ISEL Engenharia Informática e multimédia no ISEL

Matrícula
5 Setembro 2019
Frequentei o primeiro semestre no ISEL no curso de engenharia informática e multimédia e não gostei ...
Antes de qualquer coisa sinto que devo explicar o meu percurso académico até ter chegado aqui.
Ingressei no 10º ano para o curso de ciências e tecnologias e por volta dessa altura ainda não sabia bem o que queria, porém sempre soube que não queria de maneira nenhuma seguir nada relacionado com biologia, porque de facto nunca foi uma paixão.
Antes de mais nada há algo que quero dizer: Ciências não é só para quem quer seguir saúde, matemáticas ou físicas. Há muita gente que não sabe que se pode seguir informática estando em ciências, mas enfim ...
Posto isto, no último ano do secundário eu mesmo assim ainda não tinha a certeza do que queria fazer, senti que não havia nenhum curso que "chamasse" por mim e isso é algo completamente normal. Se estás na mesma situação ou numa semelhante, quero dizer-te que não estás sozinho/a e que é mais comum do que possas imaginar.
Mas continuando ...
Acabei por decidir ir para engenharia informática, por causa da conversa das saídas e também porque tinha algumas pessoas que me podiam ajudar.
Escolhi então o ISEL como primeira opção, uma vez que já tinha ouvido dizer, que outras faculdades eram mais teóricas, tinham mais programação, etc.
Na altura achei a melhor escolha para mim e pelo nome esperava um curso fortemente ligado a multimédia e não tanto a programação, mas infelizmente enganei-me.
A realidade que constatei foi a seguinte: de facto o ensino num politécnico é mais prático, mas eu senti que aquele curso era para quem já tinha mexido com programação, como não era o meu caso fiquei completamente à deriva com aquilo e cada dia que passava eu detestava cada vez mais aquele curso.
A sensação com que fiquei é que estive durante três anos a estudar ciências, sem qualquer contacto com informática sem ser aplicações informáticas no 12º, e sem dúvida que os colegas que vieram de profissional "safaram-se" muito melhor. Não consigo entender onde está a recompensa ao fim de três anos de esforço/trabalho e toda a preocupação de médias e exames, no final parece que não valeu de nada.
Não quero estar a assustar-vos, porque de facto também tive muitos outros colegas que vieram de ciências assim como eu e conseguiram adaptar-se super bem e acabaram por gostar daquilo, mas um conselho que vos dou é: se querem ir para a faculdade estudar engenharia informática das duas uma; ou optam por ir para um curso profissional relacionado com informática e posteriormente fazem o exame de matemática A (o que me parece ser mais proveitoso); ou mesmo seguindo ciências tentem ter um contacto prévio com programação antes de ingressarem num curso superior para terem a certeza de que realmente é isso que querem.
Se estiverem curiosos acerca do curso do ISEL posso dizer-vos da minha experiência que com o passar do tempo o grau de programação aumenta, quer em termos de quantidade (nr de cadeiras), quer em termos de complexidade. No 1º semestre preparem-se para estudar as matemáticas algumas relacionadas com integrais, equações diferenciais, derivadas etc; e outras relacionadas com programação. Têm alguns trabalhos práticos pela frente, muitos deles sem muita teoria para os fazer, por isso é literalmente o salve-se quem puder, mas também há outros que precisam de paciência para serem feitos.
Só um aparte...
Se tiveres paciência e te deres bem com o método tentativa erro este é um curso que consegues fazer.
Para terminar o que estava a dizer anteriormente, vão trabalhar com blender, Java, vão fazer um jogo em python e vão ter vários trabalhos relacionados com arduino, eletrónica e sistemas.
Para concluir, não consigo esconder a minha tristeza ao aperceber-me de que o curso de ciências e tecnologias tem tudo menos as tecnologias, porque não vos prepara nada para esse mundo.
Boa sorte e escolham o vosso futuro com consciência.

RicardoMercy

Membro
Matrícula
27 Novembro 2018
Obrigado por partilhares a tua experiência com o curso :D. Eu também escolhi engenharia informática e multimédia porque pensava que ia ter bastante foco em multimédia. Depois de ler isto secalhar vou mas é para o curso do istec de engenharia multimédia.

mag_tv

Membro
Matrícula
2 Agosto 2021
Boa tarde,
fiquei colocado em engenharia informática e multimédia no ISEL. Já me registei no site da faculdade e atribuíram-me um nome de utilizador e uma pass com os quais devo iniciar a minha matricula, no entanto quando submeto esses dados a página diz que são inválidos. Alguém mais com este problema? E como resolver?
Obrigada :)

Matrícula
5 Setembro 2019
Boa tarde,
fiquei colocado em engenharia informática e multimédia no ISEL. Já me registei no site da faculdade e atribuíram-me um nome de utilizador e uma pass com os quais devo iniciar a minha matricula, no entanto quando submeto esses dados a página diz que são inválidos. Alguém mais com este problema? E como resolver?
Obrigada :)
Temo que não te vou ajudar muito, mas pelo que sei de vários colegas meus, todos os anos há sempre problemas no site na inscrição e matrícula.
O problema aí é o site em si, eles já estão a par disso, uma vez que tem havido queixas e emails de vários alunos.
Aconselho te a mandar email e a aguardar a tua sorte, no entanto vai tentando todos os dias.
Infelizmente não há muito que possas fazer.

mag_tv

Membro
Matrícula
2 Agosto 2021
Temo que não te vou ajudar muito, mas pelo que sei de vários colegas meus, todos os anos há sempre problemas no site na inscrição e matrícula.
O problema aí é o site em si, eles já estão a par disso, uma vez que tem havido queixas e emails de vários alunos.
Aconselho te a mandar email e a aguardar a tua sorte, no entanto vai tentando todos os dias.
Infelizmente não há muito que possas fazer.
Já consegui resolver, obrigado!!!! :D

RicardoMercy

Membro
Matrícula
27 Novembro 2018
No site da Isel Já fiz a Pré Matrícula. Não sei se é necessário mas depois também preenchi o Boletim de Matricula. Depois de ter Feito isto vi que também tenho a dívida da inscrição para pagar. Como eu tenho bolsa não preciso de fazer mais nada pois não? Ou tenho que adicionar um entidade pagadora no site para poder pagar com a bolsa?

Matrícula
5 Setembro 2019
No site da Isel Já fiz a Pré Matrícula. Não sei se é necessário mas depois também preenchi o Boletim de Matricula. Depois de ter Feito isto vi que também tenho a dívida da inscrição para pagar. Como eu tenho bolsa não preciso de fazer mais nada pois não? Ou tenho que adicionar um entidade pagadora no site para poder pagar com a bolsa?
Eu no caso não te sei responder, é uma dúvida muito específica.
Envia um email para os serviços académicos.

• Like
Reactions: RicardoMercy