Engenharia Informática e Design

Daniel Madureira

Membro Caloiro
Matrícula
31 Janeiro 2021
Sou um estudante de 12º ano da área de Ciências e Tecnologia e penso que terei uma média de 19.3 no final do ano. Desde o ano passado tenho tido um dilema entre dois cusos bastante distintos: Engenharia Informática e Design.
Como são dois cursos que se "tocam" em diversos cenários pensei em envergar pelas duas, apesar de não ter exames da área de artes (como geometria descritiva, desenho ou história das artes).
Não queria abrir mão de nenhuma das duas áreas, portanto estou um pouco perdido no que fazer: se faço uma licenciatura a trás da outra ou se escolho um curso que integre os dois.
Numa conversa com um psicólogo que veio á escola surgiu também a possibilidade de fazer uma licenciatura em Engenharia Informática e mestrado em Design, mas não sei como funciona.
Se alguém sabe mais sobre este tipo de casos nos quais fazer dois cursos diferentes seja possível pedia ajuda porque estou mesmo perdido e não queria mesmo abrir mão de nenhum dos cursos.

Alexandra O

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2021
Quando falas em design, tens alguma vertente do design em mente? Design de comunicação, design de produto, design de interface, design de software, design de serviços etc? O que entendes por design? A possibilidade que sugeres da licenciatura em eng informática + mestrado em design não me parece de todo uma má estratégia. Aliar conhecimentos de design às novas tecnologias é o futuro e certamente te abrirá muitas portas.

Já viste a licenciatura e mestrado em design e multimédia na uc? São cursos que exploram o design em meios digitais, mais voltados para o design de comunicação mas exploram outros subdomínios do design.
LDM – Licenciatura em Design e Multimedia | Departamento de Engenharia Informática | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
MDM — Mestrado em Design e Multimédia | Departamento de Engenharia Informática | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Aconselhava-te a estudar os dois ao mesmo tempo (um através da licenciatura e outro online, por exemplo) tendo sempre em mente que o teu objetivo é interligar os conhecimentos de informática e engenharia com os de design. Hoje em dia consegues aprender tudo na net tanto de informática como de design se souberes onde e o que procurar, que é onde a licenciatura te pode ser muito útil. Acredito que de pouco serve ter uma licenciatura nestas áreas se não tomares a iniciativa de aprender sozinho tanto os conhecimentos teóricos como práticos, nomeadamente como trabalhar com ferramentas.

Espero ter ajudado, e desejo-te boa sorte :)

Última edição: