Engenharia informática ISEC ou IPV ?

mimegas

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Boa tarde,

Estou um bocado indeciso quanto à ordem entre o ISEC e o IPV para entrar em engenharia informática. Sabendo que vivo na região de Viseu, qual consideram que seja a melhor opção ?

E pareceu-me ver que no ISEC podemos escolher entre 3 ramos (Redes, Aplicações ou Sistemas de informação), é verdade ? Se sim, alguém sabe como funciona ?

Obrigado pela ajuda :)

Isabel Castro

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
Sim, no ISEC no 2 ano/2 semestre podes escolher um desses ramos , sendo que há cadeiras comuns aos três e outras de especialização. No ISEC, temos um excelente contacto com empresas e mercado de trabalho , no entanto, tens que ver se podes mudar te para Coimbra ou não , é literalmente o factor mais importante mas acho que o ISEC é uma melhor escolha , excelentes empresas da área localizam se em Coimbra

Última edição:
  • Like
Reactions: mimegas

mimegas

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Sim, no ISEC no 2 ano/2 semestre podes escolher um desses ramos , sendo que há cadeiras comuns aos três e outras de especialização. No ISEC, temos um excelente contacto com empresas e mercado de trabalho , no entanto, tens que ver se podes mudar te para Coimbra ou não , é literalmente o factor mais importante mas acho que o ISEC é uma melhor escolha , excelentes empresas da área localizam se em Coimbra
Isso então é fixe, puder escolher um dos ramos, acho que isso não existe em todo o lado, penso eu. E em termos do campus, pelo que vi não me pareceu ser grande coisa, ou estou enganado ?

Isabel Castro

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
O curso no ISEC é único que tem este plano e tb há estágio no último semestre. As fotos enganam um bocado pois o campus é grande , não é dos maiores mas tem mais de 6 departamentos/ edifícios e ainda bares, cantina, polivalente e salas de estudo com gabinetes. Os departamentos são grandes e tem várias salas ,anfiteatros , laboratórios e gabinetes. O campus tem tb mts árvores e torna-se agradável. Em relação a outras escolas do IPC o ISEC é dos mais antigos mas por exemplo este verão a cantina vai estar obras , por isso é uma questão de irem fazendo alguns upgrades, no entanto, nós de informática temos sorte porque o departamento mais moderno e fixe é o nosso , DEIS . AH, temos uma biblioteca boa e há bastantes sítios para estudar no ISEC , sendo que um deles durante a época de exames abre das 10h-2h e é excelente. Acho que só pelas febradas de quarta a tarde vale a pena vir para cá ahaahhah ( quartas de tarde nunca há aulas no ISEC , ou seja, há praxe e febradas )

Última edição:
  • Like

mimegas

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
O curso no ISEC é único que tem este plano e tb há estágio no último semestre. As fotos enganam um bocado pois o campus é grande , não é dos maiores mas tem mais de 6 departamentos/ edifícios e ainda bares, cantina, polivalente e salas de estudo com gabinetes. Os departamentos são grandes e tem várias salas ,anfiteatros , laboratórios e gabinetes. O campus tem tb mts árvores e torna-se agradável. Em relação a outras escolas do IPC o ISEC é dos mais antigos mas por exemplo este verão a cantina vai estar obras , por isso é uma questão de irem fazendo alguns upgrades, no entanto, nós de informática temos sorte porque o departamento mais moderno e fixe é o nosso , DEIS . AH, temos uma biblioteca boa e há bastantes sítios para estudar no ISEC , sendo que um deles durante a época de exames abre das 10h-2h e é excelente. Acho que só pelas febradas de quarta a tarde vale a pena vir para cá ahaahhah ( quartas de tarde nunca há aulas no ISEC , ou seja, há praxe e febradas )
Só por essa parte dos ramos, já me chama muito à atenção, porque queria mesmo algo orientado para a programação, visto que já tenho alguma experiência e era nisso que queria continuar. Isso das febradas é o que mesmo ?

Isabel Castro

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
ah então acho que é bom no teu caso porque em desenvolvimento de aplicações tens mais linguagens de programação do que nos outros ramos , no entanto , programar é algo que temos no curso todo ne . Ah , febradas são os convivios que a AE ou as comissões dos carros do cortejo da queima fazem, tem esse nome porque costuma haver febras ahahah e finos obvs.

• Like

mimegas

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
ah então acho que é bom no teu caso porque em desenvolvimento de aplicações tens mais linguagens de programação do que nos outros ramos , no entanto , programar é algo que temos no curso todo ne . Ah , febradas são os convivios que a AE ou as comissões dos carros do cortejo da queima fazem, tem esse nome porque costuma haver febras ahahah e finos obvs.

Sim é o que me puxa mais para aí e como já fiz um curso antes, já tenho bases de redes e sistemas também, por isso é que queria mesmo mais programação porque o resto não me interessa muito. Ahh, sim tem lógica, excelente combinação ahah

E em relação ao curso em geral, o que estás a achar ?

Isabel Castro

Membro
Matrícula
11 Julho 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEC
Para já achei que o primeiro ano está bem estruturado e estou a gostar mas não é um curso fácil e exige um bom e continuo estudo e claro uma excelente organização porque a época de exames é bastante puxada.

• Like

mimegas

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Para já achei que o primeiro ano está bem estruturado e estou a gostar mas não é um curso fácil e exige um bom e continuo estudo e claro uma excelente organização porque a época de exames é bastante puxada.
Tenho que pensar bem no que vou fazer, um dos meus medos é que não me consiga adaptar bem aí, mas vamos ver.

Desde já obrigado pelas tuas respostas ☺

• Like
Reactions: Isabel Castro

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
No Ipv, posso te dizer que tens os 3 ramos. Redes tens desde o 1º ano até ao último, e passa também por programação em redes. O curso em si é interessante e na minha opinião está minimamente bem estruturado ( há cadeiras que poderiam ser trocadas por outras e que não fazem muito sentido, mas essas cadeiras são comuns em quase todas as universidades e politécnicos) , não é dos cursos mais fáceis ( refiro-me a eng.informática no geral). A maioria dos professores a lecionar no curso de E.I no ipv são doutores, sendo que há apenas 2 licenciados e 6 ou 7 mestres, de resto é tudo doutor, o que é muito bom, e a maioria deles têm uma boa relação com os alunos, explicam bem e ajudam te caso tenhas dúvidas ou precises de ajuda em algo. No geral penso que normalmente o pessoal do curso é unido e há um bom ambiente dentro do curso. Independentemente da instituição que ingresses, terás de te esforçar bastante.