Engenharia Informática - Linux - Dual-Boot Ou Virtual Machine

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Guilherme Martins

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2017
Boa tarde a todos!

Eu precisava de esclarecer uma situação sobre a instalação do Ubuntu no meu PC, principalmente preciso da opinião de alunos de MIEI da UMinho.
Gostaria de saber se vocês instalam o sistema Ubuntu em DUAL-BOOT com o sistema original do PC (ex: Windows 10) OU usam VIRTUAL MACHINES? Gostaria de me habituar um bocado ao sistemas Linux antes começarem as aulas.

Obrigado pela vossa disponibilidade e atenção!

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boa tarde a todos!

Eu precisava de esclarecer uma situação sobre a instalação do Ubuntu no meu PC, principalmente preciso da opinião de alunos de MIEI da UMinho.
Gostaria de saber se vocês instalam o sistema Ubuntu em DUAL-BOOT com o sistema original do PC (ex: Windows 10) OU usam VIRTUAL MACHINES? Gostaria de me habituar um bocado ao sistemas Linux antes começarem as aulas.

Obrigado pela vossa disponibilidade e atenção!
Estudei Eng. Informática mas não na UMinho por isso a minha opinião vale o que vale. 😅 Pode haver 1 cadeira ou outra em que precises de usar uma virtual machine dada pelo professor por isso podes não ter muita escolha. Pessoalmente se usares Linux só para projetos da universidade, não vale a pena fazer um dualboot, se quiseres usar para projetos teus e what not, podes fazer um dual boot. Maior parte dos meus colegas usavam dual boot ou usavam unicamente Linux.

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Outra alternativa para quem não quer instalar linux ( apesar de recomendar fortemente) , é o wsl que existe para Windows .

Para o primeiro ano deve chegar , mas não sei como se comporta depois com sockets e coisas mais low level , sei que wsl1 com symbolic links , não funcionava ... Penso que o wsl2 ia resolver estes problemas , mas não sei se já foi lançado , provavelmente sim.

De qualquer das maneiras aconselho linux , tem todas as ferramentes que precisas , e é um excelente sistema operativo (na minha opinião o melhor ).

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Ricardo Luís É física de 12ºano importante para engenharia informática do IST? Tecnologias 4
D Apontamentos em Engenharia Informática Tecnologias 0
Franciisco_Santos Engenharia informática universidade vs politécnico Tecnologias 1
G Cursos que compartilhem cadeiras com engenharia informática Tecnologias 3
Tomás_Santos Sessão de Boas vindas - Núcleo de Estudantes de Tecnologias - ISCTE - Engenharia Informática - Engenharia de Telecomunicações e Informática Tecnologias 0
M ISEP Caloiros Engenharia Informática ISEP 2020/2021 Instituto Politécnico do Porto 1
J ISCTE ou ISEP engenharia informática Tecnologias 2
J Caloiros Engenharia Informática FCUL Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 111
C Engenharia Informática e Multimédia ou Engenharia Informática e de Computadores? (ISEL) Tecnologias 5
D ULusíada Matéria de Engenharia Informática do 1º ano Universidade Lusíada 0
Artur Putyato Engenharia Informática vs Engenharia de Software Tecnologias 7
S Ano Zero em engenharia informática Ensino Superior 3
Rodrigoofig Engenharia informática em Aveiro Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
J FEUP Candidatos Engenharia Informática e Computação FEUP 2020/2021 Universidade do Porto 1
gmcgs ISCTE Caloiros Engenharia informática ISCTE 2020/2021 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 42
S Melhores politécnicos para Engenharia Informática? Tecnologias 0
millenafs27 UMinho Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação vs. Engenharia Informática Universidade do Minho 2
G UMinho Matemática (e Computação) vs Engenharia Informática Universidade do Minho 3
F Engenharia Informática: FCT vs FCUL Tecnologias 0
Gonçalo_Almeida_911 Engenharia informática - Caderno ou tablet Tecnologias 6
J Transferência para Engenharia Informática no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Engenharia Informática: FEUP ou ISEP Tecnologias 16
C Engenharia Informática - Universidade/Politécnico Tecnologias 1
A Ciência de Computadores na FCUP ou Engenharia Informática na FCTUC Tecnologias 15
L Engenharia Informática: ISEP ou Minho Tecnologias 0
A Licenciatura em Engenharia Informática ISEP vs UC vs UM Tecnologias 4
J Engenharia Informática e Computação vs Engenharia Computacional vs Engenharia Informática Tecnologias 9
gmcgs Engenharia informática - ISCTE vs FCUL Tecnologias 13
K UAb Engenharia Informática Universidade Aberta 0
M Engenharia Eletrónica e Telecomunicações vs Engenharia de Computadores e Telemática vs Engenharia Informática Tecnologias 1
C Engenharia Informática ISCTE e Engenharia Informática e de Computadores ISEL (ambos em pós laboral) Tecnologias 2
M Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas) Tecnologias 5
G Engenharia Eletrotécnica vs Engenharia Informática Tecnologias 1
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 85
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 19
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 7
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
idbp Engenharia Informática - Cinema Ensino Superior 2
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
J Engenharia Informática no Técnico e na UBI Tecnologias 0
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
F Engenharia Informática ou Ciência de Computadores? Tecnologias 15