Engenharia Informática ISCTE vs IST

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Boa tarde.

Sempre quis estudar Engenharia Informática e este ano ganhei coragem e repeti o Exame Nacional de Matemática para conseguir aceder. Estou indecisa entre ir para Engenharia Informática no ISCTE ou no IST. Sempre ouvi dizer que no IST a empregabilidade é maior e melhor, que os salários são ligeiramente mais altos, mas não sei se será verdade. Por outro lado, dizem que é um curso mais difícil e que aborda muitos conceitos.
Também me comentaram que no IST, a linguagem de programação base é Python e no ISCTE é Java.
Sinto-me um pouco perdida entre que faculdade escolher e qual é o melhor plano curricular. Se alguém me puder dar a sua opinião, agradecia muito! Também gostaria de saber se aquilo que me comentaram coincide com a realidade e quais são as linguagens de programação mais utilizadas em cada uma das faculdades e em qual das cadeiras são empregues.

Obrigada a todos! 🤗

Olá,
Quando acabei o secundário também estava em dúvida tal como tu e passei muitas noites a pensar nisso. A realidade é que, se souberes o curso que queres, a escolha da universidade não é o mais importante. Quando acabares o curso o teu currículo vai ter uma pequena referência à universidade e o resto é sobre ti. O que interessa é aquilo que fizeste durante (e depois) do curso, não onde o fizeste.
Agora mais em detalhe sobre as universidades que estás a pensar. O IST é realmente conhecido por ser bastante exigente, e por opiniões que ouvi, realmente é. Vai dar muito trabalho, mas ao fim dos 3 (ou 5) anos de curso vai acabar por valer a pena se o aproveitares bem. Vais sair de lá com aptidões que te vão ajudar imenso na tua vida futura. Realmente a linguagem inicial é python, mas vais acabar por dar outras linguagens (C, Java, Assembly, JavaScript, CSS, HTML) tal como em outros cursos de EI no país. Pessoalmente acho que, apesar de ser mais difícil começar em Java, torna-se mais fácil para aprender outras linguagens no futuro do que se começares em python.
Não sei muito sobre o ISCTE para além de que a linguagem inicial é mesmo java.
Consideraste outras universidades em Lisboa que também têm EI? Tens por exemplo a NOVA e a FCUL e podem-se adequar mais àquilo que procuras (que tu hás de saber o que é).
Qualquer dúvidas que tenhas diz, vou tentar ajudar.