Engenharia Informática - FCUL vs ISCTE

Rodrigo A.

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2017
Confirmo aquilo q já responderam (por acaso também é uma das minhas opções depois de acabar a licenciatura)
estás em que ano jrocha? :P. Eu não vou a praxe, mas decora o meu nome xD, ou vem ter com a malta do 1º ano. Depois no dia 11, mando-te mensagem :P

jrochaaa98

Membro Veterano
Matrícula
13 Julho 2016
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISCTE-IUL
estás em que ano jrocha? :p. Eu não vou a praxe, mas decora o meu nome xD, ou vem ter com a malta do 1º ano. Depois no dia 11, mando-te mensagem :p
Vou agora para o 2ºano
Então porquê?!? Acho que ias gostar!
Somos bués, mas o pessoal do curso normalmente costuma estar sempre uns com os outros por isso provavelmente vamos estar juntos se fores para o ISCTE

PS: Devias mesmo considerar ir à praxe nem que seja só 1 dia para veres se realmente gostas ou não (duvido que não vás gostar). Falando por experiência própria, é provavelmente das melhores coisas que a universidade te dá ;)

Última edição:

Rodrigo A.

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2017
Vou agora para o 2ºano
Então porquê?!? Acho que ias gostar!
Somos bués, mas o pessoal do curso normalmente costuma estar sempre uns com os outros por isso provavelmente vamos estar juntos se fores para o ISCTE

PS: Devias mesmo considerar ir à praxe nem que seja só 1 dia para veres se realmente gostas ou não (duvido que não vás gostar). Falando por experiência própria, é provavelmente das melhores coisas que a universidade te dá ;)
Eu já frequentei a praxe e não gostei a sério :) Falo por experiência própria.

Eu depois se entrar digo-te algo na Uniarea, está atento ;)

• Like
Reactions: jrochaaa98

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Ciências e Tecnologias (12º)
Li todo este tópico e ainda não estou bem esclarecida. Alguém me poderia dizer as diferenças de ambas as universidades no curso de engenharia informática? Já li o tópico sobre o ISCTE nesse curso mas queria saber sobre a FCUL. Sendo o técnico a minha primeira opção (é impossível entrar, não tenho a média perto mas tentar não custa), queria saber como ficarão as 2ª e 3ª opções, ou seja, se coloco FCUL em segundo ou o ISCTE.

Gon338

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2019
Li todo este tópico e ainda não estou bem esclarecida. Alguém me poderia dizer as diferenças de ambas as universidades no curso de engenharia informática? Já li o tópico sobre o ISCTE nesse curso mas queria saber sobre a FCUL. Sendo o técnico a minha primeira opção (é impossível entrar, não tenho a média perto mas tentar não custa), queria saber como ficarão as 2ª e 3ª opções, ou seja, se coloco FCUL em segundo ou o ISCTE.
Eu também sei que não tenho nota para o técnico. Só se fosse no taguspark mas prefiro ir para o iscte. A minha opinião pelo que me dizem é que o iscte é boa universidade e com bom ambiente que também é necessário. Já agora a média no ano passado era de 15,2. Não acreditam que suba mais do que 1 valor pois não?

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Eu também sei que não tenho nota para o técnico. Só se fosse no taguspark mas prefiro ir para o iscte. A minha opinião pelo que me dizem é que o iscte é boa universidade e com bom ambiente que também é necessário. Já agora a média no ano passado era de 15,2. Não acreditam que suba mais do que 1 valor pois não?
Também teria média para o tagus mas é muito longe. Não sei, já vi acontecer em alguns anos mas duvido.

Gon338

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2019
Também teria média para o tagus mas é muito longe. Não sei, já vi acontecer em alguns anos mas duvido.
Pois eu acho que me fico mesmo pelo iscte. fiquei com média de 166,5. A média do exame de mat subiu 0,6. Espero que não se lembrem todos do iscte😂

Muchacão

Membro
Matrícula
11 Junho 2018
Continuo a não perceber a diferença entre ISCTE e FCUL. Ouço falar mal do ISCTE porque é um politécnico e dizem que o curso de informática lá é "uma piada" e que o ambiente é só festas e álcool. Ouço falar um pouco melhor da FCUL porque é uma universidade de ciências, "sem dúvida superior ao ISCTE".

No entanto tenho amigos do ISCTE que dizem adorar a universidade e todo o ambiente envolvente e consigo encontrar muito mais informação na internet sobre o ISCTE do que sobre a FCUL.

Quero entrar para uma universidade em Engenharia Informática e tenho em mente estas duas universidades sendo que estou abaixo do último colocado no IST o ano passado por duas décimas e vai aumentar ainda mais este ano quase de certeza. No entanto consigo entrar no ISCTE e na FCUL sem problemas, mas não sei qual é que deva colocar em primeiro lugar.

Sugestões?

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Estou tão indecisa entre as duas. Tenho a impressão que nunca vou me decidir!

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Estou tão indecisa entre as duas. Tenho a impressão que nunca vou me decidir!
Já consultaste os planos de estudo e os métodos de avaliação? Ou opiniões aqui por tópicos? Estes fatores costumam ajudar um bocadinho na escola

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Já consultaste os planos de estudo e os métodos de avaliação? Ou opiniões aqui por tópicos? Estes fatores costumam ajudar um bocadinho na escola
Gostava de perceber qual das duas fala mais de Física. Não tive no 12º ano e odeio Eletricidade (sei que dela não me escapo, mas pelo menos gostava de saber qual das duas universidade fala menos dela).

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Gostava de perceber qual das duas fala mais de Física. Não tive no 12º ano e odeio Eletricidade (sei que dela não me escapo, mas pelo menos gostava de saber qual das duas universidade fala menos dela).
Tanto quanto ouço daqui e dali, acho que nenhuma das faculdades pressupõe que tenhas tido física no 12º ano. De qualquer modo, fui agora confirmar e em ambos os sites das faculdades, encontras os programas do curso, basta clicares no plano de estudos e clicares sobre as cadeiras. Isto provavelmente dá para estabeleceres melhor uma comparação.

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Tanto quanto ouço daqui e dali, acho que nenhuma das faculdades pressupõe que tenhas tido física no 12º ano. De qualquer modo, fui agora confirmar e em ambos os sites das faculdades, encontras os programas do curso, basta clicares no plano de estudos e clicares sobre as cadeiras. Isto provavelmente dá para estabeleceres melhor uma comparação.
sim já vi. Fiquei confusa com uma parte. No ISCTE na cadeira de Mecânica e Eletricidade diz isto:
A disciplina pode ser realizada de duas maneiras:
i) Prova escrita no final do semestre, numa das épocas de avaliação disponíveis
ii) Dois testes escritos. O primeiro teste é realizado no decorrer do semestre (semana 8 - 1/11). O segundo teste é realizado no dia do primeiro exame. Não há nota mínima nos testes e cada um conta 1/2 da nota final. A nota final é calculada como a média do dois testes. Os estudantes com uma nota final de 10 valores ou mais passam à cadeira.

Na FCUL, na cadeira de Física A diz:
Aulas teóricas, que se dedicam à exposição da matéria, e aulas teórico-práticas, que são utilizadas para a resolução e discussão de séries de problemas sobre a matéria dada nas aulas teóricas. • Avaliação por exames de frequência: 3 testes durante semestre (opcionais).• Avaliação final: Exame escrito

Ou seja, enquanto que no ISCTE posso escolher fazer os dois testes OU a prova, na FCUL tenho que fazer exame escrito não importa o método que escolha?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
sim já vi. Fiquei confusa com uma parte. No ISCTE na cadeira de Mecânica e Eletricidade diz isto:
A disciplina pode ser realizada de duas maneiras:
i) Prova escrita no final do semestre, numa das épocas de avaliação disponíveis
ii) Dois testes escritos. O primeiro teste é realizado no decorrer do semestre (semana 8 - 1/11). O segundo teste é realizado no dia do primeiro exame. Não há nota mínima nos testes e cada um conta 1/2 da nota final. A nota final é calculada como a média do dois testes. Os estudantes com uma nota final de 10 valores ou mais passam à cadeira.

Na FCUL, na cadeira de Física A diz:
Aulas teóricas, que se dedicam à exposição da matéria, e aulas teórico-práticas, que são utilizadas para a resolução e discussão de séries de problemas sobre a matéria dada nas aulas teóricas. • Avaliação por exames de frequência: 3 testes durante semestre (opcionais).• Avaliação final: Exame escrito

Ou seja, enquanto que no ISCTE posso escolher fazer os dois testes OU a prova, na FCUL tenho que fazer exame escrito não importa o método que escolha?
Vou identificar o @sтαяℓιgнт cяιsιs porque tenho a certeza que ele sabe confirmar-te isso!

É assim, os possíveis outcomes que eu estou a ver é:

- Podes decidir que o exame vale 100% a tua nota
- Podes decidir que fazes 3 testes + exame, possivelmente fazendo média
- Ou então, optares por não ter exame, fazendo os tais 3 testes.

Leonor Marcos

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Vou identificar o @sтαяℓιgнт cяιsιs porque tenho a certeza que ele sabe confirmar-te isso!

É assim, os possíveis outcomes que eu estou a ver é:

- Podes decidir que o exame vale 100% a tua nota
- Podes decidir que fazes 3 testes + exame, possivelmente fazendo média
- Ou então, optares por não ter exame, fazendo os tais 3 testes.
ok, muito obrigada.

Muchacão

Membro
Matrícula
11 Junho 2018
Já me decidi, vou para o ISCTE por causa do prémio de ingresso. Pessoas ingressadas em primeira opção, primeira fase e com média igual ou superior a 15 (depende do curso) recebem 1000€ no fim do ano, o suficiente para pagar as propinas desse ano e ainda sobra.

Mais info: ISCTE-IUL

Também reparei que o ISCTE admitiu 100% empregabilidade em 2016/2017 no curso que quero, o que me deixa ainda mais descansado.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Já me decidi, vou para o ISCTE por causa do prémio de ingresso. Pessoas ingressadas em primeira opção, primeira fase e com média igual ou superior a 15 (depende do curso) recebem 1000€ no fim do ano, o suficiente para pagar as propinas desse ano e ainda sobra.

Mais info: ISCTE-IUL

Também reparei que o ISCTE admitiu 100% empregabilidade em 2016/2017 no curso que quero, o que me deixa ainda mais descansado.
Atenção que 100% empregabilidade não significa que os alunos fossem trabalhar na área. Apenas significa que todos os licenciados daquele ano, encontraram emprego. O que, digamos, em Engenharia Informática não propriamente é um problema 😂