únicos receios em vir para o curso não te preocupes com isso, o mais importante são mesmo as de programação :)

• Like
Reactions: AnnaT

p.reis8

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Mecânica e Ondas é fácil se tiveres tido Física no secundário. EO é um bocado mais difícil mas nada de impossível. Na verdade os professores são muito bons, para além de que é dos cursos em que a física é mais relaxada (o curso é mais focado na programação, não na física, como eng. mecânica por exemplo). Claro que é possível passar a tudo, e muita gente o faz, mas claro que para isso precisas de te esforçar! Se MO e EO forem os teus únicos receios em vir para o curso não te preocupes com isso, o mais importante são mesmo as de programação :)
Eu só tive física no 10 e 11, serve? :sweatsmile: Durante o secundário todo sempre tive muito boas notas a matemática e a física, por isso não estava com muito receio mas depois de ouvir o que muitas pessoas dizem por aí comecei a ficar meio reticente.. mesmo para quem não tenha tido Física no 12 consegue passar? Os profs explicam tudo "direitinho"?

Matilde Ramos

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST
Eu só tive física no 10 e 11, serve? :sweatsmile: Durante o secundário todo sempre tive muito boas notas a matemática e a física, por isso não estava com muito receio mas depois de ouvir o que muitas pessoas dizem por aí comecei a ficar meio reticente.. mesmo para quem não tenha tido Física no 12 consegue passar? Os profs explicam tudo "direitinho"?
Nesse caso diria que não tens de te preocupar. Normalmente os de física são fixes, explicam bem e tiram todas as dúvidas que tenhas. Se ainda não te tiver convencido fica com umas estatísticas:
A taxa de aprovação de MO este ano foi 80% dos quais 50% tiveram entre 15 a 20 na nota final. As de EO não as consegui arranjar mas de certeza que são mais baixas.
Não sei o que ouviste mas de certeza que não é assim tão mau ;)

• Like
Reactions: p.reis8

p.reis8

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2016
Nesse caso diria que não tens de te preocupar. Normalmente os de física são fixes, explicam bem e tiram todas as dúvidas que tenhas. Se ainda não te tiver convencido fica com umas estatísticas:
A taxa de aprovação de MO este ano foi 80% dos quais 50% tiveram entre 15 a 20 na nota final. As de EO não as consegui arranjar mas de certeza que são mais baixas.
Não sei o que ouviste mas de certeza que não é assim tão mau ;)
Ok acho que me convenceste :tearsofjoy: obrigado!!

• Like
Reactions: Matilde Ramos

Henrique Dias

Membro
Matrícula
1 Maio 2015
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
Boa noite!

Estou a pensar em inscrever-me este ano em Engenharia Informática e de Computadores no IST Alameda e estava a analisar as médias dos outros anos e reparei que de 2014 para 2015 aumentou 1.9 valores! Apesar de no ano passado só ter aumentado 0.15, fiquei um pouco preocupado.

O que acham que vai acontecer este ano?

Obrigado :D

afonsolfm

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Curso
Engenharia Informática e de Computadores
Instituição
IST (Taguspark)
Eu vou me candidatar a Engenharia Informática no Tagus.
Muito gosto em conhecer-vos a todos :smile:

Francisco Serralheiro

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2017
Olá pessoal, alguém que já está no curso e me poderia esclarecer uma dúvida. Como é que caracterizavam a relação que têm com os professores? Compreendo que com milhares de alunos no mesmo estabelecimento de ensino não consigam saber o vosso nome, mas, por exemplo, se tivessem uma dúvida poderiam ir consultá-lo ao gabinete? Os professores do Técnico estabelecem alguma relação com os seus alunos ou vêm as aulas como uma obrigação, um fardo? Fico à espera de resposta. Obrigado! :)

D++

Membro
Matrícula
25 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISCTE-IUL
Olá pessoal. Prentendo candidatar-me ao Técnico esse ano e tenho algumas dúvidas.

1º Como é a forma de avaliação? Além dos testes que se realizam durante o semestre é obrigatório fazer exames, ou o exame é opcional como melhoria de nota?

2º Sei que é preciso saber inglês em informática, e eu até sei mais ou menos... Mas por acaso há alguma cadeira que é lecionada em inglês ou que seja preciso fazer algum trabalho/relatório em inglês, ou o inglês é necessário apenas para entendermos os termos informáticos em programação? Em resumo, alguém que não saiba inglês fluente, mas tenha um nível "intermédio" conseguirá safar-se bem?

Obrigado desde já
--- Post atualizado ---
E já agora, é permitido o uso de calculadora nos testes? Tenho uma TI-Nspire CX (sem CAS). É preciso comprar um modelo com CAS?

diogoreis

Membro Veterano
Matrícula
23 Junho 2017
Boa noite,
Desculpem incomodar, mas alguem me podia dizer qual é a diferença entre todas essas areas da informatica (engenharia informatica, ciencias da computação, engenharia eletrotecnica, engenharia informatica e de computadores, engenharia informatica e computação...) ?
PS : tive media de 14,3 no 10 ano e de 17,7 no 11 ano

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
PS : tive media de 14,3 no 10 ano e de 17,7 no 11 ano
Só uma coisa: não importa a tua média do 10º e do 11º, o que importa é a nota de conclusão de cada disciplina que, posteriormente, vão fazer a tua média de secundário. Por isso se fosse a ti focava-me mais nisso e não nessas médias do final de cada ano, que os alunos costumam fazer :p

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Olá pessoal, alguém que já está no curso e me poderia esclarecer uma dúvida. Como é que caracterizavam a relação que têm com os professores? Compreendo que com milhares de alunos no mesmo estabelecimento de ensino não consigam saber o vosso nome, mas, por exemplo, se tivessem uma dúvida poderiam ir consultá-lo ao gabinete? Os professores do Técnico estabelecem alguma relação com os seus alunos ou vêm as aulas como uma obrigação, um fardo? Fico à espera de resposta. Obrigado! :)

Não posso falar de informática em específico, mas claro que a relação que tens com os professores depende sempre de cada um. Contudo, geralmente todos os professores têm horários de dúvidas e com uma simples troca de e-mails consegues combinar uma hora para ires ao gabinete ou a uma sala tirar as dúvidas.
Em relação à ultima pergunta, não dá para generalizar, isto é, todos os profs são diferentes entre si...

Olá pessoal. Prentendo candidatar-me ao Técnico esse ano e tenho algumas dúvidas.

1º Como é a forma de avaliação? Além dos testes que se realizam durante o semestre é obrigatório fazer exames, ou o exame é opcional como melhoria de nota?

2º Sei que é preciso saber inglês em informática, e eu até sei mais ou menos... Mas por acaso há alguma cadeira que é lecionada em inglês ou que seja preciso fazer algum trabalho/relatório em inglês, ou o inglês é necessário apenas para entendermos os termos informáticos em programação? Em resumo, alguém que não saiba inglês fluente, mas tenha um nível "intermédio" conseguirá safar-se bem?

Obrigado desde já
--- Post atualizado ---
E já agora, é permitido o uso de calculadora nos testes? Tenho uma TI-Nspire CX (sem CAS). É preciso comprar um modelo com CAS?
Mais uma vez, não sou de informática e não conheço o que se passa no curso, mas estudo no técnico.
1º Geralmente a avaliação é por testes (+ laboratórios/projetos). Se passares nos testes não tens de ir a exame.

2º Geralmente as aulas são dadas em inglês quando existe algum aluno de erasmus presente.

3º Depende muito das cadeiras, as cadeiras de cálculo são sem calculadora, gestão é com cientifica, outras vais precisar de gráfica, mas diria que não precisas de CAS, pode dar jeito para algumas cenas, mas não é obrigatório.

• Like
Reactions: D++