Engenharia Informática: FCT ou Técnico

Zeca77

Membro Caloiro
Matrícula
19 Abril 2017
Olá
Esta pergunta não deve ser a primeira, e espero que não seja a última por isso cá vai:
Eu consigo entrar em engenharia informatica quer na FCT quer no IST , mas a ideia com que fiquei foi que o curso no IST era mais difícil, mas que em termos de empregabilidade, é indiferente a universidade , porque havia muita empregabilidade no curso. Além disso, estou mais inclinado para a fct, por ser mais perto da minha casa, e assim permite me continuar a jogar futebol, pois ja vi que era uma das atividades da fct(sim, é relativamente importante para mim fazer desporto na universidade), e porque gostei do ambiente da faculdade, apesar de achar que em qualquer uma das duas o ambiente será bom.
Já falei com gente da FCT, que me disse que a FCT era melhor, mas acho que é um bocado puxar a brasa à sua sardinha dada a diferença nas medias de entrada. Se alguem do Técnico lesse isto agradeceria o seu feedback ;)
Resumindo, FCT ou Técnico?o_O
Obrigado por tudo desde já :)

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT-UNL
Boas @Zeca77,
Eu estou exatamente com a mesma duvida que tu, Eng. Informatica no técnico ou na NOVA...?
Do que eu já me andei a informar e daquilo que me contaram, porque já falei com pessoas de ambas as universidades, tanto o IST (o aluno do IST não era de eng. informática) como a NOVA são excelentes. Claro que as pessoas do técnico vão sempre dizer que o técnico é melhor, assim como as da NOVA vão defender a NOVA. Sinceramente, eu acho que acabam por ser muito semelhante a qualidade dos cursos.
Se já tens uma pequena noção dentro de informática a área especifica em que te queres especializar em mestrado, o melhor é escolheres em função do numero de cadeiras direcionadas para essa área. É por este motivo que estou mais inclinado em ir para o IST, devido à área de ciber segurança me parecer mais completa no curso do técnico.
No entanto, o facto de a avaliação ser continua na NOVA, realizando dois testes por semestre, com possibilidade de ires a exame fazer melhoria no final do semestre, está a dar-me muitas dores de cabeça na escolha da Universidade, visto que a área de ciber segurança na FCT também é bastante aceitável e posso sempre acabar por mudar de ideias a meio do curso em relação à área de especialização.
Espero ter-te ajudado a tomares uma decisão, ou se calhar sabe ainda te dificultei mais...
Quem sabe se para o ano não somos colegas.
Boa sorte :)

• Like
Reactions: Zeca77

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
No entanto, o facto de a avaliação ser continua na NOVA, realizando dois testes por semestre, com possibilidade de ires a exame fazer melhoria no final do semestre, está a dar-me muitas dores de cabeça na escolha da Universidade
Eu não estou em LEIC no IST, mas estou no IST e cá a avaliação também é contínua. Onde viste que não era? Claro que pode existir uma cadeira ou outra em que não acontece, mas em geral acontece.

Por curiosidade, fui espreitar os métodos de avaliação das cadeiras de 1º semestre e são todas com avaliação contínua.

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Instituição
FCT-UNL
Eu não estou em LEIC no IST, mas estou no IST e cá a avaliação também é contínua. Onde viste que não era? Claro que pode existir uma cadeira ou outra em que não acontece, mas em geral acontece.

Por curiosidade, fui espreitar os métodos de avaliação das cadeiras de 1º semestre e são todas com avaliação contínua.
Tens razão, já fui confirmar. Quem me disse isso foi um aluno do técnico de engenharia civil.
Peço desculpa pelo erro e obrigado pela correção :)

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Boas, não te sei dizer qual o melhor porque não sei o plano curricular que o curso tem no IST, mas sou aluno de Engenharia Informática na FCT e posso-te dizer de antemão que o curso é trabalhoso, muitos projectos semana sim - semana sim, que envolvem muito tempo dedicado a cada um deles, o que em linguagem de universitário significa muitas noites sem dormir. Quanto à avaliação contínua, é muito gira se for tudo bem organizado e toda a gente cumprir os prazos, o problema é que (principalmente no curso de MIEI) o atraso no lançamento das notas é uma coisa muuuito comum, o que torna o planeamento do semestre (aquelas perguntas que nos lixam o juizo de quais as cadeiras que vamos deixar para exame, com a ingénua perspectiva de que se formos a exame vamos passar) mais complicado, mas nada que com uns aninhos em cima não dê para habituar. Claro que tem o seu lado bom mesmo assim, é sempre bom poder ir fazendo as coisas com calma (e a meu ver é melhor do que levar com um semestre todo num exame) ao longo do semestre, e em último caso ainda ter uma "vida extra" para tentar salvar a cadeira indo a exame, mas só quero tirar ilusões de que tudo é maravilhoso porque não é, já cheguei a estudar para um 3º teste duma cadeira e só a 2 dias desse 3º teste é que soube as notas do 1º e 2º testes (portanto fui ao 2º teste sem saber a nota do 1º). Mas para além disso não penso que haja muita coisa má a dizer do curso. Está bem estruturado, os docentes são porreiros (em maioria vá), aprendes de tudo um pouco, tanto linguagens como maneiras mais eficazes de programar e de tornar o teu código mais eficaz, e ficas preparado para trabalhar facilmente tanto em BackOffice como FrontOffice. Outra coisa boa que acho que difere o curso de todos os cursos de Informática que andam por ai (pelo menos é o que dizem por aqui, posso estar errado e haver em mais algum sítio), no 6º semestre dão-te a possibilidade de escolha entre três áreas: Investigação, Estágio profissional ou Projecto (tipo start-up). A meu ver todos eles são bons para o currículo, e dão-te muitas bases para o futuro, tanto para seguires para o mestrado (que na FCT é integrado, e por isso podes seguir directamente se assim o entenderes) como para quando fores para o mercado de trabalho. A investigação não te vou falar porque nunca foi minha opção e estou pouco dentro daquilo que se faz lá. O estágio acho que dispensa introdução, dá-te a noção do que é trabalhar numa empresa de software e tens o bónus de (normalmente, principalmente na área de informática) receberes algum, que dá sempre jeito. Quanto ao projecto (foi o que escolhi) tens como objectivo construir uma aplicação de raiz numa equipa de 4-5 elementos. Dá-te uma visão de como funciona uma start-up, como planear aquilo que vai ser realizado, desde o desenho inicial ao lançamento da aplicação, e uma maior noção de como é que cada parte dum programa liga entre si. Do mestrado não vou falar porque ainda não lá cheguei e ainda não me informei a 100%, não quero passar má informação. De qualquer das formas, acho que tanto o IST como a FCT são óptimos cursos, por isso vais estar bem servidos em qualquer um deles. Espero que tenha ajudado em alguma coisa, abraço.

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Instituição
FCT-UNL
Boas, não te sei dizer qual o melhor porque não sei o plano curricular que o curso tem no IST, mas sou aluno de Engenharia Informática na FCT e posso-te dizer de antemão que o curso é trabalhoso, muitos projectos semana sim - semana sim, que envolvem muito tempo dedicado a cada um deles, o que em linguagem de universitário significa muitas noites sem dormir. Quanto à avaliação contínua, é muito gira se for tudo bem organizado e toda a gente cumprir os prazos, o problema é que (principalmente no curso de MIEI) o atraso no lançamento das notas é uma coisa muuuito comum, o que torna o planeamento do semestre (aquelas perguntas que nos lixam o juizo de quais as cadeiras que vamos deixar para exame, com a ingénua perspectiva de que se formos a exame vamos passar) mais complicado, mas nada que com uns aninhos em cima não dê para habituar. Claro que tem o seu lado bom mesmo assim, é sempre bom poder ir fazendo as coisas com calma (e a meu ver é melhor do que levar com um semestre todo num exame) ao longo do semestre, e em último caso ainda ter uma "vida extra" para tentar salvar a cadeira indo a exame, mas só quero tirar ilusões de que tudo é maravilhoso porque não é, já cheguei a estudar para um 3º teste duma cadeira e só a 2 dias desse 3º teste é que soube as notas do 1º e 2º testes (portanto fui ao 2º teste sem saber a nota do 1º). Mas para além disso não penso que haja muita coisa má a dizer do curso. Está bem estruturado, os docentes são porreiros (em maioria vá), aprendes de tudo um pouco, tanto linguagens como maneiras mais eficazes de programar e de tornar o teu código mais eficaz, e ficas preparado para trabalhar facilmente tanto em BackOffice como FrontOffice. Outra coisa boa que acho que difere o curso de todos os cursos de Informática que andam por ai (pelo menos é o que dizem por aqui, posso estar errado e haver em mais algum sítio), no 6º semestre dão-te a possibilidade de escolha entre três áreas: Investigação, Estágio profissional ou Projecto (tipo start-up). A meu ver todos eles são bons para o currículo, e dão-te muitas bases para o futuro, tanto para seguires para o mestrado (que na FCT é integrado, e por isso podes seguir directamente se assim o entenderes) como para quando fores para o mercado de trabalho. A investigação não te vou falar porque nunca foi minha opção e estou pouco dentro daquilo que se faz lá. O estágio acho que dispensa introdução, dá-te a noção do que é trabalhar numa empresa de software e tens o bónus de (normalmente, principalmente na área de informática) receberes algum, que dá sempre jeito. Quanto ao projecto (foi o que escolhi) tens como objectivo construir uma aplicação de raiz numa equipa de 4-5 elementos. Dá-te uma visão de como funciona uma start-up, como planear aquilo que vai ser realizado, desde o desenho inicial ao lançamento da aplicação, e uma maior noção de como é que cada parte dum programa liga entre si. Do mestrado não vou falar porque ainda não lá cheguei e ainda não me informei a 100%, não quero passar má informação. De qualquer das formas, acho que tanto o IST como a FCT são óptimos cursos, por isso vais estar bem servidos em qualquer um deles. Espero que tenha ajudado em alguma coisa, abraço.
Só uma pergunta, visto que pelo que escreveste acabas a licenciatura este ano levito, o que me podes dizer em relação a incidência desta no que toca a a Redes de computadores. Do que eu vi no site da FCT foi que só há uma cadeira sobre o assunto em licenciatura, mas existe outra em que abordes o assunto minimamente?
E em relação à área de segurança? Do que eu vi só tens opções sobre esta segunda área que referi em mestrado, mas em licenciatura não abordas o assunto também? Quer dizer eu sei que tens a opção de segurança em sistemas computacionais, mas se as escolheres em licenciatura, já não a podes escolher em mestrado ou podes e acaba por ser um aprofundamento de conhecimentos?

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Só uma pergunta, visto que pelo que escreveste acabas a licenciatura este ano levito, o que me podes dizer em relação a incidência desta no que toca a a Redes de computadores. Do que eu vi no site da FCT foi que só há uma cadeira sobre o assunto em licenciatura, mas existe outra em que abordes o assunto minimamente?
E em relação à área de segurança? Do que eu vi só tens opções sobre esta segunda área que referi em mestrado, mas em licenciatura não abordas o assunto também? Quer dizer eu sei que tens a opção de segurança em sistemas computacionais, mas se as escolheres em licenciatura, já não a podes escolher em mestrado ou podes e acaba por ser um aprofundamento de conhecimentos?
Durante os 3 anos de Licenciatura tens a cadeira de Redes de Computadores que aprendes tudo o que há para saber sobre os protocolos mais usados (TCP/IP, HTTP/HTTPS, etc...), para o que é que são usados, que propriedades garantem e os algoritmos usados para efectuares uma ligação entre duas ou mais máquinas pela net, coisas assim mais introdutórias. Aprendes também a criar servidores capazes de responder a pedidos "básicos" de clientes, por exemplo o projecto da cadeira no meu ano foi fazer um sistema de stream de dois trailers de filmes. Ainda durante a licenciatura tens Sistemas Distribuídos que é uma espécie de Redes de Computadores mas mais sofisticado, abordas mais o tipo de ligações que pode haver entre várias máquinas na rede (Cliente/Servidor, Peer to peer (tipo uTorrent)), as maneiras mais eficazes para fazeres transferências de ficheiros, e já apanha uma boa quantidade de Segurança de Sistemas. O projecto no meu ano foi basicamente fazer um serviço tolerante a falhas, escalável com o número de pedidos e seguro que permita a clientes adicionar ficheiros a bases de dados e que, via proxy, consiga fazer pesquisas no servidor do Twitter. Já no mestrado tens Segurança de Software, Confiabilidade de Sistemas Distribuídos e Arquitectura e Protocolos de Redes de Computadores, que estão todas ligadas à área de Redes. Estas cadeiras já de 4º ano são opcionais, o que te permite fazê-las durante a licenciatura se quiseres (visto que o mestrado é integrado e não precisas de acabar a licenciatura para transitares para o mestrado), ou seja, se estiveres numa de suicídio e te apetecer inscrever a 5 ou 6 cadeiras num semestre podes fazê-lo e começar a fazer uma dessas cadeiras de mestrado ainda na licenciatura. Só para clarificar, todas as cadeiras de 4º ano são opcionais mas dentro da área de informática, isto é, dentro de um leque de 20+ cadeiras de informática tens que escolher as que mais te interessam para teres no currículo, portanto são opcionais no contexto de que te dão liberdade de escolha para "montares" o teu mestrado, mas mais uma vez, nada te impede de fazer cadeiras de mestrado na licenciatura. Espero que te dê mais alguma clareza. Abraço.

DDiasTUGA

Membro
Matrícula
22 Maio 2017
Curso
Instituição
FCT-UNL
Durante os 3 anos de Licenciatura tens a cadeira de Redes de Computadores que aprendes tudo o que há para saber sobre os protocolos mais usados (TCP/IP, HTTP/HTTPS, etc...), para o que é que são usados, que propriedades garantem e os algoritmos usados para efectuares uma ligação entre duas ou mais máquinas pela net, coisas assim mais introdutórias. Aprendes também a criar servidores capazes de responder a pedidos "básicos" de clientes, por exemplo o projecto da cadeira no meu ano foi fazer um sistema de stream de dois trailers de filmes. Ainda durante a licenciatura tens Sistemas Distribuídos que é uma espécie de Redes de Computadores mas mais sofisticado, abordas mais o tipo de ligações que pode haver entre várias máquinas na rede (Cliente/Servidor, Peer to peer (tipo uTorrent)), as maneiras mais eficazes para fazeres transferências de ficheiros, e já apanha uma boa quantidade de Segurança de Sistemas. O projecto no meu ano foi basicamente fazer um serviço tolerante a falhas, escalável com o número de pedidos e seguro que permita a clientes adicionar ficheiros a bases de dados e que, via proxy, consiga fazer pesquisas no servidor do Twitter. Já no mestrado tens Segurança de Software, Confiabilidade de Sistemas Distribuídos e Arquitectura e Protocolos de Redes de Computadores, que estão todas ligadas à área de Redes. Estas cadeiras já de 4º ano são opcionais, o que te permite fazê-las durante a licenciatura se quiseres (visto que o mestrado é integrado e não precisas de acabar a licenciatura para transitares para o mestrado), ou seja, se estiveres numa de suicídio e te apetecer inscrever a 5 ou 6 cadeiras num semestre podes fazê-lo e começar a fazer uma dessas cadeiras de mestrado ainda na licenciatura. Só para clarificar, todas as cadeiras de 4º ano são opcionais mas dentro da área de informática, isto é, dentro de um leque de 20+ cadeiras de informática tens que escolher as que mais te interessam para teres no currículo, portanto são opcionais no contexto de que te dão liberdade de escolha para "montares" o teu mestrado, mas mais uma vez, nada te impede de fazer cadeiras de mestrado na licenciatura. Espero que te dê mais alguma clareza. Abraço.
Só uma ultima pergunta, sem querer chatear muito. No plano curricular do MIEI (já em mestrado) aparecem Unidades de Consolidação e de Especialização. Tu és obrigado a escolher 5 de cada como aparece no site ou podes escolher mais de um do que de outro desde que no fim tenhas lá os créditos todos?
Ah e se existe a possibilidade de ir buscar disciplinas a outro curso da fct, se sim quantas?
Obrigado pela paciência. :)

Última edição:

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Só uma ultima pergunta, sem querer chatear muito. No plano curricular do MIEI (já em mestrado) aparecem Unidades de Consolidação e de Especialização. Tu és obrigado a escolher 5 de cada como aparece no site ou podes escolher mais de um do que de outro desde que no fim tenhas lá os créditos todos?
Ah e se existe a possibilidade de ir buscar disciplinas a outro curso da fct, se sim quantas?
Obrigado pela paciência. :)
Desculpa a demora, final do semestre é complicado. Tu cá na FCT seja em que curso for tens um limite de 72 créditos, salvo erro, de cadeiras às quais te podes inscrever (e acho que parte destes só se aplicam se tiveres cadeiras em atraso). És tu que fazes os teus semestres e horários, por isso se quiseres ter 6 no 1º e 4 no 2º semestre ou outra combinação qualquer podes fazê-lo, desde que não excedas esse número de créditos limite por ano. Agora quanto às cadeiras que tens que fazer, tu no plano inicial de curso está definido que precisas de 153 créditos obrigatórios em Informática (que são as cadeiras dos 3 primeiros anos, todas elas obrigatórias + tese) + 90 créditos de cadeiras de Informática opcionais (que são essas cadeiras de mestrado que são opcionais mas só no sentido de que és tu que escolhes as que queres fazer, desde que no fim tenhas esses 90 créditos), por isso não és obrigado a escolher 5, não és obrigado a nada para ser sincero xD mas se quiseres ter o mestrado tens que fazer esses 90 créditos, e esses créditos obtens fazendo essas cadeiras de consolidação dadas em Mestrado.
Quanto às cadeiras de outro curso, tens que fazer 12 créditos em cadeiras de "Bloco Livre" (6 para a licenciatura e 6 para o mestrado), e visto que há cadeiras de 3 e 6 créditos, o número de cadeiras que fazes de outro curso depende do que escolheres, se quiseres fazer 4 cadeiras de 3 créditos cada tens menos carga horária e de trabalho só que tens 4 cadeiras para fazer, se quiseres fazer 2 de 6 créditos, geralmente são mais trabalhosas mas são só 2... Eu no meu caso acho preferível 2 de 6 créditos cada, agora há quem prefira o contrário. Basicamente cabe-te a ti decidir, se queres fazer 2(6+6), 3(6+3+3) ou 4(3+3+3+3).

• Like
Reactions: DDiasTUGA

letras

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2019
Vou ser direto ao assunto. Se ambas as faculdades têm engenharia informática, e se o IST é muito mais prestigiado que a FCT no estrangeiro em termos de qualidade, há alguma razão para ir para a FCT, supondo que tenho nota para entrar nas duas?

Teresa P.

Membro
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
O meu filho está na FCT e o que ele diz, e outros colegas, é que o ambiente é extraordinário e os docentes apoiam muito os alunos. Não conheço o IST, mas sei que nem todos os alunos se adaptam ao ambiente competitivo que existe lá. Conheço alunos que trocaram o IST pela FCT por esse motivo.

Última edição:
  • Like
Reactions: letras

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Vou ser direto ao assunto. Se ambas as faculdades têm engenharia informática, e se o IST é muito mais prestigiado que a FCT no estrangeiro em termos de qualidade, há alguma razão para ir para a FCT, supondo que tenho nota para entrar nas duas?
Boa noite, o IST é muito mas muito exigente. Até existe um lema em torno da sigla IST( InsISTe, persISTe e não desISTe).
Segue um vídeo de uma youtuber que esteve no IST por 8 anos, para um curso de 3, o que dá para ver o grau de exigência daquela instituição. Mas se estiveres muito preparada vai. Sendo exigente estarás mais bem preparada para o mercado de trabalho ,mas também existem outras faculdades não tão exigentes mas igualmente boas.

• Like
Reactions: letras

Jovem_estudante123

Membro Dux
Matrícula
7 Junho 2017
Curso
E. Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Vê bem a situação do mestrado integrado na FCT versus a licenciatura no IST. À parte disso, só mesmo falando com pessoas no curso em ambas as universidades. Também quis entrar no IST em engenharia biomédica este ano e falhei por 2 décimas, fui parar à FCT e tenho adorado. Nota, ainda, que não deves cair no poço sem fundo que é a conversa do "prestígio". Mesmo sendo verdade, não quer dizer que um mau aluno do IST se safe melhor do que um bom aluno da FCT puramente pelo nome da universidade de formação. Analisa bem os planos curriculares e escolhe o que achares melhor, não deves escolher um curso puramente pela média de acesso.

Edit: Não ligues à parte do mestrado, o Davis tem a informação certa no post em baixo.

Última edição: